Comentário: Afirma Nuno Crato que "estamos a meio de um processo que vai sendo pouco a pouco completado".
Do que estará o atual Ministro da Educação a falar? A meio de um processo?! Que raio de processo... Um processo que envia centenas de colegas dos quadros a concurso sem serem necessários... Um processo que irá recuperar professores sem componente letiva para fazerem sabe-se lá o quê... Um processo que previsivelmente irá demonstrar que os colegas contratados afinal não são necessários...
Sinceramente não sei qual é realmente o processo, mas que não cheira bem e apresenta cor castanha, disso não tenho dúvidas.
Ricardo, não te precipites, o homem tem razão. E mais, se os diretores quiserem tiram todos do concurso. Mas, admitamos que alguns quereram mesmo concorrer. E seria absurdo não facilitar a vida aos profesores de quadro de agrupamento permitindo que se aproximem da residência. Repara: por cada um que sair para aproximação à residência, o diretor poderá tirar um QZP de concurso. Para além disso poderá tirar também para apoio a alunos, ou para a biblioteca, por exemplo. Não convirá ir no paleio do Nogueira que está numa de fazer barulho em Setembro para ver se papa outra pizza. Só depois de ele dizer publicamente o que quer é que me apanha noutra. Porém, duvido que o faça, pois quer voltar a negociar de mãos livres para voltar a beneficiar sindicalistas de profissão utilizando os verdadeiros professores.
ResponderEliminarPena é que haja muito boa gente (aqueles que não são professores ou não têm familiares professores) que não percebam nada do que se anda a falar.
ResponderEliminarPior! A conversa de que vai haver professores com horário zero com seis horas de componente lectiva cria a imagem em muita gente que o MEC vai estar a pagar a professores para só darem seis horas de aulas. E depois lá vem a conversa dos privados de que é preciso avançar com despedimentos na Função Pública.
Craro tem claras instruções da troika e de Vítor Gaspar para cortar na despesa do seu Ministério. E a forma mais fácil de o fazer é reduzir drásticamente nas contratações e colocar muitos DACL`s na antecâmara da mobilidade especial...
A partir do dia 13 de Agosto teremos mais justificações do MEC para este descalabro!!!
concordo com o colega "na sala de aula". Isto é o início do fim de carreira para muitos colegas, infelizmente... e, quem sabe, amanhã, será a minha vez?
ResponderEliminarSoube ontem à tardinha que afinal tenho horário na escola onde estou há 19 anos... Ao alívio que sinto sobrepõe-se a convicção de que nunca mais tomarei as coisas como certas e que a carreira será mais curta do que esperava. E depois?
ResponderEliminarNUNO CRATO E O MINISTÉRIO DA DESEDUCAÇÃO
ResponderEliminarprocesso que vai sendo pouco a pouco completado".
UM PROCESSO FEITO ATABALHOADAMENTE. À BALDA.
MANDAMOS TUDO PARA A RUA PARA POUPAR UMAS MOEDAS PARA VER NO QUE DÁ.
Só não vê que está desatento.
RTP INFORMAÇÂO, tem dado muita informação acerca dos contratados que serviram uma vida na educação e cujo futuro está muito incerto, como sempre.
Há debates da opinião pública e têm um mail para os cidadãos participarem.
opiniaopublica@sic.pt
mandem mails a explicar a situação
PARTICIPEM, ABAIXO A POUCA MISÉRIA E OS PROCESSOS FEITOS EM CIMA DO JOELHO.A PRÓPRIA APLICAÇÃO PARA CONCURSO FOI EXEMPLO DO QUE AÍ VEM, MUDAM O PROGRAMA A MEIO DO CONCURSO, DÃO X DIAS, MAS NOS PRIMEIROS DOIS DIAS ESTÁ BLOQUEADO E ASSIM VAI O CIRCO !
A mim preocupa-me, e sendo eu contratada do grupo 110, que o ministro diga que todos os professores do quadro vão ter trabalho sendo esse trabalho coadjuvar no 1º ciclo. Como ficam os professores do 1º ciclo com a avalanche do pessoal de EVT que vai enveredar pelo 1º ciclo e com todos os outros de todas as outras áreas de docência que vão coadjudar....? parece-me que os milhares de professores contratados do 1º ciclo vão ser todos arrumados de vez na prateleira!
ResponderEliminarO 1º ciclo sempre foi o parente pobre da educação e o trabalho dos professores desta área de docência sempre foi desvalorizado...
Crato nunca disse que os contratados seriam necessários.
ResponderEliminarEstá sempre é a dizer que todos os do Quadro são necessários, como quem diz:
-temos gente nos quadros mais do que suficiente para as necessidades do sistema, logo os contratados são excedentes ( gordura).
Jake
CUIDADO COM ESSAS AFIRMAÇÕES DO NUNO CRATO.
ResponderEliminar"todos os professores do quadro são necessários"
A) UMA COISA É TER FUNÇOES (HORÁRIOS) OUTRA "É SER NECESSÁRIO".
B) ANTES DE SE DESPEDIR UM TRABALHADOR NUMA EMPRESA, COMEÇA-SE A DAR-LHE "TRABALHOS "MENORES".
C) JÁ LERAM A LEGISLAÇÃO SOBRE HORÁRIOS ZEROS E SOBRE O QUE ACONTECE AO PROFESSOR QUE NO PRIMEIRO ANO ATÉ É NECESSÁRIO ?
COMO ALGUEM AQUI DIZIA, É TUDO UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA.
Movimento ...dos contratados.
Pois Jake, tem toda a razão!
ResponderEliminarInfelizmente as gorduras do estado não são os ordenados milionários de certos administradores de público-privadas, os milhões que se gastam com as fundações, os carros topo de gama que são renovados todos os anos, as ajudas de custo dos deputados e por aí fora.
As gorduras do estado são pessoas que se sacrificam, sacrificam a sua vida pessoal e familiar em troca de um ordenado pouco acima dos 1000 euros(se tiver a sorte de ter um horário completo, a quem são cortados subsídios e não têm qualquer tipo de ajuda ajudas de custo e que até têm uma profissão de grande utilidade pública...
Vivemos numa sociedade governada por pessoas que têm os seus valores completamente invertidos e só pensam em benefício próprio!
concordo totalmente com o colega "na sala de aula".
ResponderEliminarIsto é o início do fim de carreira para muitos colegas do QE/QA!
http://www.youtube.com/watch?v=rdWOSuwGWqg
ResponderEliminarSim, eu sei.
ResponderEliminarMas tem sido o discurso do Crato.
Não sei se vai ser este ano já mas mais tarde ou mais cedo, os horários zero " encostados" vão começar a fazer as substituições temporárias ( doenças, maternidades, cirurgias, reformas).
Não acham..? Eu acho que já faltou mais.
Jake
Crato nunca disse que os contratados seriam necessários.
ResponderEliminarNÃO SAO, É MERD NO SISTEMA.
COMO ELE APELIDA, NECESSIDADES RESIDUAIS.
DEPOIS DA NECESSIDADE PRECISAS DO PAPEL HIGIÉNICO E ESTE ANO VEM EM FORÇA.
É só uma questão de números.... -Pré-Escolar com 1205 professores;
ResponderEliminar- Primeiro ciclo do ensino básico com 2729 professores;
- Educação Visual e Tecnológica com 1068 professores;
- Português com 1241 professores;
- Inglês com 821 professores;
- Matemática com 605 professores;
- Educação Tecnológica com 574 professores.
"Vivemos numa sociedade governada por pessoas que têm os seus valores completamente invertidos"
ResponderEliminarfraternidade, liberdade e igualdade SÓ PARA OS AMIGOS. ESCROQUES, CRÁPULAS, RANHOSOS, HIPÓCRITAS E BILTRES.
Dão cabo do país.
NÃO DEIXAM AS PESSOAS VIVER.
ResponderEliminarEntretanto, alguém no nosso pais acumula 62 cargos de gestão em diversas empresas.
ResponderEliminar-Será este sr. o super-homem, ou o super tacho?
NÃO ME ADMIRA QUE AS EMPRESAS ESTEJAM DE RASTOS.
Liberdade, fraternidade e amizade.
Anónimo ( n queres arrnjar um nick? :) ) das 12:38:
ResponderEliminar- essa das residuais foi com a MLR que apareceu. tb sp achei a designação muito infeliz.
Jake
país ao que chegaste....e aquela do FDP que vai a tribunal para ver se o senhor é Fanático Por Popós ou se é um FDP...... é tão ridículo que nem tenho palavras....
ResponderEliminarBoa tarde!
ResponderEliminarTenho uma dúvida...será que me podiam ajudar a esclarecer?
Candidatei-me a um grupo de recrutamento onde sou profissionalizada será que poderei ser reconduzida a um outro do grupo onde não tenho profissionalização?
Obrigada
Mais uma prova colegas de que não se pode acreditar nesse mentiroso compulsivo do Crato.....e preparem-se porque eles andam a cozinhar ainda mais!!! Esperem pela dita prova, este mês já devemos saber noticias dessa catástrofe!! Ontem na SIC NOTICIAS Paulo Guinote deu a entender que este ministério é bem capaz de vir "irradiar" professores do sistema!! Sabem o que significa isso?? Não é "não ficarmos colocados"; não é "termos feito a prova e ter chumbado e tenta-se no ano seguinte", mas simplesmente sairmos do sistema educativo, ou seja, curso vai para o esgoto abaixo. Do que estamos à espera colegas??? Toca a mexer!!!
ResponderEliminarEu tb acho uma vergonha estarem a exigir a professores contratados uma prova de ingresso que faz com que continuem professores contratados.
ResponderEliminarAo menos que esta prova fosse exigida a professores contratados que, ao passarem com sucesso na mesma, lhes fosse garantido um lugar no quadro...
Mas,e perante a realidade imposta pelo atual ministro, ser do quadro hoje não significa nada...
O que acham da ideia?
ResponderEliminarhttp://www.facebook.com/events/446899928678252/
As preocupações de todos, são as minhas também e depois de tantos comentários, não vou dizer mais nada acerca do assunto.
ResponderEliminarQueria só aproveitar para deixar aqui esta ideia:
Há uns dias muitos criticaram o Ricardo por causa de uma reunião à volta de um leitão e das consequências que daí resultaram. Para os que criticaram:
já repararam em todo o trabalho e em tudo o que escreveu para nós nos seus primeiros dias de férias? Quanto vale este apoio incondicional?
Este professor (ai, que custou a escrevê-lo...)também deve ter uma licenciatura como a do Relvas.
ResponderEliminarAtentem à prosa, algures aí pela blogosfera docente amiga e sintonizada:
"Vai daí, em vez de termos um sindicato a defender a saída dos mais velhos (após os 55 e 30 de serviço) para que os contratados se possam vincular, temos um sindicato aliado a associações de diretores e de pais preocupado com as agregações. Estamos entregues a verdadeiros horários zero."
Se são necessários porquê horários zero???????
ResponderEliminarAdorei o "´não cheira bem e tem cor castanha" :-).
ResponderEliminarEm setembro abre-se o autoclismo e os contratados vão pelo cano abaixo, mas não serão suficientes. Por isso, para o ano reinicia-se o processo e puxa-se o autoclismo de novo em setembro, mas desta vez já não haverá contratados para irem pelo cano abaixo...
A verdadeira realidade infelizmente é outra... está a decorrer um verdadeiro Holocausto entre as pessoas Honestas no País, sendo que o que se está a efectuar no Ensino é apenas uma pequena parte do "caldinho" que já nos começaram a servir... as pessoas de Bem não se revoltem que não vale a pena...
ResponderEliminarA verdadeira realidade infelizmente é outra... está a decorrer um verdadeiro Holocausto entre as pessoas Honestas no País, sendo que o que se está a efectuar no Ensino é apenas uma pequena parte do "caldinho" que já nos começaram a servir... as pessoas de Bem não se revoltem que não vale a pena...
ResponderEliminarEu tb acho uma vergonha estarem a exigir a professores contratados uma prova de ingresso que faz com que continuem professores contratados.
ResponderEliminarTODA A TUA FORMAÇÃO QUE TIVESTE NAS ESCOLAS DURANTE 20 ANOS DE NADA SERVE, O MESTRADO TAMBEM DE NADA SERVE, EFIM, ESTE É O PAÍS DA M....
PORTUGAL, PAÍS SEM FUTURO.