E termina (neste blogue), com um grande tema dos Fingertips, que vale a pena ouvir. Há muito merecia um vídeo. Concordo plenamente com a letra da música. Aliás, é um dos meus lemas de vida...
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Candidatura a DACL.
Inicia hoje (31 de Julho) a candidatura a Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL). Não se esqueçam que a mesma termina às 18 horas de 6 de Agosto (5.ª feira). Foram publicitadas no sítio da DGRHE, uma nota informativa e um manual de instruções.
Na primeira (Nota Informativa), pode verificar-se que quer os colegas QA/QE, como os colegas QZP, têm de indicar a componente lectiva a que estão obrigados nos termos dos artigos 77.º e 79.º do ECD. Procedimento similar ao já verificado nos concursos de DCE e DAR.
No segundo documento (Manual de Instruções), são referidos alguns elementos relevantes, dos quais destaco 2:
1. No campo relativo à "Componente Lectiva nos termos dos art. 77.º e 79.º do ECD", os colegas deverão indicar qual é a sua componente lectiva, seleccionando uma das opções: 12, 14, 16, 18, 20, 22, 25 horas semanais. Os colegas dos grupos de recrutamento 100, 110, apenas podem seleccionar as 25 horas.
2. É também visível a existência de 2 campos de preenchimentos para preferências:
2.1. O primeiro campo é relativo à manifestação de preferências de acordo com o n.º1, do artigo 43.º, do Decreto-Lei 51/2009. Neste campo, os colegas podem individualizar por ordem decrescente de prioridade, códigos de agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas, num máximo de 100, códigos de concelhos, num máximo de 50 e códigos de quadro de zona pedagógica, num máximo de 23, podendo alternar ou conjugar as suas preferências. Nada é referido relativamente à obrigatoriedade de manifestar em primeiro lugar preferências pelo QZP de origem, ou mesmo manifestar preferências do QZP de origem. Por via das dúvidas, irei colocar o meu QZP, no entanto, e como já referi, tal não é obrigatório.
2.2. O segundo campo é relativo ao n.º4, do artigo 43.º, do Decreto-Lei 51/2009 (o "tal" do Anexo VII): Aqui, os colegas dos quadros de zona pedagógica devem, além dos códigos referidos no artigo 12.º, manifestar preferências pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica, de entre os identificados no anexo VII do aviso de abertura do concurso, para o respectivo grupo de recrutamento. A aplicação mostra todos os códigos de QZP’s válidos para o seu grupo de recrutamento, apenas poderá candidatar-se a esses. Atenção que o preenchimento deste campo é opcional.
Para terminar, e para quem quiser aceder à aplicação, basta clicar aqui.
Na primeira (Nota Informativa), pode verificar-se que quer os colegas QA/QE, como os colegas QZP, têm de indicar a componente lectiva a que estão obrigados nos termos dos artigos 77.º e 79.º do ECD. Procedimento similar ao já verificado nos concursos de DCE e DAR.
No segundo documento (Manual de Instruções), são referidos alguns elementos relevantes, dos quais destaco 2:
1. No campo relativo à "Componente Lectiva nos termos dos art. 77.º e 79.º do ECD", os colegas deverão indicar qual é a sua componente lectiva, seleccionando uma das opções: 12, 14, 16, 18, 20, 22, 25 horas semanais. Os colegas dos grupos de recrutamento 100, 110, apenas podem seleccionar as 25 horas.
2. É também visível a existência de 2 campos de preenchimentos para preferências:
2.1. O primeiro campo é relativo à manifestação de preferências de acordo com o n.º1, do artigo 43.º, do Decreto-Lei 51/2009. Neste campo, os colegas podem individualizar por ordem decrescente de prioridade, códigos de agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas, num máximo de 100, códigos de concelhos, num máximo de 50 e códigos de quadro de zona pedagógica, num máximo de 23, podendo alternar ou conjugar as suas preferências. Nada é referido relativamente à obrigatoriedade de manifestar em primeiro lugar preferências pelo QZP de origem, ou mesmo manifestar preferências do QZP de origem. Por via das dúvidas, irei colocar o meu QZP, no entanto, e como já referi, tal não é obrigatório.
2.2. O segundo campo é relativo ao n.º4, do artigo 43.º, do Decreto-Lei 51/2009 (o "tal" do Anexo VII): Aqui, os colegas dos quadros de zona pedagógica devem, além dos códigos referidos no artigo 12.º, manifestar preferências pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica, de entre os identificados no anexo VII do aviso de abertura do concurso, para o respectivo grupo de recrutamento. A aplicação mostra todos os códigos de QZP’s válidos para o seu grupo de recrutamento, apenas poderá candidatar-se a esses. Atenção que o preenchimento deste campo é opcional.
Para terminar, e para quem quiser aceder à aplicação, basta clicar aqui.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
A «inflação careca»...
Comentário: O início do artigo do Correio da Manhã é claro: "O Governo incluiu mais de 100 mil professores nos funcionários públicos avaliados em 2008, inflacionando os números: só em Dezembro ficará concluído o ciclo avaliativo e o ‘Simplex’ que definiu as regras da avaliação docente só foi publicado em Janeiro." E nem será necessário, fazer muitos mais comentários... Basta continuar a ler o artigo: "Na segunda-feira, o primeiro-ministro foi confrontado numa conferência de bloggers com os números anunciados pelo seu Governo e respondeu assim. 'Esses dados... isso não pode ser. Não posso responder a algo que não conheço', afirmou. José Sócrates lembrou depois que os dados revelados pelo executivo diziam respeito ao Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP), o qual não se aplica aos professores. Mas a verdade é que os professores foram incluídos nos números. O primeiro-ministro revelou ainda 'números fresquinhos'. 'Dos 150 mil professores em avaliação, 60 mil estão em processo final e 18 mil já tiveram nota. Até Dezembro serão avaliados os restantes', disse Sócrates.".
Por último, leiam estes posts do Paulo (aqui, ali e acolá), para me melhor se situarem no «esquema». Ainda bem que não andamos todos a olhar para o lado...
Por último, leiam estes posts do Paulo (aqui, ali e acolá), para me melhor se situarem no «esquema». Ainda bem que não andamos todos a olhar para o lado...
Tema(s):
Avaliação,
Nacional,
Professores
A «debandada» continua...
Comentário: Este é o número de reformas entre Setembro de 2008 e Julho de 2009. 5100 colegas! Um aumento de 35% relativamente ao ano lectivo anterior... Nem quero pensar em 3 anos de reformas. Os números deverão ser estrondosos. E no final disto tudo, apenas se registaram 412 entradas, em quadros de agrupamento/escola não agrupada. No outro lado da moeda, temos milhares de vagas de QZP eliminadas e milhares de colegas reformados. Uma balança claramente desiquilibrada... Manutenção da situação precária da esmagadora maioria dos colegas contratados e simulação de excedentários (no que concerne aos colegas QZP sem colocação), são situações que deverão ser ponderadas aquando das eleições legislativas. Não se deixem enganar por colocações próximas de casa e pelo número de horários que irão surgir nesta segunda fase concursal.
Tema(s):
Nacional,
Professores,
Sindicatos
Esclarecimento de dúvidas relativas a DACL (parte II).
Existem várias questões relativamente ao concurso DACL, que merecem ser respondidas, no entanto, não posso responder àquelas que não encontram resposta em lei.
Relativamente às implicações do concurso DACL, nas restantes tipologias concursais (DCE, DAR e Contratação), vejamos algumas considerações:
a) Como todos sabemos, a ordenação para esta fase consiste na seguinte sequência: 1.º - DACL, 2.º - DCE, 3.º - DAR e 4.º - Contratação.
b) Por este motivo, e para este concurso, os colegas mais «beneficiados» serão os colegas dos quadros de zona pedagógica que não obtiveram colocação e os colegas dos quadros de agrupamento / quadros de escola não agrupada sem componente lectiva (que serão «obrigados» a concorrer a DACL). Como serão os primeiros a ser colocados, decerto ficarão mais próximo de casa...
Declaração de interesses: Sou QZP não colocado na 1.ª fase, e irei concorrer a DACL.
c) Considero assim, que esta segunda fase concursal, irá contribuir para enormes injustiças, no que diz respeito a alguns colegas que concorrem a DCE. Não acho de todo correcto que um colega com um problema grave de saúde seja ultrapassado desta forma, em termos de prioridade. Esta situação já deveria ter sido alvo de reparo pelos sindicatos. Obviamente que coloquei que a injustiça, será para alguns, pois como sabemos nem todas as situações de DCE são «transparentes»...
d) Relativamente ao Anexo VII, parece-me que o mesmo não terá surgido por mero acaso. Vejamos o título deste anexo: "Identificação dos Quadros de Zona Pedagógica, por grupo de recrutamento, para onde os professores de QZP poderão manifestar preferências para colocação em necessidades transitórias". Uns QZP´s estão seleccionados para determinados grupos de recrutamento e outros não... Estranho, não é? Poderá não ser, se considerarmos que a maioria dos QZP´s seleccionados no anexo VII, são aqueles onde costumam existir o maior n.º de colegas contratados com horários completos, por grupo de recrutamento. O que poderá isto significar? Bem... Poderá significar que, muitos daqueles colegas contratados que conseguiam horário completo bem próximo de «casa», serão «empurrados» para mais longe e/ou com menos horas (Atenção que esta situação não será igual para todos os grupos de recrutamento). Objectivo? Simples... Um QZP «ganha» sempre o mesmo (independentemente da sua componente lectiva), enquanto um contratado, não. Outras conclusões poderiam ser retiradas relativamente à situação dos contratados com este anexo VII, no entanto, não as irei fazer pois considero-as bastante desmotivantes.
e) Se juntarmos o reduzidíssimo número de novas entradas em quadros (417), o número de colegas QZP por colocar (cerca de 12 000), a prioridade dada aos colegas que concorrem a DACL e o anexo VII, poderemos concluir que os objectivos do Governo são claros. Só para citar dois: «apontar» excedentários onde eles não existem e reduzir o número de horários completos ocupados com colegas contratados. Objectivos economicistas, que trarão graves consequências a curto e médio prazo...
Bem sei que as considerações que fiz acima, são pessimistas, no entanto, prefiro traçar um cenário um pouco mais «negro», em vez de acreditar que o «tsunami» de horários que agora vai aparecer, irá resolver tudo. Os muitos horários que poderão aparecer nesta fase, não deverão servir de argumento para nos esquecermos de tudo o que este governo tem feito contra os professores. Estes horários, não irão eliminar a precariedade dos docentes contratados, nem deixar os colegas QZP´s sem componente lectiva, descansados...
Relativamente às implicações do concurso DACL, nas restantes tipologias concursais (DCE, DAR e Contratação), vejamos algumas considerações:
a) Como todos sabemos, a ordenação para esta fase consiste na seguinte sequência: 1.º - DACL, 2.º - DCE, 3.º - DAR e 4.º - Contratação.
b) Por este motivo, e para este concurso, os colegas mais «beneficiados» serão os colegas dos quadros de zona pedagógica que não obtiveram colocação e os colegas dos quadros de agrupamento / quadros de escola não agrupada sem componente lectiva (que serão «obrigados» a concorrer a DACL). Como serão os primeiros a ser colocados, decerto ficarão mais próximo de casa...
Declaração de interesses: Sou QZP não colocado na 1.ª fase, e irei concorrer a DACL.
c) Considero assim, que esta segunda fase concursal, irá contribuir para enormes injustiças, no que diz respeito a alguns colegas que concorrem a DCE. Não acho de todo correcto que um colega com um problema grave de saúde seja ultrapassado desta forma, em termos de prioridade. Esta situação já deveria ter sido alvo de reparo pelos sindicatos. Obviamente que coloquei que a injustiça, será para alguns, pois como sabemos nem todas as situações de DCE são «transparentes»...
d) Relativamente ao Anexo VII, parece-me que o mesmo não terá surgido por mero acaso. Vejamos o título deste anexo: "Identificação dos Quadros de Zona Pedagógica, por grupo de recrutamento, para onde os professores de QZP poderão manifestar preferências para colocação em necessidades transitórias". Uns QZP´s estão seleccionados para determinados grupos de recrutamento e outros não... Estranho, não é? Poderá não ser, se considerarmos que a maioria dos QZP´s seleccionados no anexo VII, são aqueles onde costumam existir o maior n.º de colegas contratados com horários completos, por grupo de recrutamento. O que poderá isto significar? Bem... Poderá significar que, muitos daqueles colegas contratados que conseguiam horário completo bem próximo de «casa», serão «empurrados» para mais longe e/ou com menos horas (Atenção que esta situação não será igual para todos os grupos de recrutamento). Objectivo? Simples... Um QZP «ganha» sempre o mesmo (independentemente da sua componente lectiva), enquanto um contratado, não. Outras conclusões poderiam ser retiradas relativamente à situação dos contratados com este anexo VII, no entanto, não as irei fazer pois considero-as bastante desmotivantes.
e) Se juntarmos o reduzidíssimo número de novas entradas em quadros (417), o número de colegas QZP por colocar (cerca de 12 000), a prioridade dada aos colegas que concorrem a DACL e o anexo VII, poderemos concluir que os objectivos do Governo são claros. Só para citar dois: «apontar» excedentários onde eles não existem e reduzir o número de horários completos ocupados com colegas contratados. Objectivos economicistas, que trarão graves consequências a curto e médio prazo...
Bem sei que as considerações que fiz acima, são pessimistas, no entanto, prefiro traçar um cenário um pouco mais «negro», em vez de acreditar que o «tsunami» de horários que agora vai aparecer, irá resolver tudo. Os muitos horários que poderão aparecer nesta fase, não deverão servir de argumento para nos esquecermos de tudo o que este governo tem feito contra os professores. Estes horários, não irão eliminar a precariedade dos docentes contratados, nem deixar os colegas QZP´s sem componente lectiva, descansados...
Tema(s):
Concursos,
Contratados,
Professores,
QE,
QZP´s
terça-feira, 28 de julho de 2009
Esclarecimento de dúvidas relativas a DACL (parte I).
Muito se tem falado e escrito sobre o Destacamento por Ausência de Componente Lectiva (DACL). Muito do que tenho lido, está errado e não encontra qualquer fundamento na legislação. Em primeiro lugar, vamos ver se nos situamos, em termos de legislação. O concurso a DACL é regido pelo Decreto-Lei n.º51/2009 (obviamente que também será relevante ler o Aviso de Abertura).
Assim, e no que concerne ao DACL, devem ser lidos atentamente os artigos 42.º e 43.º do Decreto-Lei, anteriormente referido. Refiro ainda que já há muito esclareci algumas dúvidas que por aqui têm vindo a ser colocadas. Leiam estes posts: 1 (19 de Março) e 2 (23 de Março).
Vou colocar 2 posts com esclarecimentos: O primeiro, relacionado com o procedimento concursal (este que vocês estão agora a ler), e o segundo, onde constarão algumas considerações e implicações deste concurso (DACL) nas restantes tipologias concursais (se tiver tempo, irei disponibilizá-lo amanhã). Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas, sobre aquilo que vou redigir de seguida, como tal, não irei andar a rebater ou fundamentar o que quer que seja, com os colegas que não acreditem. Nesta situação, apenas irei discutir legislação e não rumores...
1 - Como concorrer ao DACL?
Devem ser considerados dois tipos de colegas: Os colegas dos Quadros de Agrupamento / Escola não agrupada e os colegas dos Quadros de Zona Pedagógica.
a) Os colegas QA/QEna podem indicar as suas preferências, de acordo com o disposto no artigo 12.º. Na ausência de horários nas preferências manifestadas, a colocação destes docentes efectua-se para a área do concelho do lugar de origem ou de colocação (atenção que existem situações particulares para os colegas dos quadros dos concelhos de Lisboa e Porto).
b) Os colegas QZP não colocados no concurso interno devem, além dos códigos referidos no artigo 12.º (para quem não se lembra: 100 códigos - no máximo - de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, 50 códigos - no máximo - de concelhos, e códigos do âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica), manifestar preferências pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica, de entre os identificados no aviso de abertura do concurso (anexo VII), para o respectivo grupo de recrutamento.
Dito de outra forma, manifestam as preferências da mesma forma (ou similar) que para o concurso interno, devendo colocar um dos QZP que constam do anexo VII do Aviso de Abertura. Bem sei que o Aviso de Abertura utiliza a expressão "podem" e o Decreto-Lei utiliza a expressão "devem", quando se referem à manifestação de preferências por um dos QZP´s do anexo, no entanto, pensem no que vão ler à frente (ponto 3), e tirem as vossas próprias conclusões...
Nota adicional: Por aquilo que me contaram, irá surgir na aplicação informática para DACL, uma questão relativa à disponibilidade concursal para um dos QZP´s do anexo VII do Aviso de Abertura. Nesse ponto, presumo que terão de colocar "sim" ou "não". Se "sim", deverão surgir depois, opções de QZP´s (dentro daqueles referenciados no anexo) para vocês seleccionarem pelo menos um.
2 - É obrigatório colocar em primeiro lugar, preferências dentro do QZP a que pertenço?
Não. Nada disso é referido na actual legislação. Quem afirma isto não leu a legislação em vigor, ou então, interessa-lhe confundir os colegas.
3 - Existem consequências se não colocar um dos QZP´s do anexo VII do Aviso de Abertura?
Existem... Os colegas QZP, que não tenham indicado preferência pelo âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica (do anexo VII do Aviso de Abertura), e não obtenham colocação até 31 de Dezembro, passam a integrar uma lista nominativa. Os docentes que integram a lista nominativa são remunerados e colocados administrativamente pela Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação no desempenho de funções docentes, lectivas ou não lectivas no âmbito do quadro de zona pedagógica a que pertencem.
4 - O que irá acontecer a um colega QZP, que não obteve colocação em DACL, mas que manifestou preferências para outro QZP (dos referidos no anexo VII do Aviso de Abertura)?
Irá integrar a bolsa de recrutamento, que servirá para satisfazer as necessidades transitórias dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não agrupadas (leiam o artigo 58.º-A, do Decreto-Lei n.º51/2009). Os docentes dos quadros que estejam integrados na bolsa de recrutamento, e que sejam colocados entretanto, e que regressem novamente à mesma (por cessar a necessidade transitória), mantêm-se até nova colocação, no agrupamento de escolas ou escola não agrupada da última colocação. De salientar, que a colocação de candidatos dos quadros através da bolsa de recrutamento, se mantém ao longo do ano lectivo. Relativamente ao mecanismo de colocação dos colegas nesta bolsa, deixo-vos com alguns pormenores:
- A aplicação informática electrónica selecciona o candidato respeitando a ordenação do artigo 38.º-A e as preferências manifestadas nos termos do Decreto-Lei n.º 51/2009.
- No âmbito do procedimento acima referido, considera-se que as preferências manifestadas pelos candidatos nos termos do artigo 12.º estão em igual prioridade para efeitos de colocação.
Nota: Aconselho a leitura deste post, do Blog DeAr Lindo.
Assim, e no que concerne ao DACL, devem ser lidos atentamente os artigos 42.º e 43.º do Decreto-Lei, anteriormente referido. Refiro ainda que já há muito esclareci algumas dúvidas que por aqui têm vindo a ser colocadas. Leiam estes posts: 1 (19 de Março) e 2 (23 de Março).
Vou colocar 2 posts com esclarecimentos: O primeiro, relacionado com o procedimento concursal (este que vocês estão agora a ler), e o segundo, onde constarão algumas considerações e implicações deste concurso (DACL) nas restantes tipologias concursais (se tiver tempo, irei disponibilizá-lo amanhã). Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas, sobre aquilo que vou redigir de seguida, como tal, não irei andar a rebater ou fundamentar o que quer que seja, com os colegas que não acreditem. Nesta situação, apenas irei discutir legislação e não rumores...
1 - Como concorrer ao DACL?
Devem ser considerados dois tipos de colegas: Os colegas dos Quadros de Agrupamento / Escola não agrupada e os colegas dos Quadros de Zona Pedagógica.
a) Os colegas QA/QEna podem indicar as suas preferências, de acordo com o disposto no artigo 12.º. Na ausência de horários nas preferências manifestadas, a colocação destes docentes efectua-se para a área do concelho do lugar de origem ou de colocação (atenção que existem situações particulares para os colegas dos quadros dos concelhos de Lisboa e Porto).
b) Os colegas QZP não colocados no concurso interno devem, além dos códigos referidos no artigo 12.º (para quem não se lembra: 100 códigos - no máximo - de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, 50 códigos - no máximo - de concelhos, e códigos do âmbito geográfico dos quadros de zona pedagógica), manifestar preferências pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica, de entre os identificados no aviso de abertura do concurso (anexo VII), para o respectivo grupo de recrutamento.
Dito de outra forma, manifestam as preferências da mesma forma (ou similar) que para o concurso interno, devendo colocar um dos QZP que constam do anexo VII do Aviso de Abertura. Bem sei que o Aviso de Abertura utiliza a expressão "podem" e o Decreto-Lei utiliza a expressão "devem", quando se referem à manifestação de preferências por um dos QZP´s do anexo, no entanto, pensem no que vão ler à frente (ponto 3), e tirem as vossas próprias conclusões...
Nota adicional: Por aquilo que me contaram, irá surgir na aplicação informática para DACL, uma questão relativa à disponibilidade concursal para um dos QZP´s do anexo VII do Aviso de Abertura. Nesse ponto, presumo que terão de colocar "sim" ou "não". Se "sim", deverão surgir depois, opções de QZP´s (dentro daqueles referenciados no anexo) para vocês seleccionarem pelo menos um.
2 - É obrigatório colocar em primeiro lugar, preferências dentro do QZP a que pertenço?
Não. Nada disso é referido na actual legislação. Quem afirma isto não leu a legislação em vigor, ou então, interessa-lhe confundir os colegas.
3 - Existem consequências se não colocar um dos QZP´s do anexo VII do Aviso de Abertura?
Existem... Os colegas QZP, que não tenham indicado preferência pelo âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica (do anexo VII do Aviso de Abertura), e não obtenham colocação até 31 de Dezembro, passam a integrar uma lista nominativa. Os docentes que integram a lista nominativa são remunerados e colocados administrativamente pela Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação no desempenho de funções docentes, lectivas ou não lectivas no âmbito do quadro de zona pedagógica a que pertencem.
4 - O que irá acontecer a um colega QZP, que não obteve colocação em DACL, mas que manifestou preferências para outro QZP (dos referidos no anexo VII do Aviso de Abertura)?
Irá integrar a bolsa de recrutamento, que servirá para satisfazer as necessidades transitórias dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não agrupadas (leiam o artigo 58.º-A, do Decreto-Lei n.º51/2009). Os docentes dos quadros que estejam integrados na bolsa de recrutamento, e que sejam colocados entretanto, e que regressem novamente à mesma (por cessar a necessidade transitória), mantêm-se até nova colocação, no agrupamento de escolas ou escola não agrupada da última colocação. De salientar, que a colocação de candidatos dos quadros através da bolsa de recrutamento, se mantém ao longo do ano lectivo. Relativamente ao mecanismo de colocação dos colegas nesta bolsa, deixo-vos com alguns pormenores:
- A aplicação informática electrónica selecciona o candidato respeitando a ordenação do artigo 38.º-A e as preferências manifestadas nos termos do Decreto-Lei n.º 51/2009.
- No âmbito do procedimento acima referido, considera-se que as preferências manifestadas pelos candidatos nos termos do artigo 12.º estão em igual prioridade para efeitos de colocação.
Nota: Aconselho a leitura deste post, do Blog DeAr Lindo.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Candidatura ao concurso de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) - Europa.
Iniciou hoje (27 de Julho), a fase de candidatura do concurso EPE - Europa. Recordo que esta fase decorrerá até às 18 horas de 31 de Julho. O link para os concursos EPE, é este. Boa sorte...
Tema(s):
Concursos,
Internacional,
Professores
Um bom início de semana...
Estou a preparar um post para os colegas que vão concorrer ao Destacamento por Ausência de Componente Lectiva (DACL). Como já constatei, que existem imensas dúvidas relativas a este tema, estou a demorar um pouco mais a concluir o mesmo, para que não seja alvo de interpretações dúbias...
Tema(s):
Vídeos
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Roteiro das Escolas.
Fica aqui um sítio (do Ministério da Educação) bastante relevante, que permite a pesquisa de escolas tendo como base 5 critérios: distrito, concelho, freguesia, natureza institucional (público ou privado) e nível de educação e ensino.
A «descoberta» é da colega Luísa, que fez o favor de partilhar a informação. O meu obrigado a ela.
Nota: O mapa que coloquei ao lado, é bastante bom. Se quiserem utilizá-lo, basta clicarem na imagem.
A «descoberta» é da colega Luísa, que fez o favor de partilhar a informação. O meu obrigado a ela.
Nota: O mapa que coloquei ao lado, é bastante bom. Se quiserem utilizá-lo, basta clicarem na imagem.
A tal nota de esclarecimento...
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
Manifestação de Preferências
Alguns candidatos têm manifestado a sua preocupação pelo facto de na manifestação de preferências de concursos anteriores poderem indicar para a mesma escola 8 opções, conjugando horários temporários e anuais com os diferentes intervalos de horários completos e incompletos.
A opção tomada este ano de indicarem 4 opções para a mesma escola possibilita que os candidatos indiquem um maior número de agrupamentos/escolas não agrupadas, sem introduzir qualquer prejuízo nas opções dos candidatos. Importa, no entanto, ter presente as regras a seguir na colocação.
1. As regras subjacentes à bolsa de recrutamento do presente ano são diferentes das referentes às colocações cíclicas dos anos anteriores.
2. Enquanto nos anos anteriores as escolas carregavam as suas necessidades na aplicação informática nas mesmas datas e a colocação era efectuada no mesmo momento (cíclica 1, 2, 3, etc.) no conjunto dos horários carregados, este ano os horários serão carregados pelas escolas na bolsa de recrutamento no momento em que surge a necessidade e, para efeitos de colocação, os horários são objecto de tratamento individual, conforme a data em que forem carregados.
3. Este procedimento permitirá uma colocação mais célere, já que quando surge a necessidade de um professor procede-se à imediata colocação de outro, sem ser necessário aguardar pela recolha dos horários de todas as escolas.
4. Na manifestação de preferências, após o código da escola, os docentes só precisam de indicar se pretendem ser colocados em horários anuais ou temporários e os intervalos de horários em que aceitam ser colocados.
5. Carregada a necessidade de horário pela escola, é colocado o docente mais graduado daquele grupo de recrutamento, que ainda não esteja colocado, e que tenha manifestado preferência por aquela escola e por aquele intervalo de horário.
6. Exemplificando:
- a. Escola “A” precisa de um professor de Português, grupo 300, para leccionar 18 horas, durante 2 meses.
- b. É colocado o professor mais graduado, que nas suas preferências indicou aquela escola e escolheu no intervalo de horário código 2 (entre 18 e 21 horas) e na duração 31/08/2010 e temporário.
- c. Qualquer outro horário que entretanto seja carregado na bolsa de recrutamento é tratado individualmente, sendo sempre colocado o docente mais graduado que ainda aguarda colocação e que optou por aquela escola, por aquele tipo e duração de horário.
7. O procedimento de colocação assegura assim uma colocação mais rápida com respeito pelas preferências e graduação dos candidatos."
Nota retirada daqui.
Comentário: Posso até estar enganado, mas nada do que foi colocado nesta nota, constitui novidade.
Manifestação de Preferências
Alguns candidatos têm manifestado a sua preocupação pelo facto de na manifestação de preferências de concursos anteriores poderem indicar para a mesma escola 8 opções, conjugando horários temporários e anuais com os diferentes intervalos de horários completos e incompletos.
A opção tomada este ano de indicarem 4 opções para a mesma escola possibilita que os candidatos indiquem um maior número de agrupamentos/escolas não agrupadas, sem introduzir qualquer prejuízo nas opções dos candidatos. Importa, no entanto, ter presente as regras a seguir na colocação.
1. As regras subjacentes à bolsa de recrutamento do presente ano são diferentes das referentes às colocações cíclicas dos anos anteriores.
2. Enquanto nos anos anteriores as escolas carregavam as suas necessidades na aplicação informática nas mesmas datas e a colocação era efectuada no mesmo momento (cíclica 1, 2, 3, etc.) no conjunto dos horários carregados, este ano os horários serão carregados pelas escolas na bolsa de recrutamento no momento em que surge a necessidade e, para efeitos de colocação, os horários são objecto de tratamento individual, conforme a data em que forem carregados.
3. Este procedimento permitirá uma colocação mais célere, já que quando surge a necessidade de um professor procede-se à imediata colocação de outro, sem ser necessário aguardar pela recolha dos horários de todas as escolas.
4. Na manifestação de preferências, após o código da escola, os docentes só precisam de indicar se pretendem ser colocados em horários anuais ou temporários e os intervalos de horários em que aceitam ser colocados.
5. Carregada a necessidade de horário pela escola, é colocado o docente mais graduado daquele grupo de recrutamento, que ainda não esteja colocado, e que tenha manifestado preferência por aquela escola e por aquele intervalo de horário.
6. Exemplificando:
- a. Escola “A” precisa de um professor de Português, grupo 300, para leccionar 18 horas, durante 2 meses.
- b. É colocado o professor mais graduado, que nas suas preferências indicou aquela escola e escolheu no intervalo de horário código 2 (entre 18 e 21 horas) e na duração 31/08/2010 e temporário.
- c. Qualquer outro horário que entretanto seja carregado na bolsa de recrutamento é tratado individualmente, sendo sempre colocado o docente mais graduado que ainda aguarda colocação e que optou por aquela escola, por aquele tipo e duração de horário.
7. O procedimento de colocação assegura assim uma colocação mais rápida com respeito pelas preferências e graduação dos candidatos."
Nota retirada daqui.
Comentário: Posso até estar enganado, mas nada do que foi colocado nesta nota, constitui novidade.
Tema(s):
Concursos,
Ministério da Educação,
Professores
A negação dos problemas na aplicação...
Comentário: Segundo fonte do gabinete da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, «os acessos ao sítio estão a funcionar» e as «preferências estão a ser submetidas». Sendo assim, não percebo o motivo de tanta reclamação com a aplicação informática... A negação de problemas é natural com este Governo, no entanto, sempre quero ver o que vão escrever na nota informativa que hoje vão disponibilizar no sítio da DGRHE, relativamente a esta situação. Será previsível o apontar de dedo aos professores.
Tema(s):
Concursos,
Polémica,
Professores
Problemas na aplicação electrónica do concurso de docentes 2009/2010.
A notícia já não é de hoje, no entanto, não sei se o problema já terá sido resolvido. O problema está relacionado com a impossibilidade de manifestação correcta de preferências na aplicação electrónica para esta segunda fase do concurso.
Por aquilo que pude apurar (aqui e acolá), o problema deriva de alguns erros na aplicação informática, nomeadamente:
- Códigos de escolas/agrupamentos que não se conseguem introduzir;
- Códigos de escolas/agrupamentos trocados;
- Para efeitos de contratação não se conseguem introduzir códigos da mesma escola quando as candidaturas se destinam a fins diferentes (horários anuais / horários temporários);
- Não aceitação por parte da aplicação dos códigos para as escolas de Hotelaria e Turismo.
Não sei se os colegas se têm deparado com outros problemas na aplicação, para além dos que acima enunciei, no entanto, se for esse o caso, coloquem um comentário a este post de forma a denunciá-los. Contactem também os sindicatos e principalmente a DGRHE. Tentem ter calma...
Por aquilo que pude apurar (aqui e acolá), o problema deriva de alguns erros na aplicação informática, nomeadamente:
- Códigos de escolas/agrupamentos que não se conseguem introduzir;
- Códigos de escolas/agrupamentos trocados;
- Para efeitos de contratação não se conseguem introduzir códigos da mesma escola quando as candidaturas se destinam a fins diferentes (horários anuais / horários temporários);
- Não aceitação por parte da aplicação dos códigos para as escolas de Hotelaria e Turismo.
Não sei se os colegas se têm deparado com outros problemas na aplicação, para além dos que acima enunciei, no entanto, se for esse o caso, coloquem um comentário a este post de forma a denunciá-los. Contactem também os sindicatos e principalmente a DGRHE. Tentem ter calma...
Tema(s):
Concursos,
Ministério da Educação,
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segunda-feira, 20 de julho de 2009
Manutenção «simplex».
Como todos vocês sabem, a Ministra da Educação propôs (na quinta-feira passada) aos sindicatos, a continuação do modelo simplificado (versão 2009). A proposta da Ministra estipula ainda o dia 30 de Outubro como a data limite para os directores definirem o calendário da avaliação de desempenho.
A Ministra admitiu também a possibilidade de proceder a eventuais alterações, baseadas nas propostas apresentadas pelos sindicados, pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, pela OCDE e pela consultora Deloitte. O processo de revisão deste modelo simplificado, com os sindicatos, terá início hoje.
Pessoalmente não acredito que o ME proceda a alterações no modelo simplificado, sendo de prever uma manutenção integral do modelo que serviu o Governo, desde Janeiro de 2009. Quem esperava outra coisa, que não a manutenção do simplex 2, ainda não compreendeu a metodologia deste governo. E se não compreendeu até agora, também já não vale a pena... O que vale mesmo a pena, é ponderar a repetição de eventos... E para isso, temos as eleições legislativas.
Para quem queira saber um pouco mais sobre este tema, basta utilizar os links que disponibilizo abaixo:
Governo não mexe na avaliação
Avaliação simplificada de professores prolongada por tempo indefinido
Governo prorroga regime simplificado de avaliação docente
A Ministra admitiu também a possibilidade de proceder a eventuais alterações, baseadas nas propostas apresentadas pelos sindicados, pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, pela OCDE e pela consultora Deloitte. O processo de revisão deste modelo simplificado, com os sindicatos, terá início hoje.
Pessoalmente não acredito que o ME proceda a alterações no modelo simplificado, sendo de prever uma manutenção integral do modelo que serviu o Governo, desde Janeiro de 2009. Quem esperava outra coisa, que não a manutenção do simplex 2, ainda não compreendeu a metodologia deste governo. E se não compreendeu até agora, também já não vale a pena... O que vale mesmo a pena, é ponderar a repetição de eventos... E para isso, temos as eleições legislativas.
Para quem queira saber um pouco mais sobre este tema, basta utilizar os links que disponibilizo abaixo:
Governo não mexe na avaliação
Avaliação simplificada de professores prolongada por tempo indefinido
Governo prorroga regime simplificado de avaliação docente
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Avaliação,
Ministério da Educação,
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Sindicatos
domingo, 19 de julho de 2009
Próximas fases concursais e DAR.
Vamos ver o que consigo fazer aqui no blogue. Uma semana de paragem deixou-me bastante «enferrujado». Vamos então ao calendário da 2.ª fase do concurso de docentes 2009... A partir desta próxima 2.ª feira e até 6.ª feira (24 de Junho) irão decorrer as manifestações de preferências para 3 tipologias concursais:
- Candidatos a Destacamento para Aproximação à Residência Familiar - DAR;
- Candidatos a Destacamento por Condições Específicas - DCE;
- Candidatos a Contratação.
Depois, será a fase dos colegas candidatos a Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (entre 31 de Julho e 6 de Agosto).
A ordem de colocação dos colegas, nesta 2.ª fase (artigo 38.º-A. do Decreto-Lei n.º 51/2009), é a seguinte:
1.º - Candidatos a DACL;
2.º - Candidatos a DCE;
3.º - Candidatos a DAR;
4.º - Candidatos a Contratação.
Obviamente que dentro de cada um dos grupos anteriormente referidos, serão consideradas as graduações (ou seja, a posição relativa de ordenação da lista de concurso). A única excepção será no concurso a DCE, onde existem outro tipo de prioridades que dependem do tipo de doença. Dito de outra forma, 1.º serão colocados os colegas que concorrem a DACL, depois a DCE, DAR e por último, a Contratação. A ordem é esta, independentemente de um colega que concorre a DAR possuir maior graduação que outro que concorre a DACL (por exemplo). Ok?!
Neste post apenas me vou cingir à 2.ª tipologia concursal, ou seja, candidatos a DAR. Vou retirar daqui alguns elementos úteis, e acrescentar outros que considero relevantes:
- Candidatos a Destacamento para Aproximação à Residência Familiar - DAR;
- Candidatos a Destacamento por Condições Específicas - DCE;
- Candidatos a Contratação.
Depois, será a fase dos colegas candidatos a Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (entre 31 de Julho e 6 de Agosto).
A ordem de colocação dos colegas, nesta 2.ª fase (artigo 38.º-A. do Decreto-Lei n.º 51/2009), é a seguinte:
1.º - Candidatos a DACL;
2.º - Candidatos a DCE;
3.º - Candidatos a DAR;
4.º - Candidatos a Contratação.
Obviamente que dentro de cada um dos grupos anteriormente referidos, serão consideradas as graduações (ou seja, a posição relativa de ordenação da lista de concurso). A única excepção será no concurso a DCE, onde existem outro tipo de prioridades que dependem do tipo de doença. Dito de outra forma, 1.º serão colocados os colegas que concorrem a DACL, depois a DCE, DAR e por último, a Contratação. A ordem é esta, independentemente de um colega que concorre a DAR possuir maior graduação que outro que concorre a DACL (por exemplo). Ok?!
Neste post apenas me vou cingir à 2.ª tipologia concursal, ou seja, candidatos a DAR. Vou retirar daqui alguns elementos úteis, e acrescentar outros que considero relevantes:
(a) Quem pode concorrer a este destacamento?
- Os colegas dos quadros dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que tenham sido opositores ao concurso interno.
- Os colegas dos quadros de zona pedagógica e dos quadros na situação de licença sem vencimento de longa duração que tenham sido opositores ao concurso interno e que tenham obtido colocação nos quadros dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
Nota importante: Era necessária a manifestação da intenção de concorrer a DAR no acto da candidatura (aquando da 1.ª fase).
- Os colegas dos quadros dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que tenham sido opositores ao concurso interno.
- Os colegas dos quadros de zona pedagógica e dos quadros na situação de licença sem vencimento de longa duração que tenham sido opositores ao concurso interno e que tenham obtido colocação nos quadros dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
Nota importante: Era necessária a manifestação da intenção de concorrer a DAR no acto da candidatura (aquando da 1.ª fase).
(b) Quais são os tipos de horários disponíveis para o DAR?
A colocação é efectuada em horários nunca inferiores à correspondente componente lectiva dos docentes, conforme disposto nos artigos 77.º e 79.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, ou seja, a colocação apenas será feita em horários completos (artigo 77.º do ECD) que entretanto tenham surgido, sendo no entanto, considerados os casos de redução da componente lectiva (artigo 79.º do ECD).
(c) Como são manifestadas as preferências?
- Apenas poderão indicar, no máximo, 50 códigos de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas.
- Não poderão indicar nenhum código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada do concelho onde se situa aquele a cujo quadro pertencem ou em que tenham obtido colocação. Se o lugar de origem ou de colocação se situar num dos concelhos da área metropolitana de Lisboa ou do Porto, respectivamente, consideram-se abrangidos pela limitação enunciada anteriormente os concelhos adjacentes, desde que inseridos na correspondente zona metropolitana (vejam os anexos V e VI do Aviso de Abertura).
A colocação é efectuada em horários nunca inferiores à correspondente componente lectiva dos docentes, conforme disposto nos artigos 77.º e 79.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, ou seja, a colocação apenas será feita em horários completos (artigo 77.º do ECD) que entretanto tenham surgido, sendo no entanto, considerados os casos de redução da componente lectiva (artigo 79.º do ECD).
(c) Como são manifestadas as preferências?
- Apenas poderão indicar, no máximo, 50 códigos de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas.
- Não poderão indicar nenhum código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada do concelho onde se situa aquele a cujo quadro pertencem ou em que tenham obtido colocação. Se o lugar de origem ou de colocação se situar num dos concelhos da área metropolitana de Lisboa ou do Porto, respectivamente, consideram-se abrangidos pela limitação enunciada anteriormente os concelhos adjacentes, desde que inseridos na correspondente zona metropolitana (vejam os anexos V e VI do Aviso de Abertura).
sexta-feira, 17 de julho de 2009
De volta ao «activo»...
Olá a todos... Conforme prometido, hoje já vim dar uma vista de olhos à «casa». Ainda demorarei algum tempo para retomar o ritmo normal de actualizações, mas julgo que a partir de segunda-feira, estará tudo a «rolar». Só agora vou ler os comentários que vocês deixaram...
Quanto ao «casório» em si, e aos dias que se seguiram, eu depois faço um resumo (um ou mais, eh eh eh). Quase uma semana de casado, mas já dava para escrever um pequeno manual de «como lavar pratos» e «arrastar móveis sem riscar o chão». ;)
Quanto ao «casório» em si, e aos dias que se seguiram, eu depois faço um resumo (um ou mais, eh eh eh). Quase uma semana de casado, mas já dava para escrever um pequeno manual de «como lavar pratos» e «arrastar móveis sem riscar o chão». ;)
sábado, 11 de julho de 2009
Hoje é um dia especial para mim.
À hora a que este post for para o «ar» devo estar eu, em pleno altar. Como muito de vocês já suspeitavam, hoje vou casar...
Acabei de rimar... E não fiz por isso. Devo estar inspirado. Eh eh eh.
Curiosamente, até nem estou nervoso, mas também acabei de acordar. Só espero que este dia passe rapidamente. Quem costuma andar de sapatilhas, calças de ganga, t-shirt, barba por desfazer e cabelo mais ou menos despenteado, não se dá bem com fato, gravatão, sapatos apertados, barba feita e cabelo penteadinho. Para além disso, não gosto de multidões, fotografias e filmagens... O que gosto mesmo, é da minha futura mulher, e só mesmo esse sentimento para aguentar um dia «complicado». Um dia que será marcante (espero que não pelas dores de pés ou asfixia provocada pelo nó do gravatão), pois representa o início de uma nova fase na minha vida.
Acabei de rimar... E não fiz por isso. Devo estar inspirado. Eh eh eh.
Curiosamente, até nem estou nervoso, mas também acabei de acordar. Só espero que este dia passe rapidamente. Quem costuma andar de sapatilhas, calças de ganga, t-shirt, barba por desfazer e cabelo mais ou menos despenteado, não se dá bem com fato, gravatão, sapatos apertados, barba feita e cabelo penteadinho. Para além disso, não gosto de multidões, fotografias e filmagens... O que gosto mesmo, é da minha futura mulher, e só mesmo esse sentimento para aguentar um dia «complicado». Um dia que será marcante (espero que não pelas dores de pés ou asfixia provocada pelo nó do gravatão), pois representa o início de uma nova fase na minha vida.
Lá para o final desta semana, eu volto cá... Fiquem bem.
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Pessoal
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Pequeno desabafo.
Colegas, por maior que seja a minha vontade, em esclarecer as vossas (inúmeras) dúvidas, não possuo, de momento, tempo disponível para as satisfazer. É completamente impossível para mim, responder às dezenas de emails que recebo diariamente e às várias questões que aqui são colocadas. A esta altura não consigo mesmo... A partir de 17 de Julho, terei tempo e a calma necessária para analisar todas (ou quase todas) as vossas questões e responder de forma eficaz e minimamente esclarecedora. Se quiserem e puderem esperar por essa altura, óptimo.
Relativamente a questões relacionadas com legislação insular, reconheço que o meu conhecimento da mesma é practicamente nulo, como tal, não vos poderei ajudar. Os primeiros esclarecimentos que irei colocar, são os relativos ao DAR e DACL. Entretanto, e se tiver tempo, irei estudar outros aspectos, mas não prometo nada...
Se as vossas dúvidas forem mesmo urgentes, o melhor mesmo será contactar um sindicato ou a DGRHE.
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Concursos,
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terça-feira, 7 de julho de 2009
E já agora... Bom dia.
Colegas, a partir desta sexta-feira e até ao final da próxima semana, não deverão ocorrer actualizações. Os motivos? Eu depois explico. ;)
Concurso de Docentes 2009: Análise da 1.ª fase concursal.
Não é necessário procurar muito, para encontrar notícias relativas a esta fase concursal. Vou tentar fazer aqui uma síntese das mesmas.
(a) Na primeira fase de colocação deste concurso, foram colocados 30146 professores, no entanto, destes, 28392 já eram dos quadros e 1337 ficaram nas escolas TEIP.
(b) Novas «entradas» em quadro, foram apenas 417.
(c) Dos quase 29 mil QZP que concorreram, quase 12 mil ficaram por colocar na 1ª fase.
(d) A esmagadora maioria dos colocados são professores dos quadros que conseguiram colocação em escola/agrupamento ou que conseguiram fixar-se numa escola/agrupamento.
(e) ME prevê colocar na 2.ª fase (Agosto), 38 mil docentes.
(f) A partir do início do ano escolar e até final de Dezembro, o ME prevê colocar cerca de 12 mil professores e depois, através da contratação das escolas durante todo o ano, deverão ser contratados cerca de 15 mil professores.
Resumindo e concluindo, aquilo que o ME apresentou (aqui) ontem num documento estatístico, é uma verdadeira operação de marketing. A FENPROF fez (aqui) uma análise ao documento disponibilizado pelo ME, que merece leitura atenta. Coloco de seguida, algumas constatações relevantes (citando, obviamente, o documento da FENPROF):
Segundo o ME, neste 1.ª fase existiam 18236 vagas positivas. Uma mentira absoluta, pois não foram contabilizadas as vagas «desaparecidas» de QZP. Assim, "no cômputo global, não há 18.236 vagas positivas este ano, mas, se a este número, forem subtraídas, também, as 28.926 que correspondem a docentes dos QZP que foram obrigados a concorrer para o Quadro de Agrupamento, e nele deveriam ser colocados, então o saldo é negativo, correspondendo a 10.690 vagas a menos".
Pior do que isto, são as declarações do ME, relativas à colocação na 2.ª fase de mais de 38000 docentes, uma vez que "as escolas ainda não fizeram o levantamento de necessidades após esta primeira fase de colocação". "O que há são cerca de 38.000 docentes por colocar, entre QZP's e contratados de primeira prioridade, e outros tantos que são identificados pelo ME como "Outros candidatos"."
(a) Na primeira fase de colocação deste concurso, foram colocados 30146 professores, no entanto, destes, 28392 já eram dos quadros e 1337 ficaram nas escolas TEIP.
(b) Novas «entradas» em quadro, foram apenas 417.
(c) Dos quase 29 mil QZP que concorreram, quase 12 mil ficaram por colocar na 1ª fase.
(d) A esmagadora maioria dos colocados são professores dos quadros que conseguiram colocação em escola/agrupamento ou que conseguiram fixar-se numa escola/agrupamento.
(e) ME prevê colocar na 2.ª fase (Agosto), 38 mil docentes.
(f) A partir do início do ano escolar e até final de Dezembro, o ME prevê colocar cerca de 12 mil professores e depois, através da contratação das escolas durante todo o ano, deverão ser contratados cerca de 15 mil professores.
Resumindo e concluindo, aquilo que o ME apresentou (aqui) ontem num documento estatístico, é uma verdadeira operação de marketing. A FENPROF fez (aqui) uma análise ao documento disponibilizado pelo ME, que merece leitura atenta. Coloco de seguida, algumas constatações relevantes (citando, obviamente, o documento da FENPROF):
Segundo o ME, neste 1.ª fase existiam 18236 vagas positivas. Uma mentira absoluta, pois não foram contabilizadas as vagas «desaparecidas» de QZP. Assim, "no cômputo global, não há 18.236 vagas positivas este ano, mas, se a este número, forem subtraídas, também, as 28.926 que correspondem a docentes dos QZP que foram obrigados a concorrer para o Quadro de Agrupamento, e nele deveriam ser colocados, então o saldo é negativo, correspondendo a 10.690 vagas a menos".
Pior do que isto, são as declarações do ME, relativas à colocação na 2.ª fase de mais de 38000 docentes, uma vez que "as escolas ainda não fizeram o levantamento de necessidades após esta primeira fase de colocação". "O que há são cerca de 38.000 docentes por colocar, entre QZP's e contratados de primeira prioridade, e outros tantos que são identificados pelo ME como "Outros candidatos"."
Resumindo e concluindo, mesmo após 3 anos de reformas (e em grande número), o ME consegue aumentar o número de vagas negativas de 2928 (números de 2005) para 10690! Incrédulos? Eu não, pois era previsível esta situação, quando se soube que as vagas de QZP seriam «extintas».
Infelizmente, isto significa a precariedade por mais 4 anos de milhares de colegas contratados. Mas o pior panorama, nem está aqui. Com a 1.ª prioridade (nesta 2.ª fase) a ser atribuída aos colegas dos quadros que concorrem a DACL (e nos moldes em que será feita - recordo que a partir de agora os colegas QZP não colocados têm de recorrer a este mecanismo), será de prever que apenas com muita sorte, um colega contratado conseguirá nesta 2.ª fase, um horário completo e/ou perto da sua residência.
Infelizmente, isto significa a precariedade por mais 4 anos de milhares de colegas contratados. Mas o pior panorama, nem está aqui. Com a 1.ª prioridade (nesta 2.ª fase) a ser atribuída aos colegas dos quadros que concorrem a DACL (e nos moldes em que será feita - recordo que a partir de agora os colegas QZP não colocados têm de recorrer a este mecanismo), será de prever que apenas com muita sorte, um colega contratado conseguirá nesta 2.ª fase, um horário completo e/ou perto da sua residência.
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Esclarecimentos relevantes (Concurso de Docentes 2009)
Ontem foi um dia complicado, para a esmagadora maioria dos que visitam este blogue. Foi o dia da publicitação das listas definitivas... Coloquei aqui, um post relativo às fases que se seguem, no entanto, já constatei que as dúvidas são imensas. A maioria das quais, são dúvidas que se encontram esclarecidas na legislação que regulamenta este concurso. Seria bem mais fácil para mim (e para os colegas que ajudam a esclarecer neste blogue) que os colegas se dessem ao trabalho de ler a legislação...
No entanto, e a partir de dia 17 ou 18 deste mês, colocarei alguns esclarecimentos adicionais relativos às próximas fases concursais. Não o farei agora, pois não possuo tempo disponível para o fazer de forma correcta e eficaz. Não basta citar aqui legislação para esclarecer, por vezes, é necessário interpretar, e para isso necessito de mais tempo.
Para já, deixo-vos com uma lista de posts deste blogue, que poderão ajudar:
(a) Destacamento para aproximação à residência familiar.
(b) A propósito da bolsa de recrutamento...
(c) Esclarecimento de dúvidas relativas ao DACL.
(d) Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL).
Relativamente à legislação, os documentos a ler, são os que se seguem:
Para já, deixo-vos com uma lista de posts deste blogue, que poderão ajudar:
(a) Destacamento para aproximação à residência familiar.
(b) A propósito da bolsa de recrutamento...
(c) Esclarecimento de dúvidas relativas ao DACL.
(d) Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL).
Relativamente à legislação, os documentos a ler, são os que se seguem:
1 - O diploma que regula o regime jurídico dos concursos é o D.L. nº 20/2006, de 31 de Janeiro, na redacção dada pelo D. L. nº 51/2009 , de 27 de Fevereiro
2 - Aviso de abertura do concurso
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segunda-feira, 6 de julho de 2009
O que fazer agora?
Bem, antes de mais, para quem tem curiosidade, eu não consegui colocação nesta fase concursal. Lá terei de concorrer ao DACL. Mas adiante, que isso não interessa nada. Vamos às fases seguintes, devidamente enquadradas (atenção que não pretendo ser exaustivo):
1 - Detecção de irregularidades nas listas do vosso grupo de recrutamento: O procedimento a seguir é o recurso hierárquico, que terá de ser interposto, 5 dias úteis a contar do dia imediatamente seguinte ao da publicação do aviso das listas, ou seja, até 13 de Julho. Esta reclamação será feita através de uma aplicação electrónica que a DGRHE deverá disponibilizar. É importante que os colegas cruzem os elementos contantes da lista de colocação e não colocação, assim como as de ordenação/exclusão.
2 - Para quem obteve colocação em QA, nesta fase concursal:
2.1 - Estes colegas devem declarar aceitar a colocação, no prazo de oito dias úteis (ou seja, até 16 de Julho), junto do director do agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde foram colocados, mediante declaração datada e assinada com o seguinte teor:
«... nome, documento de identificação n.º..., declara aceitar a colocação obtida no concurso para selecção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no agrupamento de escolas/escola ...»
Nota: Os colegas podem optar pelo envio, até ao último dia do prazo, da declaração de aceitação, através do correio registado com aviso de recepção.
2.2 - Os colegas do concurso interno (QZP´s e QE´s) podem também concorrer ao Destacamento para aproximação à residência familiar - DAR - e ao Destacamento por Condições Específicas - DCE (que irão decorrer entre 20 e 24 de Julho). Os colegas do concurso externo (Colegas contratados) que ficaram colocados também poderão concorrer a DCE.
3 - Para quem não obteve colocação, nesta fase concursal: Basicamente os colegas dos quadros e contratados não colocados... Para estes, restam os mecanismos de DCE e DACL (ambos para os colegas do concurso interno) e Contratação. O DCE e a Contratação irão decorrer entre 20 e 24 de Julho, e o DACL, decorrerá entre 31 de Julho e 6 de Agosto. Recomendo a leitura do Decreto-Lei n.º 51/2009, nomeadamente: DCE - artigos 44.º a 47.º; DAR - artigo 52.º; e Contratação - artigos 54.º e 55.º.
Nota importante: A possibilidade de recorrer ao mecanismo do DCE e DAR, pressupõe manifestação de intenção na 1.ª fase. Se não o fizeram na altura, não poderão recorrer a DCE e DAR agora, tanto para os colegas que ficaram agora colocados, como para os que não conseguiram colocação.
Não se esqueçam que a DGRHE irá disponibilizar manuais relativos às situações que anteriormente descrevi. Mais lá para a frente, irei colocar alguns esclarecimentos relativos ao DAR e DACL. Se entretanto, surgirem dúvidas relativas a outros aspectos concursais, coloquem um comentário a este post.
1 - Detecção de irregularidades nas listas do vosso grupo de recrutamento: O procedimento a seguir é o recurso hierárquico, que terá de ser interposto, 5 dias úteis a contar do dia imediatamente seguinte ao da publicação do aviso das listas, ou seja, até 13 de Julho. Esta reclamação será feita através de uma aplicação electrónica que a DGRHE deverá disponibilizar. É importante que os colegas cruzem os elementos contantes da lista de colocação e não colocação, assim como as de ordenação/exclusão.
2 - Para quem obteve colocação em QA, nesta fase concursal:
2.1 - Estes colegas devem declarar aceitar a colocação, no prazo de oito dias úteis (ou seja, até 16 de Julho), junto do director do agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde foram colocados, mediante declaração datada e assinada com o seguinte teor:
«... nome, documento de identificação n.º..., declara aceitar a colocação obtida no concurso para selecção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no agrupamento de escolas/escola ...»
Nota: Os colegas podem optar pelo envio, até ao último dia do prazo, da declaração de aceitação, através do correio registado com aviso de recepção.
2.2 - Os colegas do concurso interno (QZP´s e QE´s) podem também concorrer ao Destacamento para aproximação à residência familiar - DAR - e ao Destacamento por Condições Específicas - DCE (que irão decorrer entre 20 e 24 de Julho). Os colegas do concurso externo (Colegas contratados) que ficaram colocados também poderão concorrer a DCE.
3 - Para quem não obteve colocação, nesta fase concursal: Basicamente os colegas dos quadros e contratados não colocados... Para estes, restam os mecanismos de DCE e DACL (ambos para os colegas do concurso interno) e Contratação. O DCE e a Contratação irão decorrer entre 20 e 24 de Julho, e o DACL, decorrerá entre 31 de Julho e 6 de Agosto. Recomendo a leitura do Decreto-Lei n.º 51/2009, nomeadamente: DCE - artigos 44.º a 47.º; DAR - artigo 52.º; e Contratação - artigos 54.º e 55.º.
Nota importante: A possibilidade de recorrer ao mecanismo do DCE e DAR, pressupõe manifestação de intenção na 1.ª fase. Se não o fizeram na altura, não poderão recorrer a DCE e DAR agora, tanto para os colegas que ficaram agora colocados, como para os que não conseguiram colocação.
Não se esqueçam que a DGRHE irá disponibilizar manuais relativos às situações que anteriormente descrevi. Mais lá para a frente, irei colocar alguns esclarecimentos relativos ao DAR e DACL. Se entretanto, surgirem dúvidas relativas a outros aspectos concursais, coloquem um comentário a este post.
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Listas de colocação/não colocação guardados.
Colegas, não sei se existe por aí alguém com dificuldade de aceder às listas. Por aquilo que sei, o acesso, este ano está a ser bastante fácil. No entanto, se por qualquer motivo não conseguirem aceder às mesmas, deixo aqui algumas listas que possuo no email, e que poderei disponibilizar aqui no blogue. O meu enorme agradecimento aos imensos colegas que responderam ao meu apelo. Como devem compreender não posso responder a todos de forma individual...
Listas de colocação/não colocação de grupos que posso disponibilizar: 100, 110, 200, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 550, 620, 910
Listas de colocação/não colocação de grupos que posso disponibilizar: 100, 110, 200, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 550, 620, 910
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Concurso de Docentes 2009: Publicitação das Listas Definitivas.
Foram publicitadas as listas definitivas dos candidatos ordenados, colocados, não colocados, dos que pediram a desistência e dos candidatos excluídos, relativos ao Concurso de Docentes 2009. Para acederem à página da DGRHE, relativa às listas, cliquem aqui.
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Concursos,
Professores
Uma boa tarde para todos vocês.
À medida que as horas forem passando, é natural que o stress aumente. Não se deixem «dominar» pelas listas, e tentem dosear as visitas à internet com outra coisa qualquer. Por exemplo, a ouvir boa música e a fechar os olhos (enquanto a mesma estiver a «rolar»). Apreciem-na em toda a sua plenitude. Façam isso de tempos a tempos... Vão ver que ajuda. Calma, ok?
Que a sorte vos acompanhe... Vamos todos precisar dela.
Que a sorte vos acompanhe... Vamos todos precisar dela.
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Concurso de Docentes 2009: Prazo para a manifestação de preferências.
Os prazos para manifestação de preferências, são os que constam do Aviso n.º 1875/2009. Assim:
1 — O prazo para a manifestação de preferências para os concursos de destacamento por condições específicas (DCE), destacamento para aproximação à residência familiar (DAR) e para contratação, é de cinco dias úteis e decorrerá de 20 a 24 de Julho.
2 — O prazo para a manifestação de preferências para o concurso de destacamento por ausência da componente lectiva (DACL), é de cinco dias úteis e decorrerá de 31 de Julho a 6 de Agosto.
Relativamente ao ponto 2, e para quem ache estranho as manifestações para DACL, serem feitas em datas posteriores às restantes, vai aqui um esclarecimento (contribuição do meu amigo "Advogado do Diabo"): Só lá para o final deste mês, é que os colegas QE ficarão a saber se têm ou não componente lectiva. Assim, não faria sentido a DGRHE estar a fazer dois concursos para DACL (um para os QZP que agora não fiquem colocados e outros para os QE que futuramente fiquem sem horário). Resultado desta constatação? Apenas uma fase de manifestação para DACL e que engloba as duas tipologias de docentes (QE´s sem componente lectiva e QZP´s não colocados).
1 — O prazo para a manifestação de preferências para os concursos de destacamento por condições específicas (DCE), destacamento para aproximação à residência familiar (DAR) e para contratação, é de cinco dias úteis e decorrerá de 20 a 24 de Julho.
2 — O prazo para a manifestação de preferências para o concurso de destacamento por ausência da componente lectiva (DACL), é de cinco dias úteis e decorrerá de 31 de Julho a 6 de Agosto.
Relativamente ao ponto 2, e para quem ache estranho as manifestações para DACL, serem feitas em datas posteriores às restantes, vai aqui um esclarecimento (contribuição do meu amigo "Advogado do Diabo"): Só lá para o final deste mês, é que os colegas QE ficarão a saber se têm ou não componente lectiva. Assim, não faria sentido a DGRHE estar a fazer dois concursos para DACL (um para os QZP que agora não fiquem colocados e outros para os QE que futuramente fiquem sem horário). Resultado desta constatação? Apenas uma fase de manifestação para DACL e que engloba as duas tipologias de docentes (QE´s sem componente lectiva e QZP´s não colocados).
Tema(s):
Concursos,
Professores
Listas definitivas/colocação serão publicitadas durante a tarde de hoje.
Se entrarem na página da DGRHE, irão ter acesso à informação que consta do título deste post (coloquei um PrintScreen abaixo, para não se «perderem»). Assim, as listas definitivas/colocação apenas serão publicitadas durante a tarde... Exactamente quando, ninguém sabe, e se pensarmos que a tarde pode ir até às 19h, preparem-se para um dia «grande».
Se quiserem ver o Aviso n.º 11875/2009, relativo à publicitação destas listas, cliquem aqui.
Aproveitem a manhã, e tentem descansar ou então saiam de casa. Se começarem a esta hora à frente de um computador, quando chegarem às 14h já estão completamente stressados.
Se quiserem ver o Aviso n.º 11875/2009, relativo à publicitação destas listas, cliquem aqui.
Aproveitem a manhã, e tentem descansar ou então saiam de casa. Se começarem a esta hora à frente de um computador, quando chegarem às 14h já estão completamente stressados.
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Concursos,
Professores
domingo, 5 de julho de 2009
«Roubo» de vagas nacional e o «concurso» para as escolas TEIP.
O meu amigo "HzoLio" tem alertado por diversas vezes para as «obscuridades» que revestem o concurso» das Escolas TEIP. No entanto, poucos são os que lhes dão grande importância. As respostas que ouço quando falo neste tema, rondam todas o mesmo: "Mas eu nem concorri para escolas TEIP, o que é que isso me interessa?". Pois bem... Se até aqui, a «coisa» foi passando mais ou menos «camuflada», a partir de agora , torna-se bem clara.
Se até aqui o problema poderia ser (que não era) um problema apenas para os colegas que concorreram para as escolas TEIP, agora passa a influenciar todos. Se não vejamos, o que consta da portaria n.º 365/2009 (a que regulamenta o «concurso» TEIP).
Nota: Recordo que o Decreto-Lei n.º51/2009, é o que regulamenta o concurso nacional.
Artigo 14.º
Vagas não preenchidas
1 — As vagas que, nos grupos de recrutamento postos a concurso, resultarem da colocação dos docentes dos agrupamentos ou escolas não agrupadas prioritários no concurso regulado pelo Decreto -Lei n.º 20/2006, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, tal como todas as que surgirem até ao termo do prazo de validade do concurso, são preenchidas pelos docentes que ainda se encontram por colocar, por ordem decrescente, por grupo de recrutamento, em função da classificação final obtida.
2 — As vagas não preenchidas convertem-se em horários a serem preenchidos por docentes candidatos ao destacamento por ausência da componente lectiva, que ficaram sem colocação nos termos do artigo 38.º-B do Decreto-Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro, ou que se encontrem na bolsa de recrutamento, nos termos do artigo 58.º-A do mesmo diploma.
3 — Esgotada a possibilidade de colocação de docentes dos quadros, nos termos do número anterior, as necessidades subsistentes são satisfeitas por contratação de escola, a efectuar nos termos do Decreto -Lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro.
Artigo 15.º
Oposição a outros concursos
1 — Os docentes que obtenham colocação no presente procedimento concursal e que, simultaneamente, tenham sido opositores ao concurso regulado pelo Decreto-Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, considera -se que desistem do concurso regulado por aquele diploma, sendo automaticamente retirados das respectivas listas de candidatos.
2 — Os docentes que ficarem colocados nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas prioritários libertam a sua vaga na escola de origem, sendo recuperada para efeitos de concurso de professores realizado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 51/2009.
Vejamos agora o que diz o "HzoLio":
"(...)Na minha modesta opinião, essas vagas não serão recuperadas apenas porque, a entidade responsável pelo desenvolvimento da aplicação informática, se deparou com dificuldades de alteração da mesma por questões temporais, mais uma vez o mesmo condicionante do tempo.
Assim, tinha à sua disposição o ME algumas soluções, das quais realço as seguintes:
- esquecia a retirada das escolas TEIP do concurso nacional e processava tudo ao molho e fé em Deus;
- pedia à ATX para fazer pequenas alterações à aplicação por forma a ser possível criar tabelas intermédias de vagas TEIP a recuperar para reprocessamento dos concursos;
- pedia a demissão em bloco e levavam o ‘Inginheiru’ com eles.
Eu pessoalmente, considero que a 2ª opção seria extremamente simples de implementar caso existisse interesse em tal. O problema é que, ninguém me tira da cabeça que esta malta quer acabar com a única forma justa de concurso, ou seja, os concursos centralizados e a nível nacional.
Resumindo e baralhando… Meus franguinhos de aviário, quando saírem as listas do concurso nacional, não se espantem se encontrarem por lá uns quantos caramelos de Badajoz a ocupar lugares que, de seguida, irão ser libertos!!!
Desta forma tenho de dar razão àqueles que afirmavam que, a criação das escolas TEIP, geraria um roubo de vagas nunca visto… (...)"
E se dúvidas existissem, o "HzoLio", acabou de colocar uma nota informativa para as escolas, que apenas vem comprovar o «roubo» de vagas (uma vez que apenas serão recuperadas para a fase que se segue do concurso nacional, e não para a actual - ou seja, vagas de quadro).
Nota: Apenas coloquei aqui uma fracção do post do "HzoLio". Aconselho a sua leitura integral.
Se até aqui o problema poderia ser (que não era) um problema apenas para os colegas que concorreram para as escolas TEIP, agora passa a influenciar todos. Se não vejamos, o que consta da portaria n.º 365/2009 (a que regulamenta o «concurso» TEIP).
Nota: Recordo que o Decreto-Lei n.º51/2009, é o que regulamenta o concurso nacional.
Artigo 14.º
Vagas não preenchidas
1 — As vagas que, nos grupos de recrutamento postos a concurso, resultarem da colocação dos docentes dos agrupamentos ou escolas não agrupadas prioritários no concurso regulado pelo Decreto -Lei n.º 20/2006, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, tal como todas as que surgirem até ao termo do prazo de validade do concurso, são preenchidas pelos docentes que ainda se encontram por colocar, por ordem decrescente, por grupo de recrutamento, em função da classificação final obtida.
2 — As vagas não preenchidas convertem-se em horários a serem preenchidos por docentes candidatos ao destacamento por ausência da componente lectiva, que ficaram sem colocação nos termos do artigo 38.º-B do Decreto-Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro, ou que se encontrem na bolsa de recrutamento, nos termos do artigo 58.º-A do mesmo diploma.
3 — Esgotada a possibilidade de colocação de docentes dos quadros, nos termos do número anterior, as necessidades subsistentes são satisfeitas por contratação de escola, a efectuar nos termos do Decreto -Lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro.
Artigo 15.º
Oposição a outros concursos
1 — Os docentes que obtenham colocação no presente procedimento concursal e que, simultaneamente, tenham sido opositores ao concurso regulado pelo Decreto-Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, considera -se que desistem do concurso regulado por aquele diploma, sendo automaticamente retirados das respectivas listas de candidatos.
2 — Os docentes que ficarem colocados nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas prioritários libertam a sua vaga na escola de origem, sendo recuperada para efeitos de concurso de professores realizado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 51/2009.
Vejamos agora o que diz o "HzoLio":
"(...)Na minha modesta opinião, essas vagas não serão recuperadas apenas porque, a entidade responsável pelo desenvolvimento da aplicação informática, se deparou com dificuldades de alteração da mesma por questões temporais, mais uma vez o mesmo condicionante do tempo.
Assim, tinha à sua disposição o ME algumas soluções, das quais realço as seguintes:
- esquecia a retirada das escolas TEIP do concurso nacional e processava tudo ao molho e fé em Deus;
- pedia à ATX para fazer pequenas alterações à aplicação por forma a ser possível criar tabelas intermédias de vagas TEIP a recuperar para reprocessamento dos concursos;
- pedia a demissão em bloco e levavam o ‘Inginheiru’ com eles.
Eu pessoalmente, considero que a 2ª opção seria extremamente simples de implementar caso existisse interesse em tal. O problema é que, ninguém me tira da cabeça que esta malta quer acabar com a única forma justa de concurso, ou seja, os concursos centralizados e a nível nacional.
Resumindo e baralhando… Meus franguinhos de aviário, quando saírem as listas do concurso nacional, não se espantem se encontrarem por lá uns quantos caramelos de Badajoz a ocupar lugares que, de seguida, irão ser libertos!!!
Desta forma tenho de dar razão àqueles que afirmavam que, a criação das escolas TEIP, geraria um roubo de vagas nunca visto… (...)"
E se dúvidas existissem, o "HzoLio", acabou de colocar uma nota informativa para as escolas, que apenas vem comprovar o «roubo» de vagas (uma vez que apenas serão recuperadas para a fase que se segue do concurso nacional, e não para a actual - ou seja, vagas de quadro).
Nota: Apenas coloquei aqui uma fracção do post do "HzoLio". Aconselho a sua leitura integral.
sábado, 4 de julho de 2009
Bom fim-de-semana...
Mais uma vez, os Linkin Park não desiludem... Uma das minhas bandas favoritas.
Para o pessoal que ainda espera pelas listas, um conselho: Desliquem o pc, saiam de casa e vão dar uma volta. Ainda ficam doentes com tanta ansiedade... As listas só deverão aparecer lá para 2.ª feira, conforme já expliquei aqui.
Até 2.ª feira as actualizações serão reduzidas ou nulas. Portem-se bem...
Para o pessoal que ainda espera pelas listas, um conselho: Desliquem o pc, saiam de casa e vão dar uma volta. Ainda ficam doentes com tanta ansiedade... As listas só deverão aparecer lá para 2.ª feira, conforme já expliquei aqui.
Até 2.ª feira as actualizações serão reduzidas ou nulas. Portem-se bem...
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"O Músico".
Tal como ficou prometido, fica aqui a primeira amostra da arte do nosso colega "Abá_apuã". Eu achei este quadro fantástico... De tempos a tempos irei colocar neste blogue as fotografias dos quadros que ele me enviar. Os títulos dos posts são os dos quadros.
"A Blogosfera e A Luta dos Professores".
Comentário: Embora seja suspeito, escrever o que vou escrever, gostei bastante do artigo que o Paulo Guinote elaborou para o Diário de Notícias. Relata a importância dos blogues de professores, na mobilização e luta dos professores. Uma análise que merece leitura e reflexão, e não apenas mera constatação... Aconselho.
Na realidade, a esmagadora maioria dos blogues, surgiu aquando da subida ao poder deste governo, em 2005. Este blogue (e o seu antecessor), foi um deles. O do Paulo será o mais visível, pela sua capacidade de mobilização. Polémico, por vezes, mas um dos principais motores (se não o principal) da blogosfera docente... Deixo-vos com os blogues que o Paulo deixou no «anexo» ao seu artigo (retirei o meu, por razões óbvias):
A Sinistra Ministra (http://sinistraministra.blogspot.com/)
Anterozóide (http://antero.wordpress.com/)
Correntes (http://correntes.blogs.sapo.pt/)
Educação S.A. (http://educacaosa.blogspot.com/)
MUP (http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/)
O Cartel (http://ocartel.blogspot.com/)
O Estado da Educação (http://oestadodaeducacao.blogspot.com/)
outrÒÓlhar (http://olhardomiguel.wordpress.com/)
Profavaliação (http://www.profblog.org/)
Re)Flexões (http://fjsantos.wordpress.com/)
Terrear (http://terrear.blogspot.com/)
Na realidade, a esmagadora maioria dos blogues, surgiu aquando da subida ao poder deste governo, em 2005. Este blogue (e o seu antecessor), foi um deles. O do Paulo será o mais visível, pela sua capacidade de mobilização. Polémico, por vezes, mas um dos principais motores (se não o principal) da blogosfera docente... Deixo-vos com os blogues que o Paulo deixou no «anexo» ao seu artigo (retirei o meu, por razões óbvias):
A Sinistra Ministra (http://sinistraministra.blogspot.com/)
Anterozóide (http://antero.wordpress.com/)
Correntes (http://correntes.blogs.sapo.pt/)
Educação S.A. (http://educacaosa.blogspot.com/)
MUP (http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/)
O Cartel (http://ocartel.blogspot.com/)
O Estado da Educação (http://oestadodaeducacao.blogspot.com/)
outrÒÓlhar (http://olhardomiguel.wordpress.com/)
Profavaliação (http://www.profblog.org/)
Re)Flexões (http://fjsantos.wordpress.com/)
Terrear (http://terrear.blogspot.com/)
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sexta-feira, 3 de julho de 2009
Aviso de publicitação das listas definitivas irá ser publicado no DR de 2.ª feira.
Colegas, se clicarem neste link, poderão aceder ao índice do Diário da Répública (Série II, Parte C - Governo e Administração Directa e Indirecta do Estado) de 06 de Julho de 2009. Obviamente que se clicarem no link do Aviso de publicação não se irá abrir nenhum documento, pois apenas será disponibilizado na 2.ª feira (como é óbvio). Deixo-vos com um Printscreen da página, para não pensarem que é uma «peta». E já agora o meu agradecimento ao colega "Tipreto". ;)
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Uma saída possível...
Comentário: O primeiro grupo de 20 (de um total de 100), parte em Agosto para dar formação a colegas de profissão angolanos. Boa sorte a estes colegas. Tudo de bom...
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quinta-feira, 2 de julho de 2009
Para relaxar...
... os que estão neste momento, demasiado ansiosos pela publicitação das listas. 100% recomendado!
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Ainda as listas definitivas/colocação.
Colegas, gostaria de propor algo que poderá revelar-se bastante útil. Segundo consta, amanhã existem fortes probabilidades das listas definitivas/colocação, serem publicitadas. Assim, e uma vez que o sistema da DGRHE costuma dar o «tilt» passados alguns minutos, proponho que os colegas que consigam aceder às listas dos seus grupos de recrutamento, as guardem no seu pc e posteriormente as enviem para o email da casa (odracirmt@yahoo.com.br). À medida que as for recebendo, poderei disponibilizá-las no "Recursos ProfsLusos"...
Se todos os que aqui vêm, assim procederem teremos um meio alternativo de acesso às listas definitivas/colocação. Eu vou tentar assegurar as listas do grupo 510 e 520. Quanto às restantes, se quiserem ajudar, agradecia. Independentemente das listas serem publicitadas amanhã, ou não, esta proposta mantém-se.
Se todos os que aqui vêm, assim procederem teremos um meio alternativo de acesso às listas definitivas/colocação. Eu vou tentar assegurar as listas do grupo 510 e 520. Quanto às restantes, se quiserem ajudar, agradecia. Independentemente das listas serem publicitadas amanhã, ou não, esta proposta mantém-se.
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Concursos,
Iniciativas
Ainda continua a ser altamente subjectivo...
No Público a 02/07/2009: "A presidente do PSD prometeu hoje mudar os estatutos do aluno e da carreira docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos, caso vença as eleições legislativas.
Esses quatro compromissos farão parte do programa eleitoral social-democrata, anunciou Manuela Ferreira Leite, em declarações aos jornalistas, em Lisboa, a meio de uma reunião sobre educação enquadrada no Fórum Portugal de Verdade do PSD.
(...)
“Não se pode manter um sistema em relação ao qual, na generalidade, todos estão contra e que é um tipo de sistema em que todos devem estar envolvidos”, defendeu a presidente do PSD.
(...)
Na opinião da presidente do PSD, “estes quatro anos foram quatro anos absolutamente perdidos em termos de reforma da Educação” e é preciso “lançar mão àquilo que é preciso fazer e não permitir que o sistema educativo se continue a deteriorar”."
Ver Artigo Completo (Público)
Esses quatro compromissos farão parte do programa eleitoral social-democrata, anunciou Manuela Ferreira Leite, em declarações aos jornalistas, em Lisboa, a meio de uma reunião sobre educação enquadrada no Fórum Portugal de Verdade do PSD.
(...)
“Não se pode manter um sistema em relação ao qual, na generalidade, todos estão contra e que é um tipo de sistema em que todos devem estar envolvidos”, defendeu a presidente do PSD.
(...)
Na opinião da presidente do PSD, “estes quatro anos foram quatro anos absolutamente perdidos em termos de reforma da Educação” e é preciso “lançar mão àquilo que é preciso fazer e não permitir que o sistema educativo se continue a deteriorar”."
Ver Artigo Completo (Público)
Comentário: É necessário concretizar... Que tipo de alterações propõe o PSD? E recordo aqui, que não são apenas estes campos que estão a «paralisar» o sistema educativo. Também seria interessante que o PSD se pronunciasse relativamente à tipologia de gestão escolar que defende. Para já, nada de novo. É um começo, é verdade, mas sem especificar que tipos de mudanças serão implementadas (em caso de vitória), não irá convencer os professores.
Último dia para apostar.
Colegas, só serão aceites apostas, relativas ao dia de publicitação das listas definitivas/colocação, até às 23h59m de hoje (2 de Julho). Para quem ainda quiser apostar, basta clicar aqui.
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Humor
Bom dia a todos...
Um grande tema sem dúvida. Eu já encontrei o meu, e vocês? ;)
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«Listas definitivas de colocação estão prestes a ser divulgadas».
No Correio da Manhã a 02/07/2009: "O Ministério da Educação (ME) garante que as listas definitivas de colocação de professores estão prestes a ser divulgadas, mas não indica uma data precisa. Fonte oficial do ME disse ao CM que a publicação das listas "está para breve", garantindo que "não há qualquer problema".
Segundo Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), as listas devem ser divulgadas a partir de hoje, "de acordo com o calendário previsto". O dirigente sindical considera a data tardia, pois afecta a planificação do próximo ano lectivo. "É tarde para as escolas e o Ministério devia ter previsto isso." Milhares de professores aguardam pela divulgação para saber em que escola irão dar aulas.
Pela primeira vez, os docentes serão colocados por um período de quatro anos, depois de o último concurso os ter fixado por três anos."
Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)
Segundo Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), as listas devem ser divulgadas a partir de hoje, "de acordo com o calendário previsto". O dirigente sindical considera a data tardia, pois afecta a planificação do próximo ano lectivo. "É tarde para as escolas e o Ministério devia ter previsto isso." Milhares de professores aguardam pela divulgação para saber em que escola irão dar aulas.
Pela primeira vez, os docentes serão colocados por um período de quatro anos, depois de o último concurso os ter fixado por três anos."
Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)
Comentário: Para breve... Subjectivo o suficiente para não comprometer. Relativamente às declarações de Mário Nogueira: Não conheço nenhum calendário que estabeleça datas para a publicitação das listas definitivas. Não sei onde é que ele foi buscar essa ideia. O único que conhecia (e que já não consigo encontrar no sítio da DGRHE), apenas deixava no «ar», o mês de Junho e Julho.
Notícia dispensável... Não acrescenta grande coisa, a não ser doses «industriais» de ansiedade.
Notícia dispensável... Não acrescenta grande coisa, a não ser doses «industriais» de ansiedade.
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quarta-feira, 1 de julho de 2009
A DGRHE ainda não ultrapassou os prazos previstos por lei.
A cada dia que passa, o stress e ansiedade dos colegas, que esperam pelas «famosas» listas definitivas/colocação é maior. É natural, eu também ando ansioso pela publicitação das mesmas. Principalmente quando tenho quase a certeza que terei de concorrer novamente (no meu caso específico, ao Destacamento por Ausência de Componente Lectiva - DACL).
No entanto, e tal como já referi aqui, a DGRHE ainda não ultrapassou os prazos definidos no Aviso de Abertura e no Decreto-Lei n.º 51/2009. Recordo que a DGRHE possui 30 dias úteis para analisar as reclamações e que esse prazo termina a 9 de Julho. Não me parece viável que, no dia imediatamente seguinte (ou seja, 10 de Julho), as listas sejam publicitadas.
No entanto, e tal como já referi aqui, a DGRHE ainda não ultrapassou os prazos definidos no Aviso de Abertura e no Decreto-Lei n.º 51/2009. Recordo que a DGRHE possui 30 dias úteis para analisar as reclamações e que esse prazo termina a 9 de Julho. Não me parece viável que, no dia imediatamente seguinte (ou seja, 10 de Julho), as listas sejam publicitadas.
Para além disso, e como os colegas muito bem sabem, as listas provisórias de Espanhol, apenas foram publicitadas no dia 17 de Junho. Não se esqueçam que as reclamações destas listas interferem com outros 8 grupos de recrutamento (200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340). O prazo de reclamações para estas listas terminou a 24 de Junho, como tal, e adicionando-lhe mais 30 dias úteis... No entanto, e como estamos a falar de um grupo de colegas mais reduzido (relativamente às restantes listas nacionais), não deverão esgotar os prazos.
As listas poderão até sair antes das datas que já aqui publicitei, o que para mim, não será uma boa notícia. Por aquilo que sei, as reclamações são imensas, e na eventualidade de ocorrerem pressões política ou dos meios de comunicação social, que levem à publicação «antecipada» das listas definitivas/colocação, é previsível a existência de vários erros nas mesmas. E não serão erros irrelevantes... Poderão ser erros que irão definir a vossa vida para os próximos 4 anos.
Tentem ter paciência e percebam que é importante que todas as reclamações sejam convenientemente verificadas. Se esse procedimento não for feito de forma eficaz, o que irá acontecer é: Listas com erros! E depois, sabem o que acontecerá? Imensos colegas prejudicados... Vocês podem constar na listagem dos prejudicados! Não acontece apenas aos outros. Solução para este embróglio? Recursos hierárquicos, que demoram imenso tempo e que poderão não atenuar injustiças... Muitos de nós, já passámos por essa aterradora experiência.
Conforme é do conhecimento dos colegas que frequentam este blogue, as indicações que tenho (e quanto a isto, não tenho necessidade absolutamente nenhuma de andar a enganar ou a brincar - aliás, já não tenho idade mental para isso) as listas definitivas/colocação apenas deverão aparecer na semana de 13 a 17 de Julho. Tal como o meu amigo "Advogado do Diabo" já disse por diversas vezes, apenas ficarei preocupado (seriamente preocupado) se as listas não saírem até 17 de Julho...
Previsões de publicitação das listas definitivas/colocação (actualização 2).
Tal como prometido, fica aqui a actualização das apostas. As apostas nas datas que já passaram foram retiradas. Recordo que não podem repetir apostas. O post para colocarem as vossas apostas é este. As apostas colocadas em outros posts ou na "Caixa de Conversa" não são consideradas como válidas.
Apostas até às 21h19m de hoje, são as seguintes:
3 de Julho - 4 apostas
9 de Julho - 3 apostas
10 de Julho - 3 apostas
Apostas até às 21h19m de hoje, são as seguintes:
3 de Julho - 4 apostas
9 de Julho - 3 apostas
10 de Julho - 3 apostas
15 de Julho - 1 aposta
17 de Julho - 2 apostas
18 de Julho - 1 aposta
18 de Julho - 1 aposta
21 de Julho - 1 aposta
31 de Agosto - 1 aposta
Relativamente a este tema, logo à noite, irei redigir um pequeno esclarecimento, que julgo já ter feito por diversas vezes, mas que não fará mal nenhum se o repetir mais uma vez. Deixo-vos apenas com esta informação: A DGRHE ainda não ultrapassou os prazos legais para publicitar as listas.
31 de Agosto - 1 aposta
Relativamente a este tema, logo à noite, irei redigir um pequeno esclarecimento, que julgo já ter feito por diversas vezes, mas que não fará mal nenhum se o repetir mais uma vez. Deixo-vos apenas com esta informação: A DGRHE ainda não ultrapassou os prazos legais para publicitar as listas.
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Humor
«Trop facile, muy fácil».
Comentário: Leiam esta notícia e pasmem-se (ou não) com algumas das conclusões de 3 associações de professores de Matemática, a saber: Société Mathématique de France, Association des Professeurs de Mathématiques de L'Enseignement Public e Real Sociedad Matemática Española.
Tema(s):
Exames Nacionais,
Internacional,
Opiniões
Espero que isto não alastre...
Comentário: Elementos da recém-criada Plataforma Resistência Nacional, começaram hoje a distribuir cartas para que, na matrícula dos filhos, os pais não autorizem a frequência das aulas de educação sexual. Segundo um membro desta Plataforma, "as crianças portuguesas não podem ser cobaias de uma experiência educativa sobre aulas de educação sexual". Provavelmente não... Mas não será melhor serem «cobaias» neste tipo de experiências, que num novo fármaco de combate ao VIH?!
Nota: Se quiserem aceder ao sítio virtual desta Plataforma, cliquem aqui.
Nota: Se quiserem aceder ao sítio virtual desta Plataforma, cliquem aqui.
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Encarregados Educação,
Polémica
Mais uma vez... Polémica no grupo de Espanhol.
Recebido por email e a merecer divulgação. Apenas um reparo: Seria importante que os colegas que conhecem casos similares ao que abaixo se apresenta, referissem quais as Universidades onde os requisitos de ingresso neste tipo de mestrados não são cumpridos... Falar no geral, decerto não irá ajudar na divulgação desta polémica.
Nota: Os negritos são de minha autoria.
"Caro colega
Desculpe o incómodo, sou seguidora do seu blog e penso que me pode ajudar numa situação. estou a enviar para tudo que é "comunicação social" uma situaçao que merece ser denunciada. Se puder divulgue no seu blog por favor!
Normalmente para poder ser professor de espanhol temos que ter uma licenciatura em Espanhol via ensino (5 anos), mas agora com bolonha fazemos uma licenciatura de 3 anos mais 2 anos de mestrado. na prática é o mesmo antes ou depois de bolonha, tem é nomes diferentes: uns são licenciados outros têm o mestrado. Mas o problema é o seguinte: segundo a lei para tirar um mestrado em ensino de espanhol /português, por exemplo, temos que ter uma licenciatura que tenha 60 créditos de ESPANHOL. Qualquer universidade nos requisitos de admissão tem essa informação. Mas parece que a lei não se cumpre!! Como eu sozinha não posso fazer nada , penso que a comunicaçao social podia denunciar esta situaçao: ver se actualmente os alunos que estão em mestrado reunem as condiçoes legais para o poder frequentar. Sei de universidades que aceitaram candidatos de português/Francês sem uma unica cadeira de espanhol ou só com o DELE .
Desculpe o incómodo, sou seguidora do seu blog e penso que me pode ajudar numa situação. estou a enviar para tudo que é "comunicação social" uma situaçao que merece ser denunciada. Se puder divulgue no seu blog por favor!
Normalmente para poder ser professor de espanhol temos que ter uma licenciatura em Espanhol via ensino (5 anos), mas agora com bolonha fazemos uma licenciatura de 3 anos mais 2 anos de mestrado. na prática é o mesmo antes ou depois de bolonha, tem é nomes diferentes: uns são licenciados outros têm o mestrado. Mas o problema é o seguinte: segundo a lei para tirar um mestrado em ensino de espanhol /português, por exemplo, temos que ter uma licenciatura que tenha 60 créditos de ESPANHOL. Qualquer universidade nos requisitos de admissão tem essa informação. Mas parece que a lei não se cumpre!! Como eu sozinha não posso fazer nada , penso que a comunicaçao social podia denunciar esta situaçao: ver se actualmente os alunos que estão em mestrado reunem as condiçoes legais para o poder frequentar. Sei de universidades que aceitaram candidatos de português/Francês sem uma unica cadeira de espanhol ou só com o DELE .
Estas pessoas no final vão estar ao mesmo nível de pessoas que passaram 5 anos na universidade em vez de dois. Agradeço a sua atenção e desculpe mais uma vez o incómodo.
Carina lopes"
Tema(s):
Polémica
Aos que partilham...
Esta música é dedicada aos colegas que partilham. Ontem e hoje, foram dias marcantes para mim. Nunca pensei que fossem tantos, os que de forma altruísta, optaram por responder ao meu «pedido». Foi um «momento» único na minha vida e na «vida» deste blogue... A letra da música corresponde, em parte, àquilo que eu senti quando recebi os emails.
Para estes colegas: Sempre que precisarem de mim, não hesitem em contactar-me. O vosso email foi adicionado à pasta dos "VIP". «Atendimento» prioritário a partir de agora. ;)
Para estes colegas: Sempre que precisarem de mim, não hesitem em contactar-me. O vosso email foi adicionado à pasta dos "VIP". «Atendimento» prioritário a partir de agora. ;)
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Iniciativas,
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6 FAA preenchidas...
Bom dia, colegas. Acabei de fazer o upload de 6 FAA preenchidas, para os "Recursos ProfsLusos". Se conseguir, até sexta-feira, ainda colocarei mais algumas.
Parte das fichas que os colegas me enviaram, coincidem na sua totalidade com aquelas que agora disponibilizo, e como tal, achei que não valia a pena estar a fazer o upload. Outras, por conterem elementos identificativos em mais do que uma parte, terão de ser "trabalhadas" de forma a remover essa identificação. Para já, não possuo tempo disponível para o fazer...
O meu agradecimento aos vários colegas que disponibilizaram estas FAA preenchidas.
Não se esqueçam de ler este post. É extremamente importante!
Nota: Depois de acederem aos "Recursos ProfsLusos", cliquem na pasta "Avaliação".
Não se esqueçam de ler este post. É extremamente importante!
Nota: Depois de acederem aos "Recursos ProfsLusos", cliquem na pasta "Avaliação".
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Avaliação,
Iniciativas
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