Por aquilo que sei foi neste blogue que se iniciou a divulgação dos critérios utilizados por algumas escolas para selecção por contratação de escola. Ultimamente outros blogues de professores também começaram a divulgar critérios "manhosos" e ainda bem. É necessário que estes abusos sejam divulgados e neste momento, somos poucos para tanta "porcaria".
Obviamente que esta situação não é nova... Estes critérios já são utilizados (quase) desde que as ofertas/contratações de escola surgiram. O tempo apenas serviu para aumentar o número de escolas a aderir aos critérios "manhosos", por razões diversas, entre as quais as sucessivas "desistências" a que alguns horários se encontravam sujeitos, mas não só. Apenas este ano me lembrei de divulgar algo que apenas tinha uma ténue ideia, mas reconheço que estava longe de imaginar o grau de gravidade. Quase me arrependo da ideia que tive quando regressei de férias... Começo a acreditar que estaria melhor psicologicamente se não conhecesse o tamanho do buraco onde me fui meter. Tenho centenas de print screens na minha caixa de correio electrónico e digo-vos que cada vez que abro um sinto vontade de gritar. É revoltante... É triste... É indigno... É de deixar qualquer pessoa sem palavras...
Os critérios "manhosos" utilizados abaixo fazem parte daqueles que posso classificar como, no mínimo, INACREDITÁVEIS...
Boa tarde!
ResponderEliminarTenho uma dúvida, não sei se me podem ajudar, se já passaram peo mesmo e como reagiram... Concorri para uma oferta de escola onde os criterios até me pareciam fiáveis, ou seja, não era nada daqueles que tinam de ter leccionado no agrupamento. Qual é o meu espanto quando hoje reparo que uma pessoa que esta a 100posições a baixo de mim ficou colocada neste lugar. Bem não sei muito bem como vou reagir a isto...! Alguem me pode ajudar, será que posso pedir a lista de ordenação?
O que é isto? Enganaram-se e estão a fazer já a avaliação de desempenho do(a) docente?!!! Ou estão a adiantar serviço?!!!
ResponderEliminarDepois de ter verificado que o candidato seleccionado para uma CE foi alguém que foi excluido do concurso nacional por não comprovar possuir a habilitação para os grupos a que se candidatava, resolvi pedir a lista de ordenação dos candidatos e em troca recebi a resposta da directora a dizer que não é obrigada por lei a divulgar publicamente a lista e se eu quiser saber a minha posição terei de contacta-la via telefone( ficaria na mesma pois não iria saber a posição e graduação dos outros candidatos) ou deslocar-me pessoalmente às instações da escola…. e esta hei????? Isto já aconteceu a mais alguém? ou só a mim???
ResponderEliminarOlá a todos! Talvez possa ajudar... Num concurso das Aec, fiquei em 6. lugar, não tendo entrado, com 22 anos de serviço, 31,812 de graduação ( e só concorri a este agrupamento porque os critérios eram, aparentemente, transparentes). Qdo saiu a lista, o colega em 1. Lugar tinha 14 de média de curso( e eu 18) e 233 dias de serviço( e eu 8.099). Fui à escola e o próprio director disse- me que se eu achava que tinha sido " prejudicada" que podia reclamar... E assim fiz: com a raiva, escrevi 4 páginas de reclamação, tendo- me dado ao trabalho de ir ver quem eram os 5 primeiros colegas( pela lista graduada do ministério). Enviei cópia para a Drec, dgrhe e ige... Da escola não tive resposta, mas sei que tiveram que repetir o concurso... Aquele foi impugnado. Não tenho a certeza se o facto de se reclamar leva à impugnação... Mas este foi ao ar e deu trabalho a alguém! Entretanto fui colocada na bolsa 2 ( na minha escolha 80, com contrato de um mês... E na minha escolha 35 ficou um colega 200 lugares abaixo de mim, boa?) mas isto para dizer que não pude concorrer de novo para aquele agrupamento... Mas tive pena. Havia alguém a engolir um sapo! Conselho: reclamem sempre!
ResponderEliminarBoa sorte a todos!
Ricardo: tb eu ia ficando " doente" a ver a podridão dos critérios, da selecção das pessoas, dos amigos que ficam nas escolas próximo de casa, e então nas aec é incrivel! Por isso tenho tanto apreço pelos colegas que estão a dar a conhecer estes factos... Obrigada a ti e aos " residentes" bem intencionados deste blog! Bem hajam...
Dina