terça-feira, 18 de agosto de 2020

Concursos de professores 2020/2021 - Permutas

Como seria de esperar temos agora um curto período para permuta destinado a professores que foram opositores ao concurso da mobilidade interna, e que se encontrem (ambos os permutantes) em exercício efetivo de funções no mesmo grupo de recrutamento e tenham o mesmo número de horas de componente letiva.

De salientar que no caso dos docentes candidatos à Mobilidade Interna, a permuta só pode ser efetivada entre docentes colocados no mesmo grupo de recrutamento e cuja componente letiva seja idêntica. 

Ficam os links relevantes:

a) Nota informativa;

b) SIGRHE.

Concursos de professores 2020/2021 - Aceitação da colocação (Mobilidade Interna e Contratação Inicial)

Tal como já havia referido anteriormente, o prazo de aceitação da colocação para os concursos de Mobilidade Interna e Contratação Inicial (onde se incluem as renovações) termina hoje (às 23:59h). Eu não me atreveria a deixar mesmo para o final esta etapa tão relevante, mas existe sempre quem goste de arriscar...

Se quiserem interpor recurso hierárquico, poderão fazê-lo até às 18h de dia 21 de agosto de 2020.

Quer a aceitação quer o recurso hierárquico são concretizados na aplicação SIGRHE.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A pausa necessária...

Como decerto já se terão apercebido, 
não coloquei qualquer post desde meados do mês passado até ao dia de hoje... Aliás, tinha prometido a mim próprio, que só regressaria quando as listas de colocação fossem publicitadas. 

E porquê esta ausência do mundo virtual e das redes sociais?

Simples... Pelo menos para mim. Não foi por falta de tempo. Não foi por falta de "material". E o meu portátil ainda tem alguma "saúde". O motivo da minha ausência "virtual" prende-se exclusivamente com o tremendo grau de saturação com tudo o que esteja relacionado com informática e que resultou de horas e horas acumuladas de "ensino à distância". Posso mesmo afirmar que estou "enjoado" de computadores e que só agora começo a ter algum grau de tolerância com o regresso a um computador.

Entretanto surgiram algumas informações relevantes, mas tal como a publicação de calendários escolares para impressão, só mesmo lá mais para o final deste mês me irei debruçar sobre isso. 

Alguns irão achar excessivo, no entanto, considero - nesta fase - ser de extrema relevância conseguir desligar de tudo o que esteja relacionado com a escola (e não estou a "falar" apenas do COVID-19 ou da situação das progressões), sob pena de entrarmos num novo ano letivo (que deverá ser ainda mais atípico que aquele que terminou) com a sensação de que não tivemos descanso. E posso estar errado, mas esta situação poderá ser determinante na nossa saúde mental quando regressarmos à escola daqui a algumas semanas.

Concursos de professores 2020/2021 - Nota informativa (listas definitivas da Mobilidade Interna e Contratação Inicial)

Para aqueles que obtiveram agora uma colocação (nos concursos de Mobilidade Interna e Contratação Inicial), convém saberem quais as etapas seguintes. Deste modo, e lendo a nota informativa que acompanha a publicitação destas listas (aqui), seguem-se algumas etapas:

1) ACEITAÇÃO:

- Os candidatos agora colocados (QA/QE, QZP e Externos) devem aceitar a colocação na aplicação informática do SIGRHE, no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis seguintes à publicitação da lista de colocação (até 18 de agosto);

- Os contratos celebrados na sequência da colocação em Contratação Inicial produzem efeitos a 1 de setembro de 2020. 

Nota importante: o não cumprimento do dever de ACEITAÇÃO é considerado como não aceitação da colocação e determina a: 

a) Anulação da colocação obtida; 

b) Instauração de processo disciplinar aos docentes de carreira; 

c) Impossibilidade de os docentes não integrados na carreira serem colocados em exercício de funções docentes nesse ano, através dos procedimentos concursais regulados pelo Decreto – Lei n.º 132/2012, na redação em vigor, após audição escrita ao candidato, a seu pedido, no prazo de 48 horas, via aplicação informática.

2) APRESENTAÇÃO:

- Os candidatos colocados nos Concursos de Mobilidade Interna e de Contratação Inicial devem apresentar-se no Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada onde foram colocados, no prazo de 72 horas após a respetiva colocação

- Nos casos em que a apresentação por motivo de férias, maternidade, doença ou outro motivo previsto na lei não puder ser presencial, deve o candidato colocado, no 1.º dia útil do mês de setembro, por si ou por interposta pessoa, comunicar o facto ao agrupamento de escolas ou escola não agrupada com apresentação, no prazo de cinco dias úteis, do respetivo documento comprovativo. 

- Os docentes de carreira QA/QE que concorreram na 1.ª prioridade do Concurso de Mobilidade Interna (docentes de carreira a quem não é possível atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva) e que não obtiveram colocação devem apresentar-se no 1º. dia útil do mês de setembro no último Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada onde exerceram funções para aguardar nova colocação;

- Os docentes de carreira QZP candidatos ao concurso de Mobilidade Interna, 2.ª prioridade e não colocados, devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada onde exerceram funções docentes pela última vez, ficando a aguardar aí nova colocação

- Os docentes providos em QZP em resultado do Concurso Externo 2020 que não obtiveram colocação no concurso de Mobilidade Interna, devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada indicada como escola de validação no momento da candidatura ao referido concurso, enquanto aguardam colocação

Nota: nos termos do n.º 2 do art.º 36.º do Decreto-Lei 132/2012 os docentes não colocados, candidatos nas prioridades previstas nas alíneas a) e b) do n.º 1 do art.º 28.º, bem como docentes não colocados em Contratação Inicial integram a Reserva de Recrutamento, com vista à satisfação de necessidades surgidas após a Mobilidade Interna e a Contratação Inicial. 

Concursos de professores 2020/2021 - Listas definitivas de Contratação Inicial

Tal como as listas de Mobilidade Interna, também as de Contratação Inicial foram publicitadas hoje no sítio da DGAE. 

Para acederem às mesmas, cliquem AQUI. Convém também lerem de forma atenta, a nota informativa (acolá).

Concursos de professores 2020/2021 - Listas definitivas de Mobilidade Interna

Já se lia algures nas redes sociais que as listas de colocação (relativas aos concursos de Mobilidade Interna e Contratação Inicial) poderiam sair hoje (14 de agosto) ou na próxima 2.ª feira (17 de agosto). Quem avançou com estas datas, sabia o que "dizia"...

Para acederem às mesmas podem clicar AQUI. É conveniente ainda lerem a nota informativa que acompanha a publicitação das listas (acolá).