terça-feira, 5 de junho de 2012

Breve análise ao novo despacho de organização do ano letivo 2012/2013

Certamente que nos próximos dias, novas pérolas se conhecerão, no entanto, deixo-vos com algumas para refletirem:

Artigo 8.º, ponto 1: "A componente letiva, a constar no horário semanal de cada docente, encontra -se fixada no artigo 77.º do ECD, considerando -se que está completa quando totalizar 25 horas semanais, no caso do pessoal docente da educação pré -escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, ou 22 horas semanais (1100 minutos), no caso do pessoal dos restantes ciclos e níveis de ensino, incluindo a educação especial".

Traduzindo: Se forem definidos ao nível de escola/agrupamento, tempos letivos de 50 minutos serão 22 "horas" semanais de componente letiva ("horário completo")... Se forem definidos tempos letivos de 45 minutos teremos 24 "horas" semanais de componente letiva ("horário completo").

Já há uma semana, o Advogado do Diabo falava nisto aqui. Afinal o cenário ainda consegue ser mais negro do que aquilo que a maioria pensava. As implicações serão ainda maiores em termos do número global de horários de professores para o próximo ano letivo.


Artigo 8.º, ponto 4: "A componente letiva de cada docente dos quadros tem de estar totalmente completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência". 

Artigo 8.º, ponto 5: "Para os efeitos previstos no número anterior, utilizam-se atividades letivas existentes na escola ou agrupamento, designadamente substituições temporárias, lecionação de grupos de alunos de homogeneidade relativa em disciplinas estruturantes, reforço da carga curricular de quaisquer disciplinas, atividades de Apoio ao Estudo ou outro tipo de apoio ou coadjuvação.

Traduzindo: Mais uma boa medida, de fazer mais com menos...


Artigo 11.º, ponto 1: "Em cada ano letivo, o crédito de tempos (CT) é calculado de acordo com a seguinte fórmula CT = K × CAP + EFI + T, em que: K é um fator inerente às características da escola ou agrupamento; CAP corresponde a um indicador da capacidade de gestão dos recursos; EFI corresponde a um indicador da eficácia educativa; T é um parâmetro resultante do número de turmas da escola ou agrupamento".

Traduzindo: Vão ver o que significa cada um dos fatores e vejam a confusão que isto não vai dar... Leiam com calma. Quando encontrarem um fator que depende da avaliação sumativa interna e externa poderão constatar que a "coisa" não vai ser fácil.


Mais algumas novidades, cuja "tradução" irei evitar por desgaste "mental":

- Artigo 7.º, ponto 4: "Adicionalmente, a escola ou agrupamento dispõe de um conjunto de horas equivalente ao produto de 1,5 pelo número de turmas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário em regime diurno, arredondado por excesso, para efeitos de imputação na componente letiva dos docentes que exercem funções de direção de turma".

- Anexo V: "1 — É autorizado o desdobramento de turmas nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico -Química do 3.º ciclo do ensino básico, exclusivamente para a realização de trabalho prático ou experimental: a) Quando o número de alunos da turma for igual ou superior a 20; b) No tempo correspondente a um máximo de 100 minutos. 2 — O desdobramento a que se refere o número anterior deverá funcionar para cada turno semanalmente numa das disciplinas, alternando na semana seguinte na outra disciplina. 3 — A escola poderá encontrar outras formas de desdobramento desde que cumpra a carga estipulada no ponto 1 (...)".

40 comentários:

  1. “o diretor, atendendo às especificidades da turma, pode atribuir tempos da componente não letiva de estabelecimento para o exercício das funções de direção de turma…”

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  2. "Por amor de Deus. Mais chatices não.

    Agora vem o europeu de futebol e a praia. O pessoal quer lá saber destas coisas. Em setembro logo se vê."

    Isto é o que vai na cabeça de 90% dos profs.

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  3. "Artigo 8.º, ponto 4: "A componente letiva de cada docente dos quadros tem de estar totalmente completa, não podendo, em caso algum, conter qualquer tempo de insuficiência".


    Artigo 8.º, ponto 5: "Para os efeitos previstos no número anterior, utilizam-se atividades letivas existentes na escola ou agrupamento, designadamente substituições temporárias, lecionação de grupos de alunos de homogeneidade relativa em disciplinas estruturantes, reforço da carga curricular de quaisquer disciplinas, atividades de Apoio ao Estudo ou outro tipo de apoio ou coadjuvação."

    MAS O QUE É ISTO???? Traduzam-me como se eu fosse muito loira...

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  4. Como docente começo a ficar um pouco cansado de ser enxovalhado. Querem mais com menos? pois vão ter é o que merecem: decrescimo acentuado do rendimento escolar. Por mim, acabarou a compreensão.Ou cumpre com o estipulado ou chumba.
    Cumprimentos a todos

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  5. Isto vai ser um desastre ainda maior em termos de horários disponíveis para contratação.

    Jesus... Isto está mesmo MAU.

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  6. Sou do quadro e estou seriamente preocupada com o facto de poder não vir a ter horário. Nem imagino a situação dos contratados...

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  7. Para quando, o fazer algo em relação a isto? Ou vamos assitir de camarote à destruição da escola publica?

    P.S. É preciso não esquecer que para o ano ainda entram os do privado...

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  8. Considero uma autêntica bomba! Falava-se de estragos, mas isto é demais... E ainda só li por alto...

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  9. Vamos assitir ao maior despedimento coletivo impávidos e serenos?

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  10. Isto é mais do que uma bomba. É o enterrar de uma classe... Mais horas de trabalho, com mais alunos, menos remuneração e com um número tremendo de colegas contratados a serem enviados para o desemprego.

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  11. Os docentes podem, independentemente do grupo pelo qual foram recrutados, lecionar qualquer área disciplinar, disciplina ou unidade de formação do mesmo ou de diferente ciclo ou nível, desde que sejam titulares da adequada formação científica e ou certificação de idoneidade nos casos em que esta é requerida.

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  12. O diretor da escola garante, desde o primeiro dia do ano letivo, o controlo da assiduidade de todo o serviço docente

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  13. Finalmente começam a acordar? Ok, mais vale tarde... :(((((((

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  14. Para Isabel: Amanhã veremos os que estão "acordados" nas salas de professores. Aposto que serão uma minoria.

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  15. Relativamente ao Anevo V, referente aos desdobramentos de CFQ e CN, o professor perde 1 tempo semanla, certo?

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  16. Fome e desemprego e estes chulos dos C(ratos) e afins de barriguinha cheia sem ninguêm lhes dizer nada! GREVE AOS EXAMES JÁ SENÃO VAMOS PASSAR FOME...

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  17. Sala de professores?! Acordados?! Se ainda fosse por causa da ADD!

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  18. REVOLUÇÃO E RÁPIDO! METER ESSES GAJOS TODOS NUM SACO CHEIO DE PEDRAS E ATIRÁLOS AO MAR!

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  19. Provavelmente, Ricardo. Até pelo nó cego e pelo trabalho que lhes dá na mona quando começarem a fazer contas... se começarem!

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  20. Pessoal! O que nos safa é q este fim de semana já começa o Euro e já nos podemos distrair a ver o Cri Cri!

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  21. É um dever ético (e também moral) pensarmos em greves e outras medidas de contestação. Ninguém fora da educação se está a aperceber da gravidade da situação, e só com o envolvimento de pais e afins é que podemos fazer barulho.
    Até os operários fabris nos arrumam a um canto, pelo menos esses protestam. O que nos leva a ter uma atitude cobarde destas?
    Como sempre, ser-nos-ão imputados os falhanços no próximo ano letivo. Vai ser desastroso e mais uma vez a culpa será "dos reles dos professores". E terão razão porque nós temos a obrigação de fazer barulho, coisa que não estamos a fazer. É obrigação porque com a nossa formação deveriamos ter a capacidade de refletir sobre as consequências de uma educação de terceiro mundo. Mas só vão notar um dia quando precisarem de reforma e não a tiverem, porque todos os mais formados zarparão e os que cá estão não terão capacidades.

    M. Silva

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  22. Vamos ver se vencemos a Alemanha e mostrar lhes que somos melhores que eles heheheh

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  23. Só faltou colocar no despacho que os professores são mesmo bolas de pingue-pongue ou então que são mesmo cobaias do Ministério da Educação e não se fala mais nisso. Que os deuses vos ajude, que bem precisam.

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  24. Maquiavélico....desastroso....não sei que dizer. Onde andam os sindicatos? Há que protestar, fazer algo...Apre...onde anda a nossa dignidade...?

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  25. slides entre os pingos da chuva. a vaga esperança ( pq essa é mesmo a última a morrer) de um horário , incompleto e temporário que seja. A certeza que o avanço da idade se vai virar contra mim quando a autonomia da contratação estiver aí à força toda.
    O desgaste desde 2007-2008. ver-me rodeada de quem só pensa se vai conseguir renovar onde está, fazendo disso uma questão quase de honra ( ainda não percebi bemo raciocínio, mas está bem). o contágio da mesquinhez. uma merda de uma manifestação no Porto convocada pela CGTP-IN cujo panfleto quase não faz referência ao universo dos contratados. a manif vais ser pelos Quadros.
    uma P***de uma anestesia. o não me reconhecer. a vergonha de que me ando a vender a troco de nada. sinto-me uma prostituta.
    a certeza de que vou corrigir exames quando toneladas de quadros não vão ser chamados a fazê-lo. para a 31 de agosto levar um pontapé naquele sítio. a certeza de que vou ter o próximo 1,5 meses carregado de reuniões, tensões, escalas, a DT, matrículas, a preparação do próximo ano, etc. etc.
    o que eu e todos devíamos fazer? ir a todas, não ter faltas . estar apenas presente e não votar, não participar, não contribuir. apenas estar. dizer: "façam como entenderem, são vocês quem vai cá ficar". mas isto não vai acontecer porque se o fizermos, aquela esperançazinha de ser eu- nós- a renovar fica comprometida pq nesse último 1.5 mês, " esteve a cagar-se e não mostrou trabalho".
    Uma equação onde nos vendemos, lá está, a troco de nada.
    Jake

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  26. Houve uma escola que optou ( vai optar) por aulas de 45 m com o pretexto de que, assim, seriam precisos mais 3 ou quatro horários. ( mas como? da mesma disciplina, de disciplinas diferentes?)Ora a mim não me parece, ainda mais depois de ler este post. Será assim: ganham-se horários?

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  27. @serpico
    Um "obrigada" humilde e triste, serpico.
    Jake

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  28. E para o grupo110 tb se prevêm dias terríveis pois é um grupo em vias de extinção. Com a coadjuvação de professores do 2º ciclo no 1º ciclo, os professores cuja formação só permite o 1º ciclo estão dispensados de existirem! Puff... menos uns milhares que são aniquilados!

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  29. aliás... MAIS uns MILHARES que são ANIQUILADOS!!!

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  30. Já pensaram em greve por tempo indeterminado? Ou atestados mês sim mês não? Ou umas pedradas nos chulos dos políticos? Há tanto que se pode fazer, mas teimam em acreditar no que não é credível, por mim de cada político fazia dois e todo os seus patrimónios passavam para o estado. Contra a chulagem que existe não se pode jogar limpo, é tempo perdido.

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  31. É inacreditável o marasmo, a apatia em que caiu a classe docente, em particular, e o povo português ,em geral. Os gregos podem ter feito muitas asneiras, mas revoltam-se, saem à rua, mostram a indignação. Aqui nada se faz, tudo cala e "come", como se fosse normal a perda de salários, subsídios e a perda de regalias. Alguma coisa ten de ser feita contra esta política neoliberal que vai levar o país ao abismo. Até o responsável máximo da troika se espanta com o desinvestimento NA educação!! Só nós achamos tudo "perfeitamente normal"...

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  32. Não me parece que se trate de brincaderia para evocar o euro, as férias, a praia, ou qualquer outra desculpa para fugirmos à nossa responsabilidade e à hipoteca do nosso futuro, uma vez que o presente é o que é. Congelados e nada fazemos, só a ADD é que deu mote à luta??? Está na hora de uma luta muito mais forte e racional. Por mim estou farta de ser enxovalhada, trabalhar como uma escrava e estarem a exigir-me, sem negociação (já não estamos numa democracia) mais horas de trabalho, menos vencimento, menos valorização profissional, enfim, esse Crato descobriu a pólvora??? A Lurdinhas sinistra era má, mas este parece estar em delírio total. Somos professores, supostamente pessoas informadas e bem formadas, mas não somos loiros, desculpem-me os loiros, isto é um atestado de quê??? Adormeçam caros colegas e depois venham queixar-se... greve sim, revolta, indignação, o que for, mas não nos silenciem. Somos uma classe sem a qual o país não existia, ou aqueles políticos chegaram onde estão sem formação académica??? saltaram para as faculdades como??? Acordem, não se deixem adormecer com futebóis e férias (para quem as tem) pois parece-me que as direções nem férias vão conseguir ter... e os diretores que sejam os primeiros a por os pontos nos "is", que tenham coragem para ter uma palavra e não se deixem ir no embalo da autonomia... mas que autonomia??? deve ser humor negro, só pode! Basta!!!
    Paula Silva

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  33. Meus caros amigos, este despacho, conjuntamente com a revisão curricular, com a revisão do estatuto da carreira docente e ainda com diversas medidas avulso sobre a gestão escolar significa o seguinte:
    - MAIS DE 17500 PROFESSORES CONTRATADOS PASSAM AO DESEMPREGO;
    - AUMENTO SIGNIFICATIVO DE HORÁRIOS ZERO PARA OS PROFESSORES DO QUADRO (E ESTES DE MALAS AVIADAS PARA MAIS DE 70, 90, 100 E ATÉ MAIS DE 200 KM DE DISTÃNCIA DE CASA)
    - DIRETORES SEM AJUDANTES E ASSESSORES PARA O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DE GESTÃO DE UMA ESCOLA
    - DIRETORES DE TURMA COM MENOS HORAS LETIVAS PARA O DESEMPENHO DAS SUAS FUNÇÕES
    - REDUÇÃO DRÁSTICA DE MEIOS E DE HORAS NO CRÉDITO DE HORAS PARA CARGOS E PROJETOS
    - REDUÇÃO DE HORAS EM PRATICAMENTE TODAS AS DISCIPLINAS
    - HORÁRIOS IMPOSSÍVEIS DE CONSTRUIR NO INÍCIO DO ANO LECTIVO E COM ISSO PROFESSORES COM DEZENAS DE "BURACOS" NO SEU HORÁRIO
    - MENOS HORAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA (QUANDO SE APREGOA QUE URGE COMBATER A OBESIDADE E OS FACTORES DE RISCO PARA A SAÚDE)
    - O DESAPARECIMENTO DO DESPORTO ESCOLAR (EM TERMOS PRÁTICOS, SEM COMPONENTE LECTIVA, NÃO HÁ PROFESSORES DISPONÍVEIS - DIZ-SE QUE PASSA A 2 HORAS, MAS ISTO´SERÁ SE SOBRAR DOS AJUSTAMENTOS DAS CARGAS DEFINIDAS NAS MATRIZES CURRICULARES)
    - ESCOLAS COM MAIS INSUCESSO NOS EXAMES E NO DIFERENCIAL ENTRE NOTAS INTERNAS E DOS EXAMES, FICAM COM MENOS HORAS PARA APOIO.
    - MENOS AUTONOMIA (SIM, DIZEM QUE AS ESCOLAS TERÃO MAIS AUTONOMIA, MAS ISSO É UMA MENTIRA!!!)
    Enfim... o fim da ESCOLA PÚBLICA...

    Colegas, mobilizem-se, mexam com as vossas escolas, pressionem os diretores, mobilizem os alunos e os EE, envolvam as vossas associações profissionais.

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  34. Concordo com a colega Paula Silva, deixem-se de passividade! Mobilizamo-nos na ADD e num assunto de impacto zero na nossa carreira (excepto para contratados), quando na altura já estavam a sair verdadeiros atentados de destruição à carreira docente e à Escola pública. Chamei a atenção nessa altura para isso, chamaram-me "voz do agoiro" ou "pessimista que via problemas onde eles não existiam". Pelos vistos não me enganei. Não desisto de lutar! Não me resigno! BASTA!!! Vamos lutar! Primeiro divulguem, informem toda as pessoas ligadas ou não à Escola; Depois tomem posições nas vossas escolas,tomem posição de escola; Envolvam as associações representantes; pressionem os sindicatos. O pior é achar que está tudo decidido! Há milhares de formas para lutar. Um povo resignado é um povo sem alma.

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  35. Isto já é demais! E o corte para 150min nas disciplinas? como se vai fazer isso? Quem vai ficar com os 90 minutos de enriquecimento curricular?

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  36. EDUCAÇÃO FISICA DEIXA DE CONTAR PARA MÉDIA NO ENSINO SECÚNDÁRIO! REDUÇÃO DAS HORAS SEMANAIS NO 3º CICLO E NO SECÚNDÁRIO! REDUÇÃO DAS HORAS DE DEPORTO ESCOLAR!CIDADÃOS OBESOS E DOENTES SEM CAPACIDADE MONETÁRIA DE PAGAR TREINADORES PESSOAIS AO CONTRÁRIO DOS RICOS! RETROCESSO CIVILIZACIONAL E OS SEGUROS DE SAÚDE E HOSPITAIS PRIVADOS A ENCHER OS BOLSOS! VERGONHA - DEEM-LHES MAIS MATEMÁTICA...

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  37. Blogues com estes são importante para partilharmos opiniões mas, tendo em conta o estado caótico e a gravidade da situação em que já nos encontramos, penso que está na hora de largarmos o comando da TV, esquecer o futebol e ir para a rua esclarecer a opinião pública.
    Juntem-se a nós e tragam + cinco...
    https://www.facebook.com/events/347189665351850/

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  38. Boa tarde,
    Existe legalmente algum limite máximo para o número de níveis atribuídos, anos e percursos escolares (CEF+PCA+Profissiona+Regular) além dos 10 conselhos de turma.
    Agradeço ajuda.
    rsoa07@gmail.com
    Obrigado

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