quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ano novo...

Embora o ano tenha mudado, os problemas na educação são os mesmos e é minha convicção que ainda se vão agravar com o fenómeno de âmbito nacional denominado "Avaliação dos Docentes"!

Não que tema pelo processo em si, pois se for justo e bem feito, até o considero valioso sob vários pontos de vista, no entanto, o meu receio reside na subjectividade e parcialidade que poderá estar implicita, se existir uma falta de rigor. Para além disso, poderão existir colegas que de uma forma ou de outra, tentem ter uma boa avaliação à custa de outros. Este fenómeno já ocorre em algumas (muitas, mesmo) escolas (a "eterna" desunião que caracteriza a nossa "classe"), mas existem fortes probabilidades de que se agrave.

Quanto a este Governo e ao Ministério da Educação, independentemente das muitas críticas que sejam feitas, não me parece plausível a mudança na cadeira do ministério, pois esta ministra é do total agrado do nosso primeiro ministro. Para além disso, com a falta de alternativa que existe no meio político, receio que nas próximas eleições, se o "Eng." Sócrates se candidatar novamente, quase de certeza será novamente eleito.

Relativamente aos sindicatos, não obstante a vontade de alguns tentarem fazer um bom trabalho (outros, apenas tentam segurar lugares que lhes permitem manterem-se afastados do ensino), vão ver sempre a sua actividade minada pela forma de trabalhar (ou se quiserem, de impor) do Ministério da Educação.

Já devem ter reparado que o "template" do blog foi alterado (se não se aperceberam ou são daltónicos ou extremamente distraídos). A alteração não se deveu a não gostar do anterior visual, mas sim à vontade de mudar. Espero que gostem...

Quanto ao blog em si e ao trabalho desenvolvido ao longo de mais de um ano: Mais de 178 000 visitas, uma sala de convívio sempre repleta de colegas com dúvidas e alguns comentários, permitem-me "ganhar" vontade para mais uns tempos. Enquanto estiverem desse lado, vou continuar a colocar notícias e a fazer comentários extremamente parciais e tendenciosos.

Continuem a ser os excelentes profissionais que são e a trabalhar para o vosso sucesso e para o dos alunos. Um bom ano de 2008 para todos, repletos de boas surpresas profissionais e pessoais. Comecem com o "pé direito"...

Até à próxima notícia...

Sem comentários:

Enviar um comentário