(Diário de Notícias, 12-09-2013)
Comentário: Não conheço números a nível nacional para aferir a realidade estatística apresentada no artigo em causa, no entanto, a ser verdade seria muito interessante questionar Nuno Crato acerca disto logo à noite na SIC.
Bem...
Provavelmente vai responder que esse problema está resolvido, pois entretanto (e isso sou eu a fazer especulação) as listas da reserva de recrutamento e contratação inicial deverão ser publicitadas.
A minha filha está numa turma de 40 pessoas na escola de mirandela havendo turmas do mesmo ano com 20 alunos
ResponderEliminar
ResponderEliminarQue admiração no meu tempo de professora cheguei a ter turmas com mais de 50 alunos, desde o primeiro ao quarto ano, e nunca nos queixavamos por isso, estais mal habituados, o que vcs queriam eram turmas com 5 alunos para todos terem emprego, mas isso agora não pode ser.
É de lamentar que alguém com a mesma profissão da maioria que aqui participa tenha uma opinião destas. Tenho um exemplo desses em casa: a minha mãe. E é ela a própria a afirmar que há 30 ou 40 anos atrás até poderiam estar mais 50 alunos dentro da mesma sala e de mais 4 níveis de ensino. A realidade que então se vivia em nada se assemelhava com a realidade de hoje. Os alunos, a escola, os pais, o sistema, ... são muito mais exigentes no que diz respeito à nossa capacidade de gestão quer em sala de aula, quer fora dela. Tomara, no entanto, a muitos dos que "queriam ter turmas com 5 alunos" ter uma com 50, tal como a senhora tinha. Queria dizer que tinham trabalho! Coisa que pelos vistos a senhora teve e de todo valorizou.
EliminarAntigamente havia respeito pelo professor, no seu tempo, e tinha muitas regalias. Deve ter ainda uma bela reforma...dê tempo ao tempo...neste momento ninguém respeita esta profissão.Pais, governantes, alunos, tratam o professor como lixo veja a forma como estão a tratar das colocacoes...falta de respeito. Também deve ter netos. ..pena deles. ..
EliminarEsse seu saudosismo parvo, com ligação umbilical ao passado é de bradar as céus. Ninguém de bom senso pede turmas com 5 alunos! O razoável seria até 20 com NEE e 25 sem casos especiais. Poupe-nos! Não nos envergonhe mais.
ResponderEliminarPara Guida
ResponderEliminarPois bem, eu também sou desse tempo.. Porém, perdoará que, os alunos de hoje em nada se assemelham aos de há 10, 20 ou 30 anos atrás. Realidades bem diferentes; com certeza já se deu conta disso ou então procure inteirar-se melhor sobre esta realidade.
ResponderEliminarOra ora, isso são balelas sem qualquer argumento valido, no meu tempo trabalhava-se mesmo e por amor á profissão agora é por amor aos euros e ver aquele que menos faz,nós não tinhamos sindicatos aos montes como agora nem eram precisos.
já pensaram que agora nenhum ministro vos agrada?
No "meu" tempo, era assim... Ó tempo, volta pr'a trás! Ai, realmente!!
ResponderEliminarNão sou Professora, mas por favor, internem esta Guida. Está choné.
ResponderEliminar
ResponderEliminarOra aí está o tal argumento de caca,tal como fazem com o ministro, quando não a ideia não vos agrada estão chonés
Meta a sua ideia no buraco. ..ninguém lhe pediu opinião e já está ultrapassada. Você já deve uns aninhos à sepultura.
EliminarTambém tive vontade de dizer algo semelhante... Mas agora assino por baixo.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAi não és professora?olha chucha o dedinho para ver se gostas
ResponderEliminarVcs em vez de pedirem trabalho o que reivindicam é emprego, oxalá o Ministro vos castigue e selecione os melhores, aqueles que querem mesmo trabalhar sem olhar direitos, como agora está na moda.
vcs nunca vão conseguir ter a minha reforma porque de facto não a merecem nunca
Sua latrineira, salazarista. A ti nunca ninguém te pediu provas, pois não? Foste professora de quê? Em que escola? A quantos kms de casa? És uma escumalha que se acha superior e vangloria-se disso... Essa atitude está no nível mais rasteiro da condição humana.. Sua besta, apartheidista, senil... Estará alguém ao teu lado? Aposto que não... Haviam de te cortar na reforma para ver como te sentias, sua vaca lacada... És um verme, uma doença. Vai lá agora tomar o teu chá para a esplanada.. havias de ter um ataque cardíaco todas as semanas até morreres.. inútil, cretina, imbecil, ordinária. Não te escondas atrás de uma alcunha e diz quem és... Já que estás tão segura das ideias, podemos discuti-las pessoalmente. Mas não tens coragem para isso. Sua velha bolorenta e enrugada...
EliminarE que tal usarmos um pouco da inteligência que deveria caracterizar a nossa profissão? Porque retrucam ao user com ID "Guida"? Além de descerem ao seu nível, não percebem que:
ResponderEliminar- usa uma linguagem que (quero acreditar!) não é de uma senhora;
- tem problemas com a pontuação;
- usa abreviaturas como "vcs";
- assina como "Guida" e também escreve anonimamente a apoiar-se (pela diferença temporal, os últimos 3 comentários são DELE).
Não é mulher, não é tão ANTIGO e não é professor. "Elementar, meu caro Watson."
Mantenham o nível, ignorem e deixem o(s) administrador(es) lidar com a coisa.
LOOOOOOL Guida!!!
ResponderEliminarSe de facto és reformada (o k duvido) já tinhas idade para ter juizinho..
Turmas com 50 alunos. Não aguentavas lá nem 20 minutos minha kirida!!
Acho que devias consultar um veterinário; deve-te estar a faltar alguma vacina.
Pedro_Norte (chat)
Sra. Dona Guida,
ResponderEliminarEu tentei dizer que o seu saudosismo era ridículo. Pois agora digo, com o que li dos bloguers que têm a mesma opinião do que eu, a Sra. ainda não cortou o cordão umbilical e para disfarçar, manda outros chuchar no dedo. Estar choné, é uma forma delicada de lhe dizer que a Sra. tem problemas mal resolvidos, que, ao contrario de nós, nao os assume. Deixe falar quem sabe e acompanha as contingencias e as mudanças dos tempos. Ninguém está contra si, apenas já todos sabem que "no nosso tempo" a história era outra! A começar com a capacidade de dar respostas à letra e na hora a pessoas com a sua forma retrograda de continuar a ver as coisas. Atualize-se! E guarde as recordações, para contar aos seus netos! Ou, com todo o respeito, utilizar no seu leito, como forma de controlar o Alzeimer! Nao se amargure nem destile mais veneno! Seja feliz e deixe viver!! Obrigada,
ResponderEliminarAI AI bons tempos, o professor tinha respeito e era respeitado em toda a parte, agora o que se vê? só sabem exigir e reivindicar o que o governo não pode dar
ResponderEliminarAinda inventaram as famigeradas AECS mas foi para encaixar os afilhados, familiares, e quem eles querem é uma vergonha
LOOOOL
ResponderEliminarA Guida pelo menos faz-me rir... Um bem haja...
Bons tempos mesmo...
Tempos em k os profs trabalhavam pouco... 4 a 5 horas por dia ( 4 dias por semana)...ganhavam bem, trabalhavam perto de casa e agora têm reformas k rondam os 1800 euros já com os cortes (sou filho de pais profs reformados...).
E agora quem paga essa fatura? Os k estão no ativo... Ganham bue!!!! Trabalham pouco...
Ai Guida Guida!! Pelo menos é uma pessoa k traz boa disposição aqui pra casa..
Pedro_Norte(chat)
LOOOOL
ResponderEliminarA Guida pelo menos faz-me rir... Um bem haja...
Bons tempos mesmo...
Tempos em k os profs trabalhavam pouco... 4 a 5 horas por dia ( 4 dias por semana)...ganhavam bem, trabalhavam perto de casa e agora têm reformas k rondam os 1800 euros já com os cortes (sou filho de pais profs reformados...).
E agora quem paga essa fatura? Os k estão no ativo... Ganham bue!!!! Trabalham pouco...
Ai Guida Guida!! Pelo menos é uma pessoa k traz boa disposição aqui pra casa..
Pedro_Norte(chat)
ahhahahahhhahha Helder!!!!
ResponderEliminarMuito bom... afinal kem traz boa disposição cá à casa és tu rapaz!!! Muito bom mesmo... Já n me ria assim às gargalhas há uns tempos...
Thanks.
Pedro_Norte(chat)
ResponderEliminarMuito obrigado Hélder pelo teu elogio
já me ri tanto pela forma humurada como me tratas-te, olha nem imaginas como fiquei contente por alguém se preocupar comigo!
Olha mas na minha reforminha de cerca de 2000 euros tú nunca a vais conseguir, nem que para isso te esfoles todo, se estivesses perto ainda te podia dar uma ajudinha
colega Guida humorada tu sem acento e...e...aiii ainda bem que não fui sua aluna...
EliminarSe esta gente abandonar o país minha querida quem vai pagar a tua reforma? Vais ser mais uma velha, num país de velhos.
EliminarNo tempo da minha avó tambem se dava aulas a 50 pessoas do 1º ao 4º ano, mas nessas crianças ainda se consegue meter um travão... Mas eu conheço a escola de mirandela e só existe uma turma desse tipo e é uma turma de 11º ano onde quase metade daqueles anos já tem mais de 18 anos... Eu queria ver como é que a Sra. Guida conseguia controlar essa gente toda... Para não falar que aquela escola deve ser a pior de trás-os-montes em termos de instalações onde as salas mal têm lugares para sentar 25 pessoas
ResponderEliminar
ResponderEliminarQue saudades dos velhos tempos!!
as pessoas eram mais educadas e respeitadoras, não usavam esta linguagem como a do HÉLDER,são estes os professores que agora temos, hó rapazola assim nunca lá vais
@Ricardo Montes - forum antena 1 de hoje, últimos 30minutos do programa contém a informação dada pelo secretário de estado da DESeducacão que as listas saem hoje à tarde.
ResponderEliminarOnde está fórum Antena 1 deveria estar Antena Aberta na Antena 1. Não sei se já está disponível em podcast
ResponderEliminarPara Guida:
ResponderEliminar"humurada"? "tratas-te"? "tú"?
OK. Já percebi. Não és professor(a).
Desculpe D. GUIDA, mas na sua altura os alunos levavam nas mãos,... e os pais ainda apoiavam, pois as Sras. eram vistas como danas da verdades( como mostra no seu comentário) se calhar alguns dos ministros foram seus alunos, por isso estão tão mal preparados!!!!!
ResponderEliminar
ResponderEliminarHó Bal olha deixa para lá, pensa o que quiseres, o que é preciso é vir o cheque de cerca de 2000 euros ao fim do mês, que tu nunca vais conseguir chegar a este valor, penso que nem a metade
ResponderEliminarSim levavam mesmo nas mãos com a régua de 5 olhos, e a cana nas orelhas, só fazia bem, eu também levei e hoje estou grata a esses professores
Para Guida...
ResponderEliminarTenho a certeza que com a linguagem e expressões utilizadas não pertence nem nunca pertenceu à classe docente!
Não passa de um entre tantos que andam nestes blogues a provocar quem opina...
http://www.rtp.pt/play/p469/e128318/antena-aberta ultima meia hora de hoje
ResponderEliminarPara Guida...
ResponderEliminarTanto faz ser Guida, Tó ou Manel.... professora/professor é que não foste com toda a certeza!!
ResponderEliminarComo eram bons esses tempos...
Tinha imensas histórias para vos contar, estou a recordar uma, antigamente nas escolas não havia casas de banho, era uma latrina em madeira que depois os detritos caíam a céu aberto, uma vez eu estava sentada a fazer as minhas necessidades, e um aluno já espigadote na casa dos 14 anos vai por baixo e com uma aguilhada pica-me no rabo, antigamente os alunos do primário andavam até muito tarde para fazer o exame da 4 classe
Acho muita piada ao facto de não se admitir haver opiniões divergentes. Sou professora e acho ridiculo andarmos sempre a fazer queixinhas. Se fosse mau não concorriamos anos e anos seguidos.
ResponderEliminarPara Guída:
ResponderEliminarPor favor... tenha lá paciência e vá-se embora... ninguém está interessado na sua opinião...
Antiguida
A entrevista ao ministro logo á noite é para entreter meninos.
ResponderEliminarO real é o terreno e no terreno com este governa nada muda, tudo fica pior.
Entrevistas é só para engonhar. Dizem uma coisa fazem outra.
Para Guida....
ResponderEliminarSe fosse realmente MULHER, PROFESSORA e MÃE de 3 filhos, contratada há 17 anos e à espera de um lugar sendo profissionalizada na disciplina que leciona.... Não vinha com provocações!!!!!
Para Ricardo Pais: Agradeço a informação e irei divulgá-la.
ResponderEliminarAbraço
Acho lamentável virem pessoas dizer que antigamente tinham turmas de 40 e 50 alunos. Tinham, porque não havia professores e, portanto os alunos eram enviados na sala do(a) único(a) prof da aldeia. Em muitos casos nem eram profs eram REGENTES ESCOLARES em que pouco mais sabiam do que os alunos. Além disso, esse nº de alunos só existia na 1ª classe. Dado o elevadíssimo abandono, a 2ª classe já só tinha metade. Agora imaginem quantos alunos chegavam à 4ª classe... É isso que esta gente defende para os dias de hoje?
ResponderEliminarSandra
ResponderEliminarSandra!sim era isso exatamente como referiu, só havia um professor.
Até que enfim vejo aqui alguém sensato
Colegas, peço-vos para não reagirem às provocações de colegas (sim... quem provoca é efetivamente professor).
ResponderEliminarSe não reagirem eu elimino os comentários, caso contrário, não posso estar a fazer esse tipo de trabalho pois terei de verificar quais os comentários construtivos e quais aqueles que resultam de uma profunda frustração.
Obrigado
Troll in the house! Ó senhor Guida, no seu tempo também punham orelhas aos putos, não era? Diga lá porque é que nunca mais as tirou.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSim mas tú não vais abandonar o país nunca, e sabes porque? tinhas de trabalhar e pelos vistos essa não é tua intenção, caso contrário não estavas sentado á espera de uma reles colocação e sem futuro
"Guida" abriram as inscrições para o Gang of Old Ladies dos Monty.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAbriram vagas para o CANIL daqui da zona
Na qualidade de cidadã, mãe e aluna de licenciatura em educação, questiono-me:
ResponderEliminar- Esteve, está ou estará algum docente preocupado com o futuro dos alunos?
- Não será motivo para denúncia, constatar que uma determinada criatura, além de ter orgulho por ter aderido ao modelo pedagógico mais repugnante de sempre, ainda se farta de dar erros ortográficos, e dá-se ao luxo de andar por aí a esfregar a sua reforma de 2000 euros na cara dos demais contribuintes, como se de um prémio de mau serviço prestado ao país se tratasse?