sábado, 30 de julho de 2011

9 a 16 de Agosto... Será?

Segundo informação divulgada no sítio do SPN, e salientando que não é um prazo oficial, aparentemente a manifestação de preferências para contratação e Destacamento por Condições Específicas irá decorrer entre 9 e 16 de Agosto. Se clicarem na imagem abaixo, terão acesso ao sítio do SPN onde essa informação foi divulgada.

Desde há alguns anos que esta tremenda falta de consideração, por parte da DGRHE, se tornou recorrente. Os prazos ou são sistematicamente alterados ou pura e simplesmente não são divulgados até que estejamos em cima do acontecimento... As férias de muitos professores (principalmente contratados) pura e simplesmente são passadas com um computador ligado à internet.

As negociações da ADD serão concluídas em Setembro


Comentário: À excepção das quotas impostas para as classificações de topo, não sei onde mais se pode inferir que estas negociações têm tudo para dar errado... Os 7 princípios ontem apresentados não significam grande coisa (para não escrever, absolutamente nada), pois nada é concretizado faltando tudo por esclarecer. Não existe qualquer motivo para festejar nem para nos sentirmos derrotados.

Ao contrário do que pretendia Nuno Crato, as negociações não irão a terminar no mês de Agosto, mas sim prolongar-se pelo início de Setembro. O motivo deste adiamento está relacionado com a (alegada) necessidade de consulta à classe docente que os sindicatos exigem para um eventual entendimento. Sinceramente não vou criticar este argumento (aliás, a crítica poderia ser feita com ou sem adiamento...), apenas espero que cumpram com o argumento utilizado e que não concluam este processo de forma precipitada com um acordo assinado às 2h da manhã de 10 de Setembro.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cortes na educação...

... mas não nas nomeações para os gabinetes dos diversos ministérios do actual Governo. Enfim. É sempre uma questão de...

Música de "Shania Twain" - (Tema: Ka-Ching! - Red Dress Version).

Um alerta a todos os colegas contratados

Para os colegas contratados que querem (tentar) ir de férias já com a manifestação de preferências mais ou menos organizada ficam desde já aqui dois conselhos (e a respectiva argumentação):

(1) não sei se já o faziam antes, mas aconselho vivamente a que ponderem bem a situação de colocarem horários com menos de dezassete horas (as tipologias 3 e 4). Eu pensaria seriamente na tipologia 3 (horários entre doze e dezassete horas), assim como um "raio" geográfico um pouco mais alargado que aquilo que poderá ser normal.

(2) Relativamente à duração previsível do contrato, também poderá ser relevante considerarem "contratos a celebrar durante o 1.º período lectivo, com termo a 31 de Agosto e contratos de duração temporária". Escrito de outra forma, não ponderem apenas colocar horários de duração anual, mas também os temporários.

Posto isto, vamos à argumentação (considerada por muitos como pessimista, mas que considero ser a dura realidade): eu não sei se muitos dos colegas contratados que aqui vêm, têm plena consciência do que está a acontecer em termos de horários nas escolas, mas acreditem que o "panorama" é tudo menos positivo.  A quantidade de professores dos quadros (QE, QA e QZP) que estão a ser sujeitos a Destacamento por Ausência de Componente Lectiva é bastante elevado. Em muitas escolas estão a perder-se entre 1 a 2 horários em diversos grupos de recrutamento... Por norma, os incompletos desaparecem e um completo transforma-se em incompleto, mas existem várias escolas em que isso foi o mínimo.

Bem sei que os directores têm ordens para que na dúvida, coloquem que não há horário(s) e numa fase posterior venham a "repescar" o professor do quadro do concurso, no entanto, são muitos professores do quadro a irem novamente a concurso. Acreditem que é necessário cautela na manifestação de preferências. Joguem pelo seguro, para não ficarem em casa. Mesmo com a tal renovação de contrato "garantida" sejam previdentes, pois se um professor DACL concorrer para a vossa escola, vocês ficam sem o horário... E o problema reside no facto de este ano estar a bater recordes em termos de professores que têm de concorrer por DACL.

Obviamente que, enquanto outros bloggers não colocarem o que eu afirmo aqui desde Fevereiro, nos seus espaços virtuais, esta minha preocupação apenas será algo isolado e eventualmente resultado de uma insolação. No entanto, quem me conhece há uns bons anos sabe que eu não faço estes alertas de forma leviana e que não tenho qualquer gosto em enganar (pelo menos de forma consciente) quem quer que seja.

Pensem no que escrevi, ok?


Nota: Estou a terminar um post (com respostas para questões que aqui foram colocadas e outras que entretanto recebi na minha caixa de correio electrónico) para os colegas que vão ser sujeitos a concurso DACL e que deverei colocar no domingo.

Princípios Gerais de Proposta de novo modelo de ADD

Hoje foi o dia em que o Ministério da Educação apresentou aos professores os princípios gerais de proposta de novo modelo de ADD... Não o modelo... Apenas os princípios. Se clicarem aqui poderão aceder ao documento apresentado aos sindicatos e que eu abaixo transcrevo. De referir que nem me atrevo a fazer grandes comentários a esta "proposta" pois, no imediato, parece-me uma caixa relativamente bem embrulhada, mas com conteúdo desconhecido.

"Esta proposta de princípios gerais baseia-se na experiência dos últimos anos de avaliação, procura lançar novas bases num processo de avaliação justo, de forma a ultrapassar os problemas detectados nos últimos anos. Queremos iniciar tranquilamente o novo ano lectivo com um novo modelo de avaliação aprovado em que os professores, directores de escola e Ministério, se revejam.

1.º Princípio. Enquanto não se implementar um novo processo de avaliação, o MEC salienta que NINGUÉM SERÁ PREJUDICADO na fase de transição.

Após o próximo ciclo de avaliação, com o novo modelo, os professores poderão optar pela melhor classificação obtida num dos ciclos já realizados. Deste modo, no futuro e aquando do descongelamento da carreira, nenhum professor avaliado pelo modelo actual será prejudicado.

2.º Princípio. OS CICLOS DE AVALIAÇÃO SERÃO MAIS LONGOS, de forma a permitir uma maior tranquilidade da vida das escolas e a possibilidade de todos os professores participarem no processo sem atropelos e sem concentração do trabalho avaliativo sobre todos os professores. (Os ciclos coincidirão com a duração dos escalões da carreira docente.

3.º Princípio. O PROCESSO SERÁ DESBUROCRATIZADO, baseando-se em elementos simples para o avaliado – Programa Educativo do Professor e Relatório de Auto-Avaliação.

4.º Princípio. HIERARQUIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO com REFERÊNCIA EXTERNA, a fim de eliminar conflitos de interesses entre avaliadores e avaliados. Os avaliadores terão de pertencer a um escalão mais avançado que os dos respectivos avaliados. As aulas observadas serão efectuadas por professores do mesmo grupo disciplinar, mas exteriores à escola do professor avaliado.

5.º Princípio. VALORIZAÇÃO DAS COMPONENTES CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA em sala de aula, tendo em vista a melhoria dos resultados escolares.

6.º Princípio. O estabelecimento de um QUADRO OBJECTIVO DE ISENÇÕES DE AVALIAÇÃO, para situações concretas;

7.º Princípio. Um SISTEMA DE ARBITRAGEM expedito para os recursos."

quinta-feira, 28 de julho de 2011

6 Relatórios de auto-avaliação preenchidos para download

Colegas, optei por colocar todos os relatórios de auto-avaliação preenchidos que me foram enviados ou que encontrei na internet, neste post. Já estavam a começar a ficar demasiado espalhados... Para além dos anteriores que coloquei aqui e acolá, ainda acrescento mais um. Existe outro que se encontra no email, mas estou à espera da resposta da colega para aferir o que fazer quanto ao anonimato. Quando obtiver resposta, irei actualizar este post e voltar a colocá-lo no início do blogue.

Mais uma vez o meu agradecimento aos colegas que de forma verdadeiramente altruísta disponibilizam aqui os seus relatórios para que outros possam ter a tarefa um pouco mais facilitada. 

Assim:

Relatório 7 (em breve)

Concurso de pessoal docente 2011/2012 (Madeira) - Listas provisórias de contratação

Para quem estiver interessado, ou eventualmente tiver concorrido, ontem foram publicitadas as listas ordenadas provisórias e de candidatos excluídos para o concurso de contratação na Madeira. Para acederem às respectivas listas, utilizem os links abaixo. Recordo que o prazo de reclamação inicia a 1 de Agosto e termina a 5 do mesmo mês.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Continuo a adorar...

... o meu país. É nele que está quase toda a minha família, os meus amigos, os colegas com quem já tive oportunidade de trabalhar e que aprendi a respeitar (os outros não interessam), vocês que fazem deste blogue uma segunda casa e também aqueles que não apreciam os meus gostos holísticos na esperança de que sejam eclécticos. Eh eh eh...

Abraço a todos.

Música dos "Fonzie" - (Tema: Portugal).

Concurso nacional de docentes 2011/2012 - Novo prazo para DACL

Sem qualquer nota informativa... Sem qualquer aviso... Mudaram as "moscas", mas... Enfim. O prazo para a fase de candidatura e manifestação de preferências passou de 27 de Julho a 2 de Agosto para 1 a 5 de Agosto.

Nota: Cliquem na imagem para aceder ao calendário - sítio da DGRHE.

Mais más notícias


Comentário: Nada que já não se soubesse (por se ter atingido limites temporais de mobilidade), no entanto, são números que não deixam de assustar e que somados a todos as outras variáveis negativas, transforma aquilo que já era muito mau num autêntico atentado...

Parece-me que as estimativas de Mário Nogueira (relativas ao número de colegas contratados que irão para o desemprego a partir de Setembro) estarão mais próximas da realidade do que qualquer um de nós pensava. Nunca vi tantos professores do quadro a irem a concurso como este ano...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

E por falar em ir a "banhos"...

Por aquilo que pude ver de forma muito rápida no email cá da casa, acho que tenho por lá mais dois relatórios de ADD, que os respectivos autores me fizeram chegar. Ainda terei de retirar os elementos identificativos, mas em princípio amanhã já os colocarei online.

Música de "Pitbull ft. Marc Anthony" - (Tema: Rain Over Me).

"Banhos de água fria"

Estes últimos dias têm sido pródigos em "banhos de água fria"... Uns colegas julgavam ter o seu horário preservado, outros julgavam ter refúgio permanente por detrás dos seus anos de serviço ou mesmo por pertencerem ao Quadro de Escola / Agrupamento... E se muitas das situações vão ao encontro do que já expliquei (relacionado com o tremendo corte de horários que se está a registar para o próximo ano lectivo), outras apresentam dúbia legalidade. Quanto a estas últimos aconselho acção rápida no sentido de avaliarem rapidamente o grau de legalidade e a possibilidade de algo mais...


Mas os telefonemas ainda não pararam... Mais colegas irão receber o malfadado telefonema a alertar para a inexistência de horário e a obrigatoriedade de ir a concurso (DACL ou contratação).

Sexta-feira teremos novo modelo de ADD


Comentário: De acordo com Nuno Crato, o novo modelo de avaliação (que será apresentado aos sindicatos na próxima sexta-feira) deverá “será bem recebido” pelos professores. Não acrescentou rigorosamente nada... Detalhes não se conhecem... Aquilo que corre na blogosfera é que o "novo" modelo será similar ao actual modelo da avaliação das escolas privadas, o que não surpreenderá muito (lembrem-se que Paulo Portas sempre defendeu o modelo "privado").

Uma questão de ponderação...


Comentário: Esta ponderação de Crato vai no sentido daquilo que eu defendo desde sempre, ou seja, na impossibilidade de suspender este modelo de Avaliação de Desempenho Docente, a influência do mesmo em termos concursais deveria ser removido. Se tal irá realmente ocorrer é uma incógnita... Conheço muito boa gente que deve estar a roer as unhas por aquilo que consideram uma perda, mas para esses... apenas um sorriso.

Só um último pormenor: a avaliação do desempenho e as respectivas menções qualitativas de topo também são consideradas para os professores dos quadros. Espero que não se esqueçam disso.

Concurso nacional de docentes 2011/2012 - Mobilidade

Encontram-se disponíveis no sítio da DGRHE, várias aplicações relativas à mobilidade de docentes. Recordo que esta aplicação se encontra disponível - para os professores - de 25 a 27 de Julho (23:59 h). Para acederem à aplicação para docentes, cliquem aqui... Para o "Manual de Mobilidade", basta clicarem na imagem abaixo.

domingo, 24 de julho de 2011

Concurso nacional de docentes 2011/2012 - 3 esclarecimentos relevantes

Seguem-se 3 esclarecimentos relativos à plurianualidade e renovação de contrato, que dão resposta a questões que tenho lido em blogues e fóruns de professores. As respostas dadas nem sempre estão de acordo com a legislação, como tal, opto agora por colocar as questões e as respectivas respostas. Assim:

1) Se um QE/QA em mobilidade voltar para a minha escola/agrupamento, eu enquanto DACL/contratado tenho de sair?
- Os colegas QE/QA, em situação actual de mobilidade, que manifestem interesse (ou sejam "obrigados" a) em regressar à sua escola de provimento, podem fazê-lo se existir horário para lhes ser atribuído ou se, no seu grupo de recrutamento, estiver colocado um docente contratado. Ou seja, se existir algum colega contratado, esse terá de ir a concurso, no entanto, se estivermos a falar de outro colega de quadro (QE/QA/QZP) a plurianualidade encontra-se um "grau" acima dos regressados da mobilidade.
Nota: No caso de não existir horário, os colegas QE/QA, em situação actual de mobilidade terão de ser apresentar a Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL).

2) Como docente do quadro em DACL ou DAR o que é necessário para me manter na escola/agrupamento onde estou actualmente?
- Os docentes colocados em DACL e Destacamento por Aproximação à Residência (DAR), colocados em regime de plurianualidade, podem permanecer na escola de destacamento, desde que subsista componente lectiva. Por componente lectiva, entende-se, no âmbito da manutenção da colocação plurianual, a atribuição de, pelo menos, a leccionação de uma turma.

3) Como colega contratado quais são as condições para poder renovar contrato?
- As colocações em regime de contratação (renovadas para 2010 -2011 e as efectuadas para o ano escolar de 2010-2011), em horário anual e completo, conforme listas divulgadas em 30 de Agosto de 2010, poderão ser renovadas por igual período se precedidas de apresentação a concurso e desde que preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Inexistência de docentes de carreira na bolsa de recrutamento, com ausência de componente lectiva no grupo de recrutamento a concurso e que tenham manifestado preferência por esse agrupamento de escolas ou escola não agrupada;
b) Manutenção de horário lectivo completo;
c) Avaliação de desempenho no ano lectivo de 2010 -2011 com classificação mínima de Bom;
d) Concordância expressa da escola e do candidato relativamente à renovação do contrato.

Incoerência e desconhecimento como base de decisões


Comentário: Mais uma vez se confirma que a coerência política é algo tão efémero como uma estrela cadente... Que não existiam muitas dúvidas de tal decisão, já todos sabiam, mas vê-la assim explícita num artigo ainda dói mais. Resta esperar por Setembro para tomar conhecimento do novo modelo de Avaliação do Desempenho Docente.

Apenas um reparo a fazer... Quanto ao facto da coerência política ser uma treta pouco ou nada posso fazer. agora quanto ao desconhecimento já será outra coisa. Vejam esta "alegoria" à leitura transversal ou à ignorância: "
O CDS-PP junta-se aos sociais-democratas nesta matéria. "O processo de avaliação este ano está terminado. Já está em fase de recurso. Quando o CDS votou a favor da suspensão ainda estava a meio", afirma o deputado centrista, Michael Seufert". Por favor... Isto é que é um político atento? Está em fase de recurso? No final? Jesus...Bastava ler este post do Advogado do Diabo e a "coisa" talvez lhe corresse melhor.

sábado, 23 de julho de 2011

Calor...

Hoje vai ser um dia muito quente aqui em Vila Real. São 11h e o meu escritório (o sótão da casa) já começa a aquecer. Ufa.

Música de "Ricky Martin Feat. Wisín & Yandel" - (Tema: Frío).

Um relato do primeiro encontro entre Mário Nogueira e Nuno Crato

Das várias "filiais" regionais da FENPROF, apenas o SPGL deixou transparecer alguma informação mais concreta, relativamente ao que ocorreu na primeira reunião da FENPROF com Nuno Crato (a 18 de Julho). Assim, irei transcrever algumas partes do testemunho de António Avelãs (dirigente do SPGL):

Nota: Os negritos e sublinhados são de minha autoria.

"(...)Um primeiro aspecto que é importante realçar reporta-se à questão da avaliação de desempenho, que está em cima da mesa neste momento. O Ministério afirmou estar em condições de apresentar uma proposta aos sindicatos (e, portanto, aos professores) ao longo da próxima semana. Proposta que será discutida durante o primeiro trimestre do próximo ano lectivo.

No que respeita ao processo de avaliação em curso, se, por um lado, o ministro manifestou a ideia de que é necessário que ele termine, por outro, pareceu haver alguma abertura para que uma das exigências dos professores – a não relevância das menções atribuídas para o concurso que se vier a fazer no próximo ano – possa vir a ser considerada. Não ficou isso garantido, mas todas as intervenções do ministro foram no sentido de concordar com a ideia de que não é adequado aplicar a um concurso nacional avaliações que têm características locais. Há, portanto, uma boa expectativa".

"(...) No que se refere aos mega-agrupamentos eles estão suspensos. Não haverá novos mega-agrupamentos este ano, a não ser que as escolas assim o requeiram. Quanto aos mega-agrupamentos que já existem, parece haver abertura da parte do ministério para fazer a análise de algumas situações perfeitamente ilógicas. Será uma avaliação a fazer ao longo do próximo ano lectivo.(...)"

"Em relação a uma questão que levantámos – a possibilidade de as escolas não atribuírem horários aos professores que pediram aposentação em Dezembro e que portanto provavelmente serão aposentados em Setembro-Outubro, o mais tardar Novembro - o ministério pareceu sensível a essa situação. Esperemos, assim, que seja dada indicação às escolas para que, em relação aos professores que pediram a aposentação em Dezembro, não haja a atribuição de horários, evitando que a sua aposentação venha a prejudicar a escola e, sobretudo, os alunos, que mudariam de professor no final de um mês, mês e meio.(...)"

Mais uma "mão cheia de nada"... Esperava um pouco mais de "sumo" (não muito mais) nos esparsos relatos do "primeiro encontro". Esperemos para saber o que vai acontecer nas reuniões desta semana com os sindicatos.

Lista de códigos de agrupamentos e escolas não agrupadas (Excel - Julho de 2011)

O documento excel que se segue foi elaborado pelo "Advogado do Diabo"... Atenção aos concelhos que podem ter erros (foram introduzidos manualmente). Confirmem sempre com a tabela da DGRHE, que podem encontrar clicando aqui.

Para acederem ao documento excel, cliquem na imagem.

Lista de códigos de agrupamentos e escolas não agrupadas (Julho de 2011)

Para acederem à nova lista de códigos de agrupamentos e escolas não agrupadas, para a próxima fase do concurso de docentes 2011, cliquem na imagem abaixo. Este ano, a DGRHE optou por fazer uma lista por código o que será definitivamente mais confuso para quem se encontra a organizar as suas preferências.

Nota: Em breve irei colocar as listas em excel...

Afinal quando acaba a ADD?

Segundo o DR 2/2010, o procedimento da A.D.D. termina a 31 de Dezembro, para os QA/QE e QZP. Mas o que quer isto dizer?

Para se saber a resposta é preciso saber quais são os procedimentos da avaliação.

Os procedimentos são os seguintes:
- Entrega do relatório de auto-avaliação (até 31 de Agosto);
- Apreciação realizada pelo relator;
- Entrevista individual (o avaliado têm 5 dias úteis para requerer, após a comunicação da apreciação);
- Avaliação final realizada pelo júri de avaliação;
- Reclamação da avaliação (o avaliado têm 10 dias úteis para requerer, após a comunicação da avaliação final. O Juri têm 15 dias úteis para decidir);
- Recurso (o avaliado têm 10 dias úteis para requerer, após a comunicação da decisão da reclamação. O júri de reclamação têm 10 dias úteis para decidir o recurso).

Concluindo, para os professores “efectivos”, o procedimento da A.D.D., ou seja, a decisão do eventual recurso tem de ser conhecida até 30 de Dezembro de 2011 (já que 31 de Dezembro calha a um Sábado).

Para os contratados, todo este processo deve estar concluido pelo menos 5 dias antes do termo do contrato, ou seja, para os contratos que terminam a 31 de Agosto, até dia 26 de Agosto de 2011.

E já agora, desde a entrega do relatório há pelo menos 50 dias úteis de prazo maxímos (pelo menos 60 dias, sem contar com feriados), mais o tempo necessário para apreciação do relatório, comunicação da apreciação, marcação e realização da entrevista, tempo entre a entrevista e a avaliação final, comunicação da avaliação final e comunicação da decisão da reclamação.

E depois de uma semana de trabalho...

... intenso, uma visita ao dentista por um dente do siso inclinado para o sítio errado. A dor agora já é tolerável, mas só de saber que durante a próxima semana o "maroto" vai ser arrancado até parece pior. Eh eh eh...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Demasiado cansado...

... para sequer tentar actualizar o blogue com algo mais do que uma imagem. Só entro de férias a meio da próxima semana, mas a julgar pelo trabalho de ontem e de hoje, vai ser uma "recta final" bem atarefada.

 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais 2 relatórios de auto-avaliação do desempenho docente

Para além dos dois relatórios de auto-avaliação preenchidos que disponibilizei (aqui) a 14 de Junho de 2011, encontrei mais dois publicados na internet (um deles, julgo que publicado pela própria autora). Como estes últimos foram disponibilizados por outros (aqui e acolá), não me parece que alguém me vá "chatear" (novamente) por publicitá-los no "Professores Lusos". Ambos os relatórios encontram-se disponíveis para download na plataforma Scribd (volto a salientar que não fui eu que os disponibilizei nessa plataforma), no entanto, como sei que o registo ainda implica alguma perda de tempo, optei por colocar links directos. Mesmo sabendo que na plataforma Scribd, os nomes dos autores e respectivas escolas/agrupamentos se encontram identificados, optei mesmo assim por remover todos os elementos identificativos que consegui encontrar.

Assim, para acederem de uma forma mais rápida aos relatórios de ADD anteriormente referidos, cliquem nas imagens abaixo. Estudem o que os colegas escreveram, cruzem com a legislação e depois é só investirem (bastante) tempo na redacção do vosso relatório de auto-avaliação.


E já agora...

... bom dia!

Para logo à tarde, mais dois relatórios de auto-avaliação (devidamente preenchidos e enquadrados no actual modelo de Avaliação do Desempenho Docente) que encontrei na internet (e como tal, disponíveis para todos). Aliás, já encontrei vários, no entanto, nem todos são do meu agrado ou sequer se encontram de acordo com o legislado.

Música de "Wisin & Yandel" - (Tema: Te Siento).

Problemas na elaboração dos horários dos docentes para o próximo ano lectivo

Por aquilo que pude pesquisar (e posso estar errado) o polémico tema da elaboração de horários apenas se encontra em discussão em fóruns e um ou outro blogue. Comecei por explorar o tema aqui (a 15 de Julho), no entanto, nenhum dos bloggers mais proeminentes "pegou" no assunto... É pena. Vamos ver se nos próximos dias, mais gente acorda para este "embróglio" (que as equipas de elaboração de horários terão de resolver).

Para quem não sabe do que estou a "falar", eu faço uma síntese: A redução do crédito horário das escolas (e também com a nova micro-organização do currículo do ensino básico) irá implicar uma dificuldade nos acertos dos horários dos docentes para que resultem em horários "completos". Tenho recebido emails de colegas que estão nas equipas de elaboração de horários, preocupados por não conseguirem obter os tais horários completos, encontrando-se o total de horas lectivas acima ou abaixo da referência (exemplo, 22h).

Seria importante que se discutisse este tema com maior profundidade e se alertasse o Ministério da Educação para este problema.

Deixo de seguida duas transcrições de comentários feitos aqui, relativos às dificuldades na elaboração de horários, que alguns colegas começam a ter:

Colega "olho_azul": "Estou na equipa de horários e com o cérebro a dar o nó. Temos muitos casos de horários que fazendo a devida distribuição de horas ou ficam com tempos a menos ou com tempos a mais. é o caso de Educação Física que com 3 tempos lectivos semanais, apenas nos permite obter ou um horário de 21 horas ou de 23 horas. Não sabemos o que fazer... Com a redução do crédito horário... não sei como se pode fazer... Alguém tem alguma ideia????"

Colega "ammabernardo": "Estamos com o mesmo problema... E não sabemos como o resolver... O subdirector da minha escola ficou em contactar amanhã como outras escolas para ver que solução estavam a encontrar... Ou bem que há horas extraordinárias, e não sei se se pode quando o professor tem redução por antiguidade, ou bem que faltam e não há nada para dar em troca, a não ser algumas horas de Estudo Acompanhado, que não chegam para todos, isso sem falar nos horários em que ou falta uma hora... E... ainda não chegámos ao 3º ciclo... onde não mesmo nada em troca para atribuir... Andámos desesperados..."

Assim, está lançada a discussão para eventuais propostas que permitam os acertos, na falta de informações e esclarecimentos adicionais por quem de direito.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Constituição de Turmas 2011/2012

O ofício-circular 05/11 (DREN) relativo à constituição da turmas para o ano lectivo 2011/2012 foi disponibilizado no dia 15 deste mês, mas só agora é que começou a ser mais amplamente divulgado (tendo esta divulgação começado no blogue do Arlindo).

Nota: O ofício em questão tenta sintetizar as normas a observar na constituição das turmas, tendo como base o Despacho n.º 14 026/2007, de 3 de Julho, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 13 170/2009, de 4 de Junho e Despacho n.º 6 258/2011, de 11 de Abril.

Para quem é desconhecedor destes despachos, o melhor mesmo é ler o "ofício-resumo". No entanto, vou facilitar a vida aos mais atarefados, colocando aqui algumas das principais orientações no que concerne à constituição de turmas. Por proximidade e interesse pessoal, apenas irei focar aspectos relativos ao 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Assim:

Discussão e votação das propostas de suspensão do actual modelo de ADD marcada para 27 de Julho

Para quem ainda não sabe, a discussão e votação das propostas de suspensão do actual modelo de ADD, encontra-se agendada para o próximo dia 27 de Julho (4.ª feira)... Relativamente a este assunto, já me pronunciei q.b., pelo que dificilmente voltarei a ele. Agora é só esperar para ver o que acontece. Cliquem na imagem para acederem ao sítio do Parlamento.


Uma boa semana...

... de trabalho. O som que segue é o último single dos Within Tempation que merece ser ouvido por quem gosta de "metal sinfónico" (como eu).

Música dos "Within Temptation" - (Tema: Sinéad).

Para reflectir...

A discussão acerca da eventual redução de horários dos professores para o ano lectivo 2011/2012, a suspensão do modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e as micro-alterações na organização curricular do 3.º ciclo, são temas quentes na blogosfera.

Todos têm opiniões acerca destes temas... Uns defendem-nas com mais garra que outros, utilizando argumentos de natureza diversa. A discussão na blogosfera docente é bastante importante para que estes temas não caiam no esquecimento. No entanto, as discussões deveriam basear-se mais nas declarações de Nuno Crato que nas opiniões dos bloggers

Vejamos as últimas notícias resultantes das declarações de Nuno Crato a 15 de Julho:

1) "Mas para além do reajustamento da carga horária, o Ministro vai proceder a alterações curriculares no português e na matemática, mas apenas no ano letivo de 2012/2013, dado já não haver tempo para serem aplicadas em Setembro." (TV Ciência Online)

2) "«Nós não estamos a reformular este modelo, não estamos a fazer ajustes a este modelo, estamos a fazer um novo modelo de avaliação de professores, é bom que isso fique claro, há uma reforma completa no modelo de avaliação de professores», (...) «é nisso que estamos a trabalhar, temos uma série de princípios gerais e muitas ideias concretas, mas não queremos anunciar nada antes de termos tudo isto bem testado, com uma serie de agentes educativos». De entre outras medidas anunciadas, Nuno Crato refere que se dará «mais liberdade às escolas para organizarem os tempos letivos e os horários, o que aumenta a sua autonomia» e «introduzem-se Provas Finais de Ciclo no 6.º ano de escolaridade a Língua Portuguesa e a Matemática, permitindo uma avaliação externa nesta fase crucial do percurso escolar dos alunos»." (TV Ciência Online)

3) "Em relação à mobilidade dos professores «serão feitos todos os esforços para que os professores em mobilidade regressem às escolas. A mobilidade passará a obedecer a critérios mais estritos e a quantidade de professores destacados será grandemente reduzida», afirma o Ministro da Educação e Ciência." (TV Ciência Online)

4) "Ainda com grande parte dos dossiês por avaliar, Nuno Crato anunciou ontem que no próximo ano fecharão 266 escolas do 1.o ciclo com menos de 21 alunos do total de 600 que tinham o encerramento previsto. O ministro sublinhou que a opção foi encerrar apenas aquelas em que a transferência dos alunos para os centros escolares já era clara. Quanto aos professores destas escolas, Crato disse que as situações serão avaliadas "caso a caso", garantindo que o objectivo é integrá-los nas escolas que permanecem em funcionamento. Já sobre a agregação das escolas em grandes agrupamentos o ministro sublinhou que o processo fica para já suspenso, à excepção dos casos onde "há acordo das mesmas e das respectivas autarquias"." (Jornal i)

Todos sabemos que aquilo que aconteceu em termos de organização curricular apenas constituiu uma alteração de "pormenor" (que terão as suas implicações, tal como já referi aqui) e que o novo modelo de ADD apenas verá a "luz do dia" no próximo ano lectivo. No entanto, têm surgido várias notícias que vão no sentido da diminuição de horários para professores. Esta diminuição está bem patente nas declarações de Nuno Crato assim como no despacho da organização do ano lectivo 2011/2012. A redução do crédito horário das escolas e da mobilidade dos professores em muito contribuirá para isso...

E se a redução da mobilidade implicará o regresso à escola de vários professores, mas é algo imprevisível, o cálculo relativo de horários a nível da escola/agrupamento já não será bem assim. Vão fazendo as contas para não serem apanhados de surpresa.

O primeiro encontro entre Mário Nogueira e Nuno Crato


Comentário: Os temas em cima da mesa serão: as alterações curriculares, a reorganização da rede escolar, a Avaliação de Desempenho Docente, os horários dos docentes e as condições de trabalho nas escolas. Mário Nogueira irá medir a pressão arterial a Nuno Crato, no entanto, parece-me que nada de muito relevante irá ocorrer. A reunião está marcada para as 17 horas de hoje...

Nova organização curricular para o ensino básico - comparação das matrizes do 2.º e 3.º ciclos


Comentário: O colegas do blogue Ad Duo disponibilizaram duas tabelas comparativas (2.º e 3.º ciclos relativamente ao modelo actual e àquele que irá ser implementado no ano lectivo 2011/2012) que merecem toda a nossa atenção, principalmente quando estamos numa altura de contabilização de horários de professores e organização de um novo ano lectivo. 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A (grande) redução de horários é possível (e provável)...

Fartinho de ouvir e (sobretudo) ler que estas alterações curriculares não vão causar grandes alterações no número total de horários, passo a fazer algumas questões e a dar as respectivas respostas (ao melhor estilo "maluquinho" sob o efeito de drogas). São pequenas questões que mereceriam um  raciocínio mais complexo, no entanto, não quero abreviar trabalho para outros. Assim:

1 - Com base na tabela da nova organização curricular consegues calcular o número de turmas que necessitas para ter um horário completo (22h)?

R: Claro que sim. Deixa cá buscar a máquina de calcular. No meu grupo de recrutamento (520) são 4h para o 7.º, 4h para o 8.º e 5h para o 9.º. Se tiver 2 turmas de 7.º e três turmas de 8.º fico com 20h. 20h? Ui... isso não pode ser. Pois não...

2 - Chegaste à conclusão que não consegues chegar às 22h só com turmas? Foi? Então como fazer para completar horários?

R: Posso completar horários acrescentando outra turma ou dando uma direcção de turma (com Formação Cívica mais o cargo de Director de Turma). Está feito.

3 - Em ambos os casos sabes o que acontece?

R: Horas extraordinárias! Mas isso até é bom...

4 - Será mesmo bom? Vejamos... As horas extraordinárias são "mal" pagas. Mas... e ao serem distribuídas o que acontecerá ao número total de horários?

R: Irão diminuir, pois as horas extraordinárias serão distribuídas por vários colegas da escola. 



Pois é, meus caros colegas. O que escrevi acima é "conversa de maluco" mas serve para demonstrar que a redução do crédito horário das escolas e a eliminação de Área de Projecto e Estudo Acompanhado (que serviam para fazer "acertos") poderão contribuir para reduzir bastante o número de horários. A meta da redução orçamental será cumprida de uma maneira ou de outra. É que ao distribuírem essa horas extraordinárias (mal pagas) pelos docentes, vão cortando nos horários. Mesmo os colegas de Português e Matemática não irão "ganhar" assim tantos horários, pois os múltiplos de 5 são tramados (sem falar de cargos ou outros "reforços", pensem... ou dá 20h ou dá 25h).

Escrito isto... Tentem não me dar na cabeça e entender que é um raciocínio possível. Não acontecendo, melhor. Mas não vejo outra forma de arredondamento suficientemente globalizante. E vejam o que acontece. 2 horas extraordinárias aqui, 3 horas extraordinárias acolá... esfumam-se vários horários completos.

Sobra uma última questão à qual eu não vou dar resposta: Será que este "pormenor" malvado foi pensado pelo Governo? O que é que vocês acham?

Pequeno esclarecimento

Colegas, como devem compreender existem certas questões a que me recuso dar resposta depois de já o ter feito aqui no blogue (nomeadamente através da colocação de posts) inúmeras vezes. Existem temas que foram tão explorados e explicados que ultrapassam a dezena de posts... Mesmo na "Sala de Profs" (vejam na barra de links superior) existem colegas que continuam a colocar questões mesmo após eu indicar possíveis links para posts que explicam a situação. Peço desculpa, mas não há "santo que resista".


Obviamente que não têm de consultar este blogue todos os dias para se manterem minimamente actualizados. Poucos terão tempo para isso... No entanto, relembro os colegas que existe uma "ferramenta" neste blogue (praticamente desde a sua criação) que é de enorme utilidade (e que eu próprio utilizo, pois este espaço virtual é a minha "enciclopédia") e que é o motor de pesquisa da Google específico para este blogue (vejam imagem ao lado).

A sua utilização é de uma simplicidade extrema. Apenas têm de introduzir as palavras-chave do tema que querem explorar, clicar no círculo à esquerda de "profslusos.blogspot.com" (por defeito, a opção encontra-se seleccionada em "Web") e posteriormente em "Pesquisar". Abrir-se-á uma nova janela com links para todos os posts deste blogue acerca do tema.

Pode acontecer que o tema em questão nunca tenha sido abordado... Se for essa a situação, terei todo o gosto em analisar e tentar responder (eventualmente com a colocação de um novo post), caso contrário, da minha parte terão um mais que provável silêncio ou um eventual reencaminhamento para um post.

Espero que compreendam...

Resultados dos Exames Nacionais 2011 - 1ª Fase, por disciplina

Se clicarem na imagem abaixo, terão acesso aos resultados de todas as disciplinas do ensino secundário sujeitas a exame.


Agora uma pequena leitura relativa às disciplinas com maior número de alunos nos exames:

- A Português (639) quer a média total que a interna desceram relativamente a 2010 assim como a percentagem de reprovação.

- A Biologia e Geologia (702) quer a média total quer a interna subiram relativamente a 2010 tendo a percentagem de reprovação diminuído.

- A Matemática A (635) quer a média total que a interna desceram relativamente a 2010 assim como a percentagem de reprovação (atingiu os 20%).

- A Física e Química A (715) - A Biologia e Geologia (702) quer a média total quer a interna subiram relativamente a 2010 tendo a percentagem de reprovação diminuído.

Se relativamente a Matemática A e a Português não me posso pronunciar, já no que concerne a Biologia e Geologia parece-me que a melhoria das médias e da % de reprovação se ficou a dever a um exame nacional melhor estruturado (em comparação com os de 2010). No que concerne a Física e Química A, a colega desta área que vive aqui em casa também acha  que o grau de dificuldade foi menor em comparação a 2010.

Peço desculpa...

... antecipadamente. Mal saia à rua, já sei que vou levar "porrada" pela opção musical, mas depois de ter acesso à nova organização do currículo do ensino básico só me consegui lembrar desta música. Amor por Matemática... Amor por Português... Eh eh eh. 

Música de "Emanuel" - (Tema: O ritmo do amor).

As alterações na organização Curricular do Ensino Básico (3.º Ciclo)

Apenas irei analisar as alterações na matriz curricular do 3.º ciclo... Se tiver tempo ainda verei as do 1.º e 2.º ciclo. Assim:

a) Língua Portuguesa - sofre um reforço de 45 minutos em todos os anos deste ciclo;

b) Línguas Estrangeiras - mantêm-se sem qualquer alteração;

c) Ciências Humanas e Sociais - mantêm-se sem qualquer alteração;

d) Matemática - sofre um reforço de 45 minutos em todos os anos deste ciclo;

e) Ciências Físicas e Naturaismantêm-se sem qualquer alteração;

f) Educação Artísticamantém-se sem qualquer alteração;
Nota - na redacção da alínea que define outra disciplina (oferta de escola) ocorreu uma alteração. Passou de "A escola deve oferecer outras disciplinas da área da Educação Artística (Educação Musical, Teatro, Dança, etc.)" para "A escola poderá oferecer outra disciplina da área da Educação Artística (Educação Musical, Teatro, Dança, etc.) se, no seu quadro docente, existirem professores para a sua docência".

g) Educação Tecnológicamantém-se sem qualquer alteração;

h) Educação Físicamantém-se sem qualquer alteração;

i) Área de projecto - desaparece da matriz;

j) Estudo acompanhado - desaparece da matriz;

k) Formação cívica - mantém-se sem qualquer alteração;

l) Formação Pessoal e Social a decidir pela escola - sofre um acréscimo de 45 minutos em todos os anos deste ciclo.
Nota - Esta oferta de escola passa a ter uma alínea com a seguinte redacção: "Carga horária a distribuir pelas disciplinas de Língua Portuguesa ou de Matemática ou a ser utilizada para actividades de acompanhamento e estudo, de acordo com a opção da escola".

Para as equipas de elaboração de horários (actualização)

No dia 12 de Julho coloquei aqui, os 3 documentos que todas as equipas de elaboração de horários deveriam possuir. Agora com a publicitação da nova matriz curricular do ensino básico, o Decreto-Lei n.º6/2001 terá de ser substituído. Assim, os documentos a ter em conta para a elaboração de horários a partir de 15 de Julho de 2011, são:


- Decreto-Lei n.º 50/2011, de 8 de Abril - para o ensino secundário;

Despacho n.º 5328/2011, de 28 de Março - estabelece regras e princípios orientadores a observar -para o ano lectivo 2011/2012 - na organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente.


Um bom trabalho para os colegas que se encontram nestas equipas...

Nova organização curricular do ensino básico

O Ministério da Educação disponibilizou (ontem à noite) no seu sítio da internet, a nova matriz curricular do ensino básico. Para acederem à mesma, cliquem na imagem:

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O vil centralismo...

Depois de ler os "manuais" de Avaliação do Desempenho Docente de algumas escolas / agrupamentos, concluo que um dos principais problemas no meio de todo o processo vs modelo de avaliação somos mesmo nós. Nós, os professores em geral e em particular aqueles que fazem parte de várias estruturas da escola (nomeadamente o CCAD, o Conselho Pedagógico e a Direcção) e que optam por complicar o que já por si é de extrema complexidade. É inacreditável os acréscimos feitos à legislação... a grande parte deles, completamente desnecessários e que terão um qualquer objectivo mais profundo.

 Já assumi neste blogue que tenho muito receio de um acréscimo de autonomia nas escolas... Sem o "vil" e "odiado" (pelo menos para alguns) centralismo  poderemos cair num ainda maior acréscimo de desigualdades que (quase) ninguém poderá parar, pura e simplesmente porque todo o poder estará nas mãos de quem define as regras localmente. Se com a autonomia a "meia haste" já acontecem "enormidades" (o que está a acontecer na ADD é disso um exemplo... poderia também abordar as contratações de escola) até tenho receio de imaginar o que será uma autonomia total... E nem falo noutros campos de influência de poder local (ao nível de escola / agrupamento) para não facilitar sensações orgásmicas de quem anseia por mais poder ou cargo.

A existir acréscimo de autonomia (já anunciada por Nuno Crato) a mesma terá de ser feita com muita cautela... Mesmo muita.

Vaga de trabalho numa IPSS na Trofa

Recebi uma mensagem de correio electrónico cujo conteúdo poderá ser interessante para alguns colegas... Embora a mesma já tenha alguns dias (recebo dezenas de emails com informações e pedidos de ajuda a um ritmo quase diário) a vaga de trabalho em questão ainda estará aberta. A colega que me fez chegar a informação, deixou também o contacto, que coloco abaixo para quem quiser saber mais informações.

Assim, passo a transcrever parte do email recebido (com a devida autorização da colega):

"(...) estou há 2 anos destacada numa IPSS na Trofa (deficiência mental). (...) a minha instituição vai ficar sem ninguém :(, pois não conhece ninguém para me substituir. Devido à situação actual, a associação tb não sabe se o ministério vai cortar com este destacamentos. Seja como for, costuma ser em meados de Julho (o ano passado foi a 19).

(...) existe uma vaga para destacamente nessa instituição na Trofa. Qualquer professor de qualquer grupo de docência (mesmo sem habilitação em educação especial) (...) se pode candidatar. Só tem que ser efectivo (QE/QZP) penso que há mais de 5 anos. Mais nada.

É um processo muito simples. A associação (IPSS) propõe um docente, o docente aceita, a escola autoriza. Tudo via electrónica. Está feito. É uma situação ideal para quem está efectivo longe de casa e que queira voltar para a zona Norte. Os colegas não têm nada a perder se tentarem.(...)"

O email da colega em questão é o que se segue: nmrfumega@hotmail.com