Comentário: O colega Nuno Domingues aborda mais uma vez a celeuma dos desdobramentos a Ciências Naturais e Físico-Químicas... Sinceramente já começo a não compreender o porquê do Ministro da Educação não elucidar de uma vez por todas e de uma forma absolutamente clara o que afinal é pretendido. Se a ideia é dar aos agrupamentos de escolas, a autonomia para gerirem estas horas o melhor mesmo é que o digam o quanto antes, pois esta "conversa" já começa a chatear.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Ainda os desdobramentos...
Comentário: O colega Nuno Domingues aborda mais uma vez a celeuma dos desdobramentos a Ciências Naturais e Físico-Químicas... Sinceramente já começo a não compreender o porquê do Ministro da Educação não elucidar de uma vez por todas e de uma forma absolutamente clara o que afinal é pretendido. Se a ideia é dar aos agrupamentos de escolas, a autonomia para gerirem estas horas o melhor mesmo é que o digam o quanto antes, pois esta "conversa" já começa a chatear.
Tema(s):
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© Publicado por
Ricardo Montes
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O problema é que o 1º a não perceber nada do asunto é o próprio ministro.....as reuniões com directores de escola revelaram isso....parece que o senhor só há pouco tempo é q soube que as aulas de CN e CFQ eram dadas com a turma dividida, haja paciência!!
ResponderEliminarDesde a semana passada que está este esclarecimento no site da DGIDC:"A alternância de turnos entre as disciplinas de Físico-Química e de Ciências Naturais do 3.º ciclo foi pensada de modo a manter 2 tempos letivos semanais de 45 minutos para cada uma das disciplinas, sem desdobramento. Os outros dois tempos de 45 minutos são lecionados com a turma desdobrada. Assim, na semana A metade da turma tem aula numa das disciplinas, por exemplo FQ (45+45), enquanto a outra metade tem aula em CN (45+45). Na semana B a situação inverte-se. No entanto, as escolas, no âmbito da sua autonomia, podem encontrar outras formas de concretização da distribuição da carga horária, respeitando sempre o valor global previsto nos horários de alunos e professores."
ResponderEliminarNo entanto acho que o sr ministro e a senhora secretária de estado não percebiam nada do assunto!
Para Alex
ResponderEliminaronde está informação?
estive lá e não encontrei.
Não percebi, Alex.
ResponderEliminarPara Alex;
ResponderEliminarEu tb vi isso e ao q parece é o q vai acontecer, mas o mais ridículo é q comprovou-se q só há pouco tempo Crato e secretária confundiram 1 tempo com 1 bloco q são coisas completamente distintas e não se tinha apercebido q as aulas eram leccionadas com a turma dividida em 2. Enfim....
para Alex
ResponderEliminara informação sobre o desdobramento. Não encontrei no DGIDC
A informação está no site da DGIDC no documento com as dúvidas mais frequentes sobre a revisão curricular.
ResponderEliminarE é sem dúvida de lamentar se esta proposta de desdobramento for aplicada.
Uma actividade laboratorial investigativa, ou qualquer outra actividade prática, deve estar integrada na unidade temática, deve ter um antes e um depois. Não pode ser realizada de forma isolada do restante processo de ensino e aprendizagem. A actividade laboratorial não pode ocorrer dias ou semanas antes, ou depois, do conhecimento científico ser introduzido ou desenvolvido nas aulas de ciências. Deve existir uma relação entre teoria e prática.
Como é que é possível dar continuidade à discussão de uma actividade laboratorial na aula seguinte, se metade dos alunos da turma ainda não a realizou?
"print screen" aqui:
ResponderEliminarhttp://educaraeducacao.blogspot.com/2012/01/revisao-da-estrutura-curricular-duvidas.html
Continuo sem perceber esse documento. Alguém consegue explicar?
ResponderEliminarJá coloquei um post relativo a este tema...
ResponderEliminarEu sou de Ciências... então o que fico a fazer na semana em que eles estão em FQ?? Imaginem até que só tenho uma turma, porque estou a fazer uma substituição... pagam-me as horinhas para naquela semana ficar em casa porque os miudos estão na FQ???? Tenham paciência mas isto nunca vai poder funcionar assim!!! Ou então todos os prof de CN vão ter que passar a ter números pares de turmas!!! Rídiculo
ResponderEliminarJá entendi... despois de ler melhor! Só que quando for fazer a atividade experimental ao turno B, onde já vai a matéria.... longe....
ResponderEliminaré a proposta pedagógica mais estúpida que li até hoje, fruto de quem ignora como funciona a prática letiva...
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