sexta-feira, 8 de maio de 2009

A «autonomia escolar» na sua plenitude.


Comentário: A ausência da maioria da comunidade escolar numa inauguração na Escola da Serrinha, em Fafe, levou à destituição do seu coordenador. E porquê? Porque o presidente da Câmara deparou-se com a ausência de alunos e da maioria dos professores no acto de inauguração e pediu que se apurassem responsabilidades. Não demorou muito tempo para que o Director do Agrupamento de Escolas, ordenasse a substituição do coordenador. Vamos aos factos: 1 - A inauguração realizou-se num domingo; 2 - O coordenador avisou a comunidade escolar da inauguração; 3 - Existência de divergências políticas entre o coordenador em questão e o presidente da Câmara. Comentários possíveis? Nenhum... A situação é suficientemente clara para qualquer professor, basta recordar de que forma são «eleitos» os directores. A «autonomia escolar» vai servir para silenciar e intimidar muita gente. Bem... Depois desta situação, segue-se a denúncia do BE (pela voz de Ana Drago) e o pedido de esclarecimento à Ministra da Educação:


Não se esqueçam que existe um requisito para que Maria de Lurdes Rodrigues esclareça o que quer que seja: A aceitação por parte do PS, do pedido de esclarecimento! Será que é possível prever a «resposta» do PS a este pedido? Não? Então pensem nisto: "Já esta semana os socialistas chumbaram o requerimento do PCP que chamava a ministra à primeira comissão, considerando os comunistas que a soma de casos que envolviam o ministério já beliscava mesmo os direitos,liberdades e garantias". Pelos vistos, não há mesmo nada a fazer, que não passe pelos tribunais e pelo percurso «esperar, desesperar e saber que o ME não irá cumprir com as decisões dos tribunais». Para quem diz que isto «bateu no fundo», eu pergunto: "Qual fundo?". Não há fundo, isto é um autêntico buraco negro... Quem não «segue» é esmagado ou consumido!

2 comentários:

  1. Para o PS, quando controla o Governo, a defesa da CRP pauta-se pela Cartilha Maternal de Salazar e quando está na Oposição deve ser a Cartilha do Gulag.

    ResponderEliminar
  2. É a municipalização do ensino a navegar a todo o pano. O pior ainda está para vir. Oxalá que me engane...

    Manoel

    ResponderEliminar