quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para os colegas contratados... e não só.

(Para acederem ao guia, cliquem na imagem)

Apresentado como um guia de sobrevivência para colegas contratados, mas que poderá ser utilizado por muitos colegas menos informados ou menos dados à leitura do estatuto (e diplomas "anexos"). Se dependesse de mim, colocaria outro título ao manual: "Guia de Sobrevivência do Professor Relaxado"... Até porque alguns dos colegas que eu conheço e mais conhecimento da legislação têm, são... exactamente... é isso... estão lá... contratados!

Adiante com a brincadeira, que este guia é algo sério e deve ser tratado como tal.

Teria diversos reparos a fazer no guia, no entanto, e por conhecer uma versão anterior (de uma das filiais da FENPROF - cliquem aqui), posso afirmar que temos neste guia uma evolução significativa, nomeadamente ao nível da apresentação. Quanto ao conteúdo em si, considero que este manual tem bastante utilidade (principalmente para colegas - contratados ou não - que desconheçam totalmente a legislação que regulamenta a sua profissão).

Pontos positivos: Esquemas relativos aos concursos; Simplicidade com que alguns aspectos são apresentados (o que é bastante bom para quem está a "zero"); Informação genericamente correcta; e Capítulos devidamente enquadrados na legislação (para quem quiser saber mais)

Pontos negativos: No capítulo relativo à renovação da colocação em contrato, e após a "barracada" deste ano, deveria ter sido colocado algum tipo de alerta para a impossibilidade de garantia a 100% de renovação por parte dos directores e para a obrigatoriedade de manifestação de preferências (lembrem-se que estamos a falar de "leigos"); Excesso de publicidade sindical; e a Ficha de Sindicalização.

Para terminar: Louvo a iniciativa... Quem delineou este guia está de parabéns. É visível a vontade de informar... E de ajudar. Algo mais poderia ser feito (presumo que isso poderá ser feito em edições posteriores - se as houver) e creio que o excesso de publicidade sindical (que deverá ter sido acrescentada à posteriori) acabou por retirar alguma da utilidade deste guia, no entanto, recomendo-o.

15 comentários:

  1. Ricardo,
    A análise que fizeste nem parece tua!
    Está mais do que visto que isto é uma "cenoura" para levar os professores a sindicalizarem-se!
    Faz-me lembrar quando alguém nos aborda para comprar qualquer coisa mas com modos de quem "oferece", e mais para o fim apresenta a conta, neste caso a ficha de sindicalização!
    Isto é Marketing, puro Marketing!
    Uma coisa te garanto, o “primeiro” podia não ter sido grande aluno, ou até mesmo não ter sido aluno, mas como “professor” de “aprendizes de políticos” não se tem saído nada mal, a julgar pela prestação dos “alunos”!
    Um abraço.

    P.S. Quanto ao documento em si, não vou, por enquanto aprofundar, as considerações feitas no comentário do “post” anterior.

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  2. Pois não parece, FD. No entanto, sei reconhecer o trabalho de "fundo" que foi feito, pois conheço a "semente". E a "semente" é boa... Os fertilizantes que utilizaram depois é que foram de qualidade inferior.

    Obviamente que este guia se trata de uma campanha publicitária, mas só cai quem quer.

    É como aqueles que não concordam com os sindicatos, mas continuam filiados, só porque deixar de fazê-lo dá trabalho...

    Não fiques chateado comigo, mas não podia deixar de reconhecer o valor do documento, depois de espremida toda a pub, ou seja, o documento que presumo ter sido o inicial.

    Abraço.

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  3. Se ignorarem a publicidade que até está na maioria das vezes com uma cor diferente até acho que está ali algo jeitosinho. É triste muito triste quando só por vir de um sindicato se diz q é uma m****. Tem incorrecções algo que o ricardo já escreveu quando colocou informações genericamente correctas e muita publicidade mas não se pode dizer que seja uma porcaria. Que cegueira sindical!!!!! Começou no guinote e agora alastra como um vírus que se transmite pelo ar.

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  4. Este post é a pérola da diferença entre ti, Ricardo M., e os autores de outros blogues de maior afluência. Tu consegues discernir o bom do mau, não olhando à origem, de modo capcioso. É por isto e por outras virtudes (também terás os teus defeitos) que este blogue consta como página de abertura quando acedo à web.

    Parabéns.

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  5. Anónimo das 11:57:
    Quem é esse Guinote de que escreve?
    Um abraço.

    P.S. Em vez dos asteriscos podia ter escrito as quatro letras que faltam, mas eu ajudo-o: MÉDIO (trata-se de um documento bom numas coisas e más noutras, portanto médio).

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  6. A tabela da página 9 é uma tabela com uma argumentação... (vou lhe chamar) de fraco político!
    A tabela tem nove linhas, analisemos muito superficialmente cada uma delas:
    1ª Um PQ pode ter a mesma ou mais instabilidade que um PC. Por exemplo não há DACL a ter que mudar de escola e PC a ser reconduzidos?
    2ª Grande dificuldade em delinear projectos de vida profissional e pessoal! Quantos professores preferem ser contratados a ir para um QA longe da terrinha?
    3ª O índice 126 já acabou?
    4ª O tempo entre contratos no mesmo ano lectivo, deixou de contar?
    5ª Sem direito a qualquer redução! Qualquer? As PC que amamentam perderam o direito à redução?
    6ª Tendencialmente (...) com excessos de níveis, de turmas (...)! Gostei do tendencialmente! É o mesmo tendencialmente que me leva a dizer que tendencialmente foi primeiro "resolvida" a questão dos titulares!
    7ª Avaliação (...) com influência directa no emprego/desemprego! Agora quem tem Muito Bom ou Excelente tem emprego garantido? E se preocupassem em impugnar a avaliação ilegal de 2009/10!
    8ª Nem todos! Nem todos os contratados estão nestas condições! Generalizações!
    9ª Os sindicatos vão oferecer o desconto de 1,5% para a ADSE dos PQ?
    Haja paciência!
    Um abraço.

    P.S. Mas há mais!!!

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  7. Na Escola Secundária Alberto Sampaio (Braga), no final do ano lectivo transato, na última reunião geral de professores, a Directora disse que a 1ª prioridade, em termos de vagas, era evitar que Professores do Quadro tivessem de sair e como 2ª prioridade tentar arranjar horários disponíveis para os Professores Contratados que tinham lecionado.
    Avisou que não havia garantias de haver vagas quer para os do Quadro, quer para os Contratados.
    Tudo dependia do número de alunos matriculados e do número de salas disponíveis e do número de turmas autorizadas (Tutela: ME/Parque Escolar).

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  8. Ricardo
    Se não te importas, vou "roubar" o nome! ;)

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  9. já repararam que deitar abaixo o que os outros fazem é muito fácil?!!!

    Construir é que é difícil, não é ???

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  10. Anónimo das 3:06,
    Plenamente de acordo! Mas mais! Deitar abaixo uma "casa" sem alicerces ainda é mais fácil!
    Construir é que é difícil, sobretudo quando são construções bem feitas, porque para além do trabalho que se vê, há muito trabalhinho de "projecto", o chamado "projecto de execução".
    Um abraço.

    P.S. Neste caso, nem se tratou de deitar abaixo, tratou-se de equacionar a qualidade do construído! Mal comparado, é como algumas edifícios escolares que depois de prontos são uma “beleza”, mas quando os vamos utilizar no dia-a-dia, ou estão desajustados do contexto para o qual foram criados ou então “metem água por todos os lados”!
    Só mais uma coisinha, para a próxima, pode sempre complementar a sua apreciação de valor, com a sua opinião dos factos!

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  11. Puro Serviço Público.

    Obrigado Ricardo!

    Também eu recomento leitura "viva" do Guia porque anda aí muito contratado a dormir.

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  12. Para Advogado do Diabo: Estás à vontade para "furtares" o que quiseres do blogue. És da casa...

    Abraço.

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  13. só os contratados ´que andam a dormir?
    coitados,não conseguem é dormir.

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  14. Considero que é util e necessário um manual ou um guia para os professores contratados.
    apesar dos erros ou incorrecções foi uma boa aposta da FENPROF.
    Que por sua vez não deverá ficar por aqui e actualiza-lo sempre que necessário.

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  15. A frenprof ao possibitar o manual,substitui-se ao ME,que tem lá tanta gente a trabalhar,mas perdem o tempo em questionários,grelhas,estatisticas... alimentando assim os dias dos destacacados e pondo os cabelos em pé dos que deviam ter tempo para a componente pedagógica.
    esclarecer é uma medida positiva...1o ,excelente...subiram de escalão...

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