Comentário: Como já todos devem saber, os novos programas de Língua Portuguesa do 1.º, 2.º e 3.º ciclos não irão entrar em vigor no próximo ano lectivo, como estava previsto há 3 anos. O Ministério da Educação não apontou motivos para tal decisão, mas é quase certo que a mesma deverá estar relacionada com a recém-anunciada revisão curricular do 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Acredito que se trate de um adiamento, mas nada mais do que isso (bem... é mais um adiamento). Existe muito trabalho e formação nesta área que não podem nem devem ser deitados fora...
oiçam MEDINA CARREIRA.
ResponderEliminarEstes programas de Língua Portuguesa não representam uma verdadeira evolução em relação aos programas anteriores, mas sim uma teimosia (mais uma) da anterior ministra, M.L.R.
ResponderEliminarEsta senhora fez com que se gastassem rios de dinheiro, encomendando um «trabalho» para alguns conhecidos da nossa praça, como por exemplo Carlos Reis, que fez um documento muito bonito, mas... complexo para por em prática.
O aspecto mais negativo destes programas é a Terminologia Lingística para os 2º e 3º CEB. Andaram a mexer em coisas onde não se deve mexer.
Narciso