sexta-feira, 13 de março de 2009

Vagas a concurso - saldo real vs saldo virtual.

Vamos ver se nos entendemos, relativamente às vagas postas a concurso. Existe alguma confusão, em termos de saldo real e saldo virtual. Antes de irmos a este diferença, vamos rever o conceito de vaga negativa e de vaga positiva:

Uma vaga negativa representa um lugar ocupado, que excede as necessidades do quadro do agrupamento de escolas ou escola não agrupada, e como tal, não é objecto de recuperação.

Uma vaga positiva significa um lugar de quadro vago ou libertado (por recuperação automática).

E quanto a isto estamos entendidos. Vamos a outro ponto (artigo 4.º, do DL 51/2009), que me parece essencial:

"1 — Os actuais lugares da categoria de professor dos quadros de escola integrada em agrupamento de escolas são convertidos automaticamente em lugares da categoria de professor do quadro do agrupamento de escolas a que a escola pertence.
2 — Os docentes com a categoria de professor providos nos lugares de quadro de escola pertencente a agrupamento de escolas são, por efeito da conversão prevista no número anterior, automaticamente integrados nos lugares da categoria de professor dos quadros desse agrupamento de escolas, nos respectivos grupos de recrutamento.
3 — Os docentes com a categoria de professor colocados em agrupamento de escolas ou escola não agrupada, em razão do reordenamento da rede escolar, por extinção, fusão ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, ocorridas entre os anos lectivos de 2006 -2007 e 2008 -2009, são automaticamente integrados nos lugares da categoria de professor dos quadros desses agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas."

O que é que isto significa? Significa que os actuais QE, são convertidos em QA ou QEna, pelo que, mesmo que na escola/agrupamento destes, existam vagas negativas, nada os obriga a concorrer.

Vamos então ao que interessa. O saldo final de vagas que eu apresentei num post anterior, representa a pior das situações, ou seja, uma situação em que todos os QE (futuros QA ou QEna convertidos automaticamente) de escolas com vagas negativas, concorrem para as vagas positivas. E ao concorrerem para estas, irão efectivamente subtrair o bolo «final». E é a isto, que eu chamo saldo virtual. Algo que definitivamente não deverá ocorrer, pois nem todos os actuais QE irão a concurso, por diversos motivos.

Resumindo e concluindo, o saldo virtual representa uma situação hipotética em que todos os actuais QE vão a concurso. O saldo real representará, o número de colegas QE que realmente irão a concurso. Ou seja, o panorama final não deverá ser tão negro como o pintado. Negro sim, mas não tanto.


Gostava ainda de salientar um «pequeno pormenor»: Os colegas QZP passam a integrar os quadros de agrupamento de escolas ou escola não agrupada, mediante concurso interno, sendo os seus lugares de zona pedagógica extintos à medida que vagarem. Isto significa que, se existirem, para um determinado grupo de recrutamento, mais colegas QZP que vagas, e se todos eles concorrerem às vagas de QA, não existirá hipótese de entrada nos quadros por parte dos colegas contratados. E é aqui que reside o jogo das «novas entradas».

14 comentários:

  1. Ou seja, está cinzento para os QZP e negro para os contratados.
    Aquele indivíduo "Walter Lemos", disse que este seria o último concurso.Isto significa que daqui a 4 anos os contratados não vão poder entrar nos quadros por concurso? Será isto?

    ResponderEliminar
  2. Parece-me importante repararem ponto IX - Documentos a apresentar... apresentar declaração de oposição ao concurso usando modelo divulgado pela dgrhe bem como documento relativo à situação jurídica à data do concurso - ponto 4 alínea a).

    Fila no tribunal?!

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de ser pessimista mas... o panorama, tal como disse o colega, não está bom! Nem para os qzp. Se formos ver as listas (já há quadros feitos com essa contagem) verificamos que as vagas que surgiram nos agrupamento não chegam para os qzp. Se fizermos essa contagem virtual...... não entra nenhum contratado. Basta pensarmos no 1º ciclo 9 mil vagas para mais de 15 mil Qzp. Coloco também em questão o apuramento de vagas....muitas escolas abriram vagas de QA para apenas metade das suas necessidades.......

    ResponderEliminar
  4. Assim sendo nenhum contratado entra. Todos os qzps são mais doque as vagas que apareceram. Os lugares de qzp que vão vagando são extintos e transformam-se em que? lugares para contrato, certo? não seria lógico transformarem-se em lugares para quadro de agrupamento? Afinal onde estão as 2600 vagas para contratados?

    ResponderEliminar
  5. Os lugares que as escolas abriram foram apenas para vincular novos contratados e não contabilizaram os de qzp ou qe necessários. Isto é absurdo, as vagas que aparecem são de necessidas de vinculo de novos contratados e agora estão os de vinculo a concorrer a elas???? assim sendo as escolas deveriam lançar as vagas contabilizando tb os lugares dos qzps. Isto é um fantochada. Aguardo ansiosamente as listas de colocação para ver se houve algum contratado a vincular, porque se as regras são estas vai ser impossivel.

    ResponderEliminar
  6. Para Anónimo das 1: 14 de 14 de Março:

    ""Isto é absurdo, as vagas que aparecem são de necessidas de vinculo de novos contratados e agora estão os de vinculo a concorrer a elas???? ""
    Quem lhe congtou isso?
    As vagas que aperecem são as vagas que as escolas acharam que precisavam.Não podem contabilizar os QZPs como efectvos reais. Não seis e topa ?
    O que aconteceu foi, em algumas escolas , os CEs tiveram verggonha de aceitar as vagas que o ME propôs. Era inflacionadas e perigosas.
    Sabe que estas vagas não contam com as horas de AE,EA,FC; AP cursos CEF e cursos profisssionais?
    Foram ordens do ME....
    Asreais necessidades são bem maiores do que as vagas que aparecem.....
    Depois aparecem na contratação...Fica mais barato

    ResponderEliminar
  7. Diz o colega PROF LUSO:
    "
    O que é que isto significa? Significa que os actuais QE, são convertidos em QA ou QEna, pelo que, mesmo que na escola/agrupamento destes, existam vagas negativas, nada os obriga a concorrer."
    Ai obriga obriga, um QE a concorrer quem tenha horário zero em Junho/Junho

    ResponderEliminar
  8. Oh anónimo das Março 13, 2009 11:08 PM: por favor leia o aviso de abertura com muita atenção:

    3.1 — Declaração da escola de provimento ou de afectação onde
    conste clara e inequivocamente:
    a) A situação jurídica à data do concurso;

    A situação jurídica dos colegas que concorrerão para o concurso interno deverá ser passada pela Escola.

    ResponderEliminar
  9. Para o anónimo (Março 14, 2009 2:28 AM):

    "O que é que isto significa? Significa que os actuais QE, são convertidos em QA ou QEna, pelo que, mesmo que na escola/agrupamento destes, existam vagas negativas, nada os obriga a concorrer."
    Ai obriga obriga, um QE a concorrer quem tenha horário zero em Junho/Junho."


    Colega, em primeiro lugar estava a falar de concurso interno. E é no concurso interno, que se processam estas vagas colocadas a concurso. Obviamente que considerando o concurso externo, essa situação poderá ser colocada, mas como já afirmei não entra no cômputo das vagas lançadas agora.

    ResponderEliminar
  10. O pessoal todo ainda acredita no pai natal!
    Na minha opinião estas vagas são uma farsa. Por exemplo no meu grupo nos ultimos três anos não tem havido QZPS por colocar e ainda se contrataram cerca de 300 pessoas anualmente, além das reconduções. As contratações vão continuar e em grande número, pois não é possivel desaparecer tantas vagas...

    ResponderEliminar
  11. Importa é saber porque é que as vagas propostas pelo ME não foram TODAS "utilizadas"...

    Isso sim é um grande MISTÉRIO!!!

    Mas parece que já correm por aí uns boatos... :S

    E acrescentando mais lenha à fogueira, vai ser bonito quando toda gente se aperceber que as vagas resultantes da saida de professores das escolas TEIP, por intermédio do concurso nacional, não irão ser ocupadas, efectivamente, por ninguém... Mas não falemos já sobre isto porque ainda ninguém deu por nada...

    ResponderEliminar
  12. "uma situação em que todos os QE (futuros QA ou QEna convertidos automaticamente) de escolas com vagas negativas, concorrem para as vagas positivas. E ao concorrerem para estas, irão efectivamente subtrair o bolo «final». E é a isto, que eu chamo saldo virtual. Algo que definitivamente não deverá ocorrer, pois nem todos os actuais QE irão a concurso, por diversos motivos."

    Eu não confiaria muito nesses "diversos motivos". Sou do QE, e não pude concorrer sequer a titular, por alguns dias de tempo de serviço. Eu, e todos os colegas nestas circunstâncias temos uma oportunidade única de aproximação a casa, já que os titulares, que estariam à nossa frente, não podem concorrer.

    As vagas negativas correspondem normalmente a horários zero, e quem está nessa situação, quer mudar de escola; mesmo não sendo obrigado a concorrer agora é obrigado a fazê-lo, em Agosto.

    Façam as contas pelo pior cenário: as vagas negativas na sua esmagadora maioria vão mesmo fechar.

    ResponderEliminar
  13. Há aqui muita confusão. Só gostava de saber se na realidade foram os executivos que não quiseram arriscar a abrir mais vagas.
    Quanto às vagas para contratados não percebi. Serão as vagas para contratados das àreas prioritárias?
    Ainda não percebi também, na segunda parte do concurso, no DACL, se os qzps podem ordenar como quiserem as escolas do 2º qzp de opção, ou se só indicam qual o QZP opcional, podendo calhar em qualquer escola desse.

    ResponderEliminar
  14. Quantos vagas há para contratados no grupo 110?
    Ou nao chegam para os qzp?

    ResponderEliminar