quarta-feira, 16 de maio de 2012

Banho-maria ou velocidade cruzeiro?

Escolas. Decisões sobre próximo ano lectivo em banho-maria

Comentário: Temo discordar com o título escolhido para a notícia em questão... Parece-me que as decisões sobre o próximo ano letivo estão a ser tomadas em velocidade cruzeiro. O problema não está nas decisões, mas na sua publicitação... 

E qual o motivo do atraso... É simples... Mero "teatro" partidário. A falácia das discussões e negociações deverá ser mantida por mais alguns dias, mas no seu essencial, as decisões já estão há muito tomadas.

Assim, vejamos o que falta ser anunciado (e publicado em Diário da República):

a) revisão curricular;
b) nova agregação de escolas;
c) novo modelo de gestão escolar.

As duas primeiras decisões terão sérias implicações no número de horários de professores, e como tal, no concurso nacional de professores. Quantos professores irão ficar sem componente letiva?! Como saber isso, se ainda não temos dados finais de agregação de escolas e revisão curricular?! A adoção de manuais também se torna problemática, quando não se sabe que escolas agrupam. Para uma determinada disciplina, na escola A escolhem o manual X e na escola B escolhem o manual Y. Depois, ficam a saber que agrupam. Qual dos manuais será o escolhido?! E estes são apenas alguns dos problemas. 

É um tremendo imbróglio...

Por motivos óbvios, e porque quem gere as escolas necessita de tempo, espero que ainda este mês tenhamos novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário