terça-feira, 14 de junho de 2011

3 relatórios de auto-avaliação do desempenho docente

Conforme prometido, seguem os links para os 3 relatórios de auto-avaliação do desempenho docente preenchidos. De salientar que, ao contrário de muitos relatórios que circulam por aí, estes encontram-se em conformidade com o Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho. 

Uma palavra de agradecimento às colegas que gentilmente cederam os mesmos para serem disponibilizados aqui no blogue... Sem estas colegas não seria possível o que quer que fosse em termos de modelos já preenchidos de auto-avaliação, independentemente da minha boa vontade. 

Modelo 1 
Modelo 2

Modelo 3
Actualização - 24-06-2011: Por solicitação da real autora deste modelo, o mesmo deixou de estar disponível para download

Nota: Depois de analisar e muito reflectir acerca da situação que se gerou à volta destes relatórios, dificilmente me irei envolver em nova tarefa similar... 

106 comentários:

  1. Espero mesmo que não o faças, enquanto o espirito da "classe" se mantiver.


    Aproveito para ar uma sugestão a quem se "basear" nestes relatórios. Não se esqueçam de uniformizar a fonte e respectivo tamanho. Digo isto porque conheço casos que, num passado recente, nem para isso tiveram "cratividade".

    ResponderEliminar
  2. Boa malha, Ricardo!
    E, foi simpática a atitude das colegas! Um bem-haja para elas!
    Boa semana,
    M.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo,
    Vou linkar o teu post, devido ao teu trabalho e esforço.
    MAs houve gente que apareceu aqui a exigir-te coisas com umas maneiras absolutamente vergonhosas.
    Gente sem capacidade e ingrata com quem lhes faz o trabalho todo.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Muito e muito obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada!
    Todos têm capacidade para fazer algo semelhante... ou estarei enganada!?
    Se uns conseguem porque não o conseguem os outros?

    ResponderEliminar
  6. Está de parabéns pelo esforço e dedicação aos colegas.
    Mas apoio a sua decisão de não se meter mais nestes apuros, quando se tratar de trabalho próprio da actividade docente, sem nada de transcendente.

    ResponderEliminar
  7. Muito, muito obrigada . É uma grande ajuda .

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada!Parabéns pelo fantástico blog.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada ao Ricardo e aos colegas que disponibilizaram os seus relatórios!
    Assim já posso comparar com o que estou a fazer.
    Pelos comentários que li em posts anteriores há muita gente que não merece a generosidade.

    ResponderEliminar
  10. Olá Ricardo! Tenho grande consideração pelo teu trabalho. Sou uma "cliente" assídua deste blogue que considero ser de leitura obrigatória para quem se quiser manter informado sobre todos os assuntos que dizem respeito à nossa profissão. Concordo contigo quando dizes que ainda há muitos colegas pouco informados e com pouca vontade de se informarem, principalmente no que diz respeito à legislação.
    Relativamente ao relatório de auto avaliação estou à vontade para falar porque tenho o meu concluído e só não to cedi para publicação por considerar que é demasiado pessoal. Neste que acabas de publicar parece-me existir uma lacuna ao nível das evidências. Segundo uma publicação tua, aqui no blogue, as evidências (e toda a informação que lhes diz respeito e que está legislada) deveriam fazer parte do corpo do relatório remetendo apenas para anexos os documentos comprovativos das mesmas. É impressão minha ou isso não foi tido em conta nestes relatórios? Não poderá induzir em erro os colegas menos atentos?

    ResponderEliminar
  11. Um EXCELENTE para o Ricardo e para os colegas que disponibilizaram estes documentos!!

    ResponderEliminar
  12. Eu ainda não fiz o meu mas prometo que assim que estiver feito enviarei também. Isso é o que se chama de partilha, inter-ajuda. É o que muito colocam nos seus relatórios de auto-avaliação mas que na prática não fazem, esperando que chegue um exemplo para copiar. Bem haja para ti Ricardo que disponibilizas tanto do teu tempo em prol dos outros que muitas vezes são mal agradecidos.
    Saudações trasmontanas"!
    Zita

    ResponderEliminar
  13. Muito Obrigada.Bem hajam pela partilha.É de louvar a atitude.Tenho uma orientação para o meu que estou a fazer

    ResponderEliminar
  14. Obrigado, Ricardo!
    Confeço que ando meio perdida, no meu agrupamento todas as semanas aparecem conversas novas...
    Sinceramente nem entendo muito bem o que querem que eu entregue!!

    Foi-me dito que teria obrigayotiamente de ter aulas assistidas, a minha relatora já me disse que vão dar bons e mais nada!!
    E querem saber mais? eu sou licenciada e ela não: Estou no terreno há 20 anos e ela passou quase esse tempo nos papéis!! Bonito não é??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como licenciada, não deveria dar erros de palmatória.

      Eliminar
  15. Os verdadeiros companheiros de trabalho revelam-se com estes gestos que, neste caso, acabam por minimizar os estragos que esta absurda avaliação provoca nas escolas. Sou também sempre dos primeiros a tentar ajudar.

    ResponderEliminar
  16. Obrigada, por estes e por todos os documentos que partilha. Obrigada pelo seu esforço, dedicação e paciência. Abraço

    ResponderEliminar
  17. Obrigada Ricardo pela partilha.

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  19. Primeiro vou fazer o meu relatório, que tenho intenção de partilhar, sem pôr as vistas em cima dos ditos, mas isto é partilha sim senhor, só depois analisarei os mesmos. Pelo que tenho lido confesso ficar um nada confuso, mas afinal eu vou ser avaliado pela elaboração de um mísero relatório?! Triste no mínimo é muito triste.

    ResponderEliminar
  20. Costumo consultar diariamente este blog sem contudo nunca deixado comentários.
    No entanto, desta vez não podia deixar de me sentir uma ingrata se hoje não o fizesse, para deixar ficar o meu agradecimento pela partilha e altruísmo aqui encontrados.

    ResponderEliminar
  21. bem hajas ricardo,es o que se pode chamar de bom colega.
    Mto obrigada ati e aos colegas q disponibilizaram os relatorios.
    Desculpa quem te falou de forma rude as vezes é desespero.Fazes bem em nao te meteres noutra.
    fica bem!

    ResponderEliminar
  22. Copiei e agradeço, nao so por esta diaponibilidade, mas por tudo o resto.
    Quanto ``a polemica: Somos muitos e a postura dos colegas d´´a para todos os gostos, mas a acontinuar assim, nao tarda vai haver lambada na minha escola. Espero mesmo que o PSD ainda corrija a mao e acabe com esta palhaçada ainda este ano.

    Quanto a fazer ou copiar estes relat´´orio - melhor ou pior qualquer um faz uma coisa destas, dependendo da importancia que cada um lhe atribui ..... mas o certo ´´e que a tarefa ´´e morosa e copiar, ainda que deppois se modifeque, basicamente poupa-nos MUITO TEMPO. Como todos temos os mesmos problemas de gest~~ao de e os colegas que disponibilizaram estes relat´´orios est^^ao no mesmo barco, S´´o temos que lhes agradecer e MUITO.
    Ora c

    ResponderEliminar
  23. O meu Relatório está praticamente todo escrito desde o momento em que o Tribunal Constitucional considerou a sua revogação na Assembleia da República como inconstitucional.
    Assim, vou só passar os olhos por estes relatórios.
    A escrita é uma coisa muito pessoal e não se identifica uma pessoa com outra, nem que seja sua irmã.
    Porém, e pela atitude de generosidade do Ricardo, não quero deixar de felicitá-lo por todo o altruísmo e disponibilidade que tem vindo a demonstrar para com muitas pessoas, se calhar, nem todas o merecem. Mas, as boas e as más acções ficam com quem as pratica.
    Um abraço forte Ricardo: és Excelente!

    ResponderEliminar
  24. Epá, infelizmente existem pessoas nada profissionais em todo o lado! A essas não deve ser dado um pingo de tempo e energia!
    A colegas como o Ricardo e aos que partilharam os seus relatórios, um bem-haja pela partilha, que devia ser a regra na nossa classe. Fica a boa prática e o bom exemplo!
    Estou a elaborar o meu e só depois de acabá-lo é que vou olhar para estes, para comparar. Mas acredito que muita gente irá fazer copy/paste, pois assim é mais fácil, os outros que façam o trabalho! Será que esses professores planeiam aulas, ou pedem aos colegas para fazer por eles?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. A minha solidariedade, Ricardo.
    Já li tudo e saí de tal forma envergonhada com o teor de alguns comentários que fiz um post no meu blogue sobre esta polémica.

    http://anabelapmatias.blogspot.com/2011/06/vergonha_15.html

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. Boa noite classe docente

    Estou a terminar também o meu relatório, ja ha tres dias que ando nisto e o stress nao acaba...graças aos deuses alguem teve a amabilidade de partilhar horas árduas de trabalho (a ler legislação e legislação para cada vez ficar mais baralhado)! Vou comparar umas ideias, essencialmente ver o que deve ser escrito e onde. Fica a promessa de que assim que termine, e dê por onde der tem que ser hoje porque tnh que entrega-lo amanha, enviarei-o ao GRANDE Ricardo para que também seja partilhado! È uma questão de honra (definição dificil hoje em dia)
    Bom trabalho a todos e todas e abraço sentido para o "Comandante [Ricardo] deste grande navio que quase parecia à deriva e dois, melhor três muito obrigados para as três (solidárias) corajosas que não olharam a quem para ajudar desconhecidos (desesperados???)
    Bom continuação de serão para todos!!!

    josé

    ResponderEliminar
  27. Boa noite Ricardo,

    Não sei se haverá quotas na escola em que estás colocado, mas "nesta" tua escola, e penso que falo em nome de 99% desta população, nunca deverás chegar a menos de EXCELENTE com louvor.
    Muito Obrigado

    R. Quelhas

    ResponderEliminar
  28. "Abutres", foi o que pensei quando vi a má educação desta malta. Que vergonha.
    Mas olhe Ricardo ainda vão havendo outros colegas que vão salvando a situação, partilham coisas e são bem educados.
    Continue Ricardo!

    ResponderEliminar
  29. olá Ricardo, é pena a deselegância em torno desta questão por parte de alguns colegas. Este blogue tem-s revelado da máxima utilidade. Momentos de partilha, esclarecimento de dúvidas são sinónimo de inteligencia e aprendizagem constante. Muito, mas muito obrigada pelo seu trabalho em prol desta classe, às vezes ingrata. É de louvar a sua inteira disponibililidade.

    ResponderEliminar
  30. Está bonito isto. Quer dizer então que nas escolinhas não há nenhuma alma caridosa que coloque um modelo no moodle, por exemplo... A competição anda renhida, pelos vistos, e os relatores estarão a exercer mal o seu papel, escondendo informação, ou escondendo que não fazem a mínima ideia... Uma contestação pela via do copy paste só resultaria mesmo se todos (ou uma esmagadora maioria) entregassem o mesmo relatório, vírgula a vírgula. De outra forma, não me parece resultar enquanto forma de luta. Por outro lado, a caixa de comentários ao post anterior sobre relatórios é deprimente. Parece uma turma de área de projecto à procura de relatórios de anos anteriores. Já tive uma assim. Os relatores também aqui vêm buscar inspiração? Também têm que entregar relatório ou não? Ou virão só para ver se os colegas avaliados copiaram ? ...
    Além dos avaliados/avaliadores, vêm aqui pessoas interessadas na educação do país e/ou dos seus filhos. Vejam só o que podem concluir (e os treinadores de sofá gostam de generalizar). Controlem os nervinhos e mais auto-confiança! Estão mesmo a interiorizar o papel que MLR quis impor à classe: o de meninos apanhados em falta, em franca competição, escondendo apontamentos nas escolinhas e à procura de os “sacar” da internet…

    ResponderEliminar
  31. Deixem-se de críticas, por favor! Que esta confusão nos sirva para construirmos algo de concreto e sermos unidos! Saudações

    ResponderEliminar
  32. Obrigada Ricardo:) Tem um excelente blogue e força para continuar.Bem haja!

    ResponderEliminar
  33. obrigada..preciosa ajuda! não poderia deixar de de agradecer!:)

    ResponderEliminar
  34. Apenas queria dizer-lhe que tem procurado ser um excelente colega, que se preocupa em ajudar e apoiar todos.
    Bem-haja e ignore esses comentários menos nobres, que se mostram indignos da condição de ser professor.
    OBRIGADA POR TUDO.

    ResponderEliminar
  35. reflectamos sobre o seguinte: a partilha de alguns relatórios têm como objectivo o esclarecimento e o desbloqueamento de alguns colegas que, tal com eu, apesar de realizarem/desempenharem arduamente o seu trabalho, sentem a pressão e o peso de que um mero relatório irá ajudar significativamente a defini-lo como professor nesta perspectiva injusta de avaliação docente. Não é para copiar... isso é uma reduzida percentagem de inúteis/parasitas que se destacaram nesta classe e provoraram esta mudança da av. do desempenho. No entanto, apesar de tento tentarem desunir-nos, desde profs titulares, agora relatores, cortes salariais, aulas assistidas, planos de aula descritos ao pormenor mais mesquinho, pseudo-reflexão sobre as aulas, auto-avaliação em que alguns itens são apenas dirigidos a quem tem assumido determinados cargos de poleiro da escola, sendo, desta forma, injustamente, atribuídos "excelentes" pela coordenação de um determinado departamento ou projecto... enfim... obrigada Ricardo e a quem de direito pelos diferentes exemplos de relatório que demonstram uma vez mais que ainda existe cooperação e sentimento de entre-ajuda na nossa classe. A continuação de uma boa semana de trabalho: ser professor (planificar, adaptar, partilhar conhecimentos, instruir...)

    ResponderEliminar
  36. Para Paulo G.: Agradeço o link no teu blogue... Bem sei que apareceram dois ou três comentários dignos de uma inteligência emocional no mínimo rara. Mas tal como de outras vezes, opto por ignorar. A minha educação e formação está vários patamares acima da "ignorância".

    Quantos aos ingratos estou em crer que serão minoritários para não escrever residuais. Se não acreditasse nisso não andava a fazer nada na blogosfera.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Para Anabela Magalhães: O importante mesmo é a partilha e a aprendizagem que se pode retirar desta situação.

    O resto é "ruído" que nem interessa analisar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Fico feliz pelas palavras de agradecimento e pela (aparente) utilidade que estes 3 documentos possam vir a ter para os meus colegas de profissão... Este é para mim a melhor recompensa do esforço.

    ResponderEliminar
  39. Muito obrigada, Ricardo e aos colegas que disponibilizaram as fichas preenchidas.

    ResponderEliminar
  40. É a classe do(c)ente em todo o seu esplendor. O autor deste espaço também tem culpa. Na sua escola também devem aproveitar-se dele para fazer o trabalho dos outros, dizendo-lhe que é muito inteligente e que tem jeito, etc. etc.

    ResponderEliminar
  41. Bem, eu fiquei realmente pasma com o clímax de visitantes do blogue ontem à noite (apesar de eu também estar a contribuir para o número). Já frequento este blogue há cerca de dois anos, embora inicialmente só aparecesse de vez em quando, e nunca tinha visto nada igual!

    No que a mim diz respeito, fico contente por parecer que a partilha dos relatórios se tenha revelado algo útil e fico grata por ver que há quem consiga agradecer. Já há algum tempo que andava a ver os pedidos por aqui, mas, de algum modo, acho que estava insegura em relação ao meu, no que respeita à sua exposição aos outros, pois tal como muitos de vocês, eu não faço ideia de até que ponto ele está dentro dos requisitos e cumpre com algum rigor o que é realmente pedido.

    Enfim, estava crente que alguém com mais tempo nisto do que eu(nem 2 anos de tempo de serviço tenho, contando com o presente ano lectivo), se fosse chegar à frente, pois, a meu entender estaria mais seguro, capaz e com mais bagagem. Até porque o meu foi feito a correr, dado que o prazo de entrega era 30 de Maio e eu só soube disso uns dias antes. E fica sempre bem, no meio de aulas para planificar, trabalhos para corrigir, entre outros, ter um relatório de avaliação para fazer, quando o período referente ao mesmo ainda não terminou. Mas tudo tem uma razão de ser, afinal, sou uma contratada que vai ser corrida da escola para o desemprego daqui a alguns dias e o bendito tinha de ser entregue o quanto antes.

    Como também, numa fase inicial, recorri a relatórios elaborados por outros colegas, não para fazer o copy/paste, mas para me orientar, dado que eram uma novidade para mim, achei que, desta vez, atendendo às circunstâncias, estava aqui uma boa forma de retribuir a quem também precisa. Não acredito que sejam todos casos de "parasitismo", mas sim de alguma desorientação e insegurança.

    Peço-vos é que simplifiquem. Não compliquem demais o que não merece tanto desgaste da nossa parte. Apesar de algumas diferenças, orientei-me muito pelo relatório que elaborei no ano passado. É bom ver que já há quem esteja a dismistificar o "bicho", dizendo que, afinal, nem é nada do outro mundo e que qualquer um consegue fazer.

    Para ajudar também a dismistificar a ideia de que os contratados andam todos à caça das notas de topo, também posso garantir que, na escola onde estou, fomos trocando ideias e todas (é só mulherio mesmo :)) tiveram uma postura de "que se lixe" diante do relatório e houve mais quem se orientasse pelo que tinha elaborado no ano passado.

    Queria também ressalvar que, quando falei em desorientação dos colegas, não estava a criticar ninguém. No que a mim diz respeito, uma das partes mais fáceis de fazer foi mesmo o belo do autodiagnóstico, apesar de ter eleborado o dito quase no final do ano lectivo. Onde me senti desorientada foi nos 3 pontos seguintes. São tão semelhantes e fica tão difícil perceber onde termina um e começa o outro que parece que uma pessoa está sempre a repetir a mesma informação, o que, quanto a mim, transmite a sensação de estar diante de algo que não tem sentido.

    Continuação de bom trabalho para todos.

    ResponderEliminar
  42. Agradeço a vossa partilha, que eu considero muito importante e cada vez mais rara nas nossas escolhas!
    Infelizmente o meu relatório é diferente destes modelos e que eu acho mais confuso! É feito em tabelas, por acaso ainda ninguém preencheu nenhum como eu estou a dizer? S houver alguém por aí AJUDEM-ME, PLEASE!!!

    ResponderEliminar
  43. Muito obrigada Ricardo será um apoio e uma inspiração para o meu relatório...agradeço também o altruísmo das 3 colegas que te facultaram os seus relatórios! Muito obrigada aos quatro!

    ResponderEliminar
  44. Obrigada Ricardo e a todos os outros, também.
    Mais uma vez se verifica: pensamos que somos mais do que aquilo que realmente somos. Somos todos iguais, ninguém é melhor do que ninguém. A avaliação trouxe a público o que de pior existe em todos nós: Mesquinhez e Hipocrisia.
    Francamente, nas escolas alguém faz alguma coisa de "novo"?
    Então porque tantos "avaliadores" do trabalho dos outros?
    Os relatores, esses, foram nomeados. Mas, os "outros", quem lhes incubiu tal tarafa?
    Mais uma vez, Ricardo, obrigada, fazes parte da excepção.

    ResponderEliminar
  45. Tenho acompanhado os comentários estes últimos dias.
    E para citar uma colega: "A melhor forma de não perder nada não é guardar, mas partilhar."
    Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  46. Obrigada pelas óptimas sugestões dos relatórios.

    ResponderEliminar
  47. Boa noite. Tenho acompanhado estes comentários e parece-me pouco correcto certos comentários. Os professores desesperados são os contratados que além de estarmos no final do ano lectivo, ainda têm o dito relatório para entregar brevemente.Compreendo o seu desespero, mas os outros colegas que podem entregar até 31 de Agosto, realmente tem tempo para fazer e refazer. Obrigada pela partiha e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  48. Agradecida colega. É este espírito que eu desejo para a nossa classe. Infelizmente nem sempre é assim. Bem-hajas e bem hajam por este gesto de companheirismo. Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  49. Correcção ao comentário do dia 15, das 8:25 PM

    *nem 3 anos de tempo de serviço, contando com o presente ano lectivo.

    ResponderEliminar
  50. MERCI BIEN
    Alguns serão ingratos... mas não confundam a árvore com a floresta.
    Já agora, não acham que os sindicatos estão a dar pouca ajuda... ou estão enganado?

    ResponderEliminar
  51. Certíssimo, Ricardo. Aprendemos todos os dias. :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  52. Muito obrigada Ricardo! Já há poucos professores como tu por causa desta história da avaliação... :(
    Abraço e bem hajas

    ResponderEliminar
  53. É uma vergonha! Os professores parecem alunos que querem copiar! Cada um deve fazer a sua autoavaliação!

    ResponderEliminar
  54. Bem haja pela partilha. Merece um excelente

    ResponderEliminar
  55. Os professores não copiam, pois têm tarefas diferentes e em escolas diferentes. Quem afirma tal, não sabe o que é partilhar colaborar. Somos professores mas com realidades diferentes... Bem hajas Ricardo

    ResponderEliminar
  56. Muito obrigado no mínimo, pois serve de certeza como referência, não como cópia. Penso que seria de bom tom de quem inventa este tipo de relatórios, de ano para ano, que orientasse os docentes com um exemplo que servisse de farol, até porque me parece a diversificação cega nem sempre é uma mais valia comparando com a outra grelha de auto-avaliação que era de certeza muito mais sucinta e fácil de compreender. Bem hajas e continua, mesmo que nem sempre compreendido.

    ResponderEliminar
  57. obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  58. Muito obrigado Ricardo.
    Não dês importância a comentários de gente mesquinha que só podem vir do partido que perdeu as eleições.

    ResponderEliminar
  59. Obrigada mais uma vez, pela ajuda preciosa que me deram.

    ResponderEliminar
  60. Muito obrigada pela partilha, tal como li... nas escolhas não há partilha de informação, é do género tomem lá este modelo de relatório e façam... sem qualquer tipo de explicações... vai servir para uma orientação que até então não tinha... logo que tenha o meu partilharei também.

    ResponderEliminar
  61. No relatório de Auto-Avaliação não temos de nos posicionar num nível de avaliação para cada dimensão? Nenhum dos relatórios o está a fazer.

    ResponderEliminar
  62. Vera Castanheira Nunesjunho 21, 2011 5:23 da tarde

    Imbecis e medíocres há em todas as classes, profissões, em todas as casas, digamos. Portanto, nada de novo quanto à cretinice de alguns colegas ou lá o que são. Companheiros não serão, não.
    Quanto a mim e outros, só podemos agradecer a paciência. E a ajuda que é ter um ponto de partida.Assim, e como aqui dizem e muito bem , Bem -haja!

    ResponderEliminar
  63. Vera Castanheira Nunesjunho 21, 2011 5:30 da tarde

    Relativamente a alguns comentários, um deles fala "dos colegas menos atentos" que peos vistos poderiam esquecer-se das fantástica e já fabulosas evidências. Ora francamente! Se estão atentos para procurar ajuda (como eu) também devem ter estado atentos nas reuniões e afins.Ou isso é pedir demais?!...Bom, está calor e não temos ar condicionado nem ventoínhas. E isso torna-nos ainda mais irritadiços. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  64. Vera Castanheira Nunesjunho 21, 2011 5:36 da tarde

    E já agora, porquê os anónimos? Não é estranho dizermos o que pensamos sem realmente nos identificarmos? Bom, naturalmente não é estranho. Estranho será dizermos quem somos.

    ResponderEliminar
  65. Obrigada por tudo o que tem publicado neste blog!!!

    Agora uma ajuda...será que alguem me pode dar ideias de evidências para a dimensão do desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida, além das formações realizadas?

    Obrigada desde já pela ajuda...

    ResponderEliminar
  66. Obrigada Ricardoé à colega que me enviou os teus relatórias. Percebi pelo que li dos comentários que houve vozes ingratas por inveja e incompetência ética, o que é lamentável. Já desesperava de encontrar alguém ainda com a capacidade de parttilha, união, ajuda... Se não te tivesse lido iria fazer o meu, têm os tais razão (ou mandá-los iam fazer a alguem que assim ganha a vida), mas com a tua partilha o stress e a insegurança, minhas, são muito menores. Estamos no mesmo barco e a união faz a força. Percebo a tua frustração mas podes dormir com o teu SER tranquilo. Fizeste o que cada vez menos colegas fazem. Agradeço-te muito. Pela tua partilha já me merecias um, EXCELENTE. Parabéns por seres assim. Não te digo CONTINUA pois poderia ser entendido como "faz que eu copio" mas de certeza que gostaria de trabalhar com colegas comom tu. Ser solidário, querer partilhar, é entendido hoje como vaidade.
    Lamento por eles. Que sejas feliz. Merece-lo.
    MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  67. Colegas

    A questão do relatório coloca-me muitas dúvidas, basicamente porque há um documento que vai gerar a nossa avaliação - a ficha de avaliação global - que está organizada em parâmetros diferentes dos exigidos no relatório propriamente dito. E o relatório é o documento de base da nossa avaliação, certo? Como é que o relator vai conjugar os dois documentos? Onde encontra no relatório os elementos necessários para preencher a ficha de avaliação global? Não será melhor que o autodiagnóstico seja preenchido mais dirigido aos parâmetros da Ficha de avaliação global?
    De qualquer modo, muito obrigada pela vossa ajuda. E parabéns pelo blogue.

    Lúcia

    ResponderEliminar
  68. Muito obrigada Ricardo! Fico-lhe muito agradecida pela partilha. Pessoas como o Ricardo dignificam o nossa missão que cada vez é mais árdua. Sinto-me honrada por ser sua colega de profissão. Bom trabalho. A luta continua...

    ResponderEliminar
  69. O MUP também disponibilizou um em
    http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2011/06/ficha-de-auto-avaliacao-preenchida.html

    ResponderEliminar
  70. Obrigada! Eu já tenho o meu relatório meio alinhavado e estes servem para me aperceber do que falta. Esta atitude só pode ser de alguém fantástico e que teria o prazer de conhecer.
    Se eu puder ajudar de alguma forma é só entrar em contato.
    Deveríamos ter e ser mais "Ricardos" : )

    ResponderEliminar
  71. Lamento imenso a situação do relatório mas é necessário sempre ter autorização do autor para o divulgar senão é ilegal.
    Li os diversos comentários neste blog e fiquei arrepiado com tamanha falta de solidariedade mas isto sempre aconteceu na classe de professores. Mas esse assunto aparte reparo noutro erro grave algumas pessoas que se intitulam professores podiam se esforçar a escrever melhor pois o blog chama-se profslusos.

    Cumprimentos de Aluno

    ResponderEliminar
  72. Estou grata a quem disponibilizou os "ditos" ;)relatórios e a quem os publicou... (não vou copiá-los na íntegra, é óbvio, mas vão dar-me uma ideia que espero me seja útil.)
    Posso falar?? (diria eu para os meus alunos.)
    Caros colegas, vejam bem como escrevem, como passam a vossa mensagem nas palavras e nos conteúdos.
    Estou farta de rotularem por incompetentes uma classe que me ensinaram a respeitar tanto. Basta, vamos estar disponíveis para, em tudo, sermos exemplos.

    ResponderEliminar
  73. Olá Ricardo.
    Obrigada pela ajuda.
    Os relatórios são uma boa ajuda.
    Continua.

    ResponderEliminar
  74. O meu bem-haja pela partilha assim fossemos todos.
    Reconhecida

    ResponderEliminar
  75. Ricardo, a si e às colegas que partilharam, o meu muito obrigada!
    (Isabel)

    ResponderEliminar
  76. Muito obrigada pela partilha!!!

    ResponderEliminar
  77. quando vi estes relatórios nem queria acreditar, não por não ter capacidade para o fazer mas na minha escola anda tudo sem saber muito bem o que fazer, no final do ano estamos aterradoramente esgotados... um bem aja e obrigado

    ResponderEliminar
  78. Olá! Com a azáfama em que ando para dar resposta a tudo o que é pedido em relação à avaliação da turma, fiquei sem tempo para a minha avaliação. Muito obrigada! Já não me sinto tão perdida.

    ResponderEliminar
  79. Agradeço a disponibilidade e é sempre de louvar atitudes como estas. Muito muito obrigada.
    tina

    ResponderEliminar
  80. Muito obrigada pela partilha!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  81. É bom saber que ainda existem colegas com sentimento de entre-ajuda. Entre-ajuda essa essencial para quem está a começar.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  82. Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  83. bom dia a todos. Realmente é de louvar esta atitude Ricardo de partilha com os colegas.Preciso de ajuda. tenho que preencher um relatório tb, porém não sei como fazer, uma vez que não tenho componente lectiva. EStava na conversão da componente lectiva e por motivos de saude fui declarada incapacitada. O meu trabalho é unicamente com papeis e não com alunos. Se souberem de algum colega nesta situação, informem-me. Não faço ideia como preencher o relatório.

    ResponderEliminar
  84. Guia de elaboração do relatório de autoavaliação + exemplos de evidências + modelo de relatório (como elaborar) vi AQUI:
    http://km-stressnet.blogspot.com/2011/07/relatorio-de-autoavaliacao-docente-como.html

    ResponderEliminar
  85. É de louvar que haja na nossa profissão ainda um "RICARDO" como este colega que assim tentou ajudar toda a nossa classe que infelizmente ainda não é unida como tentamos e eu já vou quase com 32 anos nisto...felicidades e obrigado

    ResponderEliminar
  86. Olá, colega
    antes de mais agradeço a preocupação com os professores, mas queria pedir-lhe se me arranja um relatorio para coordenadores de estabelecimento pois é nessa vertente que vou ser avaliada.

    ResponderEliminar
  87. Agradeço a partilha das ideias aqui expostas.
    E quanto aos relatórios dos professores bibliotecários? Haverá algum exemplo disponível?

    ResponderEliminar
  88. Obrigado pela partilha,
    sem dúvida uma excelente ideia para ajudar todos os que , como eu, estão confusos com tanta legislação... papel e mais papel.
    parabéns!

    ResponderEliminar
  89. Colegas estou incapacitada para a docência e colocaram-me nos serviços administrativoa da escola. Gostava de saber se há por aí colegas nessa situação e, se possível, me ajudem na forma de estruturar o Relatório de Auto-avaliação.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  90. Um grande obrigado, deu-me um meio de comparação e apoio para o meu próprio trabalho.

    ResponderEliminar
  91. Obrigado: Precisava mesmo de exemplos, 1ª vez avaliada, contratada, com horários muito diferentes dos colegas. E é a conversar com os colegas, que aprendemos ou então teremos que procurar outros meios. Bem-Haja!

    ResponderEliminar
  92. Já me disseram " Para criticar há muita gente, para construir e incentivar é que há pouca, mas é com essa pouca gente que vamos mudando o Mundo".

    ResponderEliminar
  93. Eu agradeço o trabalho de quem publicou e a boa vontade de quem cedeu estes documentos. Falo enquanto professora colocada pela 1ª vez que tinha vista nenhum relatório de auto-avaliação e sem muitas certezas do que dizer e onde! Mais uma vez, o meu muito obrigado!

    ResponderEliminar
  94. Preciso fazer um relatório sobre um tal professor, que falta muito, e saiu da escola, mais não deixou seu diário seu plano de Aula, ou seja, não tenho nenhum registro da turma, como conteúdos e entre outro. E agora querem que fazem um relatório desse professor... Mais não sei por onde começar. Tem como vcs me ajudarem ?

    ResponderEliminar