quarta-feira, 8 de abril de 2015

Consequências dos cortes sistemáticos na educação...

Fim do financiamento de visitas de estudo impede alunos de participar 

Comentário: Considero as visitas de estudo - quando bem estruturadas e enquadradas dentro do programa da disciplina - uma excelente estratégia de aprendizagem. E uma aprendizagem que vai mais além dos conteúdos programáticos... 

A interação fora da escola entre alunos, alunos e professores, é algo que deve ser valorizado e que em muitos casos, permite facilitar aquilo que nos é vedado pelo excesso de burocracia: ver o aluno enquanto indivíduo!

No entanto, tenho de assumir que de ano para ano, tenho reduzido imenso o número de visitas de estudo que organizo. E por norma, consigo arranjar financiamento... O problema por vezes não é o financiamento, pois os professores são criativos e conseguem quase sempre uma solução. O cerne do decréscimo do número de visitas de estudo está proporcionalmente relacionado com a burocracia necessária, com os excessos de planeamento exigidos e acima de tudo com a crescente dificuldade dos alunos respeitarem as orientações dos professores. Dificuldade esta gerada com o enxovalhar da nossa classe pelos políticos, e ampliada pela desvinculação dos pais na educação dos seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário