sexta-feira, 29 de março de 2013
Gosto muito...
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Mais uma experiência...
Comentário: E após os CNO (Centros Novas Oportunidades) seguem-se os CQEP (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional). Os primeiros (agora extintos) apenas tinham adultos como destinatários. Os segundos destinados a propiciar "informação, orientação e encaminhamento de jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico".
Mais uma experiência típica do sistema educativo português. Um sistema que sofre metamorfoses a cada novo Governo. Não existe continuidade... Não se conhece um fio condutor em termos de políticas educativas... Estão sistematicamente a inventar sem consultarem que está no "terreno" (e não falo dos sindicatos).
Para consultarem a portaria que regulamente mais esta experiência, cliquem aqui.
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Novas Oportunidades
E quanto à ausência de Ciências Naturais no 9.º ano?
Constatei há alguns dias que permanece alguma falta de informação relativamente à ausência da disciplina de Ciências Naturais no 9.º ano, no que concerne às propostas de metas curriculares...
Muitos continuam a questionar-se se esta disciplina vai ser extinta no 9.º ano... Será?
Aparentemente não.
Aparentemente não.
Segundo aquilo que pude apurar (mas que não me deixa suficientemente descansado para que não me sentisse na obrigação de publicar este post) e que já se encontra divulgado em outros blogues e fóruns de professores, as metas relativas à disciplina de Ciências Naturais (9.º ano) ainda se encontram em fase de conclusão pelos autores e deverão ser divulgadas até dezembro deste ano.
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quarta-feira, 27 de março de 2013
Nova reorganização curricular?!
Comentário: As mudanças prometidas são, para já, ao nível de nova reorganização curricular... Assim, algumas disciplinas deverão ver a sua carga horária alterada (sempre com prejuízo para os alunos e docentes) e outras poderão ser alvo de fusão (ou mesmo extinção... pelo menos extinção daquilo que atualmente conhecemos).
A redução do número de quadros de zona pedagógica aliada a uma nova mexida curricular, terá como consequência a erradicação de um grande número de colegas contratados... Esse parece-me ser cada vez mais o objetivo principal de Nuno Crato. É que com 10 quadros de zona pedagógica e com a extensão que os mesmos apresentam (se a proposta governamental for realmente a definitiva), será mais complicado um docente do quadro se manter sem componente letiva. E como consequência, os lugares atualmente ocupados por colegas contratados serão cada vez mais escassos.
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Lista das escolas para remoção de coberturas de fibrocimento danificadas
De acordo com informações constantes no Portal do Governo (aqui), serão 52 as escolas a serem intervencionadas durante o ano letivo 2012/2013 para a remoção de coberturas de fibrocimento que estejam danificadas.
Para acederem à lista, cliquem na imagem abaixo.
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“Não está na minha índole fazer declarações para todo o sempre”
Comentário: A frase que escolhi para título deste post é de Nuno Crato e é suficientemente reveladora do raciocínio e seriedade de quem atualmente nos governa. Assim, a manutenção das 35 horas semanais e das reduções de componente lectiva para os docentes a partir dos 50 anos apenas tem como prazo de validade o próximo ano lectivo.
Obviamente que com tanta alteração (para pior) só resta a muitos professores rumarem à aposentação e a maioria com tremendas penalizações. Crato sabe disso... e esfrega as mãos.
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Questões extremas?
Comentário: Mobilidade especial aplicada apenas em situações extremas?! E uma das soluções para evitar estas situações extremas é a redução do número dos quadros de zona pedagógica? Continuem a mexer nos normativos legais que regem a organização das escolas e que definem os currículos, que nem com um quadro de zona nacional conseguem evitar mobilidades...
Este argumento é falacioso... E os mais penalizados serão mesmo os colegas contratados.
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A Minguar a escola
Estamos a passar de uma escola
pública a tempo inteiro para uma escola mínima. As intenções passaram à prática
com as alterações no currículo, isto é a diminuição das cargas horária das
disciplinas e aumento da carga letiva dos professores. Se ainda havia dúvidas estas ficaram esclarecidas, isto é para
continuar com o fim anunciado das reduções da componente lectiva e ainda uma
maior redução da carga horária disciplinar.
À medida que os professores se reformam e
abandonam o sistema de ensino, não são substituídos, simplesmente ajusta-se a necessidade de professores com
os tipos de cortes acima enunciados e com reduções significativas das ofertas
educativas que afastam os alunos da escola.
Por este caminho e a curto prazo a escola pública transformar-se-á numa
escola minimalista, do Português e da Matemática, (e mesmo estas
disciplinas sofrem com as salas cheias de alunos e os professores com imensas
dificuldades em manter um ambiente de aprendizagem e em dar o apoio devido a
tanta gente).
A escola pública transformar-se-á rapidamente numa escola elitista e de
reprodução social, em que só os alunos com apoio extra escola poderão ter
acesso a uma efetiva aprendizagem pois os professores têm cada vez mais horas
lectivas, com mais turmas e mais alunos. Todos juntos em mega agrupamentos que
ainda mais agravam estes problemas e afastam (e não só fisicamente) as
comunidades educativas.
Estamos a Minguar a escola pública
e o País por arrasto.
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sexta-feira, 22 de março de 2013
Dia complicado em novidades
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É desta que largo o carro...
... e começo a utilizar de forma exclusiva a mota. Já me tinham falado nesta redução, mas só hoje é que andei à procura da confirmação.
É que 30% de redução nas portagens da ex-SCUT ainda é dinheiro...
É que 30% de redução nas portagens da ex-SCUT ainda é dinheiro...
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A confirmação da bonificação concursal...
E após ficarmos a saber que o MEC irá reunir com a FENPROF na primeira semana de abril, para dar continuidade à negociação da questão da redução do número de QZP´s, ficámos também a conhecer a proposta de portaria (aqui - link SPRC), onde constam as tais bonificações concursais...
Ora leiam.
Alguns poderão até classificar esta proposta como justa... Pessoalmente considero isto uma verdadeira "macacada". Não só porque irá criar grandes atritos entre professores, mas acima de tudo porque existem sempre vias enviesadas de usufruir de regalias.
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Perigoso... muito perigoso
Comentário: Nuno Crato começa a jogar de forma muito perigosa. Não acredito nem por um momento que o atual Ministro não soubesse o significado do que afirmou e do que foi posteriormente salientado pelo diretor-geral da Administração Escolar. Ora leiam:
"Crato disse a Nogueira, e também aos jornalistas, que as negociações prosseguem. Contudo, o director-geral da Administração Escolar informou, pouco depois, a Fenprof que as negociações, abertas na quarta-feira, terminavam esta sexta-feira".
Este tipo de jogo traz-me à memória outros tempos. Agora só resta mesmo aos sindicatos requerer negociação suplementar...
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Pois... se entretanto, não mudares de ideia!
Ainda de acordo com a notícia que divulguei aqui,
"Segundo João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, o ministro disse que não podia garantir que os professores estavam a salvo da mobilidade especial, tal como prometera, mas afirmou que não será alterado o número de horas previstas no actual Estatuto da Carreira Docente (ECD), nem as reduções da componente lectiva previstas no mesmo estatuto para os professores com 50 ou mais anos de idade".
Mas se o panorama entretanto for alterado... e a troika assim o exigir... e patati patata... afinal até poderão considerar eliminar as reduções. E aquela do número de horas previsto no atual Estatuto, tem muito que se lhe diga. Esperemos mais uns meses e logo se verá.
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Distância bonificada?
Comentário: Já conhecíamos a proposta de aumento de 7 para 10 QZP´s (tenham sempre em mente, os atuais 23), mas agora surge mais uma "pérola":
"A nova proposta, que começou por ser apresentada à Federação Nacional de Educação (FNE), esta sexta-feira de manhã, prevê ainda um sistema de bonificações consoante a distância a que o professor ficar colocado. Assim, um docente que fique colocado a várias centenas de quilómetros da sua zona de origem poderá ganhar, como contrapartida, mais um ano de serviço".
Mas alguém acredita na boa vontade desta proposta? Isto vai dar uma tremenda "batatada" sindical e dividir ainda mais a nossa classe.
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Afinal já não são 7 QZP´s, mas sim... 10
Comentário: A notícia tem pouco mais de uma hora e remete-nos para a confirmação de que Nuno Crato realmente vai enviar professores para a mobilidade especial, assim como para um ligeiro aumento do número de QZP´s proposto inicialmente aos sindicatos... De 7 para 10!
Como hoje é dia de reuniões sindicais, creio que ainda deverão surgir mais novidades.
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quinta-feira, 21 de março de 2013
Para que conste...
... e para que ninguém diga que andámos a imaginar coisas.
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Hipocrisias
Comentário: As afirmações de Maria de Lurdes Reis Rodrigues não me dizem rigorosamente nada... Foi esta personagem que deu início à destruição do sistema educativo português e à situação precária em que a nossa classe profissional se encontra.
O que dizer então das declarações da ex-ministra da educação? Nada... Basicamente temos o "mentor" a colocar em questão a continuidade da ideologia concretizada pelo "discípulo". Hipocrisias!
Nota: se alguém estiver interessado em ler a entrevista ao jornal i, o melhor mesmo é clicar aqui.
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Discussão pública das metas curriculares
Fica o alerta acerca das discussão pública das metas, que termina no dia 25 de março... Para acederem a mais informações, utilizem os links que já havia disponibilizado a 7 de março.
"Sílvia disse...
Olá, Ricardo. Peço desculpa por estar a fugir ao conteúdo do post, mas parece-me que temos dado pouca importância ao assunto das metas curriculares. Eu sei que há outros assuntos mais graves na ordem do dia, pelo menos, relativos à colocação dos professores... No entanto, a discussão pública acaba já na próxima 2ª feira e tenho receio que cheguem poucas críticas aos documentos apresentados. Analisei apenas o de Ciências Naturais e o que é apresentado é mesmo de muito baixo nível de exigência (conhecimento científicos muito simples, capacidades apenas ao nível da memorização e da compreensão, ausência de articulação entre assuntos e entre níveis de ensino, ...). Considerando que este documento irá orientar a ação dos professores, a elaboração de manuais e de exames, é muito grave que fique como está! Deixo aqui o apelo! O meu grupo disciplinar vai enviar um parecer, mas tenho medo que sejamos poucos a fazê-lo... Obrigada".
Olá, Ricardo. Peço desculpa por estar a fugir ao conteúdo do post, mas parece-me que temos dado pouca importância ao assunto das metas curriculares. Eu sei que há outros assuntos mais graves na ordem do dia, pelo menos, relativos à colocação dos professores... No entanto, a discussão pública acaba já na próxima 2ª feira e tenho receio que cheguem poucas críticas aos documentos apresentados. Analisei apenas o de Ciências Naturais e o que é apresentado é mesmo de muito baixo nível de exigência (conhecimento científicos muito simples, capacidades apenas ao nível da memorização e da compreensão, ausência de articulação entre assuntos e entre níveis de ensino, ...). Considerando que este documento irá orientar a ação dos professores, a elaboração de manuais e de exames, é muito grave que fique como está! Deixo aqui o apelo! O meu grupo disciplinar vai enviar um parecer, mas tenho medo que sejamos poucos a fazê-lo... Obrigada".
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quarta-feira, 20 de março de 2013
A portaria da mudança...
A proposta entregue hoje aos sindicatos, resume-se ao mapa de QZP´s já divulgado abaixo e ao documento que se segue... Um texto muito sucinto, mas que implicará uma mudança radical na vida de milhares de professores.
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E qual o problema do número de QZP´s ser reduzido?
O problema da redução do número de QZP´s poderá passar ao lado daqueles que não estão por dentro da logística concursal... Para compreenderem um pouco melhor das implicações desta poupança nos quadros, deixo-vos com algumas transcrições do normativo legal que regulamenta os concursos (ou seja, o Decreto-Lei n.º 132/2012de 27 de junho).
Assim,
"Artigo 9.º
Preferências
1 — Os candidatos manifestam as suas preferências, por
ordem decrescente de prioridade, por códigos de agrupamentos
de escolas ou escolas não agrupadas, códigos de
concelhos e códigos de zonas pedagógicas.
2 — Na manifestação das suas preferências, os candidatos
devem indicar os códigos referidos nas alíneas
seguintes, podendo alternar as preferências dessas alíneas
ou conjugar as preferências contidas em cada uma delas:
a) Códigos de agrupamentos de escolas ou escolas não
agrupadas, no mínimo 25 e no máximo de 100;
b) Códigos de concelhos, no mínimo 10 e no máximo
de 50;
c) Códigos de zonas pedagógicas, tendo como mínimo 2.
Importa, no entanto, salientar que os limites mínimos referidos acima não são aplicados aos colegas que que "vão" a concurso interno, mas também àqueles que concorrem por mobilidade interna e contratação de escola. Também não se aplica aos colegas do quadro que concorrem através da reserva de recrutamento.
Mas e isto pára por aqui? Não...
Se lermos o número 4 do mesmo artigo...
"Os docentes de carreira providos em quadro de zona pedagógica são obrigados a concorrer ao seu quadro de zona pedagógica e, no mínimo, a um código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada de outro quadro de zona pedagógica".
São obrigados a concorrer ao seu quadro de zona... Se isto já era complicado em determinados quadros do interior, então pensemos nisto com os quadros hoje propostos pelo MEC (aqui ou acolá).
Bem sei que o número de QZP´s não deverá ficar em 7 (acredito que um pouco mais), mas mesmo assim teremos situações mesmo muito complicadas.
Mas e isto pára por aqui? Não...
Se lermos o número 4 do mesmo artigo...
"Os docentes de carreira providos em quadro de zona pedagógica são obrigados a concorrer ao seu quadro de zona pedagógica e, no mínimo, a um código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada de outro quadro de zona pedagógica".
São obrigados a concorrer ao seu quadro de zona... Se isto já era complicado em determinados quadros do interior, então pensemos nisto com os quadros hoje propostos pelo MEC (aqui ou acolá).
Bem sei que o número de QZP´s não deverá ficar em 7 (acredito que um pouco mais), mas mesmo assim teremos situações mesmo muito complicadas.
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Reações sindicais...
Depois de uma curta pesquisa, encontrei um artigo (aqui) que sintetiza de algumas forma as reações dos dirigentes dos dois maiores sindicatos de professores. Assim,
FENPROF:
"Mário Nogueira, que não esteve presente na reunião que hoje decorreu nas instalações do MEC, em Lisboa, disse que a posição relativamente a esta proposta terá de ser aprovada pelo secretariado nacional da Fenprof, mas lembrou que, nas negociações para o concurso extraordinário de professores, que decorreu no início do ano, a estrutura sindical já se tinha manifestado contra o alargamento dos QZP".
FNE:
"Também João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), faz depender uma posição desta estrutura da auscultação de todos os sindicatos filiados na federação, o que não será possível até sexta-feira, data da próxima reunião com o ministério.
Ainda assim, João Dias da Silva disse à Lusa que entende que esta é uma proposta que “vem acrescentar ainda mais dificuldades às que os professores já sentem todos os dias”.
Acrescentando que os sindicatos não tinham na sua posse, à entrada para a reunião de hoje, qualquer informação prévia sobre a proposta, ou qualquer fundamentação que justificasse “o novo desenho” das QZP, Dias da Silva sublinhou que não vê, “à partida, como o redimensionamento pelo redimensionamento possa trazer vantagens para os professores”.
Bem sei que os dirigentes sindicais têm de consultar as "bases", mas desde que me recordo é a primeira vez que leio isso. Por norma, Mário Nogueira tem sempre algo contra a dizer... e de forma imediata. Já João Dias da Silva não surpreende com a cautela nas negociações.
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A proposta ministerial para os novos QZP
(para acederem ao documento pdf do jornal Público, cliquem aqui)
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Redução do número de QZP´s?!
Comentário: Ao lerem o artigo cujo link coloquei acima, poderão ter acesso às duas grandes novidades do dia:
a) Os «professores com "horário zero" poderão passar, já a partir do próximo ano lectivo, ao regime de mobilidade especial».
b) Existe a intenção de «reduzir o número de quadros de zona pedagógica (QZP) de 23 para sete».
Relativamente à primeira novidade, eu já escrevo há uns bons meses que não se pode levar à letra aquilo que é dito por quem quer que seja que se encontra no MEC... Nem Nuno Crato, nem Casanova de Almeida... Ninguém! Cada vez que abrem a boca com compromissos ou promessas, as mesmas devem ser entendidas como passíveis de ter diversas leituras. A argumentação para a mudança de discurso está relacionada com "compromissos internacionais"... mas poderia ter sido utilizado outro argumento qualquer.
No que concerne à segunda novidade,a a redução de 23 quadros de zona pedagógica para sete não será surpreendente. Já não é a primeira vez que este tema surge em discussões sindicais. Não acredito que sejam tão poucos... Como em qualquer negociação (?), o MEC oferece o "muito mau", para depois ficar o "mau" (que à partida já está definido, pois temos sindicatos previsíveis).
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segunda-feira, 18 de março de 2013
Porque será que ainda não submeti o meu?
Retirado do site da FENPROF:
Preenchimento do e-Bio não é obrigatório
A DGAE/MEC fez chegar um e-mail aos professores informando que a aplicação e-Bio, existente no seu site, encerraria no próximo dia 28 de março, tendo incluído no texto uma referência ao concurso geral de professores, deixando implícito que, entre as duas coisas, pudesse existir alguma relação.
Ora, a este propósito, em reunião realizada entre a FENPROF e a DGAE (15 de março), com a presença do respetivo Diretor-Geral, ficou claro que este preenchimento tem um caráter facultativo e o facto de um docente não preencher a aplicação e-Bio não impede que se apresente ao concurso que, segundo a DGAE, decorrerá em abril.
Ainda em relação ao e-Bio, há que ter em conta que essa plataforma informática não é mais do que um ficheiro com dados referentes a milhares de professores que não se encontra previsto em qualquer quadro legal em vigor, não estando, por isso, estabelecidas regras de segurança ou de acesso ao mesmo, nomeadamente quem poderá aceder e com que finalidade. Por essa razão, a FENPROF apresentou a devida queixa junto da CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados) levando à abertura de um processo que, neste momento, decorre, aguardando-se a decisão final desta comissão.
Num momento em que se anuncia a intenção do governo de de livrar de muitos milhares de professores, todo o cuidado é pouco e, para a FENPROF, a irrelevância deste e-Bio esbarra na alteração do vínculo profissional (nomeação para contrato de trabalho) que os professores são chamados a assinar eletronicamente. Está ainda por provar - e o MEC não o provou - que a intenção não seja a de, a curto prazo, permitir rescisão de contrato, aplicação de mobilidade especial ou despedimento. Com este governo, todo o cuidado é pouco, exceto, claro, na exigência da sua rápida demissão.
O Secretariado Nacional da FENPROF
17/03/2013
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sexta-feira, 15 de março de 2013
Para relaxar...
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Reuniões sindicais com o MEC sobre o próximo concurso nacional
Na próxima semana irão decorrer reuniões entre os diversos sindicatos de professores e o MEC que têm em vista a negociação (até tremo cada vez que escrevo esta palavra...) de propostas normativas no âmbito da regulação do concurso de professores 2013/2014.
Espero sinceramente que os sindicatos não "deitem ao lixo" esta oportunidade. Que se unam e que remem todos no mesmo sentido... Se não o fizerem agora, depois não interessará!
Infelizmente os sindicatos sabem que não têm grande moeda de troca. Somos muitos, mas de união ténue... E as últimas negociações também têm sido menos bem geridas.
Espero sinceramente que os sindicatos não "deitem ao lixo" esta oportunidade. Que se unam e que remem todos no mesmo sentido... Se não o fizerem agora, depois não interessará!
Infelizmente os sindicatos sabem que não têm grande moeda de troca. Somos muitos, mas de união ténue... E as últimas negociações também têm sido menos bem geridas.
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Ainda o concurso de vinculação extraordinário
A mensagem de correio eletrónico foi obtida no blogue do Assistente Técnico (aqui) e será relevante para quem se encontra à espera da publicitação de listas:
"Assunto: Análise e Tratamento da Reclamação do Concurso Externo Extraordinário.
Exmo.(a) Sr(a).
Está a decorrer a Análise e Tratamento da Reclamação do Concurso Externo Extraordinário. Tem-se verificado a falta e/ou a troca de documentos nas validações das reclamações submetidas pelo AE ou ENA, enquanto entidade de validação.
Agradecemos que faça, com a máxima urgência, a verificação e/ou o upload de todos os documentos em que se baseou para proceder à 3ª validação. Deve confirmar todos os documentos anexados e para cada uma das validações das reclamações pelo vosso AE ou ENA. Recorda-se que, para cada campo reclamado numa candidatura é preciso um comprovativo, à exceção do tempo de serviço antes e após a profissionalização cuja informação pode ser incluída num único ficheiro. Se detetar a falha e/ou a troca de algum documento e/ou documento incompleto (falta de alguma página), deve fazer apenas o upload do(s) documento(s) em falta.
A aplicação SIGRHE encontra-se disponível até às 18 horas do dia 15 de março de 2013.
Para o efeito deve recorrer ao SIGRHE com o seu número de utilizador e palavra-chave e aceder a Situação Profissional >> Concurso Externo Extraordinário >> Documentos - Upload.
Com os melhores cumprimentos,
Eng.º João Góis
Subdiretor Geral da Direção-Geral da Administração Escolar"
Concurso de professores para quando?
Desde que se soube que a aplicação "e-Bio" iria estar indisponível a partir de 28 de março (leiam aqui) que tem surgido rumores acerca do início do próximo concurso nacional de professores... Certo é que se aponta o final deste mês (acolá), como o início daquele que muitos classificam como o "último" grande concurso de professores.
Obviamente que não será o último, mas será certamente dos mais importantes para quem se quer manter como professor. Com os cortes, despedimentos, mobilidades, reformas e reorganizações curriculares, muitas cadeiras vão "dançar". Quem concorrer de forma similar a anos anteriores, este ano terá uma desagradável surpresa. Estou certo que muitos sairão da sua área (geográfica) de conforto e muitos outros irão arriscar como nunca pensaram arriscar.
Assim, e para quem está habituado a pensar nos concursos de forma mais leviana, aconselho alguma atenção ao que se vão escrevendo nos blogues e na imprensa, assim como uma leitura atenta dos normativos legais.
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Positivo, se...
(Correio da Manhã, 14-03-2013)
Comentário: Será francamente positivo a colocação de professores a "tempo inteiro" nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, se realmente a esse acréscimo de disponibilidade se adicionar um acréscimo de responsabilidade. É que já tive algumas más experiências... E quase todas elas se devem não a falta de tempo, mas sim a um pura falta de perfil e deficiente desempenho.
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"10 000 professores na mobilidade"
(Correio da Manhã, 14-03-2013)
Comentário: Este era o tema de conversa de hoje na sala de professores da minha escola... E penso que dificilmente não o será em salas de professores de outras escolas. O tema é extremamente relevante, não só para quem se encontra com horário zero, mas também para aqueles que serão influenciados por uma eventual intenção de estes colegas não manterem o status zero.
Pensem que os concursos de professores estão para breve... Embora a fase das preferências ainda esteja longe, acredito que muitos dos que até aqui se mantinham próximo de casa se irão arriscar um pouco mais.
Nota: Cliquem na imagem de modo a facilitar a leitura da mesma.
Nota: Cliquem na imagem de modo a facilitar a leitura da mesma.
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quarta-feira, 13 de março de 2013
Saudades...
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e-Bio fechada a partir de 28 de março
Bem... E se estiverem com medo (do quê, não sei bem) o melhor mesmo é apressarem-se. Quanto a mim, ainda não me deu na real gana submeter o que quer que seja na dita cuja.
Nota: negritos e sublinhados da minha autoria.
"Data: Wed, 13 Mar 2013 20:25:19 -0000
De: DGAE <dgae.mec@dgae.mec.pt>
Assunto: Registo Biográfico
Para:
Exmo.(a) Senhor(a) Professor(a)
Na sequência do mail de 30 de Novembro de 2012 (e-Bio/Registo Biográfico) e com o aproximar do início dos processos concursais e de mobilidade, vimos informar que a aplicação vai ser fechada no próximo dia 28 de Março de 2013, pelas 18 horas. Esta será disponibilizada após esta fase e já com novas funcionalidades.
Considerando a relevância dos dados contidos no registo, solicitamos a vossa colaboração no seu preenchimento, submissão e validação por parte das escolas.
Agradecemos a disponibilidade e empenho na finalização do processo com brevidade de modo a permitir a sua validação em tempo útil.
Com os melhores cumprimentos,
Eng.º João Góis
Subdiretor Geral da Direção-Geral da Administração Escolar"
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150 condenações judiciais
Comentário: 150... 150 condenações! E o MEC de Nuno Crato continua a deixar que as ilegalidades tenham continuidade.
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E com tanta liberdade... alguns "pormenores" foram esquecidos
Comentário: Mais uma questão colocada com precisão, por parte do Nuno Domingues. É que sabendo nós que na legislação, as faltas se encontram referenciadas a tempos de 45 minutos (2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário), optar por tempos letivos com outra duração poderá acarretar alguns problemas que podem e devem ser alvo de atenção por parte de quem teve de faltar.
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De regresso à discussão a utilização dos resultados dos alunos na avaliação docente?!
Comentário: Para quem "vibra" com o tema da avaliação do desempenho docente, o artigo cujo link deixei acima deverá dar umas boas horas de conversa. E quem ainda não sabia, fica desde já a saber que Nuno Crato é defensor da utilização dos resultados dos alunos para a avaliação do desempenho docente...
Embora, seja possível estabelecer uma relação entre os resultados dos alunos e o desempenho do professor, também sabemos que essa ligação pode não existir. E se em alguns casos o problema poderá está na falta de empenho dos alunos, também poderá ocorrer o excesso de ambição de quem se encontra em avaliação.
O problema é complexo. Tão complexo que jamais será consensual... Para além disso, muda a cor partidária, mudam os alvos e as armas.
E o 9.º ano?
Comentário: A questão é relevante... A resposta (que penso que ainda não tenha sido fornecida) será uma verdadeira incógnita. Se repararmos nos links que disponibilizei aqui, Ciências Físico-Químicas surgem no âmbito do 3.º ciclo, no entanto, se lermos com atenção a proposta de metas curriculares (acolá) para Ciências Naturais, teremos o 5.º e 6.º ano de escolaridade (que "pertencem" ao 2.º ciclo), assim como o 7.º e 8.º ano de escolaridade. E o 9.º ano? É que nem mesmo no texto de apresentação de futuras propostas de metas aparece o 9.º ano, no que a Ciências Naturais diz respeito...
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Em ritmo lento...
Por mais que não queira o problema de ter um blogue cujo alvo é a divulgação de informação a um ritmo diário, é isso mesmo... as atualizações diárias que estão implícitas e que por mudança de status não consigo fazer.
Assim, é verdadeiramente surpreendente como ainda tenho um tão grande número de colegas a visitar este espaço diariamente. O meu obrigado por isso... Fica ainda a promessa de tentar recuperar um pouco das atualizações de forma gradual.
Para já, terão mesmo de se habituar às atualizações esporádicas...
Nota: Para os colegas que reclamam de não ver os seus comentários publicados, lembrem-se que após algumas horas do post será publicado, a filtragem automática entra em ação.
sexta-feira, 8 de março de 2013
quinta-feira, 7 de março de 2013
Muito muito bom...
Mais metas curriculares em discussão
Encontram-se em discussão a partir de hoje, as propostas de Metas Curriculares do Ensino Básico para as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, do 2.º ciclo; e de História, Geografia, Ciências Naturais e Físico-Química, do 3.º ciclo.
De acordo com o constante no Portal do Governo, "os contributos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: metas.curriculares@mec.gov.pt".
No início de abril, irá ser publicitada uma nova versão já com os contributos entretanto enviados... Para breve deverão aparecer as "propostas de metas para o 9.º ano das disciplinas de História e de Geografia serão disponibilizadas futuramente, sendo então aberto um período específico para a discussão pública. Quanto às propostas de metas de Inglês dos 2.º e 3.º ciclos serão divulgadas em data a anunciar".
Para acederem às propostas em causa, cliquem nos links abaixo:
No início de abril, irá ser publicitada uma nova versão já com os contributos entretanto enviados... Para breve deverão aparecer as "propostas de metas para o 9.º ano das disciplinas de História e de Geografia serão disponibilizadas futuramente, sendo então aberto um período específico para a discussão pública. Quanto às propostas de metas de Inglês dos 2.º e 3.º ciclos serão divulgadas em data a anunciar".
Para acederem às propostas em causa, cliquem nos links abaixo:
História e Geografia de Portugal - 2.º Ciclo do Ensino BásicoTipo: PDF, Peso: 189,15Kb
Ciências Naturais - 5.º, 6.º, 7.º e 8.º Anos de Escolaridade do Ensino BásicoTipo: PDF, Peso: 112,93Kb
História - 3.º Ciclo do Ensino BásicoTipo: PDF, Peso: 172,70Kb
Geografia - 3.º Ciclo do Ensino BásicoTipo: PDF, Peso: 120,98Kb
Ciências Físico-Químicas - 3.º Ciclo do Ensino BásicoTipo: PDF, Peso: 344,85Kb
Tema(s):
Alunos,
Metas curriculares,
Nacional,
Professores
quarta-feira, 6 de março de 2013
220 que se perderam no continente, 350 que se ganham na Madeira
Comentário: Escusado será referir que as 220 "vagas" do Barreiro deverão ser alvo de forte subtração no que ao próximo concurso nacional de professores diz respeito... Quanto às vagas que irão abrir para "entradas em quadro" na Madeira, é verdadeiramente surpreendente. Principalmente se pensarmos que na vinculação extraordinária de professores apenas apareceram 600.
Tema(s):
Concursos,
Ilhas,
Nacional,
Professores
Francamente positivo para o motorista
Comentário: A história conta-se rapidamente... Um tal de Aristides Sousa, delegado regional de Educação (pelo menos antes era esta a designação) parece que usa diariamente uma viatura do Estado, com direito a mordomia (isto é, motorista). Até aqui, nada de estranho.
São 300 quilómetros diários... O motorista tem direito a horas extraordinárias... O delegado consegue ter mais rendimento no trabalho... "E é aqui que começa a ser estranho?" Não...
"Então onde está a polémica?" Em lado nenhum... Os cortes são sempre para os outros.
São 300 quilómetros diários... O motorista tem direito a horas extraordinárias... O delegado consegue ter mais rendimento no trabalho... "E é aqui que começa a ser estranho?" Não...
"Então onde está a polémica?" Em lado nenhum... Os cortes são sempre para os outros.
terça-feira, 5 de março de 2013
Recordando...
Tema(s):
Vídeos
Afinal não é eterno...
Comentário: Embora seja absolutamente claro que Albino Almeida irá abandonar realmente aquilo que parecia um cargo vitalício, ainda estou incrédulo... Sempre pensei que este senhor se conseguisse manter enquanto "pai dos pais" mais umas boas dezenas de anos. Se deixa saudades já será outra coisa... Pelo menos no seio dos professores não deixará.
Tema(s):
Encarregados Educação,
Nacional
"Pode o art.º 79.º do ECD aplicar-se aos professores contratados?"
A questão que acima coloquei (e da autoria dos colegas do blogue Ad Duo) já me havia sido colocada algumas vezes em "conversas de café"... Sempre parti do princípio de a resposta seria negativa, no entanto, se lerem com atenção as explicações constantes deste post do blogue Ad Duo irão verificar que afinal também têm direito às reduções da componente letiva.
O post em causa constitui uma verdadeira "bomba" numa altura em que se discute a extinção do artigo que permite as reduções da componente letiva. Verdadeiramente interessante... e de leitura obrigatória!
Tema(s):
Carreira,
Contratados,
MEC,
Nacional,
Professores
Quem nasce torto...
(Jornal de Notícias, 05-03-2013)
Comentário: O que seria de esperar de um concurso repleto de pormenores menos claros e de algumas reviravoltas?! Penso que ainda teremos desenvolvimentos deste tema, mas já sem grande solução.
Tema(s):
Nacional,
Polémica,
Preocupante,
Professores
segunda-feira, 4 de março de 2013
Em português...
Tema(s):
Vídeos
Concurso (ordinário) de professores já no final deste mês...
Comentário: Como tenho andado um pouco arredado das atualizações diárias (por motivos conhecidos...), desconhecia esta notícia da semana passada, no entanto, nada como uma boa pesquisa no google notícias para ficar atualizado...
Assim, e de acordo com o Diário Económico (que terá obtido informações do MEC), o "concurso ordinário de colocação de professores vai decorrer no final de Março".
Está então para breve o concurso que irá definir a vida de muitos nos próximos anos... Um concurso que deverá ser muito bem pensado e que como sempre, terá acompanhamento atento aqui no "Professores Lusos".
Assim, e de acordo com o Diário Económico (que terá obtido informações do MEC), o "concurso ordinário de colocação de professores vai decorrer no final de Março".
Está então para breve o concurso que irá definir a vida de muitos nos próximos anos... Um concurso que deverá ser muito bem pensado e que como sempre, terá acompanhamento atento aqui no "Professores Lusos".
Tema(s):
Concursos,
Contratados,
MEC,
Nacional,
Professores,
Quadros
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