segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Exemplo a seguir?

Na passada sexta-feira, dia 3 de Dezembro, o Paulo Guinote (aqui) e o Arlindo (ali) indicaram o comportamento dos controladores aéreos espanhois como um exemplo a seguir pelos professores.

Parece que pensam que este tipo de formas de luta não possuem qualquer consequência. Pegando no exemplo dos controladores aéreos, o Arlindo diz que “existe quem se movimente para não perder muito dinheiro e obter um efeito idêntico ou superior à de uma greve típica com perda de vencimento.”. Será mesmo assim? Parece que o Arlindo, o Paulo Guinote e muitos outros “esqueceram-se” de continuar a informar sobre o que está a contecer em Espanha. “Esqueceram-se”, por exemplo de colocar este tipo de noticias:
AENA abre expediente a 442 controladores por el caos aéreo”.

Como já disse antes, o que fiz foi tentar informar. Não diz o Paulo Guinote (e muitos outros colegas), e muito bem, que cada um de nós deve estar muito bem informado, para conhecer as consequências (positivas e negativas) do que pensamos fazer, para que tomemos uma decisão pela nossa própria cabeça?

È o que estou a fazer. Porque qualquer proposta, incluindo a sua, possuem vantagens e desvantagens, consequências positivas e negativas. Nenhuma é perfeita. Incluindo as suas. E, até agora, não só não apresentou os aspectos negativos da sua proposta, como critica quem o fez.

O Paulo Guinote continua armado em D. Quixote, considerando que sou um “monstro” sindical, quando não passo de um mero “moinho de vento”. Não tenho qualquer problema em ser um simples e anónimo “moinho de vento”, pois como escreveu o poeta da minha terra “Se és um homem decidido precisas de um moinho que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos” Esta atitude é de tal maneira tipica e prevísivel que me levaram a colocar o seguinte comentário, no primeiro texto que escrevi sobre o assunto (aqui):

“Estou a mando de um sindicato (provavelmente da Fenprof), e pretendo denegrir o Paulo Guinote. Esta é um comentário tipico a quem critica o Paulo Guinote. Não adianta ir por este caminho. Quem o fizer apenas está a fazer uma triste figura. A tal liberdade e independência que defendem não serve apenas e para quem critica os sindicatos”.

Paulo Guinote, para quem nunca se engana, ou nunca admite que se engana, só consegue cometer erros quando fala deste “moinho de vento”. Deveria ter tido mais atenção ao que eu escrevi. Neste texto (http://profslusos.blogspot.com/2010/11/serao-todas-as-formas-de-luta.html) proponho “uma greve por tempo indeterminado”. O Paulo Guinote deve saber qual é a diferença entre uma greve por tempo indeterminado e “greve às avaliações e exames” . Já agora, um historiador com o gabarito e capacidades do Paulo Guinote poderia ter evitado uma gafe destas, pois facilmente encontraria no histórico dos locais que habitualmente frequento, o blog Professores Lusos e os fóruns do educare (principalmente neste ultimo, o local onde a minha participação é mais regular, desde 2004. Para facilitar, posso dar-lhe uma ajuda, que não são segredo nenhum. No fórum dos educare, desde 2004 utilizei dois nicks: Advogado do Diabo e Prof Curioso).

Advogado do Diabo

6 comentários:

  1. Ping-pong!
    Um abraço.
    P.S. Blogue informativo para docentes portugueses!

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  2. Meu caro, possivelmente e se a memória me não falha, conterrâneo, há que ser mais manhoso que as cobras que nos cercam e mais prevenidos que os pastores que nos querem conduzir... O 102 serve para quase tudo, se ficares preso no elevador, se um filho te vomitar par cima, etc. Há até um mail muito engraçado que circulou sobre o assunto, relacionado com a sua inaplicabilidade às faltas às vigilâncias...
    Vejamos, se em vez do 102 tout court formos ao hospital, sei lá com uma lombalgia (impossível de determinar) ou síndrome vertiginoso (igualmente impossível de confirmar) e tantos outros problemas afins, não há lei que consiga obstar a isso, pois não foram pensadas para esse efeito... Mas há muito mais formas ;-)

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  3. quink644
    Isso pode funcionar para uns poucos. Muitos ao mesmo tempo, será mais do que suspeito, principalmente se for antecipadamente descoberto. Porque dificilmente consiguirá fazer isso com milhares de professores com pouca antecipação e sem passar a ideia de que é umprotesto.
    Já que querem usar o exemplo espanhol, analisem muito bem o que se passou e procurem responder à seguinte questão. O que ganharam os controladores aereos com aquela acção?
    Pelo que tenho lido não ganharam nada e perderam muito.

    Quanto ao tipo de justificação, para mim é absolutamente irrelevante. Como já disse antes, não considero ético inventar uma qualquer desculpa para esconder uma greve.
    Mas se quiserem avançar, avançem. Vai ser dos maiores erros que vão cometer na vida, vão prejudicar toda a "classe" e já sei que no final vão responsabilizar todos menos os verdadereis responsáveis.

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  4. avançar; avancem;

    deve ser a 1ª vez em que estou de acordo ctg, advogado.
    a greve por tempo indeterminado parece ser a única saída.

    mas não vai acontecer pq esta gente vende a alma ao diabo por dinheiro.

    Jake

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  5. Eu não quero saber que tem (mais) razão...quero é AGIR!!

    E deixo uma sugestão (agora que serviu de exemplo o caso dos controladores aéreos): MOBILIZEM-SE!!

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