sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Aceitação da colocação

Encontra-se disponível a aplicação que permite ao candidato efetuar a aceitação da colocação, das 10:00h do dia 31 de agosto até às 23:59h de Portugal continental do dia 3 de setembro de 2018.
Caso pretenda interpor recurso hierárquico, a aplicação encontra-se disponível das 10:00h do dia 31 de agosto até às 18 horas de Portugal continental do dia 6 de setembro de 2018.

Aqui seguem os passos necessários:

1. Aceder ao site https://sigrhe.dgae.mec.pt e fazer o log in:


2. Escolher o separador "Situação Profissional" e de seguida, no final da lista, escolher "Gestão de Colocações/Contratos" - "Colocações/Contratos 2018/2019"

3. Depois do passo anterior, vai surgir uma janela como esta. Falta apenas clicar no lápis e surgirá a vossa colocação mais detalhadamente e a opção para aceitar a mesma.

Bom ano letivo para todos e boa sorte para os que ainda esperam. 

Concursos de professores 2018/2019: Aceitação e apresentação

As etapas de aceitação da colocação e consequente apresentação não serão estranhas a quem concorre, no entanto, e por saber que mesmo assim continuam a existir dúvidas, ficam alguns esclarecimentos retirados da nota informativa (aqui) que acompanhou a publicitação das listas de colocação relativas à Mobilidade Interna e Contratação Inicial para o ano escolar 2018/2019.

Assim,

ACEITAÇÃO: 

1) Os candidatos agora colocados (QA/QE, QZP e Externos) devem aceitar a colocação na aplicação informática do SIGRHE, no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis seguintes à publicitação da lista de colocação. Traduzindo: têm hoje (31 de agosto) e a próxima 2.ª feira (3 de setembro) para aceitarem a colocação obtida.

2) Consequência da não aceitação

a) Anulação da colocação obtida; 
b) Instauração de processo disciplinar aos docentes de carreira; 
c) Impossibilidade de os docentes não integrados na carreira serem colocados em exercício de funções docentes nesse ano, através dos procedimentos concursais regulados pelo Decreto – Lei n.º 132/2012, após audição escrita ao candidato a seu pedido, no prazo de 48 horas, via aplicação informática.  

APRESENTAÇÃO:

1) Os candidatos colocados no Concurso Interno e nos Concursos Externos devem apresentar-se no Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada de colocação no 1.º dia útil do mês de setembro, para início de funções.  Traduzindo: para se apresentarem, os colegas dos quadros têm a próxima 2.ª feira (3 de setembro) para se apresentarem na escola / agrupamento de escolas onde obtiveram colocação.

2) Os candidatos colocados nos Concursos de Mobilidade Interna e de Contratação Inicial devem apresentar-se no Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada onde foram colocados, no prazo de 72 horas após a respetiva colocação. Traduzindo: entre hoje e terça feira (4 de setembro) terão de se apresentar na escola de colocação.

3) Os docentes de carreira QA/QE que concorreram na 1.ª prioridade do Concurso de Mobilidade Interna e que não obtiveram colocação devem apresentar-se no 1º. dia útil do mês de setembro no último Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada onde exerceram funções para aguardar nova colocação. Traduzindo: estes colegas terão de se apresentar na próxima 2.ª feira (3 de setembro) na última escola onde exerceram funções.

4) Os docentes de carreira QZP candidatos ao concurso de Mobilidade Interna, 2.ª prioridade e não colocados, devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada onde exerceram funções docentes pela última vez, ficando a aguardar aí nova colocação. Traduzindo: tal como os colegas anteriores, também estes terão de se apresentar na próxima 2.ª feira (3 de setembro) na última escola onde exerceram funções.

5) Os docentes providos em QZP em resultado do Concurso Externo Ordinário 2018 ou do Concurso Externo Extraordinário de 2018, que não obtiveram colocação no concurso de Mobilidade Interna, devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada indicada como escola de validação no momento da candidatura aos referidos concursos, enquanto aguardam colocação. Traduzindo: os colegas que entraram este ano em quadro, e que não obtiverem uma colocação em Mobilidade Interna, deverão apresentar-se na próxima 2.ª feira (3 de setembro) na escola que lhes validou o concurso.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Concursos de professores 2018/2019: Listas de colocação - Mobilidade interna e Contratação inicial

Eis as famigeradas listas de colocação dos concursos de Mobilidade Interna e Contratação Inicial para o ano escolar 2018/2019. Para acederem às mesmas, cliquem nos links abaixo.

Fica o desejo de que todos tenham obtido colocação, e numa escola/agrupamento não muito longe da vossa residência habitual (se a tiverem, pois alguns nem isso têm).





terça-feira, 28 de agosto de 2018

E enquanto esperamos...

Música de "Maître GIMS ft. Vianney" (Tema: La Même)

Da honestidade...


Comentário: Tenho poucas dúvidas que muitos outros professores (eventualmente, delegados e dirigentes de outros sindicatos docentes) não tenham constatado rombo similar (e sim, alguns foram parcialmente compensados por "fundos", mas foram-no parcialmente e outros nem sequer tiveram acesso a "fundos" coletivos), e nem coloco em causa o facto de não quererem divulgar o seu recibo de vencimento, mas é bom poder constatar a coerência e honestidade de quem organiza e apela à adesão a determinadas iniciativas.




De regresso...

...após uma interrupção programada de aproximadamente um mês no que concerne a atualizações deste blogue (ainda bem que posso contar com a Helena Rechena para que este espaço não pareça ao abandono) e de ausência (praticamente) total nas redes sociais. Já andava há uns bons anos para fazer isto, mas só este ano tive coragem.

Por motivos óbvios (e que se prendem com as listas de colocação de final de agosto), eis-me de volta para mais uma época tradicional de desrespeito pela vida dos professores.


Quem espera, desespera



Não me venham dizer que os prazos para a divulgação das listas vão ser cumpridos.

A desconsideração por parte de quem espera que milhares de professores, em meia dúzia de dias (eu sei, estou a ser generosa), agarrem nas suas tralhas (e, eventualmente, família) e na próxima segunda-feira estejam prontos para trabalhar em parte incerta do país é inqualificável. 
Passam-se os anos... décadas... e nada muda. Agosto tem sempre um sabor agridoce. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

É isto, não é?


A, infelizmente, já clássica imagem de milhares de professores portugueses a partir de 20 de agosto...
Boa sorte a todos!

domingo, 5 de agosto de 2018

Horários completos e incompletos | Mobilidade Interna



Da mais elementar justiça e, mesmo assim, não consegue reparar os danos causados no dia 25/08/2017 que tentei explicar aqui e ali na altura.

Resta-nos concentrar esforços em três questões agora:
- 9A 4M 2D
- Diminuição da área geográfica dos QZPs e
- Graduação como critério para o Concurso Interno e Mobilidade Interna.

Para quem costuma dizer que "só concorreram para QZP porque quiseram", devo dizer que não é bem assim. Quando, já no longínquo ano de 2000, passei a professora QZP, assumi um compromisso com o ME para lecionar em qualquer escola de apenas um distrito. Anos mais tarde, o meu patrão, o ME, decidiu unilateralmente ampliar essa zona, passando a mesma de um para três distritos. Se em 2000 a distância máxima a que poderia obter colocação era de 93 quilómetros, anos mais tarde ela passou a ser de 147.