terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ministério propõe menor carga curricular.

No sítio do Educare a 05/01/2010: "A mesma carga horária, mas menos de 13 disciplinas no programa. Ministra da Educação garante que assim haverá "menos dispersão" dos alunos. Associações aguardam por proposta mais concreta.

A alteração deverá entrar em vigor no próximo ano lectivo. (...) O novo currículo ainda não é conhecido, não se sabe quantas e quais as disciplinas que serão suprimidas e que critérios presidirão a essa escolha.
(...)
O estabelecimento de metas de aprendizagem ano a ano torna-se essencial. A ministra defendeu ainda que é necessário reanalisar a articulação curricular e que os programas devem ser mais claros. Neste momento, a única coisa que o Ministério da Educação adianta é que foi pedida a realização de um estudo sobre a matéria.(...)"

Ver Artigo Completo (Educare)

------------------------
Comentário: Mais do que um eventual estudo académico sobre este tema, será de extrema relevância ouvir o que os professores têm a dizer. Espero que o Ministério da Educação aproveite esta oportunidade para realmente introduzir uma reforma curricular adequada à realidade das nossas escolas (excesso de carga horária e de disciplinas, pelo menos no 3.º Ciclo). Veremos o que acontece...
------------------------

3 comentários:

  1. Desconfio que vão retirar as áreas curriculares não disciplinares e distribuirem essas horas por Língua Portuguesa e Matemática, mas não sei nada de concreto, é apenas uma ideia minha.

    ResponderEliminar
  2. Teremos mesmo de esperar pelo tal estudo, no entanto, estou curioso por saber o que é que o Sócrates... opps... digo, Isabel Alçada, propõem para esta reforma curricular.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez experimentaram nos Açores e agora aplicam no Continente!
    Sim! A reorganização curricular já foi feita nos açores e este ano já esta a funcionar em todas as escolas!

    ResponderEliminar