Apenas para recordar, tendo em conta que as inscrições para esta conferência estão praticamente a terminar... Se quiserem saber mais, podem clicar aqui, ou na imagem abaixo.
Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 21 de junho de 2018
terça-feira, 29 de maio de 2018
Conferência Internacional Making Learning Meaningful
Há cerca de um mês, divulguei (aqui) a "Conferência Internacional Making Learning Meaningful", que se irá desenvolver entre 2 e 5 de julho. Tendo em conta a sua pertinência, volto a repetir a divulgação, acrescentando que se concretizarem a vossa inscrição até 31 de maio terão um desconto de 10 euros na mesma.
Cliquem na imagem para acederem à página da iniciativa em causa.
Tema(s):
Divulgação,
Internacional,
Nacional,
Professores
quarta-feira, 2 de maio de 2018
Divulgação: Conferência Internacional Making Learning Meaningful
Estes últimos tempos têm sido tempos de indignação e contestação, no entanto, quero acreditar que ainda nos resta força de vontade para aprendizagem e reflexão. Deste modo, segue a divulgação de um iniciativa que não tenho dúvidas quanto à sua relevância para a nossa classe profissional.
Para acederem ao link da conferência, podem clicar aqui. Se quiserem aceder ao programa, podem clicar acolá.
Para acederem ao link da conferência, podem clicar aqui. Se quiserem aceder ao programa, podem clicar acolá.
"A Casa do Professor organiza entre os dias 2 e 5 de julho, em Braga, o maior evento de educação do ano, a Conferência Internacional Making Learning Meaningful – Implications for Teachers Training. Nesta conferência, que em português significa "Aprendizagem com Sentido(S)", debatem-se os desafios europeus colocados à educação em geral e aos professores, em particular. Parte-se do modo como as nossas crianças e jovens aprendem no século XXI, refletindo-se sobre o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, para o relacionar depois com a formação dos professores, que tem sido continuamente identificada como prioritária, por diversos organismos nacionais e internacionais e que necessita de ajustes face às novas realidades."
Tema(s):
Divulgação,
Internacional,
Nacional,
Professores
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Recomendo...
...mesmo. Encontrei a notícia aqui, e transcrevo a introdução da notícia: "Uma estudante norte-americana decidiu realizar uma experiência sociológica sem sair do liceu. Shea Glover pegou numa câmara de filmar e disse a alunos, professores e funcionários que estava a tirar fotografias às pessoas que achava bonitas".
O vídeo esse fica abaixo.
O vídeo esse fica abaixo.
Tema(s):
Divulgação
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Projeto "Escola Electrão"
Embora muitos colegas já conheçam este projeto, fica a divulgação solicitada com excertos do email por mim rececionado:
"(...) O projeto “Escola Electrão” destina-se às Escolas do 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário de todo o país e tem como objetivo principal sensibilizar e envolver a comunidade educativa no esforço global do encaminhamento adequado dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA), oferecendo prémios até 10.000€ às Escolas que recolherem o maior peso de resíduos nocivos para o planeta e/ou desenvolverem o projeto de educação ambiental mais criativo.
Cada vez mais os jovens portugueses consomem produtos como smartphones, tablets, consolas e computadores, que são tóxicos e devem ser colocados no local apropriado, para a sua reciclagem e valorização.
A Escola Electrão quer ensinar aos alunos a importância de assumirmos a responsabilidade pela saúde do ambiente e pelos nossos equipamentos quando estes deixam de funcionar. (...)"
As inscrições neste projeto terminam a 18 de dezembro e quem estiver interessado pode utilizar os links abaixo:
b) Regulamento Escola Electrao.pdf
c) Formulário Adesão Escola Electrao.pdf
Tema(s):
Divulgação,
Iniciativas,
Nacional
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Divulgando...
"(...) Se considerar oportuno divulgue a seguinte informação, no sentido de
permitir a denúncia de situações similares e a partilha/contacto entre
professores que se identifiquem com a mesma.
1- A circular nº B15009956X datada de 17/03/2015 veio clarificar os procedimentos
a adotar pelas escolas no âmbito do concurso externo e
interno no que diz respeito a faltas por doença
indevidamente descontadas entre 2007 e 2014.
2- No anexo da referida circular lê-se nos parágrafos 9º e 10º-- "
Assim, relativamente à inscrição do tempo de serviço nos registos biográficos
dos docentes, tem a jurisprudẽncia entendido que: "O registo biográfico
dos funcionários e agentes da administração pública é um mero arquivo
burocrático e os factos nele inscritos que não encontram suporte num ato
administrativo prévio não são assimiláveis a actos administrativos nem gozam da
proteção conferida a estes".
Neste sentido, as contagens de tempo de serviço expressas nos registos
biográficos dos docentes que não constituem atos administrativos não se
consolidam na ordem jurídica."
3- Tendo por base os prágrafos 9º e 10º do anexo da nº B15009956X requeri a retificação do tempo de
serviço constante no registo biográfico à escola que cometeu erro no apuramento
do mesmo.
3- Em resposta ao requerimento fui informada, por escrito, da existência da
circular nº B15009956X, sem clarificarem se o
requerimento foi deferido ou indeferido. (Embora telefonicamente me tenham dito
que seria indeferido.)
4- Contactei telefonicamente a DGAE questionando " É ou não
possível a todo o tempo retificar o tempo de serviço contante no registo
biográfico?"
Em resposta à questão obtive um "claro que sim", tendo sido sugerido
que eu me deslocasse à DGAE no sentido de resolver a situação.
5- No mesmo dia, desloquei-me à DGAE e no momento em que referi que o erro
da contagem de tempo de serviço existente no registo biográfico se devia a
faltas por doença, indevidamente descontadas, "o caso mudou de
figura". Alegaram que a circular nº B15009956X não permitia a retificação do tempo de serviço constante no registo
biográfico porque decorreu mais do que um ano após o "erro". Ou
seja, a terceira técnica da DGAE que me recebeu, nossa colega de profissão, entende que o
Registo biográfico é um ato administrativo remetendo para o que está escrito na
circular nº B15009956X. Quando salientei os
parágrafos 9º e 10º do anexo da circular nº B15009956X disse-me que não era jurista para
prestar esclarecimentos dessa natureza.
6- Solicitei que chamassem um técnico dos serviços jurídicos da DGAE para
clarificar a situação, tendo-me sido negado porque não fazem atendimento ao
público.
7- Saliento que, de acordo com a Lei, as listas de antiguidade são atos administrativos e que os atos administrativos baseados em erros grosseiros são passíveis de serem alterados a todo o tempo."
Tema(s):
Divulgação,
Nacional,
Professores
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Subsídios de Transporte - Deslocações em Serviço
Subsídios de Transporte
A título de exemplo, refira-se que para uma deslocação de 6 km (12 Kms ida e volta) serão devidos (aproximadamente) 4€, montante correspondente ao subsídio de refeição. Já dará para compensar um dos dois dias de subsídio diário de refeição, que não foram pagos na interrupção do Natal, por ter havido tolerância de ponto.
Desabafo final: Sendo evidente que os professores não são obrigados a ter carta de condução, veículo próprio ou disponibilidade para o colocar ao serviço do Estado, questiono-me sobre como seria possível viabilizar as deslocações dos professores classificadores de localidade em localidade para as sessões de speaking do PET caso estes se recusassem, legitimamente, a disponibilizar o seu carro para esse serviço. :/
Tema(s):
Divulgação
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Com pedido de divulgação...
...que julgo merecido. Será um blogue a acompanhar e que irá constar nas minhas visitas semanais.
Para melhor compreender de que se trata este espaço, o melhor mesmo será ler o post de apresentação (cliquem aqui).
Tema(s):
Blogs,
Divulgação
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Com pedido de divulgação
Comentário: Fica a questão da Associação Nacional de Professores Contratados, à qual se podia acrescentar similar preocupação para os docentes dos quadros...
Tema(s):
ANVPC,
Concursos,
Divulgação,
Nacional,
Preocupante,
Professores
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Divulgação...
"Um concurso nacional de professores sem precedentes na democracia portuguesa
A ANVPC – Associação Nacional dos Professores Contratados lamenta a total inoperância do Ministério da Educação e Ciência (MEC), que, uma vez mais, ultrapassando tudo o que até à data se tinha assistido na Educação portuguesa, se encontra, em pleno mês de agosto, ainda sem divulgar quer os resultados do Concurso Externo Extraordinário quer qualquer data para a realização do Concurso para a Bolsa de Contratação de Escola (BCE).
Esta equipa ao serviço do MEC continua, deste modo, a demonstrar uma total insensibilidade laboral e uma falta de respeito atroz pelas dezenas de milhares de professores que, em pleno momento de férias, se encontram em frente aos seus computadores aguardando a calendarização das próximas fases concursais, e respetivos resultado
s, onde se decidirá mais um período anual das suas vidas profissionais e pessoais, envolvendo a estabilidade de toda a sua família.
É verdadeiramente inconcebível, e mesmo histórico, que num momento em que praticamente dois mil professores contratados têm já garantia de entrada para os quadros do MEC, estejam a ser obrigados a realizar um complexo concurso destinado à contratação (que posteriormente terá de ser anulado pela tutela) e várias dezenas de milhares estejam a preparar-se para um concurso do qual ainda, à data, não se sabem a esmagadora maioria dos procedimentos (BCE), e terá efeitos para a colocação no próximo ano letivo, a arrancar já no dia 1 de setembro.
A ANVPC, vem, por este meio, manifestar publicamente a sua indignação face ao referido, uma vez que o MEC demonstra, nestas atitudes, para além de um total desrespeito pela classe profissional que tutela, uma grave inoperância técnica, e integral falta de rigor e excelência.
Esta associação profissional aguarda ainda que seja cumprida a colocação em regime de Contratação Inicial, no próximo dia 1 de setembro (como sempre aconteceu até à estranha alteração no ano transato), esperando que o MEC não sujeite novamente milhares e milhares de professores necessários ao sistema a estarem horas a fio nas filas dos Centros de Emprego deste país, vendo-se, passado alguns dias, novamente colocados ao serviço deste ministério, com a agravante pedagógica de não terem participado em todos os fundamentais procedimentos de arranque do ano letivo.
A direção da ANVPC - 04.08.2014
Tema(s):
ANVPC,
Divulgação
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Divulgação
Um grupo de professores contratados com 3 ou mais anos de contratos sucessivos está, neste momento, a organizar-se através do Facebook para colocar uma acção em tribunal contra o MEC, a fim de reclamar a integração nos quadros, com base na violação da Diretiva comunitária 1999/70/CE de 28 de Junho de 1999.
O que vai ser reclamado:
1. Integração no quadro;
2. Integração no quadro com índice correspondente aos anos de serviço prestado!
3. Indemnização por violação de direitos (Abusiva utilização de sucessivos contratos a termo).
Para o efeito já foi contactado um escritório de advogados que aceita a questão e o grupo já tem na sua posse dados relativos ao que é necessário para dar entrada à acção, bem como aos valores dos honorários. Quanto mais interessados houver, menores são os custos.
A quem esteja interessado pede-se que manifeste o interesse em participar através do e-mail: mecemtribunal@gmail.com, com indicação de um contacto telefónico.
Como requer algum um esforço financeiro, não é possível fazê-lo individualmente, daí que seja muito importante reunir, pelo menos, 100 interessados.
A todos os professores: façam chegar esta informação a outros colegas eventualmente interessados, pois só com UNIÃO conseguiremos avançar.
Solicitamos que até ao dia 20 de Setembro nos façam chegar as vossas decisões/sugestões.
É agora ou nunca!
Fátima Santos
Maria Manuel Gregório
Tema(s):
Contratados,
Divulgação,
Iniciativas,
Professores
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Divulgação
"Sou professor de Matemática e venho, por este meio, dar-lhe a conhecer um projeto que tenho vindo a dinamizar, com a colaboração de outros professores de Matemática da escola onde estive colocado até ao ano letivo anterior (EB Ribeirão - Vila Nova de Famalicão), com o intuito de melhorar as aprendizagens dos alunos do 3.º ciclo a Matemática.
O blogue começou como um projeto pessoal, para ajudar os alunos das minhas turmas, há cerca de 3 anos, passou a ser utilizado pelo grupo para todos os alunos da escola e neste momento já tem alguma dimensão.
Com o intuito de preparar melhor os alunos para o Teste Intermédio e para a Prova Final de Matemática (9.º ano) foram criadas páginas no blogue com imenso material, em particular com Fichas de Trabalho de Preparação para cada um desses momentos (globais). Todos os materiais são acompanhados das respetivas soluções / sugestões de resolução.
Além disso, no blogue pode encontrar vários recursos para o 3.º ciclo (Testes, Fichas de Trabalho, Questões Aula / Mini-Testes, Compilações de Exercícios de Exame/TI divididos por tema, aplicações dinâmicas criadas com o Geogebra,...) e também algum material relativo ao 2.º ciclo, ao Secundário e à parte mais lúdica da Matemática (curiosidades, desafios, problemas, jogos, … ).
O blogue tem também uma página no facebook onde se vão sendo divulgados conteúdos matemáticos de forma mais informal.
Caso ache pertinente, agradecemos que o divulgue no seu blogue. Pode ser uma ajuda quer para outros professores, quer para pais/encarregados de educação e alunos.
Obrigado, desde já, pela atenção dispensada.
Cumprimentos
--
Paulo Ribeiro"
Tema(s):
Divulgação
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Com pedido de divulgação
O iMat12 é um ebook que está disponível, para já, apenas para iPad o primeiro volume de um livro interactivo de preparação para exame de matemática de 12o ano.
Para conhecerem um pouco mais sobre o mesmo, cliquem na imagem abaixo.
Tema(s):
Divulgação
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Um questão relevante...
As reuniões podem ser marcadas para o dia seguinte?
Comentário: Os colegas do blogue Ad Duo fornecem a resposta, com a qual concordo plenamente e que passo a sintetizar:
De acordo com o Código do Procedimento Administrativo (aqui) as reuniões extraordinárias devem ser convocadas com uma antecedência mínima de quarenta e oito horas. A não ser assim (e citando os nossos colegas), "para que a reunião decorrera antes das 48 horas previstas que só pode realizar-se desde que haja o consentimento de todos os membros da mesma".
Tema(s):
Agrupamentos,
Divulgação,
Escola,
Nacional,
Professores
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Pedido de divulgação...
Parafraseando um dos coautores: "O manual contém a fundamentação teórica e científica sobre a Educação Sexual; um conjunto de actividades centradas nos vários tópicos da ES; 2 actividades de avaliação de conhecimentos e atitudes. Embora esteja focado no 2º ciclo, também está adequado para os 4º, 7º e 8º anos".
Tema(s):
Divulgação
Subscrever:
Mensagens (Atom)






