sexta-feira, 13 de março de 2009

Tentativa de ordem no «caos».

Andamos todos stressados e cansados. As novidades são imensas e aparentemente andamos todos «aos papéis». É por este motivo que o que se segue tem como objectivo, colocar um pouco de ordem nesta situação que começa a roçar o caos, aqui no blogue:

1) Em primeiro lugar, quero desejar a todos um bom concurso. Façam tudo com muita calma. Leiam todos os documentos disponíveis (nomeadamente o DL 51/2009, o Aviso de Abertura e o Manual de Instruções). Analisem com calma as vagas disponíveis. Façam as vossas contas sem compromisso. Não é por não terem vagas que vão desmotivar ou pior, limitar a vossa candidatura. As vagas publicitadas deverão servir como orientação e não como «limite»...

Façam o concurso esgotando na medida do possível as opções disponíveis (100 escolas, 50 concelhos e todos os QZP) se for necessário. Preencham os elementos da candidatura electrónica de forma faseada durante a 1.ª semana (deixem a manifestação de preferências para o fim), e a partir do fim-de-semana seguinte, pensem em submetê-la. Ok? Não se esqueçam de confirmar bem os códigos que colocaram. Por vezes, basta mudar um número para as «surpresas» desagradáveis aparecerem.

2) Neste blogue, existem imensas informações relativas ao concurso de docentes 2009. Para não estarem a repetir sistemáticamente as mesmas questões, utilizem o sistema de pesquisa Google aqui do blogue ou em alternativa, cliquem no tema "Concursos".

3) Tenho recebido imensos emails. Como devem compreender, também tenho vida profissional e pessoal, para além deste blogue. Vou respondendo aos emails na medida do (pouco) tempo que tenho. Peço que tenham paciência. De salientar também que algumas questões ultrapassam por completo os meus conhecimentos, e para pena minha, admito que não consigo ajudar.

4) É completamente impossível conseguir responder a todas as questões colocadas nos comentários, de forma imediata e diária. Embora seja a essas que dou resposta prioritária (e não à da "Caixa de Conversa"), não consigo processar tanta informação ao mesmo tempo. Se existir por aí alguém que queira ajudar, agradeço. Aliás, para ser verdadeiro e justo, já tenho por aqui dois ou três ajudantes (um deles, infelizmente anónimo) que têm dado uma preciosa ajuda. A eles, o meu obrigado.

Tentem ter calma... Ainda têm bastante tempo para concorrer. Não é necessário fazerem tudo no mesmo dia.

13 comentários:

  1. Não é propriamente um comentário, mas sim uma dúvida. Aqui vai ela:
    só professora de QZP a minha dúvida é saber se é mesmo obrigatório concorrer aos 50 concelhos e a todos os QZPs. E se concorrer quais são as vantagens, pois a confusão está instalada na minha pobre cabeça (isto é apenas um desabafo, de alguém que está saturada de concursos e mais concursos e mais alterações). Quando for possível responder agradecia, Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  2. É louvavel o esforço para ajudar... este é mais um pedido de ajuda. Fui colocada pela 5ª. ciclica c/ horario completo. Na escola onde estou colocada há uma vaga no m/ grupo. Posso pedir a recondução? Se sim o q tenho a fazer?. Mto grata.

    ResponderEliminar
  3. EU SUGERIA QUE OS COLEGAS TIVESSEM EM CONTA AS LIMITAÇÕES DO RICARDO E COMPANHIA E EM INTERESSE PRÓPRIO ANALISASSEM O DL51 DE 2009 E O AVISO DE ABERTURA...AS QUESTÕES COLOCADAS SÃO DE RESPOSTA FÁCIL...AINDA ASSIM VOU RESPONDER----não é obrigatório concorrer aos 50 concelhos e a todos os QZPs apenas tem de segundo o artigo 67º do DL 51 de 2009... Quanto ás reconduções não posso ajudar porque não li.

    ResponderEliminar
  4. EU SUGERIA QUE OS COLEGAS TIVESSEM EM CONTA AS LIMITAÇÕES DO RICARDO E COMPANHIA E EM INTERESSE PRÓPRIO ANALISASSEM O DL51 DE 2009 E O AVISO DE ABERTURA...AS QUESTÕES COLOCADAS SÃO DE RESPOSTA FÁCIL...AINDA ASSIM VOU RESPONDER----não é obrigatório concorrer aos 50 concelhos e a todos os QZPs apenas tem de concorrer ao concurso interno, segundo o artigo 67º do DL 51 de 2009... Quanto ás reconduções não posso ajudar porque não li.

    ResponderEliminar
  5. Leiam, informem-se, analisem, não ouçam – escutem, não olhem – vejam, não falem – digam……..e quando votarem saibam pelo menos em quem não votar .

    ResponderEliminar
  6. é a unica coisa que nos resta para desarmar estes miseráveis...

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um mapa de Portugal com os conselhos e os respectivos códigos.
    como posso enviar para que o quiser.

    ResponderEliminar
  8. Concelhos e não "conselhos"

    ResponderEliminar
  9. Ricardo as tuas publicações e o teu Blog é como uma Bussula para nós...Mais uma vez o meu agradecimento pelo teu trabalho em esclarecer e informar muitos professores.

    O meu Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Realmente constato que muitos dos colegas gostam e apreciam a via do facilitismo e colocam muitas vezes questões cujas respostas se encontram em pesquisas simples.
    Realmente é uma dádiva termos acesso a um blog com um vasto leque de informação com qualidade.

    AO RICARDO E À SUA EQUIPA DE APOIO RESTRITA O MUITO OBRIGADO !!

    Boa sorte a todos os colegas

    ResponderEliminar
  11. Anaju disse...
    É louvavel o esforço para ajudar... este é mais um pedido de ajuda. Fui colocada pela 5ª. ciclica c/ horario completo. Na escola onde estou colocada há uma vaga no m/ grupo. Posso pedir a recondução? Se sim o q tenho a fazer?. Mto grata.
    .............
    A menina pifou de vez , foi?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo, por favor pode enviar-me esse tal mapa dos concelhos com os respectivos códigos?
    O meu mail é: marta.martins.m@gmail.com

    Agradecida

    ResponderEliminar
  13. Não correu bemo m/ primeiro pedido de ajuda...Ao sr. anonimo os m/s agradecimentos por ter lido!...Estou certa de que não merecia o comentario feito... falta de cha e arrogancia contribuiram para o mesmo.

    ResponderEliminar