quinta-feira, 26 de março de 2009

Posts relevantes para o Concurso de Docentes 2009.

Amanhã inicia a candidatura electrónica para o 2.º grupo (letras J a Z). Embora já tivesse colocado aqui (post de 12 de Março), os links para alguns esclarecimentos de temas «quentes» do concurso de docentes 2009, esta lista poderia passar despercebida aos colegas que só agora vão proceder à sua candidatura. Assim, volto a colocar uma lista (actualizada) de links para esclarecimentos (e recursos). Se tiverem dúvidas, relativamente a qualquer tema que não possua resposta explícita na legislação, coloquem um comentário a este post.

Espero sinceramente que o procedimento concursal seja mais sereno, nesta 2.ª «fase». A 1.ª «fase» foi miserável em termos de desrespeito pelos professores (várias alterações e actualizações de última hora).

Façam um bom concurso! Que tudo corra bem...

Nota: Se quiserem ver todos os posts deste blogue, relativos aos concursos de docentes cliquem aqui.


1) Esclarecimentos:

Decreto-Lei n.º 51/2009 - Mais dois resumos.

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Prioridades na ordenação dos candidatos.

Destacamento para aproximação à residência familiar.

A propósito da bolsa de recrutamento...

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Finalistas.

Educação Especial - Habilitações para a docência.

Fase de Candidatura.

Tentativa de ordem no «caos».

Manifestação de preferências (colegas QZP).

Esclarecimento de dúvidas relativas ao DACL.

Colegas QZP e Transferência de Quadro.

2) Recursos

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Número de colegas QZP em 2006.

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Mapa extremamente útil.

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Total de vagas por grupo de recrutamento.

Vagas a concurso - saldo real vs saldo virtual.

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Lista de vagas em Excel.

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Ficheiro excel com vagas e «filtro» de pesquisa.

3 comentários:

  1. Ricardo, li num comentário a um dos teus posts, que se entrarmos em QA e pedirmos DAR este será feito em simultâneo com O DACL e o DCE, respeitando a lista de ordenação (Artigo 52ª ,nº7)? É isto? Ou como já me dizeram primeiro são os DACl, dessas vagas que sobrarem são os DCE e só depois os DAR? Agradeço resposta urgente tenho de submeter a candidatura, desde já obrigada

    ResponderEliminar
  2. Para susana: Os concursos para DACL, DCE, DAR e Contratação, processam-se no âmbito do concurso externo (Necessidades Transitórias). O concurso para o concurso externo, realiza-se na mesma altura para os diversos tipos de destacamento e para a contratação (Junho/Julho) e segue as seguintes prioridades:

    1.º DACL;
    2.º DCE;
    3.º DAR;
    4.º Contratação.

    Todas as tipologias acima referidas, concorrem para o mesmo «bolo» de vagas. Assim, embora o concurso decorra na mesma altura para as diversas tipologias, serão colocados os docentes, pela ordem acima referida. Ou seja, 1.º FACL, 2.º DCE e depois DAR (no seu, caso). Não se esqueça que os horários disponíveis para DAR, serão apenas os completos. Este pormenor é importante.

    Espero ter sido esclarecedor.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo: Fiz a candidatura para o Concurso de Profs 09 no 2ºgrupo..., no entanto, após submeter a secretaria da minha actual escola detectou que tenho a contagem do tempo de serviço (antes da profissionalização em serviço, no ano lectivo 1999/2000) mal feita, pois falta um dia desse ano bissexto. Por lapso, a secretaria acabou por nao invalidar este campo! Hoje iniciou a fase de Aperfeiçoamento (2ºgrupo) e não consigo acrescentar o tal dia. Sabes informar se existe alguma fase de reclamação para sitruações como estas? Seria urgente saber, pois o aperfeiçoamente acaba amanhã!
    Muito obrigada!
    Alexandra Fontes.

    ResponderEliminar