quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Para (tentar) animar...

... na medida do possível.

Hoje é mais um daqueles dias em que o trabalho me vai levar pela noite dentro. Já ontem assim foi... Ainda não consegui ter tempo para reflectir nas implicações pessoais do PEC III, mas creio que quando começar a pensar nisso, deverá surgir para aí um PEC III, versão "professores". Tal como o meu amigo "JedWar" creio que as intervenções de Miguel Sousa Tavares (na 2.ª feira) e de Silva Lopes (hoje) deixam antever aquilo que eu denomino por PECADO (Programa de Exploração Circence Aplicado aos DOcentes).

Música de "Juanes" - (Tema: Yerbatero).

Ciberescola migra para o Portal das Escolas?

Ciberescola foi desactivado temporariamente.

Comentário: Eu bem avisei aqui que só o facto de mudar de mãos (no caso, para o Ministério da Educação) já permitia fazer uma previsão negativa do futuro deste projecto. Aparentemente, o sítio deste projecto teve de ser desactivado temporariamente devido a erros informáticos (adoro esta expressão... é tão generalista que dá para quase tudo).

Agora vem a parte interessante...

A Ciberescola, quando voltar (e se voltar, digo eu) estará acessível pelo "Portal das Escolas" do Ministério da Educação, segundo um dos coordenadores do projecto.

Está resolvido o "erro informático". A transição foi rápida...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O "garrote" em versão resumida...

No Portal do Governo a 29/09/2010: "Principais Medidas para o Orçamento do Estado para 2011 e para reforço da execução orçamental de 2010:
(...)
Para a redução da despesa, em 2011, o Governo decidiu:

Reduzir os salários dos órgãos de soberania e da Administração Pública, incluindo institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas. Esta redução é progressiva e abrangerá apenas as remunerações totais acima de 1500 euros por mês. Incidirá sobre o total de salários e todas as remunerações acessórias dos trabalhadores, independentemente da natureza do seu vínculo. Com a aplicação de um sistema progressivo de taxas de redução a partir daquele limiar, obter-se-á uma redução global de 5% nas remunerações;

■ Congelar as pensões;
Congelar as promoções e progressões na função pública;
■ Congelar as admissões e reduzir o número de contratados;
■ Reduzir as ajudas de custo, horas extraordinárias e acumulação de funções, eliminando a acumulação de vencimentos públicos com pensões do sistema público de aposentação;
Reduzir as despesas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com medicamentos e meios complementares de diagnóstico;
Reduzir os encargos da ADSE;
■ Reduzir em 20% as despesas com o Rendimento Social de Inserção;
Eliminar o aumento extraordinário de 25% do abono de família nos 1. º e 2.º escalões e eliminar os 4.º e 5.º escalões desta prestação;
■ Reduzir as transferências do Estado para o Ensino e sub-setores da Administração: Autarquias e Regiões Autónomas, Serviços e Fundos Autónomos;
■ Reduzir as despesas no âmbito do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC);
■ Reduzir as despesas com indemnizações compensatórias e subsídios às empresas;
■ Reduzir em 20% as despesas com a frota automóvel do Estado;
■ Extinguir/fundir organismos da Administração Pública directa e indirecta;
■ Reorganizar e racionalizar o Setor Empresarial do Estado reduzindo o número de entidades e o número de cargos dirigentes.

No que respeita ao reforço da receita em 2011:

■Redução da despesa fiscal
■Revisão das deduções à colecta do IRS (já previsto no PEC);
■Revisão dos benefícios fiscais para pessoas coletivas;
■Convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A (já previsto no PEC);
■ Aumento da receita fiscal
■Aumento da taxa normal do IVA em 2pp.;
■Revisão das tabelas anexas ao Código do IVA;
■Imposição de uma contribuição ao sistema financeiro em linha com a iniciativa em curso no seio da União Europeia;
■ Aumento da receita contributiva
■Aumento em 1 pp da contribuição dos trabalhadores para a CGA, alinhando com a taxa de contribuição para a Segurança Social.
■Código contributivo (já previsto no PEC).
■ Aumento de outra receita não fiscal
■Revisão geral do sistema de taxas, multas e penalidades no sentido da actualização dos seus valores e do reforço da sua fundamentação jurídico-económica.
■Outras receitas não fiscais previsíveis resultantes de concessões várias: jogos, explorações hídricas e telecomunicações.
(...)
Por um lado, a despesa extraordinária relativa à aquisição dos submarinos (contrato celebrado em 2004) e a execução abaixo do previsto da receita não fiscal serão compensadas pela receita extraordinária decorrente da transferência de planos de pensões da Portugal Telecom para o Estado.

Por outro lado, de forma a salvaguardar os riscos da execução orçamental até ao final do ano, antecipam-se, já para 2010, as seguintes medidas entre as acima elencadas para 2011:

■Eliminar o aumento extraordinário de 25% do abono de família nos 1.º e 2.º escalões e eliminação dos 4.º e 5.º escalões desta prestação;
■Reduzir as ajudas de custo, horas extraordinárias e acumulação de funções, eliminando a acumulação de vencimentos públicos com pensões do sistema público de aposentação;
■Reduzir as despesas com medicamentos e meios complementares de diagnóstico no âmbito do SNS e redução dos encargos com a ADSE;
■Congelar as admissões e reduzir o número de contratados;
■Reduzir as despesas de investimento;
■Aumentar as taxas em vários serviços públicos designadamente nos setores da justiça e da administração interna;
■Aumentar em 1 p.p. a contribuição dos trabalhadores para a CGA."

Ver Artigo Completo (Portal do Governo)

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Comentário: Partindo do princípio que este "nó" será aprovado: Esqueçam de uma vez por todas os concursos de admissão nos quadros para contratados já para o ano... Bem... Eu até diria mais, para os próximos anos. Todos os professores dos quadros serão afectados nas suas remunerações (o valor ilíquido do 1.º escalão da carreira docente ultrapassa os tais 1500 euros). Ficaremos mais uma vez "congelados" (novo período "pinguim - versão 2.0). Enfim... Tudo coisas fantásticas. Fantásticas mas para quem queira ter enxaquecas, insónias, má disposição, etc.

É desta que eu começo a cortar na despesa cá de casa... Se de um dia para o outro deixarem de ver actualizações neste blogue, já sabem, cortei com a primeira despesa a abater cá em casa. É mesma a primeira, seguida de alguns gastos (que eu considero supérfluos) com o automóvel. Internet tenho na escola e assim sempre me vejo livre de alguns emails de trabalho.
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Austeridade...

Governo aprova aumento do IVA para 23%.

Governo reduz entre 3,5% e 10% nos salários da Função Pública.

Comentário: Hoje não devo fazer grandes actualizações... O anúncio das medidas de austeridade orçamental para 2011 não conseguiram estragar-me o jantar, mas deixaram-me com uma tremenda azia. A economia nacional é um dos meu pontos fracos, no entanto, parece-me que algumas das propostas de medidas anunciadas irão constituir um autêntico "garrote" no bolso de muitos portugueses...

Austeridade sim... Mas... Parece-me que desta vez exageraram na dose!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Recordações...

Música dos "UB40" - (Tema: Cherry oh baby).

Querem matar a galinha dos ovos de ouro...

CNAES vai propor alterações à lei de acesso ao ensino superior por causa dos alunos das Novas Oportunidades.

Comentário: Em causa está o acesso ao ensino superior dos alunos dos cursos profissionais. A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) irá propôr alterações à lei de acesso de modo a tentar corrigir aquilo que muitos (eu incluído) consideram injusto (injusto, mas permitido por lei). Recordo que a estes alunos "basta" concretizar os exames nacionais necessários ao curso pretendido, sendo que a classificação obtida equivale à nota de conclusão do ensino secundário. Com uns bons meses de explicação... Com a "filosofia zen" (ou se quiserem o actual "tá-se bem") dos cursos profissionais... Mais uns pózinhos de perlimpimpim... Et voilá. Está a "receita" pronta!

Achei curiosa a reacção do presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), a qual transcrevo parcialmente: "Se o ensino superior se fechar aos alunos que vêm das Novas Oportunidades “voltaria a cheirar ao bafio do antigamente". Mas, digo eu, se se abrir a alguns (eventualmente muitos) alunos das Novas Oportunidades provavelmente correremos o risco de não cheirar a rigorosamente nada. E não sei se não será pior...

Caso para dizer... Não matem a galinha dos ovos de ouro (vulgo, Novas Oportunidades) caso contrário, vamos destruir as estatísticas e constituir uma geração com o mínimo de informação para poder intervir, contestar, participar e dialogar.

A resposta que eu gostaria de dar se tivesse departamento jurídico...

No sítio da FENPROF a 28/09/2010: "M.S.Tavares pronunciou-se na SIC, no dia 27 de Setembro, sobre o “acordo de princípios” assinado, em Janeiro, entre os professores e o Ministério da Educação. Sousa Tavares está no direito de emitir os juízos que bem entender. Não devia porém, pelo respeito à sua deontologia profissional, recorrer a mentiras – talvez resultantes da preguiça de não recolher informação fidedigna.

De facto, no processo de avaliação de desempenho que o ME impôs às escolas – e que continua a merecer o desacordo da FENPROF – os docentes (professores e educadores) não terão todos “muito bom e óptimo” (sic!). Como em todos os serviços da Administração Pública, 5% terão Excelente e 20% Muito Bom. Bastaria que o M.S. Tavares, no respeito pela profissão de jornalista, se desse ao trabalho de ler a legislação que, alegadamente, pretende combater.

Também é falsa a sua afirmação de que “passam a ganhar todos mais automaticamente”! Decorrente daquele acordo por que os professores muito lutaram, todos poderão atingir o topo da carreira – e essa foi uma importante vitória dos professores –, mas tal acontecerá com ritmos diferenciados e excessivamente lentos: demorarão, regra geral, 36 anos a atingi-lo! (Recorde-se que, pelo estatuto de 1998, o topo se atingia com 26 anos de serviço e que a média, na OCDE, é de 24 anos). Não é, de resto, verdade que tenham passado todos a ganhar mais, para além de não serem automáticas as progressões na carreira, pois dependem de avaliação e formação contínua.

Como todas as discussões, também esta só faz sentido se os interlocutores assumirem uma atitude séria e intelectualmente honesta. Sempre que fala de professores, M.S.Tavares revela-se incapaz de assumir tal atitude. O que é lamentável..."

Ver Artigo Completo (FENPROF)

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Comentário: Bem... Se eu tivesse departamento jurídico, e algum dinheiro na algibeira acho que ainda teria ido um pouquinho mais longe. Talvez um tribunal... Digo eu. Ou, como alguém referiu num comentário (aqui) iria para uma alternativa um pouco menos dispendiosa, mas eventualmente mais mediática que consistiria num vídeo a desmentir o que M.S.T. Provavelmente até o poderia fazer eu, mas não tenho conhecimentos técnicos que me permitam fazer algo com um mínimo de qualidade... E para "artistas" já temos M.S.T. Eh eh eh

De resto, vale a pena referir que todos os blogues que eu visito diariamente fizeram de uma ou outra forma, referência à situação divulgada aqui, ontem. Poucos foram os que conseguiram passar ao lado, mas também pudera... "quem não sente não é filho de boa gente".

Numa curta ronda pelos sítios de outros sindicatos, e à excepção da FENPROF, não me apercebi de mais nenhuma reacção. Humm... Espero que não apareça daqui a uma ou duas semanas quando for inóqua, ou pior, não apareça de todo.
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Vou gostar de ver...

Aprovada audição de Isabel Alçada sobre arranque do ano lectivo.

Comentário: Esperemos que a Ministra da Educação não utilize o mesmo "tipo de linguagem" e a mesma "expressividade" utilizada no mui famoso vídeo da mensagem de início de ano lectivo...


Ofertas de Escola (Setembro de 2010).

Ponto de Situação da Oferta de Escola.

OE às 16:35 por grupo de recrutamento.

Comentário: O Arlindo tem feito um trabalho notável no que concerne às diversas Bolsas de Recrutamento. Agora, é a vez das ofertas de escola e cá temos novamente o incansável colega, que mesmo não sendo contratado, continua a ajudar... Os meus parabéns.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para descontrair...

...depois de ver e ouvir o vídeo anterior.

Música dos "Madcon" - (Tema: Liar).

Inqualificável...

...ou melhor é qualificável com adjectivos impróprios a uma leitura mais civilizada e inteligente. Que Miguel Sousa Tavares destila fel pelos professores já não é novidade, mas ao nível que o fez abaixo (vejam o vídeo) é realmente indecente e acima de tudo, mentiroso.

Se não viram, cliquem no "play" e depois comentem...


Ciberescola.

No "SOL" a 27/09/2010: "A Ciberescola é o mais recente projecto do Ciberdúvidas, para ensinar Português aos alunos de todos os níveis de ensino, mas também àqueles que o estudam como segunda Língua. O portal é totalmente gratuito e começa a funcionar esta terça-feira.

Um professor de Português virtual, a qualquer hora, e à distância de um clique. É este o conceito da Ciberescola, um portal que inclui exercícios interactivos para os alunos dos vários níveis de ensino - do 1.º ao 12.º ano.

O serviço é totalmente gratuito e não é necessário fazer o download de qualquer ferramenta informática. Para o usar, só é preciso um computador com internet e um registo, que pede apenas um endereço de e-mail e uma palavra-passe.
(...)
No portal, os docentes poderão encontrar fichas e exercícios completamente originais, para serem usados nas aulas em computadores ou em quadros interactivos.

O projecto é uma iniciativa do Ciberdúvidas, mas o Ministério da Educação já está em negociações para adquirir os direitos desta aplicação. «Quando as negociações estiverem concluídas, a Ciberescola vai estar, por exemplo, no Portal das Escolas», esclarece Ana Martins."

Ver Artigo Completo (SOL)

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Comentário: Uma ideia realmente boa, repleta de recursos e ainda por cima, gratuita. Pena é que vá passar para a "alçada" (Eh eh eh) do Ministério da Educação.

Para acederem à plataforma, cliquem na imagem. Façam-no antes que mude de "mãos"... Depois de mudar, já sabemos o que é mais provável acontecer... O abandono daquilo que para mim seria um conceito a proteger ou pior, a utilização "partidária" com a inevitável publicidade governamental.

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Pedido de divulgação - Vinculação de professores contratados.

"Caro Ricardo Montes

Escreve-te o autor da petição pela vinculação de professores contratados discutida no Parlamento Português no passado dia 8 de Abril e que resultou nas resoluções da AR que apontam para a realização do concurso extraordinário em Jan/2011.

A par desta petição coloquei uma outra no Parlamento Europeu com o mesmo objectivo, e que agora mereceu uma resposta intermédia pois a Comissão já ouviu o Ministério da Educação tendo tirado já algumas conclusões dessas diligências. Na sequência destes desenvolvimentos, venho pedir-te a tua colaboração na denuncia da precariedade dos professores contratados do ensino público em Portugal. Assim, envio-te um texto que recebi da Comissão Europeia a propósito da petição que apresentei ao Parlamento Europeu a solicitar a intervenção do mesmo para alterar a situação precária dos professores contratados em Portugal, muitos dos quais à cerca de vinte anos a contrato a termo.

Envio-te ainda o texto da resposta que enviei à Comissão Europeia, rebatendo a argumentação do Ministério da Educação, e que pelos vistos, esta, não convenceu a Comissão (ver conclusão no ofício que recebi da Comissão Europeia). Esperando que divulgues mais este passo no sentido certo para combater a injustiça a que estes professores estão sujeitos há longos anos, despeço-me agradecendo a disponibilidade que sempre tens demonstrado para ajudar nesta causa.

Obrigado.

Um abraço,
Jorge Costa"


E por motivos óbvios, cá fica a divulgação desta iniciativa que julgo meritória pelo tremenda perseverança do seu mentor, e acima de tudo pela concordância com os motivos de fundo que levam a este tipo de acções. Os meus parabéns... Para acederem ao documento com o texto da Comissão Europeia e a respectiva resposta do colega, cliquem aqui.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bom fim-de-semana.

Por motivos de ordem pessoal, hoje não poderei organizar as listas da 3.ª Bolsa de Recrutamento. O colega Arlindo está a fazer esse trabalho, como tal, quem quiser aceder às listas de alguns grupos, clique aqui.

Deixo-vos com um dos meus temas preferidos dos "Fonzie". Espero que gostem.
Até 2.ª feira. Portem-se bem. ;)

Música dos "Fonzie" - (Tema: Caminho).

Concurso de docentes 2010/2011 - 3.ª Bolsa de Recrutamento já disponível.

Já se encontra disponível na aplicação da DGRHE - Bolsa de Recrutamento/Contratação de Escola - os resultados da terceira Bolsa de Recrutamento (BR).

Aos que obtiveram colocação, parabéns. Aos que não ficaram colocados, calma que ainda vão surgir mais bolsas... Para além disso têm as "ofertas de escola", como tal, tentem não desesperar.

Boa sorte!


IGE toma "boa nota" das denúncias...

No Diário de Notícias a 24/09/2010: "A Inspecção-Geral da Educação (IGE) vai investigar a constituição das turmas e a elaboração dos horários nas escolas do País. A averiguação é feita habitualmente no início do ano lectivo mas este ano a Fenprof já entrou ao organismo uma lista de irregularidades encontradas em vários estabelecimentos.

escolas em que as turmas têm mais alunos do que o número máximo (28) permitido ou mais do que dois alunos com necessidades educativas especiais, diz o secretário-geral da Fenprof. "Como sabemos que a IGE faz sempre nesta altura o levantamento das falhas para regularizar as situações quisemos alertar para alguns casos que não estão a respeitar a lei", diz Mário Nogueira.
(...)
Do lado dos professores, os horários são o maior problema. "O problema coloca-se nos complementos individuais e não na componente lectiva dos docentes. O que se passa é que as escolas colocam sobre os professores mais tarefas do que aquelas que a lei prevê", explica o dirigente da Fenprof.

Os mega-agrupamentos não foram esquecidos e a Fenprof aponta situações, como duas escolas no Algarve, em que os professores fazem 30 quilómetros entre os dois estabelecimentos que pertencem ao mesmo agrupamento. Uma situação, lembra Mário Nogueira, que a ministra da Educação garantiu que não iria acontecer.

Apesar de ter apontado escolas em que a lei não está a ser cumprida, o dirigente sindical, garante que "a Fenprof não quer que a escola seja punida, apenas quer a lei seja respeitada". Ao DN, a IGE confirmou que tomou "boa nota das questões apresentadas", mas não confirmou se vai investigar os casos concretos denunciados pelo sindicato."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Todos nós conhecemos situações "estranhas" nos horários dos colegas... Também todos sabem que a Inspecção-Geral da Educação costuma ir às escolas no início dos anos lectivos... A questão reside num ponto algo melindroso que é: O que acontecerá nas escolas onde aparentemente existem "irregularidades"? Estas escolas também são alvo da atenção dos inspectores mas os problemas mantêm-se após essa visita (e por aquilo que sei temos inspectores competentes). Humm... Se o problema não são os inspectores (quanto a isso tenho poucas dúvidas), qual será?

Quem quer arriscar uma resposta?

Nota: O título da notícia é "Horários escolares vão ser investigados", no entanto, se repararem no fim do artigo é referido claramente a falta de confirmação por parte da IGE sobre a possibilidade da investigação vir a ocorrer. Hoje reparei nesta incongruência...
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Como funciona a contratação/oferta de escola?

Deixo-vos de seguida com algumas informações relativas à Contratação/Oferta de Escola que julgo serem relevantes, e que retirei do "Guia de Sobrevivência do(a) Professor(a) e Educador(a) Contratado(a) e Desempregado(a)". Considero este guia uma das melhores e mais interessantes iniciativas sindicais... Creio que a informação é essencial para que os professores se saibam defender melhor das "tropelias" e ilegalidades ministeriais (e até mesmo ao nível das escolas). Tenho inúmeras críticas a fazer à FENPROF, mas neste caso em particular, julgo que merecem os parabéns.

Volto a salientar, que este guia deveria ser lido por todos os colegas (não apenas os colegas contratados). Não o rejeitem apenas porque vem de um sindicato que tem cometido vários erros...

Se bem que muitos já devem conhecer o que abaixo coloco, existem sempre colegas novos que entram neste "procedimento" e sentem diversas dificuldades em entender como funciona. Outros, já se encontram neste sistema de contratação há mais tempo e mesmo assim ainda desconhecem muitos parâmetros essenciais. Assim, e especialmente para estes, transcrevo aquilo que consta no guia relativamente ao tema em questão (página 23):


Todas as necessidades das escolas que surjam após o dia 31 de Dezembro, bem como aquelas que surjam antes dessa data e que não possam ser satisfeitas através dos procedimentos de colocação da bolsa de recrutamento, são preenchidas através da contratação de escola, regulada pelo Decreto-lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro;
• Trata-se de um mecanismo de recrutamento de professores em que as escolas/agrupamentos podem fixar os seus próprios critérios de admissão, ordenação e selecção de candidatos;
• As ofertas públicas de trabalho são divulgadas, através da Internet, pelo director da escola/agrupamento, bem como na página electrónica da DGRHE e das direcções regionais de Educação;
Para te candidatares, acedes à aplicação electrónica disponível no site da DGRHE introduzindo o teu número de candidato e respectiva palavra-chave;
• Findo o prazo de inscrição, a escola/agrupamento procede ao apuramento e selecção do(s) candidato(s);
Poderás reclamar da selecção do candidato através da aplicação informática de denúncia disponível no site da DGRHE, havendo ainda a possibilidade de interpores acção de contencioso jurídico, podendo aqui contar com o apoio do teu sindicato da FENPROF;
• O período mínimo de duração do contrato de trabalho é de 30 dias e o máximo até ao termo do ano escolar (31 de Agosto);
• Destinando-se a substituição temporária de docente titular da vaga/horário, o contrato de trabalho a termo incerto só cessa antes de 31 de Agosto nos casos em que ocorra o regresso desse titular; nestas circunstâncias, o contrato vigora até ao 3º dia útil a contar da data de apresentação do titular da vaga/horário, com uma excepção: no caso desse titular se apresentar durante o período de realização dos trabalhos de avaliação ou durante os 30 dias imediatamente anteriores, o contrato mantém-se em vigor até à conclusão desses trabalhos;
• A contratação de escola é a única modalidade de contratação disponível para as designadas “Escolas Prioritárias”, integradas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária;
• A contratação de escola é o único regime de recrutamento a que podes candidatar-te com habilitação própria.

Completamento de horário em regime de contrato:
(...) Contudo, de acordo com o Despacho Interno n.º 2/SEE/2008, há situações em que, existindo horas disponíveis na escola/agrupamento onde, eventualmente, te encontres contratado com horário incompleto, poderão as mesmas ser-te atribuídas, bastando para isso que o respectivo director assim o autorize. É o caso das horas que já se encontrem constituídas e atribuídas, como sejam as que são libertadas, entre outros, por motivos de dispensa para amamentação, aposentação ou doença.
Só no caso das horas remanescentes não se encontrarem já constituídas e distribuídas (por exemplo, resultarem da aprovação de mais uma turma, curso ou desdobramento de turma...) é que a sua atribuição a docente contratado com horário incompleto, que em todo caso continua a ser possível, fca dependente de autorização do/a director/a regional de Educação respectivo/a.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bolsa esvaziada na sexta-feira...

(Post revisto e actualizado às 07:12 de 24 de Setembro)

No Jornal de Notícias a 23/09/2010: "Perto de 1100 horários estão ainda por preencher nas escolas, em muitos casos porque os professores não estão interessados nas colocações. A partir de segunda-feira, arranca a contratação das escolas.

"Há escolas que ainda não têm os professores colocados", num total de cerca de "1000 a 1100 horários" por preencher, reconheceu Mário Pereira, director geral de Recursos Humanos da Educação, à Agência Lusa.

"O que sucede é que em muitos dos pedidos apresentados pelas escolas não temos candidatos interessados, mas temos de respeitar em absoluto a liberdade de opção e de escolha dos docentes", referiu.

Depois da colocação de professores através do concurso nacional, a 30 de Agosto, explicou, as escolas fazem a identificação dos horários que faltam preencher e carregam-nos numa aplicação, a designada "bolsa de recrutamento".
(...)
Referindo que existem cerca de 30 mil professores candidatos à contratação, o director geral de Recursos Humanos da Educação adiantou que a partir de segunda-feira os horários que continuarem sem professores interessados são transferidos para as escolas, a chamada oferta de escola.
(...)
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou na quarta-feira ter recebido "inúmeras queixas" sobre os atrasos com que o Ministério da Educação está a colocar professores nas escolas e denunciou a situação de "verdadeira opacidade" com que decorre o processo de colocação através da bolsa de recrutamento."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

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Comentário: Embora no artigo acima não seja feita referência ao dia da próxima bolsa de recrutamento, neste outro (similar) é indicado claramente o dia: Amanhã. A partir desta data, os horários que continuarem sem recolher o interesse dos professores irão para oferta de escola! Vocês sabem como funcionam as ofertas de escola, não sabem? Se sabem, das duas uma: ou estão felizes ou estão um pouco aflitos... Estes últimos devem ser a esmagadora maioria.


Se estão um pouco aflitos, aconselho-vos a ter cuidado com "a liberdade de opção e de escolha".
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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Para descontrair...

...antes de ir para a cama.

Também poderá ser utilizado como tema de embalar por certos e determinados colegas que adquiriram a nova e interessante rotina de acordar mais cedo para tratar dos seus rebentos, num gesto de infindável altruísmo, abdicando de algum bom aspecto matinal. Eh eh eh. ;)

Música dos "OneRepublic" - (Tema: Say (All I Need)).

Pack "Avaliação do Desempenho Docente".

(Post actualizado a 27 de Outubro de 2010)

Parece-me que só agora é que os colegas começam a pensar na avaliação do desempenho docente. Confesso que hoje foi o dia em que na minha escola mais conversei sobre este tema.

Para facilitar a discussão e esclarecimento relativamente a questões que surjam sobre o tema "Avaliação do Desempenho Docente", deixo de seguida as regras que têm de ser utilizadas pelos directores para estabelecerem o calendário da avaliação do desempenho, assim como links para todos os documentos legislativos relevantes. Irei também colocar este post na secção "Escolhas do Editor" (barra lateral direita) para que esteja sempre acessível.

Regras para a calendarização do procedimento de avaliação do desempenho (Despacho n.º 14420/2010):

1 — A calendarização do procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente é da competência do director de cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, devendo respeitar os seguintes procedimentos e prazos máximos:
a) Apresentação, facultativa, do pedido de observação de aulas31 de Outubro do 1.º ano do ciclo de avaliação;
b) Apresentação, facultativa, de objectivos individuais31 de Outubro do 1.º ano do ciclo de avaliação;
c) Entrega do relatório de auto-avaliação -
31 de Agosto do 2.º ano do ciclo de avaliação;
d) Avaliação e comunicação da avaliação final ao avaliado21 de Outubro do 2.º ano do ciclo de avaliação;
e) Conclusão de todo o processo de avaliação do desempenho, incluindo eventuais reclamações e recursos31 de Dezembro do 2.º ano do ciclo de avaliação.
2 — A calendarização referida no número anterior fixa, também, os prazos para a ponderação curricular prevista no n.º 9 do artigo 40.º do Estatuto da Carreira Docente, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho, tendo em conta o estabelecido no despacho normativo ali previsto.
3 — A calendarização é estabelecida após a audição da Comissão de Coordenação da Avaliação do Desempenho, de forma a garantir, em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, o cumprimento do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 12.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho, bem como as regras aplicáveis à observação de aulas e ao disposto na portaria prevista no n.º 4 do artigo 9.º.
4 — A calendarização dos procedimentos de avaliação do desempenho dos docentes em período probatório e em regime de contrato tem em conta os prazos referidos, respectivamente, nos artigos 25.º e 26.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho.


Atenção! Não se fiem nas datas anteriormente referidas (nomeadamente as referidas para a entrega facultativa de objectivos individuais e de aulas observadas - alíneas a e b), pois o que se estabelece são prazos máximos. Dependendo do Director da vossa escola, o prazo poderá ser mais reduzido... Estejam atentos.

Recordo ainda que os elementos produzidos em procedimentos de avaliação referidos no artigo 37.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2010, (elementos produzidos em procedimentos de avaliação em curso à data da entrada em vigor do decreto, ou seja, 23 de Junho de 2010) podem ser considerados no ciclo de avaliação de 2009-2011, desde que os interessados o requeiram ao director até 31 de Outubro de 2010. No ciclo de avaliação de 2009-2011 o prazo para a apresentação facultativa do pedido de observação de aulas e de objectivos individuais termina em 31 de Outubro de 2010 (de acordo com o Despacho n.º 14420/2010).

Seguem-se os links para os diversos documentos que têm de ser lidos por quem vai ser avaliado (ou seja, todos os professores):

Estatuto da Carreira Docente
(Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho)

Modelo de Avaliação do Desempenho Docente
(Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho)

Calendarização, relatório de auto-avaliação e fichas de avaliação global
(Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembro)

Padrões de Desempenho
(Despacho n.º 16034/2010, de 22 de Outubro)

Eventual dispensa de observação de aulas (relevante para licença sabática, regime de equiparação a bolseiro a tempo inteiro, entre outros)
(Portaria n.º 926/2010, de 20 de Setembro)

Ponderação curricular (relevante para licença sabática, regime de equiparação a bolseiro a tempo inteiro, entre outros)
(Despacho normativo n.º 24/2010, de 23 de Setembro)

Boa leitura...

Num futuro próximo junto de si...

Observação de aulas vai contar para avaliação das escolas.

Comentário: Não... Não é para agora. Apenas deverá ser para o novo ciclo avaliativo que inicia apenas em 2011. Mas já é um início de algo que só este ano se irá "compôr". Vamos ver é se os sindicatos voltam a "comer na mão" de Sócrates.

Apenas para que reflictam, fica aqui uma parte do artigo: "O secretário-geral, Mário Nogueira, defende que é "mais correcto" que a observação de aulas "seja desenvolvida no âmbito da avaliação das escolas porque uma das componentes das próprias escolas é a actividade lectiva" e acrescenta que este processo devia "estar completamente desligado da avaliação individual"." Considero algo estranha esta afirmação... Ou não se aceita a observação de aulas em caso algum, com este modelo de avaliação ou então, aceita-se na plenitude. Parece-me que existiu aqui alguma (estou a tentar ser meiguinho) incongruência por parte do nosso "mestre" sindicalista.

Humm...

Para os distraídos...

Existem no sítio da FENPROF algumas "Notas à Comunicação Social", que julgo serem relevantes na medida em que despertam para alguns problemas e são também algo informativas. Há por aí muitos colegas distraídos... Recomendo a leitura das seguintes:

- "Regressa a perturbação às escolas..."

- "Basta de abusos nos horários de trabalho!"

- "FENPROF reúne com Inspecção-Geral da Educação (IGE)"

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para descontrair...

... e em dose dupla.
(ou, se quiserem, de duas formas alternativas)

Até amanhã.

Música de "Flo Rida ft. David Guetta" - (Tema: Club Can't Handle Me).

Música dos "Within Temptation feat. Chris Jones" - (Tema: Utopia).

Não é um drama... É a realidade!

«Passar sem saber é dramático para o futuro de Portugal».

Comentário: Saliento esta passagem do artigo acima: "Rui Rio afirmou-se também «chocado» com a possibilidade de «alguém não fazer o secundário, ir por uma via lateral, fazer apenas um exame de inglês, ter 20 nesse exame e tem 20 de média de entrada na faculdade, ultrapassando muitos outros que se esforçaram»." Não foste o único, Rui Rio... Tive oportunidade de falar com muitos colegas que desconheciam esta solução de "engenharia técnica" desenhada exclusivamente para a "geração Sócrates". Agora só falta arrasar o ensino superior com "Novas Oportunidades"...


Injustiças na Bolsa de Recrutamento.

Recursos Hierárquicos.

Comentário: Aconselho vivamente a leitura do post do Arlindo, relativo a eventuais recursos hierárquicos e outra situações mais "obscuras" que estão a ocorrer nas famosíssimas "Bolsas de Recrutamento" (este plural "mata-me"). Se aconselho à maioria dos colegas, já para os colegas que se encontram sujeitos a este autêntico "saco de serapilheira" considero ser de leitura obrigatória!

Pequena lufada de gás.

Basta de abusos nos horários de trabalho!

Comentário: Gostei de ler casos concretos de colegas cujos horários de trabalho foram "abusados", e cujo recurso a tribunal teve consequências francamente positivas. Acho este tipo de inciativas bastante útil, pois permite que, quem a eles tem acesso possa identificar "anomalias" que nem sequer conhecia, ou tendo conhecimento das mesmas "ganhe" coragem para fazer algo que as contrarie. Como adepto do "combate" legal às tropelias ministeriais, esta foi para mim uma espécie de pequena botija "Campingaz" utilizado no "lume brando" sindical.

Programa Educação 2015.

Gentilmente cedido pelo autores do blogue "ad duo", deixo para quem quiser fazer o download:
(Cliquem na imagem para fazerem o download)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Em lume (demasiado) brando...

Arranque do ano lectivo marcado pelo "agravamento de precariedade".

Comentário: Ok... Apontar os problemas é um primeiro passo. Mas podemos inverter a "equação", ou seja, podemos ter um problema quando insistimos nesse primeiro passo e nada mais se acrescenta. E sinceramente, não sei até quando os sindicatos se vão manter na "penumbra" gerada pelo acordo de Janeiro, mas que começa a ser asfixiante tanta passividade... tanta troca de papéis... tantos pedidos de esclarecimento cruzados... ai isso começa.

Era bom que se começasse a aquecer a "máquina sindical", caso contrário, a insistir-se no "erro", qualquer dia deixa de haver "amigos" que paguem o "combustível" e "mudem o óleo".

Portaria relativa aos procedimentos para dispensa da observação de aulas.

Foi hoje publicado em Diário da República uma portaria que "estabelece os procedimentos a adoptar sempre que, por força do exercício de cargos ou funções, não possa haver lugar à observação de aulas prevista no artigo 9.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2010". Recordo que a obrigatoriedade de observação de aulas é necessária para aceder aos 3.º e 5.º escalões, assim como para obter menções qualitativas de "topo".

Para compreenderem mais rapidamente se esta portaria vos é destinada, deixo de seguida uma lista com os principais destinatários:

a) docentes em licença sabática;

b) docentes em regime de equiparação a bolseiro a tempo inteiro;

c) docentes que se encontram no exercício de cargos ou funções fora do estabelecimento de educação ou de ensino.

Para acederem à mesma, cliquem aqui.

Para recordar...

Comentário: Não é nada de novo... O programa Novas Oportunidades permite concorrer à Universidade recorrendo apenas às classificações obtidas nos exames nacionais exigidos para os cursos em questão. As classificações obtidas valem como nota de conclusão do ensino secundário. Surpreendidos? Espero que não...

A "novidade" aqui não reside no recurso a esta "artimanha" (recordo que é permitida por força da lei), pois já foi utilizada por outros alunos (e agora, cada vez mais)mas sim ao facto do aluno em questão ter obtido no exame nacional de Inglês um redondo 20... Que é simultâneamente a nota final com que concorreu à Universidade e ao curso pretendido.

Porreiro pá!

Documentos de apoio ao Estatuto do Aluno.

Estatuto do aluno - mais documentos de apoio.

Comentário: Os autores do blogue "ad duo" disponibilizaram um conjunto de 3 documentos (que podem ser impressos em A4 e A3) que julgo serem de tremenda utilidade para todos os colegas e principalmente para aqueles que desempenham funções de Direcção de Turma. Com o "selo" de qualidade a que os colegas do blogue "ad duo" já nos habituaram... Mais uma vez de parabéns pelo fantástico trabalho que realizam semanalmente.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bom fim-de-semana.

A "oferta" musical é da colega Ana. Eu apenas escolhi uma das opções que ela me deu... Porventura aquela que melhor caracteriza o que se está a passar hoje com muitos colegas. Para os que ficaram colocados, os meus parabéns. Para os que ainda não ficaram: muita força e esperança é o que vos desejo.

Fiquem bem...

Música dos "U2" - (Tema: I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight).

Listagem por grupos - 2.ª Bolsa de Recrutamento 2010/2011.

(Post revisto e actualizado às 20:55 de 20 Setembro de 2010)

Por motivos óbvios não vou estar a fazer sistemáticamente apelos. Para além disso, após um período de dias razoável, não volto a fazer esta recolha, até porque me dá imenso trabalho estar a fazer uploads para o meu sitío da internet, fazer um refresh, colocar aqui os links, etc.

Os grupos de recrutamento com listas relativas à 2.ª Bolsa de Recrutamento é a que se segue:

- Grupo 500 (parte 1 e parte 2) (docx) - enviado pela colega Sílvia

- Grupo 510 (xlsx) - enviado pelo colega Manuel

- Grupo 110 e 240 (pdf) - enviado pelo colega Ricardo

- Grupo 300 e 330 (xls) - enviado pela colega Ana

- Grupo 220 (pdf) - disponível no blogue do Arlindo

- Grupo 410 (xlsx) - enviado pela colega Rita

- Grupo 420 (xlsx) - enviado pela colega Nathalie

- Grupo 250 (doc) - enviado pelo colega Bruno

- Grupo 620 (pdf) - enviado pelo colega João

Colegas, até à hora e data de actualização deste post, as listas que tinha na minha caixa de correio electrónica são as constam acima. A partir daqui não irei fazer mais actualizações. As listas que chegaram foram todas disponibilizadas. Se não estão aqui é porque nenhum colega desses grupos de recrutamento as fez chegar a mim.

Concurso de docentes 2010/2011 - 2.ª Bolsa de Recrutamento já disponível.

Já se encontra disponível na aplicação da DGRHE - Bolsa de Recrutamento/Contratação de Escola - os resultados da segunda Bolsa de Recrutamento (BR).


Tal como na anterior BR, também nesta foi publicitada uma lista de colocações administrativas.

Por aquilo que apurei e ao contrário do que constava na nota informativa de 13 de Setembro, nesta BR foram contemplados horários temporários. Mais uma confirmação do caos informativo que percorre a DGRHE, e que até mesmo os sindicatos são alheios...

Assim não... Isto não pode acontecer num sindicato!

No sítio do SPZC a 17/09/2010: "Uma directiva do Ministério da Educação (ME), do passado dia 1 de Setembro, impede as direcções das escolas de solicitarem horários temporários antes da quarta colocação de docentes da Bolsa de Recrutamento, situação que só se verificará no mês de Outubro.

Até lá, as escolas que tenham professores ausentes, temporariamente, nomeadamente por motivos de baixa médica, ficam praticamente privadas de oferta curricular nas respectivas disciplinas, por professores da própria área disciplinar. Isto acontece porque o ME apenas admite, nesta fase, a colocação de professores cujo horário seja para todo o ano escolar. Os alunos podem estar, é certo, ocupados com um professor escalado para a substituição, mas não estão, nem vão estar, até ao próximo mês de Outubro, com o professor em pleno da respectiva disciplina.

É um logro a engenharia educativa que se está a colocar em prática, penalizando alunos, penalizando professores e o próprio trabalho das escolas. Em suma, temos escolas sem a cobertura de todas as disciplinas para as suas necessidades e, paradoxalmente, temos milhares de professores à espera de colocação.

O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) considera absurdo e surreal que o Estado prefira manter este contingente de professores com o trabalho à espera e, em simultâneo, tenha ainda a responsabilidade do pagamento do subsídio de desemprego a estes profissionais. O SPZC exige, com efeito, que o ME reveja imediatamente as orientações dadas no dia 1 de Setembro no sentido de antecipar de imediato a autorização para a colocação de professores para horários temporários.

Coimbra, 17 de Setembro de 2010, A Direcção"

Ver Artigo Completo (SPZC)

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Comentário: Mas alguém ficou surpreendido com o que o leu acima? Ficaram? Não? Eu fiquei... Não porque desconhecesse a informação de que os horários contemplados só iriam sair a partir de uma determinada Bolsa de Recrutamento, mas sim porque este artigo foi colocado hoje no sítio deste sindicato e com uma informação errada (ou pelo menos, desactualizada). E se existem dirigentes sindicais e uma direcção que trabalha como deve ser, deveriam saber também que a última nota informativa tem a data de 13 de Setembro e aponta para a 3.ª bolsa como a primeira das que irão abranger horários temporários. A primeira nota informativa (de 1 de Setembro) é que referia a 4.ª Bolsa de Recrutamento.

Desculpem o reparo, mas é uma pequena falha que não é tolerável numa direcção de um sindicato. Se temos uma determinada função é para a desempenharmos o melhor que pudermos. Estas situações deixam-me fulo, pois não as consigo compreender. Aqui só poderei compreender esta situação se a dita cuja reunião onde aprovaram o texto do artigo for anterior à data de publicitação da 2.ª nota informativa (ou seja, 13 deste mês). Nem consigo admitir que estes colegas sindicalistas desconheciam a 2.ª nota informativa sobre as Bolsas de Recrutamento.

E para precaver qualquer situação, deixo de seguida um Print Screen da notícia em questão.

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Os chumbos do PS, PSD e CDS.

Redução do número de alunos por turma sem apoio de PS, PSD e CDS-PP.

Chumbada entrada de precários na Função Pública.

Comentário: Nada de novo no mundo da restrição orçamental só para alguns... A precariedade e o ensino "massificado" não são absolutamente nada preocupantes.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Concurso de docentes 2010/2011 - 2.ª Bolsa de Recrutamento (data provável).

Segundo consta no sítio do SPZN, a 2.ª Bolsa de Recrutamento está agendada para amanhã (17 de Setembro). Esperemos que assim seja...

Para além desta informação, ainda temos esta outra, que vai no mesmo sentido.

Se for o caso, boa sorte para amanhã.


(Cliquem na imagem para aceder ao sítio do SPZN)

E depois de um dia cansativo...

...ainda tenho pela frente trabalho que certamente me vai transportar noite dentro. Hoje não tive tempo para ver o que me chegou ao email e como ando com problemas de acesso à internet (há pelo menos uma semana) só mesmo amanhã vou conseguir ler o que me chegou nestes últimos dias.

Até amanhã...

Música de "Sean Kingston featuring Nicki Minaj" - (Tema: Letting Go (Dutty Love)).

Grandes sarilhos...

Professores já podem ser avaliados mas sindicatos prevêem "enorme sarilho".

Comentário: Aconselho a leitura do artigo acima. Ao contrário de Mário Nogueira eu não acho que vai ser "um sarilho enorme". Eu acho que vai ser uma catástrofe em termos de relação entre colegas de profissão... Se até aqui tivemos a adesão de uma parte da população docente, não acredito que os firmes de consciência, princípios e até mesmo honra, se mantenham nessa posição (à excepção dos doutos que já não precisam da avaliação para nada). Assim, parto do princípio que teremos uma maior adesão a este modelo de avaliação (em relação ao anterior, que era basicamente igual a este)...

Os sindicatos que assinaram o acordo, por mais que critiquem o modelo e a sua carga burocrática, não podem avançar muito mais na contestação, pois assinaram um acordo. E nesse acordo consta a base deste modelo de avaliação. Os colegas que até agora podiam contestar, discordar ou divagar no "limbo" (tinham margem de manobra suficiente) deixado pela anterior contestação (sindical ou outra) terão mesmo de tomar uma decisão. E posso estar errado, mas aqueles que não "abraçaram" (por discordarem ou por comodismo) o anterior modelo não terão "grande" alternativa de escolha, pois já devem ter concluído que existem consequências (nos concursos ou na subida de escalão).

Vamos ver quem, este ano lectivo, vai apontar o dedo a quem... E os que apontam os dedos de que lado vão estar...

Metas atrasadas...

No Público a 16/09/2010: "As metas de aprendizagem por ano e ciclo de ensino deveriam estar disponíveis a partir de ontem na Internet. O Ministério da Educação atrasou-se e justifica que "até ao final do mês serão divulgadas no site. Porque neste momento estão a ser apresentadas aos directores de agrupamentos".

Além destas, os directores estão também a conhecer as metas do Governo para o sucesso educativo até 2015 - que Isabel Alçada pretende anunciar só no início da semana.

Contudo, ouvidos pela agência Lusa, os directores que já se reuniram com a ministra avançam que o Governo pretende que a taxa de retenção do secundário desça de 18,7 para 12 por cento. A taxa de retenção e desistência deverá ficar pelos dez por cento no que se refere ao 3.º ciclo (contra os actuais 13,8 por cento), pelos cinco por cento no 2.º ciclo (7,5 por cento) e pelos dois por cento no 1.º ciclo (3,4 por cento). Quanto aos exames do 9.º ano, a intenção é aumentar em quatro pontos percentuais as classificações positivas a Língua Portuguesa (este ano, 69,6 por cento tiveram positiva) e a Matemática (51,3 por cento). Quanto à taxa de desistência, deverá ser inferior a um por cento aos 14 anos, dois aos 15 e abaixo dos quatro aos 16 anos."

Ver Artigo Completo (Público)

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Comentário: No mínimo é estranho avançarem com o anúncio da "coisa" e depois voltarem a metê-la no "bolso". Se era para isto, o melhor mesmo é utilizar a estratégia "concurso de docentes", ou seja, não há datas, depois logo se vê. Se não for agora é depois... A justificação para o atraso é que é no mínimo suspeita: "Neste momento estão a ser apresentadas aos directores"?? Mas há um número limitado de cópias?? Estarão todos em papel tipo acórdão da Casa Pia e à espera de compilação?? Vamos ver o que acontece...

Quanto às metas do Governo para o sucesso, taxas de retenção e companhia, nem vale a pena estar a pronunciar-me... Acho este tipo de objectivos completamente irreal e não tenho grandes dúvidas em afirmar que fomenta o "vício" em termos de sucesso educativo. Mas isto levar-nos-ia a outras conversas...
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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Juro que fiquei com medo...

São 4 minutos e 53 segundos de puro e atroz sofrimento (para nós, é claro). Se eu fosse aluno da professora Isabel iria ter receio... muito receio. Primeiro porque iria achar que era um completo e total deficiente mental. Segundo porque achava que a professora dava exemplos um bocadinho... um bocadinho... como é que eu hei-de colocar isto, "estranhos". Diria eu, colega da Isabel, são exemplos que eu daria se tivesse acabado de acordar de um coma profundo (daqueles que me impediam de ficar com um "cérebro mais forte" e de saber que "um dia tem 24 horas").

Vejam, ouçam e depois digam alguma coisa.


Para descontrair...

Música de "Kaskade" - (Tema: 4am).

E as "metas"?

Supostamente, e segundo notícias divulgadas a 8 deste mês (por exemplo, aqui), os professores teriam acesso às mui famosas "Metas de Aprendizagem", no sítio da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)... Eu bem que fui ao sítio da DGIDC, mas não encontrei nada... Será que a resposta está na expressão "a partir de dia 15"? É que expressões como este resolvem o problema de datas.

Para além disso, estou curioso em verificar se ocorreram alterações relativamente aos documentos disponibilizados aqui, a 7 de Setembro.

A culpa é dos “professores”.

“não ha dl's que se imponham à dgrhe. o resto é conversa. o certo é que as oe's de ontem, arderam”
(retirado de http://smartforum.educare.pt/index.php?id=156562).

Esta frase representa uma triste realidade. O profundo desconhecimento da legislação e/ou o cruzar de braços quando esta não é respeitada é, na minha opinião, um dos maiores responsáveis pela situação profissional que hoje vivemos. Gostam muito de responsabilizar outros (os sindicatos, as escolas, o ME), mas é este desconhecimento voluntário ou a inacção voluntário de muitos professores é causa directa de muito que se passa. Pois desta forma o ME sente-se tentado a agir como quiser, pois sabe que a maioria não quer conhecer a legislação ou, quando a conhece, pouco ou nada faz para defender os seus direitos.

Estes colegas ficam muito ofendidos quando ponho em causa o seu profissionalismo.

Mas que profissionalismo existe se escrevem em fóruns de discussão públicos, por exemplo, que não sabem qual é o DL que regulamenta as contratações de escola (vulgarmente conhecidas por OE)?

Que tipo de profissionalismo existe quando dizem “desculpe mas antes prefiro ensinar o saber-estar e saber-ser do que DL's.”? (
http://smartforum.educare.pt/index.php?id=156534).

Para ensinar o saber-ser e o saber-estar não obrigam os alunos a conhecer normas?

Como podem criticar os alunos quando estes não cumprem as normas, ou as não conhecem, se os próprios fazem o mesmo ou pior?

Advogado do Diabo