terça-feira, 3 de março de 2009

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Finalistas.

Embora ainda não tenha conseguido descortinar no Decreto-Lei n.º51/2009, algo que torne claro a seguinte informação (pode ser do cansaço, mas também poderá ser um problema de interpretação), o certo é que vários sindicatos apontam a informação que a seguir coloco. Apenas poderemos confirmar a mesma aquando da publicitação do Aviso de Abertura e respectivos «manuais de instruções».

O resumo da informação, pode ser encontrado aqui, e é basicamente o seguinte:


"Os alunos finalistas, bem como os que estão a fazer a formação em serviço, não terão época especial para concurso. Só poderão concorrer ao concurso de 2010/11."

A mesma informação pode ser lida no documento encontrado aqui, no entanto, são acrescentadas algumas considerações:

"Impossibilidade dos alunos finalistas, a concluir os seus estágios profissionais para a docência, e dos docentes com habilitações próprias a realizar a sua profissionalização, de serem candidatos ao concurso. Estes só poderão recorrer à oferta de escola, o que não acontecia até agora, nunca lhes tinha sido vedado o acesso às vagas do concurso, de âmbito nacional, que até 2005 era de duração anual, em 2006 passou a ser plurianual, o que quer dizer, que agora, ficando impossibilitados de concorrer em 2009 só em 2013 é que terão acesso a essas vagas. Vêem assim diminuídas, as suas hipóteses na procura da sua estabilidade e realização profissional."

Espero sinceramente que não seja assim...

2 comentários:

  1. Sendo aluna do 3 ano do curso de educadores de infância, e portanto a um ano e pouco de terminar, penso que esta noticia é muito desanimadora.......o que nos resta então? emigrar talvez......

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo M.

    Sou finalista de professores do ensino básico, variante E.V.T e encontro-me com algumas dúvidas relativamente à minha possibilidade de concorrer ao concurso de 2009. De acordo com a sua informação ou não posso concorrer de todo ou apenas posso concorrer à oferta de escolas. A questão passa por não saber onde e quando me posso inscrever para a bolsa de recrutamento na DGRHE. Consegue-me dar uma ajuda?

    Cumprimentos Pedro Alecrim

    ResponderEliminar