segunda-feira, 23 de abril de 2018

Concursos de professores 2018/2019 - Documentos relevantes

Não é necessário perder muito tempo nas redes sociais, para ler comentários de colegas que já se encontram a manifestar a sua oposição aos concursos de professores para o próximo ano, e que (tal como em anos anteriores) levantam questões que encontram resposta direta nos normativos legais relevantes. Não tenho por hábito ser opositor a que concurso for, logo no primeiro dia em que inicia, mas compreendo quem o faça... Não compreendo é quem o faça, quando tem dúvidas que são satisfeitas com a leitura do aviso de abertura.

Adiante.

Todos os anos, faço uma pasta no meu portátil, com os documentos mais relevantes que posso ter de consultar, quando em dúvida, e que depois copio para este blogue, por estar sempre acessível não só a mim, mas principalmente a outros.

Deste modo, antes de abrirem a aplicação SIGRHE, aconselho o download e leitura atenta dos seguintes documentos:


3 comentários:

  1. "Para cada tipo de preferência deverá escolher entre:
    - Quadro de Zona Pedagógica para provimento QZP (pretende ser provido em QZP e não em
    QA/QE);
    - Quadro de Zona Pedagógica para provimento AE/ENA (concorre a todos os AE/ENA inseridos
    no QZP para provimento em AE/ENA);
    - Concelho (concorre a todos os AE/ENA inseridos no Concelho);
    ou
    AE/ENA"

    Já no ano passado me surgiu a mesma dúvida, acho. No final, só concorri para as escolas que indiquei e ponto final. No entanto, ao ler estas instruções, é lógico que me interrogue: sendo QZP, ao concorrer para quadro de agrupamento/escola (nem entendo bem o que é isso de QZP que pretende ser provido em QZP, já que, para isso, há a mobilidade interna), nem que só coloque uma escola a "ver se acontece pegar", estou a concorrer a todos os QA/ENA da minha zona?

    Mais duas coisas:

    a) Não sou obrigado a concorrer ao concurso interno, certo?;

    b) Em que prioridade concorro?

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Sim, essa dúvida já surgiu o ano passado. Também só quero concorrer a algumas escolas do meu QZP. Qual é a opção?

    ResponderEliminar
  3. Vamos aos esclarecimentos possíveis:

    a) Ao concurso interno só concorre se assim o desejar;
    b) Se concorrer, estará na segunda prioridade (uma vez que é QZP);
    c) A opção "Quadro de Zona Pedagógica para provimento QZP (pretende ser provido em QZP e não em QA/QE)", é para a eventualidade de querer mudar de QZP, isto é, ao colocar o codigo de QZP está a manifestar a vontade de ser "transferido" para outro QZP;
    d) A opção "Quadro de Zona Pedagógica para provimento AE/ENA (concorre a todos os AE/ENA inseridos no QZP para provimento em AE/ENA)", refere-se a sua intenção em ficar colocado em uma qualquer escola / agrupamento desse QZP;
    e) Ao selecionar o "Concelho (concorre a todos os AE/ENA inseridos no Concelho)", é como a própria opção refere, isto é, manifesta a sua intenção de ficar colocado em qualquer escola / agrupamento desse concelho.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...