segunda-feira, 23 de abril de 2018

Concursos de professores 2018/2019 - Documentos relevantes

Não é necessário perder muito tempo nas redes sociais, para ler comentários de colegas que já se encontram a manifestar a sua oposição aos concursos de professores para o próximo ano, e que (tal como em anos anteriores) levantam questões que encontram resposta direta nos normativos legais relevantes. Não tenho por hábito ser opositor a que concurso for, logo no primeiro dia em que inicia, mas compreendo quem o faça... Não compreendo é quem o faça, quando tem dúvidas que são satisfeitas com a leitura do aviso de abertura.

Adiante.

Todos os anos, faço uma pasta no meu portátil, com os documentos mais relevantes que posso ter de consultar, quando em dúvida, e que depois copio para este blogue, por estar sempre acessível não só a mim, mas principalmente a outros.

Deste modo, antes de abrirem a aplicação SIGRHE, aconselho o download e leitura atenta dos seguintes documentos:


5 comentários:

  1. "Para cada tipo de preferência deverá escolher entre:
    - Quadro de Zona Pedagógica para provimento QZP (pretende ser provido em QZP e não em
    QA/QE);
    - Quadro de Zona Pedagógica para provimento AE/ENA (concorre a todos os AE/ENA inseridos
    no QZP para provimento em AE/ENA);
    - Concelho (concorre a todos os AE/ENA inseridos no Concelho);
    ou
    AE/ENA"

    Já no ano passado me surgiu a mesma dúvida, acho. No final, só concorri para as escolas que indiquei e ponto final. No entanto, ao ler estas instruções, é lógico que me interrogue: sendo QZP, ao concorrer para quadro de agrupamento/escola (nem entendo bem o que é isso de QZP que pretende ser provido em QZP, já que, para isso, há a mobilidade interna), nem que só coloque uma escola a "ver se acontece pegar", estou a concorrer a todos os QA/ENA da minha zona?

    Mais duas coisas:

    a) Não sou obrigado a concorrer ao concurso interno, certo?;

    b) Em que prioridade concorro?

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Sim, essa dúvida já surgiu o ano passado. Também só quero concorrer a algumas escolas do meu QZP. Qual é a opção?

    ResponderEliminar
  3. Vamos aos esclarecimentos possíveis:

    a) Ao concurso interno só concorre se assim o desejar;
    b) Se concorrer, estará na segunda prioridade (uma vez que é QZP);
    c) A opção "Quadro de Zona Pedagógica para provimento QZP (pretende ser provido em QZP e não em QA/QE)", é para a eventualidade de querer mudar de QZP, isto é, ao colocar o codigo de QZP está a manifestar a vontade de ser "transferido" para outro QZP;
    d) A opção "Quadro de Zona Pedagógica para provimento AE/ENA (concorre a todos os AE/ENA inseridos no QZP para provimento em AE/ENA)", refere-se a sua intenção em ficar colocado em uma qualquer escola / agrupamento desse QZP;
    e) Ao selecionar o "Concelho (concorre a todos os AE/ENA inseridos no Concelho)", é como a própria opção refere, isto é, manifesta a sua intenção de ficar colocado em qualquer escola / agrupamento desse concelho.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  4. Uma dúvida... Na opção "Quadro de Zona Pedagógica para provimento AE/ENA (concorre a todos os AE/ENA inseridos no QZP para provimento em AE/ENA)" estamos a concorrer a todas as escolas do QZP, mesmo as que não queremos/introduzirmos?
    Como deve proceder quem é QZP e pretende concorrer apenas a algumas escolas especificas e não a conselhos?

    ResponderEliminar
  5. Obrigado. Como me chateia este concursos extraordinário quando considero que só deveria existir de quatro em quatro anos (e como estou bem na minha escola, onde estou há nove anos, e seria capaz de jurar que, na mobilidade interna, lá continuarei), só pus um código - o da escola onde tenho estado. Ou AE, se assim quisermos. Relativamente à minha pergunta, não estava a entender bem o que queriam dizer (porque, no ME, como sempre, não são capazes de se explicarem; o mesmo sucede relativamente às prioridades onde parece entender-se claramente - se lermos o manual para QZP - que se concorre na primeira prioridade) mas, depois de concorrer, o que fiz hoje, já entendi. Isto, porque se trata de algo que surge apenas na seleção final de AE/ENA, QZP, etc. Ao colocar "Quadro de Zona Pedagógica para provimento AE/ENA", não me deixava colocar o código do meu Agrupamento. Logo, coloquei simplesmente AE/ENA e já o pude fazer. Sinceramente, acho que a malta do ME e DGAE precisava de umas aulinhas, já não digo de Português, mas de escrita e de lógica. As dúvidas são perfeitamente desnecessárias.

    ResponderEliminar