segunda-feira, 28 de agosto de 2017

QAs vs QZPs | Vantagens vs Desvantagens

                                           
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Para tentar aclarar a questiúncula QZP/QA e Concurso Interno/Mobilidade Interna elaborei esta listagem com as “Vantagens” (e uso esta palavra entre aspas  e itálico propositadamente) de cada um deles, à luz da legislação atual :





A) PROFESSORES QA/QE:

1. Jamais serão obrigados a apresentar-se a concurso, a menos que deixem de ter componente letiva suficiente na escola de provimento;

2. Não são obrigados a concorrer a uma área geográfica gigantesca (como é neste momento qualquer QZP);

3. Caso tenham insuficiência letiva, só serão obrigados a concorrer ao concelho a que pertence a sua escola de provimento (com a exceção da área de Lisboa e Porto, que incluí alguns concelhos limítrofes);

4. Concorrem na 1ª prioridade no Concurso Interno (CI), ainda que menos graduados que os professores QZPs;

5. Podem, na ausência da componente letiva suficiente, ultrapassar todos QZPs na Mobilidade Interna (MI), ainda que sejam menos graduados que estes últimos;

6. Nos anos em que exista CI, os seus colegas QZPs são SEMPRE obrigados a concorrer à MI. Isto não sucede com os professores QA/QEs, caso existam na escola um mínimo de 6 horas letivas, da sua disciplina ou, independentemente do grupo pelo qual foram recrutados, de outra disciplina ou unidade de formação do mesmo ou de diferente ciclo ou nível de ensino, desde que sejam titulares da adequada formação científica;

7. Nos anos em que para os professores QZP cessa a plurianualidade da MI, só os professores QA/QEs  têm a opção de se oferecer como voluntários para a MI,  caso haja insuficiência de componente letiva para distribuir por todos os elementos do grupo disciplinar a que pertençam, reunindo assim condições para passarem à 1ª prioridade na MI;

8. Podem apresentar-se à MI, na 3ª prioridade, em anos intermédios (anos em que não há CI), por opção, desde que no ano anterior não tenham obtido colocação na MI.


B) PROFESSORES QZP:

1. Concorrem na 2ª prioridade na MI, ainda que menos graduados que os professores QA/QEs que pretendem apenas aproximar-se da suas residências (que concorrem na 3ª).


Admitindo, desde já, que esta listagem possa pecar por omissão ou mesmo erro de raciocínio (já que resulta da minha interpretação da lei em vigor), estou recetiva a qualquer contributo que possam dar na caixa de comentários abaixo.

Relembro ainda  todos os professores QA/QEs que nada os impede de se candidatarem a tornar-se professores QZP, caso considerem que as vantagens destes últimos superam as próprias. Afinal de contas a progressão na carreira é exatamente igual (sendo que neste momento, por igual, se deva ler nula).

É analisarem e ponderarem o que consideram mais vantajoso nos vossos próprios casos, tendo consciência, porém, de que toda a legislação que regulamenta as regras dos concursos costuma ser bastante volátil. :(


15 comentários:

  1. Cara colega,tive tantas saudades durante o período das férias pois adoro seguir este blog. Mas são bem merecidas. Confesso que "não gosto muito" de letras pequeninas (legislações) e aqui consigo fazer sempre uma correta interpretação sem que tenha de voltar a ler. Obrigada.

    Não sei onde posso fazer esta questão pois ainda não foi publicado nada sobre permutas...
    Sabes esclarecer-me uma dúvida:
    Sou QA e não consegui colocação na Mobilidade interna (concorri em 3ª prioridade).
    Tenho uma colega de QZP que vinculou este ano, no concurso extraordinário, que não se importava de permutar comigo.
    Não sei se podemos?
    Em certos sítios leio que não pode ela, noutros que não posso eu, noutros que todos os que concorreram à mobilidade interna podem.
    Sabes responder-me a estas questões?

    Estou muito preocupada pois sou daquelas "infelizes" que vão ter de abandonar a educação dos filhos para poder fazer centenas de klms por dia.

    Obrigada por esta e tantas outras dúvidas que tenho tirado deste blog...

    Ana Cristina



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  2. Nota informativa:Ponto 5. "Os docentes que obtiveram provimento em Quadro de Zona Pedagógica em resultado do
    Concurso Externo 2017 ou do Concurso de Integração Extraordinário 2017 apenas podem
    ser colocados no grupo em que obtiveram provimento e exercem funções no ano escolar de
    2017/2018, obrigatoriamente, na escola onde forem colocados no âmbito da mobilidade
    interna."
    De acordo com a nota, quem vinculou este ano exerce funções obrigatoriamente na escola onde foi colocada, logo não poderá permutar.

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  3. A questão da vantagens ou desvantagens de ser QA ou QZP, posta da maneira como colocou, é demasiado tendenciosa.
    É óbvio que é mais vantajoso ser QA do que QZP, mas isto apenas se for QA numa escola perto da sua residência. É a esses que interessam os pontos 1, 2, 3 e 6 que referiu. (os ponto 6 até é uma repetição mais alargada do 1, mas pronto).
    O ponto 4 é apenas uma alteração feita este ano no Concurso Interno, onde os QAs desterrados viram um pequeno vislumbre de uma vantagem relativamente aos QZPs. Mas, digamos, estar numa prioridade superior num concurso onde quase não existe vagas também não vale de muito.
    O ponto 5 é aquela questão de "sorte", que muitos QAs gostavam de ter e, mais uma vez, algo que apenas só agora acontece.
    O ponto 7 nem sequer faz grande sentido (se cessa a plurianuidade dos QZPs, o que interessa o resto? Os QAs que sobram lutaram por ver qual pode ir a concurso, é isso?).
    Já o disse antes e volto a referir, mesmo com o novo paradigma de só aparecerem horários completos na MI: É muito mais vantajoso ser QZP de qualquer zona do que ser QA longe da sua residência! A vantagem que fala dos QZPs é, de longe, a que realmente faz diferença para todos os QAs "desterrados", e que muito são prejudicados devido a ela! E falo por experiência própria: QA "desterrado" há 8 anos (quando a lógica dos concursos era completamente diferente e nem sequer haviam "extraordinários" e afins), e só graças a ter agora passado para QZP é que finalmente consegui ficar perto de casa!
    Mas num ponto do post concordo em absoluto consigo: a legislação é demasiado volátil (assim como as formas de processar do ME, como foi o caso de não sair horários incompletos na MI) e é isso que tem feito com que cada vez mais docentes fiquem desiludidos e indignados com tudo o que tem acontecido relativamente aos concursos nos últimos anos.

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    1. Muito bem dito. Aqui sim,fica explicado o que os QA "desterrados" sentem quando concorrem a destacamento ano após ano sem conseguir.

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    2. Por isso MESMO é que a reivindicação deve ser um concurso única por GRADUAÇÃO PROFISSIONAL.
      Acabava-se a questão de quem é mais coitadinho!

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    3. Onde se lê "única" deve ler-se "único".

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  4. Algumas das "vantagens" enumeradas dependem de um "SE"... se não tiver componente letiva... Quantos estão nesta situação?
    Se os horários inferiores a 18 horas tivessem sido atribuídos era uma grande "vantagem" ser qzp... parece.me que este ano vai ser "vantajoso" ser contratado
    Com esta legislação foi vantajoso ser qzp na última MI, tanto foi que muitos QE/QA mudaram para qzp

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  5. Como é que um QZP concorre a QE ou QA?

    Susana

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  6. Além de uma interpretação demasiado tendenciosa, considero que existem várias omissões graves que fazem aquilo que , infelizmente, mais acontece nesta classe: dividir ainda mais a classe dos professores como se tivesse que existir uma guerra entre os professores de QA, de QZP, contratados, etc,...,para se conseguir atingir o que se pretende.
    Quando diz que os professores de QE/QA são menos graduados que os QZP, gostava que me esclarecesse em que grupo de recrutamento, porque do que vejo e tenho conhecimento essas situações são excepções!
    Deve também saber que, infelizmente, um elevado número desses professores, alguns com 30 anos de carreira, ainda estão efetivos em escolas muito afastadas da sua zona de residência e a única forma de se aproximarem é recorrendo ao concurso de mobilidade interna mas concorrendo na 3 prioridade. PORÉM, como os professores de QZP podem concorrer para qualquer escola do país desde que coloque as escolas do quadro de zona a que pertence, e essas podem ser as últimas só para dizer que estão lá - não referiu este "pormenor" no seu esclarecimento!- os QZP, praticamente todos MENOS GRADUDADOS, concorrem na 2 prioridade, ou seja, são colocados à frente dos professores de QA ou QE e ocupando desta forma a generalidade das vagas que estejam a concurso e impedindo a aproximação à residência de centenas de professores com maior graduação!
    Deixo só uma questão: Se os professores de QZP podem concorrer para qualquer região do país, ainda que tenha de colocar as escolas do seu QZP mas na ordem que mais lhe interessar, porque é que as colocações não são feitas pela ordem da graduação de cada um? Não seria mias justo?

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    1. Eu repondo-lhe. A antiga logica de concursos em que se concorria a um QE e depois se aproximava por destacamento, fazia grande instabilidade nos quadros das escolas e por isso tomaram-se medidas como plurianualidade do CI, restrição de destacamentos, nomeadamente QE. O principio passou a ser concorrer onde se quer ficar e estabilidade nos quadros das escolas. Durante 15 anos os QZPs não puderam concorrer fora do seu QZP. O ME então começou a ver que se alargasse os QZP, poderia economizar em contratados e jogar melhor com as colocações de PQZP, mais tarde percebeu que se deixasse os PQZP concorrer a todo o pais, a eficacia e economia seria ainda maior, et voilá... este ano o problema, estupidez, foi não terem carregado horarios a partir de umas 14h.

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    2. Anónimo agosto 30, 2017 11:11 da manhã:

      "Além de uma interpretação demasiado tendenciosa" -» Não vejo como possa ser acusada de tendenciosa, quando apenas me limito a constatar factos. Algum dos factos enumerados é incorreto? Se for, diga-me, pf.
      "Quando diz que os professores de QE/QA são menos graduados que os QZP, gostava que me esclarecesse em que grupo de recrutamento, porque do que vejo e tenho conhecimento essas situações são excepções!" - Em parte alguma da publicação é afirmado tal coisa. Releia, pf.

      "PORÉM, como os professores de QZP podem concorrer para qualquer escola do país desde que coloque as escolas do quadro de zona a que pertence" - » tal como os professores QE/QA. Esta lista pretende enumerar "vantagens" - chamemos-lhe assim - exclusivas a cada um dos grupos e a que refere não é exclusiva aos QZPs.

      "porque é que as colocações não são feitas pela ordem da graduação de cada um? Não seria mias justo?" -» Não sei o por quê, já que só isso conduziria a justiça. Sim, seria mais justo.

      Repare que na publicação nunca defendi o sistema de prioridades, que, aliás, acho completamente subversivo.

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  7. Eu sei que sim, mas para os QZQ, porque para os QE/QA não há qq hipótes pelo facto de concorrerem na 3 prioridade. Concordo com o facto dos QZP poderem concorrer para todo o país, também já fiz muitos km e sei o que é estar longe da família, mas que haja mais justiça nas colocações da Mobilidade Interna. E, se somos todos professores efectivos longe de casa, porque não nos podemos aproximar seguindo a lista de graduação? Volto a questionar se não seria o mais justo!

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  8. Eu sei que sim, mas para os QZQ, porque para os QE/QA não há qq hipótes pelo facto de concorrerem na 3 prioridade. Concordo com o facto dos QZP poderem concorrer para todo o país, também já fiz muitos km e sei o que é estar longe da família, mas que haja mais justiça nas colocações da Mobilidade Interna. E, se somos todos professores efectivos longe de casa, porque não nos podemos aproximar seguindo a lista de graduação? Volto a questionar se não seria o mais justo!

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    1. Pode concorrer novamente a Qzp, poderá ter a sorte de se aproximar!

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