Dois excelentes textos da autoria
do Paulo Guinote sobre a idade
da população docente e o número
de alunos na escola pública.
A ler com muita atenção, pois são excelentes análises e isentas sobre a realidade docente.
Mais duas razões pela necessidade e urgência da vinculação de professores contratados.
Quem acompanhou o pardal na Arca de Noé: a pardaloca, a pardoca, a pardaleja, a pardeja ou a pardala? Saiba no http://acordo-ortografico.blogspot.pt
ResponderEliminarAbraço do AP
Ó homem, já enjoa! Largue lá o dicionário! As aulas só começam dia 17!
ResponderEliminarColegas, isto de vinculação extraordinária de contratados neste ano, quando nem todos concorrem nas mesmas condições, ou seja, quando alguns são reconduzidos e outros não (muitas vezes por simplesmente terem o azar de terem estado numa determinada escola onde desapareceram horários), pode gerar uma iniquidade enorme se não for acautelado que a vinculação ocorra segundo os critérios mais justos e objectivos, ou seja, a GRADUAÇÃO. Sou, evidentemente, 100% a favor da efectivação dos contratados, aliás, sou um dos que sofrem há mais de 10 anos com o facto de ser um mero contratado. Mas, como normalmente e logicamente o momento para efectivar é sempre aquando dos concursos nacionais para todos, pois só nessa altura é que todos concorrem em igualdade de condições, há que tomar precauções para evitar injustiças caso ocorra ainda este ano. Bem sabemos que para o governo do Relvas igualdade de condições não é para respeitar, mas esta iniquidade deve ser denunciada, pode gerar enormes injustiças. A vinculação é necessária como o pão para a boca, mas os professores contratados não devem querer obtê-la à custa de uma luta fraticida, com desigualdades e injustiças tremendas, como se os professores fossem inimigos uns dos outros e estivessem dispostos s pisar na cabeça dos colegas que tiveram o azar de ficar numa escola em que o horário desapareceu. Os colegas estão tão centrados na questão de acreditarem ou não da possibilidade de vinculação que NEM REPARAM NA INIQUIDADE que uma vinculação com base nas colocações-reconduções e não na lista graduada, neste ano, quando nem todos concorrem nas mesmas condições, geraria! Se fosse para haver vinculação agora e não no próximo ano deveria haver este ano um concurso geral igual para todos, o que não se verifica. A haver vinculação este ano, há que exigir que seja usado como critério EXCLUSIVAMENTE A GRADUAÇÃO e não o horário que eventualmente o docente tem ou não este ano (já que este último critério é meramente circunstancial).
ResponderEliminar
ResponderEliminarConcordo plenamente com o anónimo (9:51 p.m.).
Deve haver justiça… e isso, só através de um concurso a nível nacional… e o critério deve ser exclusivamente a graduação profissional!
TM
Concordo plenamente, o único critério para a vinculação terá se ser a graduação profissional.
ResponderEliminaras reconduçoes só têm permitido o agravamento das injustiças.
ResponderEliminaré o jogo do azar e da sorte...
acumula-se tempo de serviço,enquanto mais graduados,esperam em casa por um lugar.
concordo,tempo de serviço e graduação profissional.
chega de injustiças e de tanto compadrio.
ResponderEliminarBasta de compadrio, amiguismo e esquemas obscuros... A corrupção está generalizada...
há muita relva(s)nas escolas...
Concordo com um concurso a nível nacional… e o critério deve ser exclusivamente a graduação profissional...
ResponderEliminarEntão a idade dos docentes no sistema é uma razão para a vinculação de contratados???????
ResponderEliminarCarisimos
Em julho alertei para este problema neste post. http://assistente-tecnico.blogspot.com/2012/07/distribuicao-do-pessoal-por-categoria.html verifiquem em cada agrupamento a vossa realidade...
Assistente Tecnico
Concordo plenamente com o anónimo (9:51 p.m.).
ResponderEliminarNem horários para contratados vai haver e estão para aqui a discutir a vinculação?!?! Crazy people...
ResponderEliminarA todos aqueles que apregoam a vinculação de contratados só com base na graduação profissional, já viram, nas listas ordenadas dos vossos grupos, a graduação dos colegas que estão na 2ª prioridade?!!! Deixem-nos passar à 1ª prioridade (que será já no próximo ano) e depois verão o que vai acontecer... É só para analisarem e refletirem e depois tirarem as vossas conclusões. Pode ser que mudem de opinião e achem que há mais qualquer "coisita" ( muito importante) que deva contar também, para além da graduação!
ResponderEliminarReitero que as injustiças sempre existiram (e os contratados de longa duração são a prova disso) e vão continuar.
ResponderEliminarO risco do concurso a nível nacional é sermos ultrapassados pelas pessoas do ensino privado;abrirem meia dúzia de vagas (sempre nos mesmos grupos);lançarem vagas negativas.
Conclusão: será mais uma vez uma simulação de concurso, pois os políticos não são pessoas de bem.
Este famigerado concurso já é comentado e esmiuçado há tanto tempo, que eu na minha qualidade de contratada quero acreditar que ele seja mesmo para restabelecer alguma ordem neste granel que se tem tornado o nosso concurso para contrato.Mas, também concordo com o comentário anterior e, parece-me que o objetivo é de facto vincular os colegas "enxotados" do sistema privado. Gostaria de ser "naive", ao ponto de pensar que seria desta que vincularia , mas este Ministério já nos deu bem a entender o que pretende connosco, por isso as esperanças que alimento são vãs...
ResponderEliminarSó um aparte para o comentário anterior. Pelo que tenho vindo a ler, o concurso deverá ser ainda este ano civil, pelo que os colegas da 2ª prioridade não poderiam concorrer... boatos?
As baterias devem ser apontadas para a vinculação extraordinária NESTE ANO, com base na graduação profissional. A partir de agora, havendo uma ou outra vaga, só entrarão professores vindos do privado,.
ResponderEliminarÉ preciso actuar com força e inteligência, o mais rapidamente possível.
Concordo inteiramente com TT!
ResponderEliminarPela extrema actualidade:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=I5K-1jwXFDU&feature=player_detailpage
Atenção que vamos ter surpresas boas em relação às reconduções...eu acredito!
ResponderEliminarProf contratada
Anónima das 4:31,
ResponderEliminarPorque dizes isso? Ou é ironia pura?
Cati
A única surpresa boa relativamente às reconduções seria estas não existirem.
ResponderEliminarVincular assim em cima do joelho ?
ResponderEliminarE , as pessoas que estão por algum motivo mais distantes da sua residência e em quadro de escola ?
Já vi que interessa aos contratados continuarem e terem a mama da sorte porque ficam sempre inicialmente com uma hora e depois lá depois de uma semana tem horário completo .
Tem de haver é um concurso NACIONAL e que sejam respeitadas as ORDENS nas LISTAS !!!
Já chega de palhaçada , ok?
deveria ser respeito pelas listas...bastas de ultrapassagens á conta de tempo adquirido em reconduçoes e...os azarentos há mais de 10 contratos no publico chucham no dedo.
ResponderEliminarestou farta.
isto é a minha sobrevivencia e dos meus filhos.
andam há anos a brincar com a nossa vida.
Anonimo(a) anterior,
ResponderEliminarAs reconducoes, que também concordo nao deviam existir este ano, não têm nada a ver com as vinculacoes, estas sim em respeito pelas listas graduadas.
Acalme-se e nao diga asneiras. Se for do quadro, tem toda a vantagem e m que a vinculação seja este ano. Pense porquê.
Ah! Os contratados também têm filhos.
Para desgosto e enjoo redobrado do anónimo do comentário 2, aqui está mais um "post" (que nada tem a ver com as aulas):
ResponderEliminarEm bom português: Nobel pronuncia-se “Nóbel” ou “Nobél”?
Tudo explicadinho no http://acordo-ortografico.blogspot.pt
Abraço do AP
P.s. Ricardo, se quiser que não deixe este tipo de informação no seu blogue, diga e deixarei de o fazer.
ResponderEliminarAntónio Borges é a unica pessoa capaz de tomar conta do Ministério da Educação e Ciencia com competencia.
Ele é que vos dizia como ia ser feita a vinculação.
Mas descansem porque a TROIKA, no dia 28, vai explicar os critérios para vincular a maralha.
Mais emprego no Estado para a malta ... hihihi...
Ant P: Irra! Ainda não viu que ninguém quer saber disso? Neste momento de aflição para tantos colegas do quadro/mobilidade e contratados, sem saber o que o dia 31 lhes reserva, acha mesmo que é altura para essas lições? Não somos seus alunos. Comente os posts, não faça publicidade ao seu blog terminológico.
ResponderEliminar
ResponderEliminarReconduções = sorte e/ou cunhas
Teips = cunhas sem vergonha nenhuma
autonomia = cunhas sem vergonha nenhuma
Nuno Crápula = CrAtinice
PinóCrato = CrAtinice
ResponderEliminarO país está a ser governado por um gang...
Acho triste estarmos aqui a falar de vinculação de contratados quando todos sabemos a vergonha que os SINDICATOS FIZERAM e prejudicaram muitos contratados OBRIGANDO-os a concorrer a 2 qzp's. ISTO é que as pessoas deviam saber... não é uma medida do MEC mas sim de acordo com os sindicatos. Eles não querem saber dos contratados para nada...
ResponderEliminar
ResponderEliminarA mafia, a corrupção, a cunhice, o compadrio, as cunhas, o amiguismo.... não se chama Nuno Crato, mas sim Diretores das Escolas e Conselhos Gerais das Escolas.
o anónimo das 10:58 é um exemplo de agente do governo infiltrado nos blogues para tentar denegrir, através da demagogia, a luta dos professores. E para melhor denegrir essa luta, nada melhor do que falar mal da arma dos professores na luta pelos seus direitos, ou seja, os sindicatos. Os exploradores sabem bem que todas as conquistas dos trabalhadores foram conseguidas com a participação activa dos sindicatos. Os bandidos, como o anónimo das 10:58 que falam mal dos sindicatos não são professores, são apenas...bandidos.
ResponderEliminarNa perspectiva dos contratados, não há dúvida que os sindicatos têm sido uns bandidos. Em algumas situações, mesmo cometendo deliberadas inconstitucionalidades . Já se esqueceram, pe, que foram os sindicatos que retiraram aos contratados o direito elementar de ser eleitos para conselhos executivos?
ResponderEliminarConvém não perder a memória!
Vejam, se dúvidas houver acerca da intenção da bandidagem que critica os sindicatos, como o anónimo das 10:58, sorrateiramente, utiliza a crítica aos sindicatos para elogiar as medidas do MEC, dando a entender que as malfeitorias do CrAtino, todo o mal que ele nos tem feito "não são uma medida do MEC".
ResponderEliminare o mesmo bandido das 10:58 que critica os sindicatos afirma, sem pudor algum, que acha " triste estarmos aqui a falar de vinculação de contratados". Isto, colegas, é gente deste (des)governo, bandidos do gang que está no ministério para acabar com a educação pública em Portugal. Mas o que eles querem sabemos nós...
ResponderEliminar
ResponderEliminarQueremos emprego.
Queremos emprego na Função Publica. Queremos dar aulas. Queremos ADSE. Queremos mais Escolas Públicas (mesmo que tenham apenas 2 alunos).
Queremos Caixa Geral de Aposentações e reforma por inteiro aos 55 anos de idade (ou antes, como existem muitos exemplos).
Queremos Novas Oportunidades.
Queremos a Parque Escolar e dinheiro para os amigos. Queremos a continuação da FESTA.
Crato és um bandido.
Crato devias criar emprego, mesmo que não haja nada para fazer porque a malta não se importa.
Ao ultimo anónimo(3:02)
ResponderEliminarCuidado que, segundo as novas medidas de austeridade, imbecilidade vai começar a ser taxada como produto de luxo.
Esta seguramente no lote dos elegíveis.
RQ
Bem... o que eu já me ri por ter sido denominado de bandido! Eu não gosto de julgar os outros nem fazer comentários negativos sobre pessoas que não conheço... por tal fica a minha resposta ao "suposto" colega: eu não sou do governo mas trabalho para ele. E os sindicatos não trabalham para o governo. Deviam trabalhar, favorecendo uma classe. Colega: boa sorte para os concursos!
ResponderEliminarAVISO Á NAVEGAÇÃO:
ResponderEliminarEsqueçam a vinculação, os clubes maçonicos andam na educação há demasiados anos.
Num esquema que mete privados, abandono temporário, e por fim vêm cá buscar a reforma,(mulheres, filhos, enteados, sobrinhas) enquanto quem trabalhou toda a vida a aguentar tudo (escravo) não tem direito a nada.
Não abram os olhos que não é preciso.
Por mim, não alinho no Portugal faz de conta, quanto mais rápido se afundar tudo melhor.
VINCULAÇÃO? Cada vez menos, quando era abundante ainda davam migalhas.
Acham que é normal num grupo não meterem ninguém no quadro durante 15 anos, não acham que há algo de errado?
Vão lá ver as reformas no ensino, de pessoas que na praticam quase nao andaram nas escolas públicas.
PORTUGAL país do lixo. Por mim era bomba nas escolas todas.
Destruir tudo.
Prof contratado com 20 anos.
gostava de informar os colegas que as medidas acordadas para este concurso foram estabelecidas entre governo e sindicatos! (por exemplo os mínimos e os máximos) É triste, mas verdade.
ResponderEliminarLeiam "o Avante" e vejam nas páginas centrais o constante trabalho realizado pela "esquerda" no que diz respeito a Propostas e Projectos de Lei - sistematicamente rejeitados pelo bloco Central. Continuem a votar nos mesmos, continuem!
ResponderEliminarAlguém sabe quais a regras adoptadas para recondução de contratados? Foi dito em reuniões dos directores com a DGAE que tinham de ser de acordo com a graduação, mas não está acontecer desta forma...
ResponderEliminar
ResponderEliminarAo CS das 6:33
"Foi dito em reuniões dos directores com a DGAE que tinham de ser de acordo com a graduação, mas não está acontecer desta forma..."
Os Tribunais fizeram-se para repor a legalidade...
Na minha escola, o ano passado, não foi de acordo com graduação. Colegas com 3 anos de serviço foram reconduzidas em detrimento de outras com 10 ou mais. É fartar, vilanagem!
ResponderEliminarHá um anónimo entre nós que gosta de repetir o que os outros escrevem... deve ser aquele tipo de pessoa irritante e frustrado que não tem vida pessoal.
ResponderEliminar
ResponderEliminar"Colegas com 3 anos de serviço foram reconduzidas em detrimento de outras com 10 ou mais. É fartar, vilanagem!"
De quem é a culpa?
Será do Ministro? ou será de alguns diretores que julgam ser os donos da escola?
Os Tribunais servem para repor a legalidade....
ANÓNIMO DAS 12.33:
ResponderEliminarE acha que alguém teve coragem de fazer alguma coisa? O que foi reconduzido podia muito bem perguntar pk razão o colega com muitos mais anos de serviço não ficou e ele ficou.Nada disse! O k não foi reconduzido, calou-se, pois claro. Quem tem dinheiro para meter processos sobre estas coisas? Nem os sindicatos sabem bem como a coisa se processa. É à vontade do freguês.
Mas este governo está igual ao socrático, ao permitir e dar continuidade à vergonha das reconduções. Que desilusão.
ResponderEliminarSe tiverem os tomates no sitio colocam processos em Tribunal, com pedido de indeminização, aos Kamaradas Diretores.
Se são maricas vão trabalhar para uma esquina.... hihihi....
ResponderEliminarPois... não querem pagar cotas aos sindicatos, que são uns "bandidos", esquecendo-se que os seus serviços jurídicos apoiam os associados!Depois calam-se perante as injustiças, claro está...
TEMPO DE SERVIÇO PRIMEIRO CITÈRIO PARA A VINCULAÇÃO E DEPOIS A GRADUAÇÃO NÃO SE ESQUEÇAM QUE HÁ COLEGAS QUE FIZERAM LECENCIATURA QUE NÃO INCLUIU ESTÁGIO:O TEMPO DE MUITOS DESSES ANTES DA PROFISSIONALIZAÇÃO CONTA 0,5 VALOR PARA A GRADUAÇÃO.MAS O TEMPO DE SERVIÇO EXISTE À MESMA!TRABALHARAM APANHARAM COM VÁRIAS REFORMAS!SÃO MAIS VELHOS!PRIMEIRO TEMPO DE SERVIÇO.
ResponderEliminarSão.
Boa noite Ricardo! Gostaria de saber a sua opinião sobre o que se está a passar em relção às ofertas de escola: como podem estar estas a decorrer com colegas em DACL por colocar? Há alguma coisa que me esteja a escapar? Grata pela atençao que me possa dispensar...
ResponderEliminarSílvia
o tempo de serviço deveria contar-se em anos
ResponderEliminarde outra forma,é injusto
o trabalho e o patrao foi o mesmo.
Vâo acreditando na vinculação.
ResponderEliminarAssim como a saúde a destruição da educação é planeada em lojas maçónicas. -
Os troikanos não querem povo culto, isso era por em causa os seus clubes maçónicos, que são operários do illuminati, e como sabemos esses querem controlar todo o poder econónicos, portanto não querem educação mas cordeiros.
ResponderEliminarEsqueçam, a educação está condenada.
O povónio coloca os seus filhos na escola da confusão onde não aprendem nada, mas os outros colocam os filhos em privados reconhecidos, porque será, será que não confiam no sistema que eles própios criaram?
Os troikanos não querem povo culto, isso era por em causa os seus clubes maçónicos, que são operários do illuminati, e como sabemos esses querem controlar todo o poder econónicos, portanto não querem educação mas cordeiros.
ResponderEliminarEsqueçam, a educação está condenada.
O povónio coloca os seus filhos na escola da confusão onde não aprendem nada, mas os outros colocam os filhos em privados reconhecidos, porque será, será que não confiam no sistema que eles própios criaram?
Os troikanos não querem povo culto, isso era por em causa os seus clubes maçónicos, que são operários do illuminati, e como sabemos esses querem controlar todo o poder econónicos, portanto não querem educação mas cordeiros.
ResponderEliminarEsqueçam, a educação está condenada.
O povónio coloca os seus filhos na escola da confusão onde não aprendem nada, mas os outros colocam os filhos em privados reconhecidos, porque será, será que não confiam no sistema que eles própios criaram?
Não há jobs para niguem. A troika a mando dos clubes maçónicos, operários dos iluminati, acham que educar muito um povo é perigosos para os seus interesses económicos (roubar e desviar sem parar).
ResponderEliminarAinda não repararam que a educação como a saúde é decidida em clubes maçónicos? Anginhos.
Porque é que colocam os filhos em colégios privados reconhecidos?Afinal não têm confiança no sistema que criaram?
O povónio coloca os filhos na escola da confusão do faz de conta espera sentado por um milagre.
Há uma solução para todos os professores contratados e para o país. Como todos os anos param em escolas diferentes e andam tipo salti banco.
Aqui vai:
ARRANJEM AUTOCARAVANAS, LEVEM OS FILHOS E AS MULHERES/MARIDOS,
COLOQUEM AS CARAVANAS PARQUEADAS Á VOLTA DAS ESCOLAS ONDE FORAM COLOCADOS.
ASSIM TODO O MUNDO IRÁ VER A MISÉRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL.
"Mas este governo está igual ao socrático..",
ResponderEliminarMas qual governo anginho? O poder em portugal pertence em parte aos clubes maçonicos satânicos, não interessa se vota ps ou psd.
Eles estão por detrás daquilo tudo e "ajudam-se" , protegem-se uns aos outros e isso inclui desde desvios de empresas públicas a jobs for the boys.
Nunca pensei que os professores fossem tão parvos e acreditassem ainda no pai natal, não admira que estejam na situação que estão. Solução ? luta, mostrem a verdade ao país.
Sindicatos e juizes também são manipulados, felizmente nem todos.Ou não são os sindicatos tachos também para alguns?
Portugal não tem futuro.
Não digam que não foram avisados.
Esqueçam a vinculação.Comecem a lutar.E se haver vinculação será para seis colegas, para vos calarem a boca.
"Mas este governo está igual ao socrático..",
ResponderEliminarMas qual governo anginho? O poder em portugal pertence em parte aos clubes maçonicos satânicos, não interessa se vota ps ou psd.
Eles estão por detrás daquilo tudo e "ajudam-se" , protegem-se uns aos outros e isso inclui desde desvios de empresas públicas a jobs for the boys.
Nunca pensei que os professores fossem tão parvos e acreditassem ainda no pai natal, não admira que estejam na situação que estão. Solução ? luta, mostrem a verdade ao país.
Sindicatos e juizes também são manipulados, felizmente nem todos.Ou não são os sindicatos tachos também para alguns?
Portugal não tem futuro.
Não digam que não foram avisados.
Esqueçam a vinculação.Comecem a lutar.E se haver vinculação será para seis colegas, para vos calarem a boca.
concordo com quase tudo que leio colegas.
ResponderEliminarAcho que há muita injustiça mas devemos lembrar-nos que também NÒS somos culpados.
Sim, quem de nós nunca teve colegas que só vão para a escola buscar o vencimento e estão a "lixar-se" para as aulas e para os alunos.
A nossa classe é parte do problema.
O governo não está interessado em resolver o problema de Portugal (que para mim passar e muito pela educação - principalmente se pensarmos a longo prazo) e nós temos colegas que dão deviam ser despedidos pois nada fazem...
E os diretores o que fazem a estes "trabalhadores" ? nada, deixa-os andar...
tristeza...
boa sorte a todos para o próximo ano...