terça-feira, 18 de setembro de 2012

Não, não existem...

Os PCT, PCE e PCA ainda existem? 

Comentário: Partilho daquilo que os colegas do blogue Ad Duo afirmam, ou seja, "com a publicação do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, que estabeleceu a nova reorganização curricular do ensino básico e secundário, os PCA, PCE e PCT deixaram de se constituir como documentos necessários à estratégia de concretização e desenvolvimento dos currículos".

Durante todo o mês de agosto acreditei piamente que nos tinhamos "livrado" dos Projetos Curriculares de Turma (PCT) e dos Projetos Curriculares de Escola (PCE) ou Agrupamento (PCA), no entanto, uma vez de regresso à escola, verifiquei em Conselho de Diretores de Turma que afinal o dito cujo PCT não tinha desaparecido.

Não sei como se encontra esta situação a nível nacional, mas cheira-me a burocratização desnecessária... Embora não tenha grandes dúvidas no que concerne à inexistência de PCT´s no presente ano letivo, penso que seria interessante se o MEC enviasse algum tipo de esclarecimento às escolas/agrupamentos. E mesmo assim, não sei muito bem porquê, estou convicto que continuarão a existir. 

11 comentários:

  1. É curioso como a Escola não tem agarrado as poucas coisas boas que têm surgido do MEC: isto que referes via Ad Duo, o paleio das competências e as aulas de 50 minutos.
    Digo eu, que não tenho tido ao longos dos anos gratas satisfações com a hiper burocracia e discursos ôcos de conteúdo.

    Mas pronto. Deve ser por isso que estou desempregada :)
    Jak

    ResponderEliminar
  2. Porque o pessoal gosta de complicar!
    Porque se tiverem tempo para respirar vão estranhar!
    Porque a malta gosta de ter trabalho inútil!

    Enfim...porque raros são os que sabem interpretar corretamente a lei- basta ver pela questão do tempo de serviço nas ofertas de escola...

    ResponderEliminar
  3. Há horarios em oferta de escolas que pedem conhecimento na elab de documentos como são os casos desses apresentados.

    ResponderEliminar
  4. As aulas de 50 minutos não são de todo uma coisa boa vinda do MEC. As escolas que optaram por esse caminho viram ainda mais reduzido o nº de horários!!!!

    ResponderEliminar
  5. Por estas bandas chamam-lhe PT (Plano de Turma!!!)

    Enfim...Coisas bacocas...

    ResponderEliminar
  6. Ricardo e restantes colegas.
    Tenho 8 anos e tal de tempo de serviço e sempre de escola em escola, á excepção destes últimos três anos que tenho sido reconduzida.
    O ano letivo anterior e já este canso-me de repetir que "nós" professores gostamos de trabalho inútil. Estão sempre a inventar coisas que já não existem ou outras novas que depressa passam a lei para fazer. É só papel inútil. E depois ainda se queixam que não tem tempo para preparar aulas, corrigir testes, etc. Abram os olhos!!! Façam o necessário. Não inventem!!! Já há quem invente demais.
    Parabéns pelo excelente trabalho que tens feito Ricardo.
    Apesar de participar pouco (por exemplo, em comentários) visito o teu blog todos os dias úteis da semana.
    bem haja.

    ResponderEliminar
  7. Nós já temos as reuniões de elaboração do PCT marcadas. No nosso caso são a duplicar, pq 1º reúne o CT para o elaborar e depois na 2º reunião é aprovado com a presença dos EE.
    Agora pergunto: se sai convocatória, o que fazemos nós?
    Isto é td mt bonito mas se isso é para desaparecer, então o MEC que faço o despacho a dizer isso.
    O MEC só faz os despachos que lhes interessa.
    E depois nós os professores isto e aquilo. Haja paciência.
    Cpt.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite!
    Para já o que nos foi dito "off the record" é que nos tinhamos "livrado" do PCT mas haverá ainda um reuião para comunicar as novas regras aos DT. Veremos o que nos espera...

    ResponderEliminar
  9. Sobre isto, ler artº 24º ponto 4 do novo Estatuto do Aluno onde é referido o "plano de trabalho da turma" (PTT) a par com o projeto educativo da escola. Como não podia deixar de ser, algo teria de mudar para não ficar igual ao que havia, portanto PTT em vez de PCT!

    ResponderEliminar
  10. Sobre isto ler ainda o nº 8 do artº 25º do Decreto lei nº139/2012 que revogou o Decreto -Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro.
    Que seja PT ou PTT o Plano continua.

    ResponderEliminar
  11. Tudo muda para que tudo fique na mesma...
    Para que serve tanta papelada, tanta burocracia, tanta reunião e tanto paleio? A resposta é invariavelmente sempre a mesma: para nos deixar à beira de um ataque de nervos e desviar-nos do que realmente importa que é o trabalho efetivo com e para os alunos. O que se conclui, ano após ano, é que os efeitos práticos de PCTs e afins são rigorosamente NULOS.

    ResponderEliminar