Enviado para as escolas e com origem na DGAE (ex-DGRHE) e furtado do blogue do Paulo. Leiam atentamente, pois esclarece algumas situações entretanto já colocadas e discutidas neste blogue.
Nota: Os negritos e sublinhados são de minha autoria.
"Exmo. (a) Senhor(a) Director(a),
No âmbito do preenchimento da aplicação informática da Indicação da Componente Lectiva, seguem alguns esclarecimentos adicionais que visam complementar a Nota Informativa já divulgada:
QA/QE - Está em mobilidade numa escola que não a de provimento – Se a escola de provimento não tiver componente letiva para lhe atribuir (mínimo 6 horas) deve indicá-lo na ICL
QZP - Está em mobilidade numa escola que não a última de colocação – A estes docentes não pode ser atribuída componente lectiva. Tem de vir a DACL. A última escola de colocação deve indicá-lo obrigatoriamente na ICL.
QA/QE - Órgãos de Gestão (docentes que deixem de pertencer à Direcção Executiva ou que pretendam passar a exercer as funções de Assessor, e em que a escola não seja a de provimento) – Regressa à escola de provimento. Se a escola de provimento não tiver componente letiva para lhe atribuir (mínimo 6 horas) deve indicá-lo na ICL.
QZP - Órgãos de Gestão (docentes que deixem de pertencer à Direcção Executiva ou que pretendam passar a exercer as funções de Assessor, e em que a escola não seja a última escola de colocação/afectação) – A estes docentes não pode ser atribuída componente lectiva. Tem de vir a DACL. A última escola de colocação deve indicá-lo obrigatoriamente na ICL.
QZP - Órgãos de Gestão (docentes que deixem de pertencer à Direcção Executiva ou que pretendam passar a exercer as funções de Assessor, e em que a escola é a última escola de colocação/afectação – A estes docentes não pode ser atribuída componente lectiva. Tem de vir a DACL. A última escola de colocação deve indicá-lo obrigatoriamente na ICL.
QA/QE em situação de DACL - Os docentes em DACL tem de constar na ICL da escola de provimento, caso não exista no mínimo 6 horas de componente letiva para lhe atribuir.
QZP em situação de DACL - Os docentes em DACL tem de constar na ICL da última escola de colocação, caso não se encontrem em situação de plurianualidade. Nesta situação são obrigatoriamente opositores a DACL.
DAR – Caso não tenham componente letiva na escola de DAR, esta deve indicá-lo na ICL. Tem de vir a DACL pela escola de DAR.
Os docentes QA/QE que se encontrem em mobilidade, fora da sua escola de provimento, caso tenham docentes em plurianualidade no seu lugar e não exista no mínimo 6 horas de componente letiva para lhe atribuir, devem ser opositores a DACL.
Os docentes QZP que não mantenham a colocação de plurianualidade (docentes colocados nas necessidades transitórias), são obrigatoriamente opositores a DACL.
Os docentes que acederam ao procedimento de mobilidade por doença devem ser inseridos na ICL como não tendo componente letiva. Caso a mobilidade não seja autorizada pelo SR. SEEAE e se verifique a existência de componente letiva para lhes atribuir, aquando da 2ª disponibilização da ICL, os AE/ENA poderão reverter esta situação. Caso a mobilidade seja autorizada pelo SR. SEEAE, os docentes serão retirados do concurso da Mobilidade Interna.
Com os melhores cumprimentos
O Director Geral da Administração Escolar
Mário Agostinho Alves Pereira"
Para além do que coloquei acima, também poderão ler no mesmo blogue (acolá) que, aparentemente, teremos prazo alargado para indicação da componente letiva, para as escolas que estão envolvidas em processos de agregação.
Para além do que coloquei acima, também poderão ler no mesmo blogue (acolá) que, aparentemente, teremos prazo alargado para indicação da componente letiva, para as escolas que estão envolvidas em processos de agregação.
E os assessores poderão usufruir de horas do crédito de Agrupamento?
ResponderEliminarPonto 1 - Sou QE e estou em mobilidade numa escola que não a de provimento - como a escola de provimento não tem componente letiva para me atribuir indica-me na ICL
ResponderEliminarPonto 2 -Sou QE em situação de DACL como tal tenho que constar na ICL da escola de provimento
Ponto 1 e ponto 2 (são iguais)
Ponto 3 - Sou QE que se encontra em mobilidade fora da escola de provimento , tenho uma docente em plurianulidade no meu lugar, logo sou opositora a DACL
Pontos 1,2 e 3 (são iguais)
Último ponto (dúvida)- Estou colocada em DACL no ano 2011/2012(É plurianulidade?) numa escola com 25 lugares. Nesta escola serei a 3ª com maior graduação profissional.
Pergunta : Vou também constar na ICL da escola onde estou colocada?
Nota - Não existem contratados com turma atribuída e fecham 2 lugares, Todos os QZP estão em situação de plurianulidade
Então a graduação profissional continua a não contar para ordenar os docentes?
A minha dúvida é... como serão indicados os docentes QZP nesta fase? Por graduação? Por perda da CL na escola onde estão colocados? No meu caso... eu fiquei sem lugar numa escola de 1º ciclo do agrupamento mas há colegas QZP no agrupamento com menos graduação... Quem vai a concurso?
ResponderEliminarO que ninguém queria aconteceu! Está publicado em Diário da República o diploma que vai levar milhares de docentes para o desemprego e que vai tornar mais pobre a Escola Pública.
ResponderEliminarO Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho é um momento mau da História da Educação. Haverá um antes e um depois do 139.
Mas será tarde.
Através do gabinete de imprensa, o MEC indicou que a decisão diz respeito a todas escolas,
ResponderEliminaragrupadas e não agrupadas.
Ou eu estou distraído, ou não li qualquer coisa.
ResponderEliminarEntão e os contratados com mais de 17 anos de serviço,
NÃO SÃO PROFESSORES?
Eu cada vez vou fazer menos, puta que os pariu a todos, estou farto desta humilhação e ecravidão...uma bomba nuclear nesta m toda.
Suicídio é deixar fazer e não reagir.
ResponderEliminarMov.profs.contratados com mais de 20 anos de serviço.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=IKklMY9vKPE&feature=related
EXTREMAMENTE IMPORTANTE DEVIDO AO MOMENTO DE DESCALABRO TOTAL ACTUAL:
ResponderEliminarhttp://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=35970
"Os docentes QZP que não mantenham a colocação de plurianualidade (docentes colocados nas necessidades transitórias), são obrigatoriamente opositores a DACL".
ResponderEliminarOs docentes QZP colocados em 31 de agosto - 2011/2012 em dacl são docentes colocados nas necessidades transitórias?
Alguém sabe responder? Obrigado.
Um pensamento...
ResponderEliminarUm prof QE/QA em situação de DAR que não tem horário na escola onde esteve destacado durante três anos e não tem horário na escola de provimento pode "ir parar" bem mais longe do que a escola de provimento... será justo?