sexta-feira, 28 de novembro de 2014
De leitura recomendada...
Comentário: Se lerem o artigo cujo link coloquei acima poderão ficar a conhecer como ser "recrutam" professores lá por fora e qual o "estatuto" pelo qual cada tipologia parece estar abrangida. Interessante, principalmente se estabelecermos comparações com os nossos modelos de colocação...
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Acredito... Mesmo.
Comentário: E até aqui nada de novo... Quanto à antecipação das datas concursais parece-me de todo possível, no entanto, relembro que as asneiras concretizadas nos concursos de professores deste ano letivo tiveram um objetivo. Objetivo esse que me parece ter sido atingido, pois deu novo alento à municipalização das escolas.
Deste modo, não me parece que tais atrasos voltem a ocorrer... Até pelo contrário, espero algum antecipação, até para mostrar eficácia num ano de eleições.
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Prova de ingresso
E curiosamente insiste-se nas importações...
Comentário: E mesmo que não estivesse em cima da mesa o despedimento em massa de professores, muitas das nossas empresas não têm condições (pelos mais diversos motivos) para gerir um estágio efetivamente digno dessa classificação. Depois geram-se situações de "abuso" de funções ou até mesmo, pela "dispensa" (não formal) do formando de certas e determinadas tarefas.
De uma vez por todas... Não seria melhor parar com as importações, com as experiências e com as mudanças sistemáticas?! Porque não avaliar o que tem vindo a ser feito, e partir daí. Criarmos um modelo nosso (português), adaptado à realidade dos nossos jovens, das nossas empresas e à realidade no campo da empregabilidade seria bem mais vantajoso.
No entanto, não creio que algum dia algum Governo vá por aí, pois fica sempre bem falar em importações de modelos do norte da Europa. Importações que posteriormente são adaptadas, e quase sempre com resultados sofríveis.
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Pois... Mas nem assim...
Comentário: Certo é que a "dita cuja" vai mesmo ser realizada com o alto patrocínio de Nuno Crato que não desiste de uma prova que na realidade nada afere, muito pelo contrário, apenas ridiculariza uma classe que já mereceria algum descanso.
Por aquilo que já pude ler (nomeadamente em partilhas na minha página pessoal de Facebook) já existem movimentações em termos de boicote. No entanto, e tal como no passado, recomendo boicote por parte de quem (como eu) não faz a prova, e não por parte de quem a faz. As consequências de não concretizar voluntariamente a prova são reais, e este ano já ocorreram.
E como sei que os sindicalistas também aprendem com os erros (pelo menos alguns), espero que não se cometam os mesmos... Mesmo com salvaguarda jurídica.
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O guia da PACC 2014/2015
Se clicarem aqui poderão aceder ao guia da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (componente comum).
Aconselho os fracos de coração de que os exemplos de itens que poderão encontrar no guia são absolutamente idiotas... Nem sequer devia ter aberto o documento! Que estupidez!!!
Deixo-vos com o exemplo:
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Prova de acesso
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Para os mais distraídos...
Comentário: É um dos esclarecimentos que consta das "Perguntas frequentes" (aqui) disponíveis no sítio virtual da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC), mas que por ser uma dúvida mais ou menos recorrente acaba por ter destaque nos meios de comunicação social.
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Ainda bem
Comentário: Fico feliz que tal "compromisso" tenha sido "firmado" com o MEC, no entanto, não consigo compreender o recuo (aparentemente) fácil na dispensa do prémio (os tais 13 600 euros por docente) para as Câmaras que conseguissem trabalhar com um número de docentes inferior àquele que seria expectável.
Por aquilo que percebi das negociações escondidas entre o MEC e algumas Câmaras Municipais, aparentemente tal "incentivo" faria parte da minuta de transferência de competências, mas (e perdoem-me que tenha algumas dificuldades em acreditar) a generalidade das autarquias terá recusado tal "responsabilidade". E se não acredito é porque a capacidade de contratação pelo poder autárquico permite fomentar votos, dar emprego a amigos ou familiares e manter o poder partidário. E dificilmente o poder político dispensa reforços...
Veremos o que acontece no futuro.
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Útil... Muito útil
Comentário: Recomendo a leitura atenta do artigo da FENPROF cujo link coloquei acima, para compreenderem que anos e anos de permissividade da classe no que a reuniões (e outras coisas que tais) diz respeito acabam por se traduzir em consequências ao nível de carga laboral, que muitos consideram normal e outros nem sabem que estão a ser alvo de "abuso".
E se burocracia já é muita, a desatenção e a falta de contabilização das horas de trabalho individual e do trabalho na escola, poderão transformar o mau em pior. Fica então a leitura recomendada.
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quinta-feira, 20 de novembro de 2014
PACC 2014/2015
A insistência de Crato na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) só é comparável à teimosia (do próprio e de Passos Coelho) que o vai mantendo ao leme de um Ministério para o qual já demonstrou não ter a competências que alunos, professores e encarregados de educação gostariam.
Feita a crítica, vamos aos links úteis:
Define o calendário de realização da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades, as condições e os valores a pagar pela inscrição, consulta e reapreciação da mesma, referentes ao ano escolar 2014-2015
Publicita o procedimento de inscrição para a realização da componente comum da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades relativa ao ano escolar 2014-2015
Fica também a informação de que o prazo de inscrição para a realização da (mal)dita prova inicia-se no dia 24 de novembro e decorre por um período de 5 (cinco) dias úteis, até às 18:00 horas, de Portugal continental, do dia 28 de novembro.
Curioso ainda que no aviso não conste qualquer anexo com a lista de locais onde a prova se irá realizar, ficando por saber se o rumor da sua concretização em instituições de ensino superior sempre se irá concretizar.
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Prova de acesso
Permutas
E só a 20 de novembro é que o MEC se digna a disponibilizar a aplicação relativas às permutas, e com um prazo bem definido: até às 18h de 3 de dezembro.
Se não se recordam, fica a lista de colegas que pode permutar:
a) docentes de carreira colocados na 1ª prioridade do concurso de mobilidade interna;
b) docentes colocados na 2ª prioridade do concurso de mobilidade interna;
c) docentes colocados na 3ª prioridade do concurso de mobilidade interna;
d) docentes contratados colocados no concurso de contratação inicial;
e) docentes contratados que renovaram colocação de contratação inicial.
Obviamente que já se passaram alguns meses de vida organizada no local de colocação, no entanto, creio que mais vale tarde que nunca.
As permutas são concretizadas na plataforma SIGRHE, e de acordo com esta nota informativa.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Leitura recomendada...
Comentário: E recomendo especialmente a quem não é professor, mas gosta de opinar e julgar aquilo que não sabe, não vê, e pior do que isso... insiste em não querer ver. Recomendaria igualmente aos políticos portugueses (com ou sem assento no poleiro do poder), mas já nem acho que valha a pena, uma vez que há já alguns anos que a nossa classe é "saco de pancada" e aparentemente isso dá votos.
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547 recusas de rescisão
Comentário: Aparentemente, dos professores que pediram para rescindir apenas 37% aceitaram efetivamente a rescisão. Fica ainda parte da notícia, que poderá ser relevante para alguns e cuja leitura recomendo com calma e atenção, para não se entre no campo da "inflação". É que se as compensações fossem assim tão "jeitosas", dificilmente teriam ocorrido recuos.
Ora leiam.
Nota: negritos e sublinhados da minha autoria.
"Além disso, segundo cálculos do Ministério da Educação a que o Económico teve acesso, é possível apurar que a maioria das compensações deverão rondar os cem mil euros brutos e que muitos dos professores que pediram para rescindir estão no topo de carreira, com idades entre os 50 e os 59 anos."
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Programa de rescisões
Por fim...
...consigo chegar a casa antes das 19:30h.
Terminaram as reuniões intercalares.
Seguem-se as correções de trabalhos e fichas de avaliação. Este primeiro período está a ser de arromba!
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sexta-feira, 7 de novembro de 2014
E para quem ainda não se enervou hoje...
Comentário: Se clicarem no link acima, poderão aceder a uma notícia que não deixará ninguém indiferente... E não é aquilo que poderão ler acerca dos concursos que poderá deixar um travo amargo na boca, mas sim o auto-elogio concretizado por Nuno Crato no que concerne às medidas por si implementadas (atuais e em futura concretização).
Não há pachorra! Utilizar palavras como "eficiência" e "eficácia" num mandato pejado de erros e desvios à normalidade, não faz qualquer sentido e não consigo deixar de apreender tal consideração como um insulto à inteligência de qualquer um.
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Não é novidade...
Comentário: A não ser que alguém tenha estado completamente alienado da polémica com as colocações nas Bolsas de Contratação de Escola, julgo que esta iniciativa não constituirá surpresa. Os problemas "forçados" (e aparentemente planeados pelo MEC) com as colocações de professores deixavam antever a produção de polémica que de alguma forma ancorasse a descentralização da educação para as Câmaras Municipais.
O poder partidário nas escolas já é amplo com a constituição dos Conselhos Gerais, agora dá-se o passo seguinte para a descentralização. E aparentemente tal irá ocorrer já a 1 de setembro de 2015.
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E quando alguém diz...
..."não posso ser responsabilizada pelas asneiras que o meu filho faz na escola", batemos no fundo da educação parental. E por mais que saibamos que a desvinculação de alguns pais em relação à educação dos seus filhos é uma realidade, não consigo deixar de ficar surpreendido com este tipo de declarações...
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quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Das rescisões...
Comentário: Este número ultrapassa claramente aquele que foi inicialmente previsto por Nuno Crato (que julgo seria próximo dos 90 milhões), no entanto, é importante recordar que apenas foram autorizados cerca de metade dos pedidos de rescisão.
Dizem que o programa de rescisões dos professores foi o mais concorrido da Administração Pública... É natural. Com tanta insatisfação e com o escola portuguesa num nível de qualidade de "chorar por menos", o melhor mesmo será sair o mais rapidamente, mesmo que tal decisão implique perdas financeiras.
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Estratégias...
Comentário: As soluções para compensar as asneiras ao nível das colocações "centralizadas" do MEC serão diversas, no entanto, nenhuma delas poderá passar por não aumentar de alguma forma a carga letiva semanal. Quanto ao pagamento de horas extraordinárias, volto a repetir o que já repeti anteriormente: contratem mais professores! Deste modo, não se perde tudo e há sempre colegas que acabam por somar mais alguns dias ao seu tempo de serviço.
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Mais uma tempestade no mar da normalidade
Comentário: Mais uma petição (será que algum dia alguém fará estatísticas com os números de petições desde 2005?), desta vez da autoria da Associação de Professores de Matemática e com um objetivo: suspender a aplicação do novo programa de Matemática do ensino secundário (com efeitos a partir do próximo ano letivo).
Para subscreverem a mesma, basta clicarem na imagem abaixo.
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Carga pesada
Comentário: Mais um estudo que aponta no sentido da diminuição de relevância (e como tal, de peso na carga horária) da nossa língua materna, em detrimento da atribuída à Matemática. Para além disso, temos outras conclusões que me parecem relevantes mas que merecerão leitura atenta da notícia (e se possível do estudo).
Deixo-vos ainda com um gráfico para análise e passível de diversas interpretações.
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terça-feira, 4 de novembro de 2014
Brevemente
Comentário: De acordo com Nuno Crato acabam-se as "experiências" no domínio dos concursos de professores e preparação dos mesmos deverá estar para "breve". Como é tradição no MEC de Nuno Crato, as afirmações e declarações podem ter dois, três ou mais sentidos, pelo que ficamos sem saber o que realmente vai acontecer.
Interessante também será saber se Nuno Crato vai cumprir com promessas assinadas, no que concerne a concursos, nomeadamente ao nível de concursos extraordinários.
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90 dias...
Comentário: 90 dias úteis para determinar compensações e os destinatários das mesmas, parecem ser razoáveis, no entanto, acredito que este prazo esteja mais relacionado com a possibilidade (pensada por quem estabelece estes prazos de um forma pouco inocente) de ultrapassagem de outros prazos legais do que com interesse em compensar prejuízos.
Alias, a maioria dos prejuízos dificilmente serão compensados, uma vez que não me parece que esta comissão coloque na fórmula de cálculo tudo o que não seja de (extremamente) fácil determinação.
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