domingo, 31 de agosto de 2008

Hipóteses de colocação nas "cíclicas".

Aquilo que vou escrever poderá acabar por ser um enorme disparate, no entanto, se o faço é apenas na tentativa de ajudar os mais ansiosos e desesperados. Não quero com este post criar ilusões, como tal, tomem apenas aquilo que vou redigir como um referência ténue de esperança. E nada mais do que isso...

Para terem uma ideia aproximada das vossas possibilidades de colocação futura, façam uma análise comparativa entre as listas de 29 de Agosto de 2008 (tendo em vista a graduação, n.º de colegas contratados não colocados, etc.) e as listas de 31 de Agosto de 2007.

Comparem o n.º de colegas contratados do vosso grupo de recrutamento que não foram colocados em Agosto de 2007 e também Agosto de 2008 (até ao vosso número de graduação).

Anotem quantos colegas têm "à vossa frente" em 2008 (obviamente dos que não foram colocados). Depois, analisem as listas de colocações das nove cíclicas de 2007... Deixo-vos de seguida os links para as mesmas:

Listas de colocação por Afectação e 1ª contratação cíclica - 11/09/2007
Listas de colocação por Afectação e 2ª contratação cíclica - 21/09/2007
Listas de colocação por Afectação e 3ª contratação cíclica - 28/09/2007
Listas de colocação por Afectação e 4ª contratação cíclica - 11/10/2007
Listas de colocação por Afectação e 5ª contratação cíclica - 23/10/2007
Listas de colocação por Afectação e 6ª contratação cíclica - 31/10/2007
Listas de colocação por Afectação e 7ª contratação cíclica - 14/11/2007
Listas de colocação por Afectação e 8ª contratação cíclica - 27/11/2007
Listas de colocação por Afectação e 9ª contratação cíclica - 07/12/2007

Se contarem quantos colegas do vosso grupo de recrutamento foram colocados no somatório das nove cíclicas de 2007, conseguem ter uma ideia (e somente isso... certezas não há) das vossas hipóteses.

Exemplo:

Colegas por colocar em 2008 (com n.º de graduação superior ao vosso) = X
Colegas colocados nas nove cíclicas em 2007 = Y

Se X for muito inferior a Y, existem algumas hipóteses de colocação.


Obviamente que a relação que determinarem será sempre subjectiva, mas para evitar desilusões, pensem sempre que o número de horário se irá manter (isto na melhor das perspectivas).

Tenham sempre em mente que aquilo que acabei de redigir é uma forma de vos dar algum alento (ou não), não sendo em absoluto uma "fórmula" para determinar colocações. Infelizmente existem imensas variáveis (principalmente as que vêm do Ministério da Educação), que acabam por destruir qualquer raciocínio "lógico".

47 mil professores ficaram de fora das listas.

No Correio da Manhã de 31/08/2008: "Dos mais de cinquenta mil professores que se candidataram à contratação para o ano lectivo 2008/09, apenas quatro mil obtiveram colocação, com 47 mil a ficarem de fora. Os números são semelhantes aos do ano passado, quando ficaram por colocar 49 mil dos 55 mil candidatos. (...)"

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

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Comentário: 47 mil docentes contratados por colocar?! Um número bem mais elevado que o inicialmente estimado pela FENPROF (antes das listas definitivas serem publicitadas). Receio que mesmo com várias cíclicas, a esmagadora maioria irá ficar "de fora". Não quero com isto desmotivar ninguém, mas há que ser realista. Comecem a pensar em alternativas, antes que seja tarde demais...
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Como requerer o subsídio de desemprego?

Muitos de vocês não conseguiram obter colocação. Mas não há que desanimar ainda... Ao contrário do que por aí se diz, vão ocorrer cíclicas (basta ler com atenção a nota informativa, relativa à colocação de docentes nas necessidades residuais - ponto 7), no entanto, não há que ficar à espera sentado. O melhor mesmo é acautelar as eventualidades e tratar dos "papéis" (é apenas um) para o subsídio de desemprego.

No ano passado (por esta altura) redigi um post, que ainda se mantém actual, e que refere de forma sucinta o que fazer para obter o subsídio de desemprego. Para o leres, basta clicares aqui.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

LISTAS DEFINITIVAS já foram publicitadas no sítio da DGRHE.

Utilizem o links abaixo:

>Listas definitivas de ordenação, exclusão, colocação e não colocação do concurso à contratação;
>Listas definitivas de ordenação, exclusão, colocação e não colocação do concurso a afectação;
>Listas definitivas de ordenação, colocação e não colocação do concurso ao DACL.

Leiam também a seguinte documentação:

>Colaboração com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional (para candidatos colocados em contratação);
>Nota Informativa de colocação de docentes nas necessidades residuais;
>Nota de Publicitação das listas definitivas de ordenação, exclusão e colocação – Afectação e Contratação;
>Nota de Publicitação das listas de ordenação e colocação – DACL.

Nota: Leiam com muita atenção a nota informativa, relativa à colocação de docentes nas necessidades residuais (aqui). Nesta nota podem encontrar algumas informações bastante úteis e que vos poderão acalentar eventuais esperanças. Segundo esta mesma nota, é apontada a primeira semana de Setembro para o início das colocações cíclicas.

Boa sorte...

Parabéns aos que ficaram colocados. A partir de 2.ª feira começam uma nova fase da vossa vida pessoal e profissional.

Próxima fase para os que não obtiveram colocação: Cíclicas. Para estes um conselho: Não fiquem à espera da 1.ª colocação cíclica e comecem a tratar dos papéis para o "desemprego"!


Depois de um dia intenso como este, o melhor que têm a fazer é descansar... Fiquem bem!

Colocações a milhas.

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Comentário: Enquanto as listas definitivas não são publicitadas, fica aqui um artigo, com o qual muitos de vocês se vão identificar. Utilizem o link abaixo e depois acedam à versão pdf, para poderem visualizá-lo mais facilmente. Apenas coloquei aqui o início do artigo, pois é demasiado extenso. Boa leitura.

Hoje já não devo actualizar mais o blogue, a não ser que as "famosas" listas sejam publicitadas. Tudo de bom para vocês. Já nem digo para terem calma, mas pelo menos jantem qualquer coisa e vão fazendo pequenos intervalos...
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No Metro de 29/08/2008: "O regresso às aulas nem sempre é fácil para os professores. Para alguns, é apenas o início de mais um ano de trabalho, mas, para muitos, o novo ano lectivo significa um verdadeiro “mudar de vida”. Mudam de escola, muitas vezes até de casa, e vivem no limbo sem nunca saber onde vão ficar colocados.(...)"

Ver Artigo Completo (Metro)

Listas de colocação de professores - versão 2008. Repetição de acontecimentos...

(post actualizado às 18h41m)

Ano após ano, repete-se o enorme stress provocado pela publicitação das "listas de colocação". Infelizmente joga-se com o argumento de que um dia tem 24 horas e que, como tal, até às 23h59m as mesmas poderão aparecer. E este argumento (verdadeiro, mas não satisfatório) causa elevados níveis de ansiedade. Infelizmente não há nada a fazer que não esperar. E esperar até quando? Até às 12h, 16h, 19h, etc. Não existem dados concretos e ninguém conhece ao certo a hora exacta da publicitação das listas. Provavelmente nem a DGRHE têm essa informação...

Poderão estar a proceder à verificação de todas as listas... Poderão estar a proceder a alterações de última hora (como no ano passado)... Poderão... São várias as possibilidades. Só mesmo os "cabecilhas" do ME poderão ter uma ideia.

Resta a segurança de um elemento que até agora não tem falhado. A publicitação de listas tem obedecido à calendarização do Ministério da Educação.

Actualização 1: Ainda não pude confirmar, mas segundo referem alguns colegas, certos meios de comunicação têm referido que as "listas de colocação" serão conhecidas hoje. A única notícia que encontrei na internet é esta (fonte: Jornal do Barreiro). No entanto, entre outras informações é referido o dia 29 de Agosto como a data prevista pelo Ministério da Educação, o que não serve de confirmação oficial. Ainda não li nem ouvi nenhuma confirmação proveniente de uma fonte do ME de que as listas seriam publicitadas hoje. Mas como já havia referido anteriormente, o ME não tem falhado com as datas de publicitação de listas.

Actualização 2: Fenprof estima que mais de 35 mil professores vão ficar sem colocação (fonte: Sol).

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O tal link de que se fala...

(post actualizado às 20h)

Se clicarem neste link:

https://concurso.dgrhe.min-edu.pt/ConsultaCandidatos/Default.aspx

...e colocarem o vosso número de candidato o que vos vai aparecer é o seguinte:


A mensagem que surge é: "A publicação das listas definitivas ainda não foi efectuada. Aguarde porque vamos responder ao seu pedido. Obrigado."

Também é indicada a data da última actualização - 11/09/2007. Não sei se é realmente este o link de que tanto de fala em fóruns de professores, no entanto, se o grau de ansiedade for excessivo vão tentando. Pode ser que resulte...

De qualquer maneira, independentemente do que aconteça, confirmem sempre com as listas que eventualmente surjam no sítio da DGRHE - Concurso 2008.

Não se esqueçam também que o Aviso de publicitação das listas definitivas tem de sair em Diário da República. Por regra, este aviso é publicado antes das listas serem colocadas no sítio da DGRHE. Já me fartei de procurar e nada de Aviso. Isto não quer dizer que elas não "apareçam" antes, mas calma com o excesso de stress...

Vão jantar, tomem um café e depois experimentem o link acima indicado. Vão visitando também o sítio da DGRHE e este blogue. Lá para as 23 horas dou aqui um "pulo". Tentem ter calma (a possível).

Para todos os colegas contratados...

Não vos conheço pessoalmente... Apenas por aquilo que escrevem ou então como mais um número no contador aqui da direita, no entanto, sei perfeitamente que estão por aí. Num outro terminal, numa outra localidade, mas ligados a um mesmo sítio (mesmo que virtual).

Acreditem em mim quando escrevo que estou a torcer para que todos vocês consigam boas colocações. Não percam a esperança... Mas esperança baseada num fundo de realismo. Deixem os idealismos de parte e façam uma análise séria da vossa vida presente (e eventualmente futura) nesta profissão. Se chegarem à conclusão de que não têm qualquer hipótese (ou que se andam a iludir), pensem em alternativas, antes que seja tarde demais. E se em alguns, a idade não permite pensar em alternativas, em outros não será impedimento. Pensem nisto, ok? Não me levem a mal, mas vejo imensa gente completamente iludida e isso preocupa-me bastante.

Faço novamente este pedido: Não passem o dia inteiro em frente ao monitor do computador. Façam intervalos, nem que sejam pequenos. Se surgirem novidades peço que as coloquem na caixa de conversa ao lado ou então sobre a forma de um comentário.

Com calma... Vai tudo correr bem. Se não virem o vosso nome nestas listas, não se esqueçam de que ainda existem as cíclicas. E por vezes, a colocação nas cíclicas é melhor que uma colocação agora. Por vezes posso escrever alguma "patetice", mas se o faço é na tentativa de atenuar o vosso stress. Como tal, desculpem qualquer coisa. ;) Fiquem bem.

Música dos "Within Temptation" - (Tema: Frozen).

Lista de Colocações 2008/2009 - Açores.

Saíram as listas de colocação relativas às ofertas de emprego para os Açores. Utilizem o link abaixo:

Listas oferta de emprego 2008/2009

Para verem outras listas (por exemplo: afectação de QZP), cliquem aqui.

Boa sorte para quem concorreu...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Esclarecimentos e conselhos relativos à publicitação das listas definitivas.

Conheço perfeitamente o nível de stress a que a maioria de vocês está sujeito, no entanto, quero deixar aqui alguns esclarecimentos e conselhos.

Até agora a DGRHE tem cumprido as datas, relativas à publicitação de listas, e que constam do Calendário do Concurso 2008. Assim não será de esperar que as mesmas sejam publicitadas hoje ou mesmo amanhã. A data indicada para a publicitação das listas definitivas é 29/08 (sexta-feira), exceptuando os seguintes casos: 01/09 (segunda-feira) para finalistas e destacamento por doença - novas situações.

O que quero dizer com o parágrafo anterior, é que não vale a pena andarem a aceder incessantemente ao sítio da DGRHE. Façam-no, mas apenas a partir de quinta-feira à noite. Já não digo na sexta-feira de manhã, pois bem sei que os nervos não permitem esse grau de relaxamento. Ou seja, amanhã (quinta-feira), jantem com a calma possível, saiam de casa para tomar um café e lá para as 22h30m comecem a insistir na página web da DGRHE.

Para além disso, andarem insistentemente a visitar fóruns de professores nestes dias que antecedem a publicitação das listas definitivas poderá não ser nada positivo para a vossa sanidade mental. Por experiência própria, posso dizer-vos que a leitura destes fóruns sempre me fez mais mal do que bem. Não pela esmagadora maioria dos colegas que os frequentam, mas sim pela existência de 2 ou 3 que obtêm sistemáticamente um prazer sádico com o stress dos outros.

Relativamente ao tipo de horários que serão publicitados nestas listas, a única coisa que vos posso dizer, pela visualização de algumas listas do ano anterior e pela leitura desta nota informativa, é que em 2007 (nesta fase) apenas foram contemplados os horários completos. Posteriormente (nas cíclicas), foram contemplados os restantes horários completos anuais e incompletos anuais, assim como horários completos e incompletos temporários.

Mais do que isto não posso ajudar, pois como vocês muito bem sabem, este Ministério da Educação muda as regras sistemáticamente (incusivamente no dia da publicitação das listas isso pode ocorrer - tal como em 2007).

Tentem ter calma, ok? Se necessitarem de qualquer esclarecimento relativamente ao tema "Listas Definitivas", coloquem um comentário a este post. Se eu não souber ou não estiver por aqui, de certeza que algum colega mais esclarecido ou "iluminado" irá responder.

Avaliação dos colegas contratados - tempo mínimo de exercício de funções.

Será de todo relevante a leitura do Despacho B08008777P (de 07/08/2008), publicitado no sítio da DGRHE a 25/08/2008, e que esclarece o período de contacto funcional para efeitos de avaliação de desempenho dos colegas contratados. Aconselho a leitura do ponto 3 (intitulado "O ECD e a respectiva regulamentação"), sem descurar os restantes pontos. Posteriormente comparem com o Decreto Regulamentar n.º 11/2008 (de 23 de Maio) - artigo 5.º.

Se fizerem esta comparação vão ver que existe aqui uma grave contradição, que passa pela denominada exigência de contacto funcional entre avaliadores e avaliados. Segundo o SIADAP 3, o tempo mínimo de contacto funcional é de 6 meses. O que quer isto dizer? Posso estar enganado, mas parto do princípio (a minha leitura) de que quem possuir um contrato inferior a 6 meses, mesmo querendo, não pode ser avaliado (ao contrário do que é indicado no D.R. 11/2008). Agradeço um eventual esclarecimento de quem compreender melhor do que eu, a comparação entre estes 2 documentos.

Caso para dizer, legislam "à maluca", partindo de pressupostos errados e sem terem conhecimento profundo da restante legislação (entretanto em vigor) e depois acontecem estas incongruências. Incongruências que acabam por enganar os incautos (sindicatos incluídos) e que poderão ter consequências. E sinceramente quando os "lesados" se aperceberem das consequências poderá ser demasiado tarde.

Estejam atentos a toda esta parafernália legislativa e sempre que possível cruzem diversos documentos (leis, despachos, notas informativas, etc.). Ultimamente quem se preocupa "apenas" em preparar aulas e ser bom profissional na escola, pode ter problemas. Mais do que nunca temos de estar informados...

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Passagem de competências na Educação para as autarquias está suspensa.

No Diário Económico a 26/08/2008: "A quinze dias do arranque do ano lectivo nenhuma câmara do país diz ter condições para assumir novas competências na gestão das escolas, como pretendia o Governo. Ao Diário Económico, o Ministério da Educação garantiu que, até agora, ainda nenhuma autarquia contratualizou com a tutela a transferência de competências relativa à gestão do pessoal não docente e do parque escolar. Os municípios alegam ter poucas garantias para avançar.

O processo negocial foi longo, mas o decreto-lei que define o quadro de transferência de competências está publicado desde 28 de Julho e a entrega de poderes às autarquias, em matéria de Educação, pronta para arrancar. Ainda assim, os municípios ainda aguardam a resposta da ministra Maria de Lurdes Rodrigues “a um conjunto de questões levantadas e que se prendem com o processo de transferência de competências ao nível do pessoal não docente e no parque escolar, disse ontem, à rádio “Renascença”, o vice-presidente da Associação Nacional de Município, António José Ganhão.
(...)
Três áreas de transferência de soberanias

1 - Competências na Educação
A acção social escolar, a gestão de refeitórios, a manutenção e as obras nas escolas públicas, os transportes escolares e a gestão do pessoal não docente (recrutamento, colocação de pessoal, gestão de carreiras e remunerações, poder disciplinar) são algumas das competências que deveriam passar para as autarquias. Segundo o decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, as “medidas de apoio sócio-educativo, gestão de refeitórios, fornecimento de refeições escolares e seguros escolares e leite escolar a alunos do ensino pré-escolar e dos 2º e 3º ciclos” passariam a ser da competência dos municípios. E todas elas devem ser concretizadas por contratos de execução a celebrar entre a Educação e os municípios.(...)"

Ver Artigo Completo (Diário Económico)

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Comentário: Quando a passagem de competências do Ministério da Educação para as autarquias for uma realidade generalizada e concretizada, aí sim, será quase finalizada a campanha de "destruição" do sistema educativo... Apenas constituindo lacuna por preencher a transferência do pessoal docente, a qual será certamente concretizada, bastando o partido actualmente no "poleiro" voltar a ganhar as eleições legislativas.

Este governo até poderá conceder alguns "recuos estratégicos" aquando das próximas negociações "pré-legislativas", mas não tenham dúvidas que quando ganharem novamente voltarão "à carga", transferindo para as autarquias (quase) tudo aquilo que diga respeito aos professores. E para terem uma ideia de futuro, basta pensarem no estado dos colegas que actualmente asseguram as Actividades de Enriquecimento Curriculares (AEC).

Para quem quiser saber mais sobre o quadro de transferência de competências para os municípios em matéria de educação, basta ler o Decreto-Lei n.º 144/2008 (de 28 de Julho).
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De volta ao blogue...

Finalmente em Portugal! Sempre que me afasto do meu país, volto com enormes saudades. E já estou a ver alguns de vocês a questionar: Saudades do quê? Da miséria? Do aumento da criminalidade? Dos preços dos combustíveis? Da Ministra da Educação?...

A resposta é fácil: Saudades de tudo o que é português... Principalmente das pessoas. É nestas alturas que melhor consigo reflectir no sentimento de pertença a este pequeno rectângulo do planeta.

A partir de hoje, o blogue será actualizado de forma regular e sempre que se justifique. Lembrem-se que as férias estão mesmo a terminar e que não vale a pena passarem estes últimos dias à frente de um monitor. Bem... Excepto na sexta-feira (29 de Agosto), dia em que ocorrerá a publicitação das listas definitivas no sítio da DGRHE.

Música dos "Linkin Park" - (Tema: Leave Out All The Rest).

sábado, 16 de agosto de 2008

Em férias...

A partir de hoje e até dia 24 de Agosto, este blogue não será actualizado. No domingo (dia 17) à noite, encontram-me junto ao monumento referenciado na fotografia. Sou aquele que está vestido com uma t-shirt negra com o slogan "Boémios e Trovadores"... Eh eh eh. Nos restantes dias, poderá ser mais complicado, pois andarei de localidade em localidade, e por vezes a ordem é alterada à última da hora.

Uma continuação de boas férias para todos vocês... Fiquem bem!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quase...

Faltam apenas 4 dias para me afastar por completo deste blogue. Durante cerca de 8 dias não ocorrerá qualquer actualização. Não posso dizer que vá ficar triste, pois estou mesmo a necessitar de algum afastamento...

Espero que todos vocês estejam a conseguir ter umas férias (minimamente) relaxadas, pois o próximo ano escolar será porventura, um dos mais complicados em termos de relações humanas. Irá certamente exigir muito de nós, a vários níveis.

A escolha musical poderá desagradar, no entanto, como já por diversas vezes referi, as minhas preferências em termos musicais são tão diversas que por vezes até eu me sinto confuso. De qualquer modo, tento sempre enquadrar a escolha com aquilo que escrevo. E esta pareceu-me a mais adequada.

Música de "David Guetta ft Tara McDonald" - (Tema: Delirious).

Sítios interessantes para férias.

Todos os anos tento variar o destino das minhas férias de Verão. Por vezes opto por fazer "férias cá dentro", outras nem por isso. Este ano, será um daquelas "nem por isso"... Antes de tomar decisões, gosto de pesquisar algumas informações relativas aos locais / países que poderão ser opção. O mais fácil seria colocar num qualquer motor de pesquisa, o local ou país que pretendo visitar, mas por vezes o que acontece é, pura e simplesmente não ter qualquer ideia sobre aquilo que quero. Assim, a visita a sítios especializados em viagens e destinos, poderá ser uma opção interessante...

Por regra, visito sítios na internet que já conheço e que me transmitem alguma confiança, ou então, opto por fazer umas visitas relâmpago a agências de viagens (não me demoro muito, para que os discursos de quem vende não me influenciem - basicamente recolho folhetos informativos) e postos de turismo.

Para quem não conhece sítios que apresentem informações relevantes sobre destinos de férias, deixo-vos com 5 links, que poderão revelar-se úteis para este (ou outro) Verão ou para qualquer outra altura em que exista tempo, disponibilidade e dinheiro:

>http://www.guiadacidade.pt/portugal/ - recomendo vivamente a visita a este sítio, para quem pretende conhecer um pouco mais do nosso belo Portugal. Possui imensa informação útil...

>http://www.almadeviajante.com/ - espaço sobre jornalismo de viagens. Pessoalmente é daqueles sítios que me atraem, pois é feita uma descrição na primeira pessoa daquilo que foi visitado e apoiado com fotografias.

>http://www.eusou.com/turista/ - o nome do sítio diz tudo. Possui um número esmagador de links para sítios de turismo.

>http://www.world66.com/ - extremamente conhecido. Possui informação actualizada para mais de 20 000 destinos de férias.

>http://www.parquesnaturaisibericos.blogspot.com/ - da autoria do nosso colega Ramiro Marques. Descoberta recente, que surpreende (de forma positiva) pela escolha das fotografias e pela relevância e síntese de informação.


Para quem compreende (lê) bem a lingua inglesa, aconselho também a leitura deste guia: "How to See the World".

Obviamente que existem (quase sempre) imponderáveis, no entanto, a quantidade e qualidade de informação poderão fazer a diferença entre uma viagem de sucesso e um grande fiasco.

Escolas vão testar guia de boas práticas.

No Jornal de Notícias de 12/08/2008: "A partir de Outubro, um grupo de 20 a 25 escolas vai funcionar com novas regras de gestão. Até final do ano lectivo, a EPIS acredita que o manual de "boas práticas" estará em condições de se tornar operacional.
(...)
O segredo do sucesso é quase básico: "um bom gestor e um bom corpo docente produzem bons resultados", independentemente do contexto socioeconómico em que a escola está inserida, garante o administrador da associação.

"As escolas com melhores resultados são as que fazem de forma mais detalhada o seu planeamento e gestão da sua actividade". Ou seja, insistiu, "são as que geram mais e que trabalham mais próximo das famílias e com os docentes". São também as que investem mais na formação dos seus professores - esta tendência revelou-se, mesmo, linear: docentes "mais qualificados têm melhores resultados".
(...)
"Não teremos o mesmo discurso para todas", afirmou, acrescentando que as práticas administrativas específicas de cada estabelecimento serão respeitadas. No final, as regras que produzirem melhores resultados serão reunidas "como um cabaz".

"O cenário de partida não é catastrófico", garantiu. E, depois das metodologias recomendadas serem testadas, durante o último ano lectivo, pelo grupo de escolas-piloto, as práticas que demonstrarem melhorar o desempenho das escolas são as que constituirão o guia e poderão vir a ser integradas pelo Ministério da Educação na rede escolar."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Mais uma excelente iniciativa da EPIS (Associação Empresários para a Inclusão Social), que poderá a médio prazo modificar a gestão da escolas e promover o real sucesso escolar. Só existe aqui um pequeno problema: a adopção do guia de boas práticas pelo Ministério da Educação, sem no entanto, serem asseguradas condições (por exemplo, ao nível da oferta de formação) para que ocorra uma melhoria dos resultados. Esperemos para ver...
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Mediadores querem trazer "alunos à terra".

No Jornal de Notícias de 12/08/2008: "Trinta e sete por cento dos alunos do 3.º Ciclo tiveram três ou mais negativas no 1.º período no último ano lectivo. Os professores estão habituados a esta tendência, as notas são depois corrigidas até ao Verão, mas uma associação quer inverter a situação.

"Até ao Natal, andam na lua e o nosso objectivo é trazê-los à terra", explica, ao JN, Diogo Simões Pereira, director-geral da Associação Empresários para a Inclusão Social. A EPIS está no terreno, desde Setembro do ano passado, a montar uma rede de mediadores e a identificar alunos e famílias de risco. Objectivo: combater o insucesso escolar no 3.º Ciclo.
(...)
A estatística determinou o público-alvo: a EPIS acredita que o insucesso no 3.º Ciclo determina o abandono no Secundário, pelo que um projecto interventivo nesse nível apresentaria resultados ao fim de três anos. A necessidade de apresentar resultados aos associados levou a Associação a não escolher, para já, o 1.º Ciclo, pois "demorariam muitos mais anos até se revelarem" melhorias.

Através de parceria com o Ministério da Educação, autarquias e empresas locais, a EPIS montou uma rede em 11 concelhos-piloto e 88 escolas, que abrange cerca de 30 mil alunos e 10% do insucesso escolar no 3.º Ciclo. No terreno, estiveram 50 técnicos da EPIS - "fundamentalmente psicólogos, assistentes sociais e alguns sociólogos".

A partir de Setembro, o número de mediadores deve quase duplicar, uma vez que a tutela disponibilizou 45 professores a tempo inteiro para integrar a rede.
(...)
O objectivo, garante o director-geral da EPIS, é que o mediador crie uma relação de "empatia e compromisso" com o aluno e família. "A escola tem de passar a ser o clube de eleição. O local onde querem passar mais tempo". Para isso, defendeu, os estabelecimentos não podem estar isolados, mas "ligados às estruturas administrativas", como as autarquias. Equipamentos como polidesportivos, bibliotecas ou anfiteatros têm de estar indissociavelmente ligados às escolas."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Não deixa de ser estranho que esta iniciativa de mediação parta de um associação empresarial. Em vez de investir primeiro na massificação informática, O Ministério da Educação deveria apostar neste tipo de iniciativas e deixar os portáteis para depois. Para mim, os portáteis não são sinónimos de sucesso escolar. Aliás, a distribuição de computadores tal como está a ser feita, poderá não contribuir para o sucesso e até ter o efeito contrário. Mas isso seria tema para outro post.

Espero que esta iniciativa produza resultados positivos... E que os resultados impliquem alterações futuras na forma de enfrentar o insucesso escolar. A educação em Portugal necessita urgentemente de medidas como esta, se possível, apoiadas pelo Governo e eventualmente organizadas pelo Ministério da Educação. Chega de publicidade vazia...
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Primeira escola para sobredotados gera dúvidas.

No Diário de Notícias de 12/08/2008: "Vai começar a funcionar em Setembro a primeira escola para sobredotados, em Portimão. Os responsáveis defendem a adaptação do ensino às capacidades das crianças, mas os especialistas falam na criação de um 'gueto'.
(...)
Além das disciplinas comuns, estas crianças com um elevado potencial vão aprender xadrez, para estimular a capacidade de concentração e aprenderem a respeitar o adversário, e filosofia, ou pelo menos, vão aprender a fazê-la estimulando a agilidade mental e o sistema emocional, adianta Ricardo Monteiro. Estes conteúdos são completados pelo estudo de duas línguas estrangeiras e de música.

Para que possam desenvolver as suas capacidades, as salas de aulas também se adaptam às suas necessidades. Tanto alunos como professores vão ter na sua mesa um computador portátil. As salas estão também equipadas com quadros interactivos, mesas e cadeiras que se comprimem permitindo libertar o espaço para outras actividades.
(...)
Quanto às dificuldades em conseguir licenciamento a tempo por parte da DREA, Ricardo Monteiro, acredita que "existe uma certa recusa em aceitar a existência de escolas para crianças com talentos especiais". O DN tentou, sem êxito, obter uma reacção da DREA.

A ideia de juntar os sobredotados para terem um ensino especial também levanta algumas reservas. É o caso de Helena Serra, presidente da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas (APCS), que afirma: "não temos nada contra o ensino enriquecido, mas tem que se garantir um contexto de socialização considerado normal". Para Helena Serra, mãe de um sobredotado, estes alunos devem ter um ensino adequado às suas capacidades, mas devem estar com outras crianças nas restantes actividades.

A professora lembra que em Portugal até existe legislação para atender às necessidades dos sobredotados, com a adopção do plano de desenvolvimento curricular. "O problema é que depois falta um conjunto de saberes no terreno e os professores não sabem lidar com estas crianças", critica a presidente da APCS. Existem, no País, entre 35 mil a 50 mil sobredotados, segundo as estimativas da Universidade da Criança."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Existe o risco real de criação de um "ghetto", no entanto, é relevante a criação de escolas como esta, uma vez que Portugal não apresenta soluções viáveis. Um exemplo dessas soluções, é a legislação há muito criada, que aponta para a criação de um plano de desenvolvimento curricular. Este plano não resulta (nem pode resultar), pois as crianças sobredotadas necessitam de um tipo de atenção que não é possível em turmas com um elevado número de alunos. E mesmo que a turma tenha 18 alunos será complicado conjugar as espectativas de um sobredotado com o interesse e aquisição de conhecimentos dos outros alunos...

A ideia do xadrez é bastante interessante. Como jogador de xadrez (há muitos anos) reconheço os benefícios deste jogo, a vários níveis. Concentração, agilidade mental, capacidade de antecipação dos resultados de alternativas, respeito mútuo e organização pessoal serão apenas algumas das vantagens que este "jogo de guerra" poderá trazer a qualquer aluno (sobredotado ou não). Seria uma ideia interessante para levar para outras escolas. Associar xadrez à ideia de alunos sobredotados (ou tótós) é errado e só contribuirá para o "ghetto"...

Para além das disciplinas teóricas, espero também que invistam fortemente no desporto. As artes marciais seriam uma boa ideia. Disciplinam e promovem as várias vertentes do auto-conceito de cada um. E será uma forma de garantir o tal contexto de socialização normal.

Quanto às dificuldades colocadas pela DREA, não serão surpresa, pois o Ministério da Educação gosta de meter a "colher em tudo". E esta intervenção até seria positiva se fosse feita tendo em vista os alunos e não outros interesses.

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sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Ainda parece que ontem...

... estava a ultimar as avaliações dos meus alunos! Hoje ao olhar para o calendário, verifiquei que estamos a três semanas do início de um novo ano escolar. O tempo passa a correr... E por mais que não queira pensar nisso, existem caras que preferia não rever e vozes que seria bom não voltar a ouvir.

Um bom fim-de-semana para todos vocês e até segunda-feira.

Música dos "Maroon 5 Ft. Rihanna" - (Tema: If I Never See Your Face Again).

Provas de ingresso na docência ainda sem data.

No Diário de Notícias de 08/08/2008: "A partir do próximo ano, todos os professores e licenciados que pretendam aceder aos quadros do Ministério da Educação - e não tenham pelo menos cinco anos de serviço, incluindo dois dos últimos quatro - terão de se sujeitar a provas de ingresso na profissão. (...)

Em todo o caso, é certo que as primeiras avaliações terão necessariamente de acontecer ao longo do primeiro período do próximo ano lectivo. Isto porque, a partir de Janeiro de 2009, regressam os concursos nacionais de colocação de professores, onde surgirão as vagas que vão permitir a alguns dos professores actualmente a contrato, no desemprego ou à procura da primeira colocação, o acesso aos quadros.
(...)
Para Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o conteúdo dos testes é, para já, "um tiro no escuro". Mas para a Federação, que de resto foi ouvida recentemente no parlamento sobre este tema, a principal preocupação é mesmo a eliminação das provas, que considera "sem sentido". "Há professores com 10, 12 anos de carreira que podem correr o risco de ser sujeitos ao ingresso, por terem parado três ou quatro anos"."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Bem... Não seria necessário ser vidente para concluir que algures no decorrer do 1.º período, do próximo ano lectivo, estas provas iriam decorrer. Para quem não teve a sorte de ficar excluído da realização desta prova, é de todo conveniente a leitura do Decreto Regulamentar n.º 3/2008, que estabelece as regras relativas à prova de avaliação de conhecimentos e de competências necessária para o ingresso na carreira docente.

Embora já tenha colocado esta informação em posts anteriores, volto aqui a salientar que apenas estão dispensados da realização da prova docentes que tenham celebrado contrato, em qualquer das suas modalidades, em dois dos últimos quatro anos imediatamente anteriores ao ano lectivo 2007-2008, desde que conte, pelo menos, cinco anos completos de serviço docente efectivo e avaliação de desempenho igual ou superior a Bom. De lembrar que para beneficiarem da dispensa da realização da prova, os colegas devem ter cumprido o requisito do tempo de serviço e da avaliação de desempenho na data da realização da primeira prova a efectuar após a entrada em vigor do presente decreto regulamentar.

Por mais que me apetecesse, e depois de alguns posts (onde exprimi a minha opinião sobre esta prova) e o apoio a uma petição entregue na Assembleia da República, sinceramente não sei que mais escreva. Não espero que o Ministério da Educação volte atrás e não me parece que no fundamental algo seja alterado. Elementos como os 14 valores de classificação mínima em todas as componentes da prova, a selecção de um número aleatório de anos de serviço para dispensar docentes da realização da mesma, e a obrigatoriedade de suportar os custos de inscrição, consulta e reapreciação da prova são discriminatórios e injustos. Mas se a um mês (ainda por cima, o mês de Agosto) do início do novo ano lectivo, ainda não foi possível vislumbrar qualquer novidade relativa a este tema, receio que nada será alterado e o que consta no Decreto Regulamentar n.º3/2008 será mesmo para cumprir integralmente.
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quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sítio do Conselho Científico para a Avaliação de Professores.

(cliquem na imagem - link directo para o CCAP)

Alguns de vocês já devem conhecer o "sítio", no entanto, não custa nada recordar a existência deste organismo, fazendo umas visitas ocasionais. Para os mais incautos (e desatentos), o CCAP tem como missão implementar e assegurar o acompanhamento e a monitorização do regime de avaliação do desempenho do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Será relevante conhecer as recomendações (até agora, quatro) que vão sendo produzidas. Ficam aqui os links para as mesmas:

> Elaboração e aprovação pelos Conselhos Pedagógicos de instrumentos de registo normalizados previstos no Decreto Regulamentar n.º 2/2008, aprovadas pelo Conselho Científico para a Avaliação de Professores, em reunião plenária realizada em Lisboa, no dia 14 de Março de 2008 - link CCAP 1;

> Princípios Orientadores sobre a Organização do Processo de Avaliação do Desempenho Docente - link CCAP 2;

> Princípios Orientadores para a Definição dos Padrões Relativos às Menções Qualitativas - link CCAP 3;

> Princípios Orientadores sobre o Procedimento Simplificado a Adoptar na Avaliação de Docentes Contratados por Períodos Inferiores a Seis Meses (a partir do ano escolar de 2008-2009) - link CCAP 4.

O Magalhães.

Como todos vocês já devem saber, irão ser distribuídos meio milhão de portáteis Magalhães aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (no futuro este programa poderá abranger os alunos do 2.º ciclo). Para estes, o programa não se denomina "e-escola", mas sim “e-escolinha”. Este portátil será gratuito para os alunos inscritos no 1.º escalão da acção social escolar, custará 20 euros para as crianças do 2.º escalão, e terá um custo de 50 euros para as crianças que não são abrangidos pela acção social escolar.

Podem visualizar de seguida o vídeo "épico" elaborado para publicitar esta nova iniciativa. De deixar lágrimas nos olhos!


Mas publicidades governamentais ou empresariais à parte, vamos às características essenciais:

(1) A ligação à internet (ao contrário da iniciativa "e-escola") será facultativa;
(2) Processador Intel Celeron M a 900 MHZ;
(3) Ligação de rede sem fios, 802.11b/g Wi-Fi;
(4) Ecrã LCD de 9 polegadas;
(5) Memória de 512 MB;
(6) Disco rígido de 30 GBytes;
(7) Câmara web incorporada;
(8) Resistente ao choque e aos líquidos;

A produção é feita pela empresa JP Sá Couto que produz os computadores de marca "branca" Tsunami. Para quem gosta de comparar, podem sempre visitar os seguintes sítios:

http://www.classmatepc.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Classmate_PC

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

500 euros para os melhores alunos do ensino secundário.

No Público de 06/08/2008: "Ser bom aluno vai passar a dar dinheiro. O Ministério da Educação decidiu distinguir em cada escola o melhor estudante do ensino secundário, tanto nos cursos científico-humanísticos como nos cursos profissionais ou tecnológicos. Os 500 euros serão atribuídos aos alunos que tenham concluído o ensino secundário no ano lectivo 2007/2008 ou que venham a concluir nos próximos anos. (...)
Na cerimónia de entrega do prémio – que deverá ocorrer a 12 de Setembro, dia em que será assinalado pela primeira vez o Dia do Diploma – os alunos receberão também um diploma assinado pelo respectivo presidente do conselho executivo ou director e, nos casos do ensino particular e cooperativo, pelo director pedagógico.

O nome dos vencedores será divulgado nas escolas, no site da direcção regional de educação respectiva e no Portal da Educação.(...)

Nos cursos científico-humanísticos, o prémio será entregue ao aluno que tenha obtido, relativamente a cada um dos cursos, a melhor classificação, arredondada às décimas. Em caso de empate, é distinguido o aluno que tenha obtido melhor classificação na disciplina trienal da formação específica, funcionando como segundo critério de desempate a classificação na disciplina de Português.

Nos cursos profissionais e tecnológicos, o prémio será atribuído ao aluno que tenha obtido a melhor classificação final. Para estes alunos, o primeiro critério de desempate é a classificação obtida na prova de aptidão profissional ou tecnológica, funcionando como segundo critério de desempate a classificação na disciplina de Português.

A decisão, que já tinha sido avançada pelo ministério e noticiada pelo PÚBLICO, foi agora publicada em Diário da República."

Ver Artigo Completo (Público)

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Comentário: Existiriam outras soluções para premiar o sucesso, no entanto, esta será a que melhor permite uma cobertura mediática. Existe aqui um perigo de reforçar uma posição económica, já de si assegurada. Não se esqueçam que, por regra (regra... obviamente que existem excepções), os melhores alunos possuem melhor situação económica, familiar e social. Alguns deles até têm possibilidades para uns "suplementos extra-lectivos".

Creio que mais do que premiar o melhor aluno (por pura observação de resultados), seria importante premiar o aluno, que de acordo com a situação sócio-económica, empenho na escola, comportamento (entre outros factores) mais se distinguisse pela positiva (obviamente que também teriam de ser considerados os resultados académicos, mas não apenas). Para tal, poderiam ser consultados professores, auxiliares de acção educativa e alunos. Todos nós sabemos reconhecer este tipo de alunos. Não seria assim tão complicado. Mas enfim... O Ministério da Educação opta sempre pelo mais fácil.

Não posso afirmar que sou radicalmente contra este prémio, mas acho que o Ministério da Educação poderia ter ido um pouco "mais além". Algo mais real... mais justo... e eventualmente até mais motivador para os alunos.

Quem quiser consultar o despacho que regulamenta a atribuição dos prémios de mérito, basta clicar aqui.
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Estudo da UNESCO - Sistemas de acesso à profissão docente.

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Comentário: De leitura obrigatória, para quem gosta de conhecer o panorama mundial da "classe" docente, ao nível de selecção e recrutamento (e não apenas os problemas nacionais). Apenas coloco aqui uma pequena parte para aguçar a curiosidade (o artigo é bastante extenso), porém aconselho a leitura integral.
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No sítio do Educare a 06/08/2008: "Estudo da UNESCO compara a forma como os professores são colocados nas escolas públicas da Europa e América.

A variedade de oferta de lugares docentes e a procura de trabalho por parte dos futuros professores impõe que o acesso à profissão no sector público se faça mediante um processo de selecção e recrutamento. Esta realidade consensual encontra apenas uma única excepção: Cuba onde todos os docentes têm um lugar assegurado.
(...)
De modo geral é possível distinguir dois modelos de acesso relacionados com a maior ou menor autonomia das escolas face à tutela ministerial. Nos países anglo-saxónicos, nórdicos e bálticos - com uma forte tradição de autonomia - cada escola ou autoridade local selecciona os docentes que pretende contratar utilizando os seus próprios processos de admissão. Já nos países de tradição mais centralista da Europa do Sul e do Centro e da América Latina, a selecção é feita pela administração central mediante algum sistema equitativo para todo o território.

Método de selecção
De modo geral existem três modelos de selecção e recrutamento de docentes que se aplicam aos candidatos ao ensino público: por concurso-oposição, ordenação por nota final de curso e selecção livre.
(...)
Requisitos
Possuir um certificado de conclusão da formação inicial de professor é um dos requisitos para exercer a função na quase totalidade dos países. No entanto, dada a ausência de professores licenciados o título académico é facultativo na Bolívia, Costa Rica e Uruguai.
(...)
Responsáveis
O método de selecção utilizado está intrinsecamente ligado ao tipo de autoridade responsável pela mesma. De tal forma que, quando cabe à escola a contratação, esta se faz mediante processos menos burocráticos. Entre as entidades que podem ser responsáveis pelo processo de selecção destacam-se: a administração central, uma autoridade local e as próprias escolas.
(...)
Relação contratual
Segundo o estudo, regra geral um professor a leccionar no ensino público goza de um estatuto de funcionário público, tem o seu posto de trabalho garantido por lei e beneficia de alguma segurança até à jubilação. Em alguns países este estatuto é alcançado logo que os candidatos superam o processo de selecção, seja por concurso (mais frequente) ou selecção livre.
(...)
Qualidade técnica
Qualquer que seja o processo de selecção e recrutamento ou as entidades por ele responsáveis, este "deve cumprir critérios básicos de equidade, transparência e qualidade técnica", ressalva a UNESCO. Um ponto fulcral que, de acordo com o estudo, parece ter sido alcançado por todos os países, apesar da diversidade de sistemas educativos. (...)"

Ver Artigo Completo (Educare)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mais um daqueles dias...

... que só se torna tolerável, dentro de água. As temperaturas não estão para brincadeiras ao "ar livre". Tenham cuidado.

Aproveitem e façam uma visita ao sítio do Instituto de Meteorologia. Vale bem a pena, pela quantidade de informação relevante disponibilizada.

Música dos "Pólo Norte" - (Tema: Asa Livre).

Listas Definitivas - PALOP/Timor-Leste.

Desde ontem (04/08/2008) que se encontram disponíveis as listas definitivas de ordenação e de exclusão - PALOP/Timor-Leste. Para as poderem consultar, basta clicarem aqui.

Também poderão ler os avisos de publicitação respectivos, bastando para tal utilizar os links abaixo:

Aviso de Publicitação das Listas Definitivas de Ordenação e Exclusão (PALOP).
Aviso de Publicitação das Listas Definitivas de Ordenação e Exclusão (TIMOR-LESTE).

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Docentes queixam-se de 15 mil despedimentos.

No Jornal de Notícias de 04/08/2008: "Há 15 mil funcionários docentes ligados às Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que são contratados só por 10 meses. A Fenprof denunciou o quadro de precariedade à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Na queixa enviada no dia 21 de Maio à ACT, a Fenprof alega que todos os anos são despedidos quase 15 mil docentes no final de Junho para voltarem a ser contratados em Setembro. Para além de terem contratos precários ou a recibo verde, os profissionais em causa estão sujeitos a disparidades no cálculo das remunerações e, na sua maioria, não têm horários de trabalho completos. A falta de condições de trabalho e de assistência médica também são referidas na carta.
(...)
No entanto, o pessoal com funções de docência nas AEC não tem ainda direitos assegurados que resultam de contratos estáveis. António José Ganhão, da Associação Nacional de Municípios, sublinha que a passagem do pessoal docente das AEC para as câmaras seria uma solução para o problema, mas sublinha que estamos perante actividades não curriculares. "Seriam necessárias garantias de que as AEC são para continuar ou integrar no currículo obrigatório, caso contrário não faz sentido integrarmos nos quadros pessoal que só serve para esse tipo de situação".

"Não estamos perante despedimentos e as pessoas em causa não são docentes mas sim técnicos qualificados. Discordamos da Fenprof nesses aspectos. Os próprios programas a que as entidades concorrem obrigam a contratar por dez meses. Defendemos que o caminho já encetado para os não docentes (contratação sem termo) deve ser seguido pelas câmaras municipais no caso dos técnicos afectos às AEC", afirma Albino Almeida, presidente da Confederação de Associações de Pais (Confap).
(...)
O ME adoptou um modelo de financiamento para as actividades de enriquecimento curricular que tem como base um valor anual por aluno. Esta comparticipação poderá chegar até aos 262,50 euros anuais por aluno, mas só quando os planos de actividades incluírem o Inglês, a Música e a actividade física e desportiva. De acordo com ANMP, o valor em causa explica a disparidade de remunerações existente entre os docentes, facto também denunciado pela Fenprof."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

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Comentário: Mais um exemplar caso de injustiça social. As actividades de enriquecimento curricular são actividades lectivas! E se são actividades lectivas deveriam ser asseguradas pelo Ministério da Educação (tal como as remunerações e garantias laborais). O problema é que se assim fosse, as despesas do ME seriam bem superiores! E quem gere a "máquina" tenta obter resultados (publicitários, falaciosos e não reais) da forma mais económica possível. Por exemplo, em vez de se melhorarem as condições das escolas, investe-se em portáteis...

O poder central "empurra" estes encargos para as Câmaras Municipais diminuindo (e de que maneira) os gastos e mantendo de uma forma low cost esses "suplementos" lectivos.

Já pouco me surpreendem as declarações do presidente da CONFAP, como tal, o facto do mesmo referir que "não estamos perante (...) docentes mas sim técnicos qualificados", não trará qualquer novidade. Como sempre, falham a este senhor três qualidades essenciais: imparcialidade, informação e rigor. Poderão falhar outras, mas como sempre tentei manter este espaço informativo longe de polémicas (mesmo que isso seja um entrave ao aumento substancial de visitantes), nem sequer me vou atrever a alvitrar sobre as mesmas.

Para saberem mais sobre as actividades de enriquecimento curricular, leiam o Despacho n.º 12 590/2006 (2.ª série).
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sexta-feira, 1 de agosto de 2008

FENPROF ameaça com manifestação em 2009.

No Jornal de Notícias de 01/08/2008: "Mário Nogueira garante que pode voltar a pôr cem mil docentes na rua antes das eleições.

Os professores ameaçam voltar a sair à rua, com uma manifestação, designadamente, na altura das próximas eleições legislativas, em 2009, revelou ontem Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof (Federação Nacional dos Professores). "Se for preciso, para limpar algumas das medidas mais negativas, pôr mais cem mil professores na rua, faremos isso", adverte o dirigente sindical, considerando que os docentes têm sido alvo de "uma desvalorização como nunca aconteceu".

Garantido é, entretanto, que a Fenprof apresentará a "todas as forças políticas" concorrentes às legislativas do próximo ano "as exigências que os professores colocam, para que sejam assumidos compromissos de entendimento". Antes, no entanto, e já em 1 de Setembro, primeiro dia do novo ano escolar, aquela federação organiza "uma iniciativa de carácter nacional", envolvendo "professores contratados e desempregados", em paralelo com "acções de denúncia da enorme e crescente precariedade de trabalho e, também, desemprego" no ensino superior.
(...)
A actuação do Ministério da Educação (ME) no último ano lectivo é, entretanto, reprovada pela Fenprof, que acusa o primeiro-ministro de trabalhar para a estatística, com shows mediáticos, que "não chegam para esconder a profunda crise" do sector. Embora sem pretender "diminuir a importância dos equipamentos informáticos", Mário Nogueira ilustra a acusação com a sessão de apresentação, esta semana, dos computadores portáteis para crianças Magalhães. Além da avaliação negativa que faz da equipa do ME, classifica as escolas com a nota "Bom" e os professores "Muito Bom". A razão é a mobilização dos docentes para "as lutas que tiveram lugar ao longo do ano, em particular a Marcha da Indignação dos Professores, bem como a sua atitude profissional", num ano em que "continuaram a ser alvo de diversos ataques desferidos pelo Governo"."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

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Comentário: O título original era "Professores ameaçam com manifestação em 2009". Alterei este título, pois não considero razoável considerar que a FENPROF representa todos os professores. Existem outros sindicatos... E ainda existe a possibilidade da Plataforma Sindical. Mas isto não é de todo relevante, vamos ao que realmente interessa:

1.º - É necessário ter cuidado com as garantias, sr. secretário-geral da FENPROF. Nada garante que uma nova tentativa de mobilização, obtenha resultados na ordem dos 100 000. E porquê? Porque os professores não estão apenas descontentes com o Ministério da Educação, mas também com os sindicatos e com o memorando de entendimento. Tudo bem que alguns afirmam que não existia alternativa a este acordo, no entanto, por aquilo que leio, ouço e vejo, existe um número elevado de docentes que se sentem "traídos". Independentemente dos argumentos que alguns "iluminados" possam apresentar a favor do memorando de entendimento, ainda não me conseguiram provar que não existia alternativa viável (ou seja, a não assinatura do mesmo) e que a mesma não seria mais vantajosa para uma futura "luta". No entanto, concordo com a "marcha da indignação 2009" e irei participar nela, se puder, mesmo estando descontente com a actuação dos sindicatos (em geral).

2.º - Não seria bem mais proveitoso estas iniciativas e acções de luta, terem como base a Plataforma Sindical? Porquê "distraírem-se" em rivalidades sindicais, se o objectivo final é melhorar as péssimas condições laborais dos docentes? Afinal, todos os sindicatos deveriam trabalhar para o mesmo objectivo e não perderem tempo na tentativa de "sacar" sócios uns aos outros... Se continuarem assim, qualquer dia, os cerca de 20 sindicatos, apenas terão como sócios os seus dirigentes e delegados. No entanto, entre a alternativa de nada fazerem e a alternativa de fazerem algo de forma isolada, prefiro esta última.

Se quiserem conhecer mais algumas informações e iniciativas (da FENPROF), relativas a este tema, basta clicarem aqui e aqui.
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