quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Concursos de docentes 2016/2017 - segunda fase de Indicação de Componente Letiva

Esta é uma fase crucial para muitos de nós, sendo aquela que permite às escolas "corrigir" a indicação de ausência de componente letiva concretizada na primeira fase, e que para o mal de muitos costuma englobar mais colegas do que aqueles que realmente são "excedentários". O problema é que entre a primeira fase e esta, passam-se algumas semanas de angústia... desnecessárias, quanto a mim.

É também nesta fase que ocorre a indicação - por parte das escolas - de "intenção" de renovação de contrato, no entanto, e porque não existe ano em que lá para setembro não receba mensagens de correio eletrónico a "insultar" este e aquele Diretor que prometeu uma renovação que não se veio a verificar, ficam dois esclarecimentos:

a) A renovação dos docentes contratados depende do preenchimento cumulativo dos seguintes requisitos: 
- Manutenção de horário letivo completo, apurado à data em que a necessidade é declarada; 
- Concordância expressa da escola e do candidato. 

b) Para essa renovação ser possível, "tem de se verificar a inexistência de docentes de carreira no grupo de recrutamento a concurso que tenham manifestado preferência por esse Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada".

E chamo a atenção para o esclarecimento b)... Nenhum Diretor pode garantir algo que não pode controlar, isto é, ninguém pode assegurar a não manifestação na mobilidade interna de um qualquer colega de quadro, para o horário "prometido".

5 comentários:

  1. Nesta fase a escola pode "repescar" um professor de Dacl, que entretanto já concorreu na 1ª prioridade. Mas o professor tem mesmo de regressar à escola. Não pode manter-se em Dacl?

    ResponderEliminar
  2. Tem de regressar! Pode é ter concorrido em 2ª prioridade e pode manter-se apenas nesta prioridade... mas se não conseguir uma escola nesta prioridade... fica nessa escola! Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Nesta fase, as escolas contactam os professores que "repescaram" ou apenas no final de agosto é que ficamos a saber se fomos ou não "repescados"?

    ResponderEliminar