"Será mais fácil procurar o que o aluno sabe ou não de FQ, como se devia, ou procurar oportunidades de o aluno se enganar?!
Temos dúvidas… aliás, no exame também as temos , apesar de termos colocado tudo o que seria de esperar nos critérios… mas não ficamos nem felizes nem descansados … porque se fossemos alunos, e percebêssemos um pouco de Física, teríamos tido muitas dúvidas nalgumas situações.
Lembramo-nos de outros tempos, da Física e da Química de 12º ano, onde era natural olhar para uma prova e esperar bons resultados… lembramo-nos que o foco era saber a Física ou a Química, ainda que tivéssemos maior dificuldade de cálculo, mas de forma honesta e espetável… e agora?!
Talvez devamos dar os parabéns, pela nota “artística” ao exame, pela maior complexidade de situações, por terem conseguido inovar nas questões… se bem que ninguém nos avisou, nem aos alunos, que inovação e nota “artística” estavam nas metas, como prioridade.
Vamos aguardar os resultados desta fase, “adequados” ao exame “adequado” segundo a SPF e SPQ.
Entretanto, também acharíamos “adequado” que os todos nós que ensinamos FQ e aqueles que decidem a avaliação de FQ se colocassem mais no lugar dos alunos e tentassem perceber que se tudo foi assim tão “adequado” o porquê de tanta tristeza à saída do exame, mesmo nalgumas das escolas com resultados historicamente elevados na nossa disciplina?!
Vamos aguardar, ainda que tristes por trabalhar tantas horas com tantos alunos que efetivamente se esforçam e que foram apanhados pela nota “artística” e inovação”… já para não falar na formulação de itens que ardilosamente tão bem induz os alunos em erro… penso que Saramago estará feliz porque o ensino de LP está a ser bem defendido, mesmo num exame de FQ, como aliás é essencial… ou seria a Física e a Química?! Talvez escolhamos hoje ler o Cesário para buscar algum conforto.
Ass: Os professores"
Boa tarde,
ResponderEliminarSou professor classificador de Física e Química e gostaria de saber quem assina o documento. Não havendo associação de Professores de Física e Química, não reconheço a ninguém que fale em nome dos professores de FQ ou assine "Os professores" como se fosse uma posição coletiva.
Hugo Cunha (QZP Lisboa)
Para tornar o processo todo mais "artístico" dever-se-ia dar nota positiva a todos os alunos que a não conseguiram porque estudaram Fisico-Quimica e não a arte de um exame "artístico".
ResponderEliminarespetável ?!
ResponderEliminar...e para os alunos que investiram tanto porque aspiravam/aspiram boa média com o exame de FQ (ou que pelo menos que este exame "artístico" não altere a de frequência) e para quem "só positiva" não chega...????
ResponderEliminar...e para os alunos que investiram tanto porque aspiravam/aspiram boa média com o exame de FQ (ou que pelo menos que este exame "artístico" não altere a de frequência) e para quem "só positiva" não chega...????
ResponderEliminar