quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sejam coerentes, por favor!

Não posso dizer que me surpreenda o teor daquilo que vou redigir de seguida, no entanto, depois de conversar com alguns colegas de várias escolas (graças ao MSN, caso contrário, gastaria "rios de dinheiro"), verifiquei que o "problema" era um pouco mais abrangente do que aquilo que eu pensava. Cá vai...

Quase todas as tomadas de posição das diversas escolas tiveram como base de trabalho, um documento disponibilizado pelos sindicatos (por exemplo, a FENPROF). No final, o documento termina da seguinte maneira:



Relativamente à parte de "manter a luta contra a viabilização deste modelo de avaliação do desempenho docente", esclareçam-me uma coisa: Isto não significa, entre outras coisas, não entregar os objectivos individuais? Ou estou enganado?

E se questiono isto é porque acabei por concluir que alguns colegas nossos assinaram a tomada de posição, no entanto, nem colocam em dúvida não entregar os objectivos individuais, numa fase posterior. Se assim for, o caso está mal parado. Ou não assinam e assumem essa posição como adultos responsáveis... Ou se assinam, cumpram com aquilo em que puseram o vosso nome.

Conheço o conceito de "cheques carecas", mas "tomadas de posição carecas" é um conceito novo para mim. Atenção que não estou a criticar a tomada de posição de cada um, mas sim a falta de coerência. Se não assino um documento é porque não concordo em absoluto. Se assino um documento é porque concordo em absoluto. Para mim, não existe o "concordar mais ou menos". Se isso acontecer, não assino.

Desculpem o desabafo, mas para mim a assinatura ainda vale alguma coisa.

6 comentários:

  1. e o que dizer quando as tomadas de posição são claras quanto à não entrega dos OI's? só peço decoro.

    ResponderEliminar
  2. Pois... Algumas coisas custam a engolir.
    Se todos fossem coerentes seria menos difícil. Mas para algumas pessoas, só se deve ir até onde não há risco de sair "chamuscado"

    Como já não comento há algum tempo:

    Bom ano!

    ResponderEliminar
  3. A isso chama-se tomar chá com Deus e café com o Diabo...

    Mas tu não sabes que desses é mato por essas escolas fora?!

    Mas deixa lá isto correr mais um cadito para vermos no que vai dar.

    Pssstttt... Novidade fresquinhas fresquinhas dos concursos!!! Ainda não as digeri devidamente... Mas depois já sabes por onde é que deves passar para ler tudo. ;)

    Só para te deixar a pulga atrás da orelha relembro-te um grande êxito da Mónica Sintra "Afinal havia outra"! eheheheh

    ResponderEliminar
  4. olha, pelo que ouvi hoje lá em surdina os caros colegas estão pela entrega e continuam a luta...em surdina porque não ouvi ninguém desde ontem a dizer claramente e em bom som que vai entregar ou não
    mas ninguém , ninguém mesmo, se lembra alí há contratados à toa
    Um dia qd for grande terei vergonha de ignorar quem está no inicio, isto se um dia chegar a "grande"
    desculpa o desabafo

    ResponderEliminar
  5. Na minha escola também não houve ninguém que gritasse aos 7 ventos que iria entregar os OI, mas por trás, baixinho também aconteceu o mesmo.

    Falsos. É o que são. Já deviamos estar habituados a isto. Treta de classe.

    ResponderEliminar
  6. Por tudo aquilo que tenho lido e ouvido, é bom que se assumam de forma clara, posições individuais, relativamente a este "assunto" TÃO IMPORTANTE.

    A força do grupo só dará resultados se cada um assumir a sua parte. Se não for o caso...

    ResponderEliminar