quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Registo criminal

Estou certo que a maioria dos Diretores das Escolas e Agrupamentos de Escolas já terá enviado um "lembrete" relativamente a este assunto, no entanto, não custa nada recordar que podem e devem concretizar esse procedimento na plataforma SIGRHE, na aba "Situação Profissional" e depois clicando em "Registo Criminal 2020/2021".

Depois de acederem à área do "Registo Criminal" colocam o código da vossa Escola / Agrupamento de Escolas, a data de validade do cartão de cidadão e os nomes dos vossos progenitores. É relativamente rápido...

Para acederem à plataforma SIGRHE, basta clicarem AQUI.

Mas alguém estava à espera de um desenvolvimento diferente?





Comentário: Constato a surpresa de muitos por aquilo que tem vindo a ser (timidamente) relatado por alguns meios de comunicação social, mas este tipo de situação era expectável. Quem se surpreende com isto, não conhece a realidade das nossas escolas, desconhece por completo como se comportam os nossos jovens (e também os adultos que muitas vezes são responsáveis por eles) e também considera que vivemos em pequenas "bolhas esterilizadas".

Dificilmente não teremos casos de COVID-19 em todas as Escolas e Agrupamentos de Escolas do nosso país. É algo que assumi logo no início deste ano letivo. Se não acontecer, será fantástico e verdadeiramente interessante (até pelo ponto de vista epidemiológico).

Quanto às condições sanitárias das nossas Escolas, julgo que em muitas delas o efeito será mais "psicológico" do que real, por todos os motivos que já sabemos. Tal como já escrevi há algum tempo, cabe-nos fazer a nossa parte. E não nos compete sermos infetados, mas sim protegermo-nos o melhor que podemos. 

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens

Em meados de agosto, a Direção-Geral da Educação divulgou um documento que visa orientar de que forma serão recuperadas e consolidadas as aprendizagens. Tendo em conta que em agosto a grande maioria dos professores se encontrava em merecido descanso, julgo que será pertinente dar algum relevo a este documento agora que estamos a aproximadamente duas semanas de começar o ano letivo.

Considero ainda relevante salientar que estamos a "falar" da recuperação de aprendizagens e não de conteúdos. Esta diferenciação torna-se particularmente importante nas disciplinas cujos conteúdos não têm grande sequencialidade, não fazendo assim grande sentido estar a "complicar" aquilo que não precisa de ser complicado... Mas isto já sou eu a tentar agilizar o regresso às aulas. Estou certo que algumas escolas, irão fazer deste documento a base para algo menos fácil.

Para fazerem o download do documento cliquem na imagem acima.

Quais os normativos legais a ter em conta para o ano letivo 2020/2021?

Quero acreditar que ainda poderão surgir orientações adicionais relativas ao ano letivo que está prestes a iniciar, no entanto, e enquanto nada de novo surge, recomendo a leitura daquilo que até ao momento está "em cima da mesa" no que se refere à organização e funcionamento das escolas. São, no essencial, três os documentos a ler... E sim, são ambíguos. Mas é o que temos.

Recordo que já havia divulgado estes mesmos documentos em julho (aqui), mas como estávamos todos com a "cabeça em água" poucos terão sido aqueles que lhe prestaram a devida atenção.

a) Despacho n.º 6906-B/2020, de 3 de julho: determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2020-2021, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário; 

b) Orientações da DGEstE para a organização do ano letivo 2020/2021

c) Orientações conjuntas da DGEstE, DGE e DGS.

Calendários escolares 2020/2021 para edição e impressão


Tal como em quase todos os anteriores anos letivos é costume deixar-vos alguns links para calendários escolares, no sentido de agilizar as nossas atividades. Não é nada que não seja possível fazer através de uma pesquisa rápida, mas julgo que é útil ter num mesmo post as diversas possibilidades.

Deixo-vos então com 6 opções: 

- Opção A (.xls) (fonte: "Economia e Finanças")

- Opção B (.pdf) (fonte: Agrupamento de Escolas de Soure)

- Opção C (.pdf) (fonte: "O Cantinho do Primeiro Ciclo")

- Opção D (.doc) (fonte: "O Cantinho do Primeiro Ciclo");

- Opção E (.doc) (fonte: "Agrupamento de Escolas de Casquilhos);

- Opção F (.pdf) (fonte: "Agrupamento de Escolas de Casquilhos).

Regresso à escola...

Nunca como agora se discutiu o regresso à escola, na (denominada) "nova normalidade", onde os receio são imensos e as dúvidas indiscutíveis. Como já tinha referido em post anterior (aqui) durante o mês de agosto restringi as minhas visitas às redes sociais e blogues de professores para manter a minha sanidade mental. E de alguma forma consegui atingir o meu objetivo... No entanto, a televisão é sempre uma constante, e por mais que mude de canal, as notícias sobre a COVID-19 e o regresso à escola são permanentes.

Tal como todos, tenho obviamente receio de regressar à escola, mas é um receio racional, baseado no estudo de artigos (recordo-vos que sou da área da biologia), e não de rumores ou alarmismos. E se não divulgo notícias sobre o COVID-19 e o regresso à escola não é por não as conhecer, mas porque considero que já existe divulgação q.b., e quem quer saber mais sabe sempre onde procurar informação (fidedigna ou não).

E o que é que eu posso afirmar à data de hoje, relativamente ao meu regresso à escola? Em primeiro lugar, irei tomar todas as precauções que estejam ao meu alcance, nomeadamente o uso sistemático de máscara e a desinfeção das mãos. Em segundo lugar, irei fazer absoluta questão que os meus alunos cumpram (dentro da sala de aula, porque fora dela eu não posso fazer grande coisa) com as regras que o meu agrupamento irá instituir (e que julgo serão similares a nível nacional). Para além disso, irei diminuir o meu tempo de permanência em locais pouco ventilados e aqueles onde me veja obrigado a permanecer (como as salas de aulas) terei sempre as janelas e portas abertas. Também sei que será complicado falar com a máscara e que a minha voz irá sofrer com isso, mas quando começar a "falhar", paro. Gosto de circular pelas salas de aulas, mas também sei que irei restringir os meus movimentos...

E é essencialmente isto. 

Não sinto necessidade em alimentar mais a minha apreensão, nem o irei fazer... Gostava que aqueles que me rodeiam também o fizessem, mas não somos todos iguais e nem todos encaram esta situação da mesma forma.

Aproveito este post para vos desejar um regresso à escola em segurança, num ano letivo que será certamente desafiante a todos os níveis.