terça-feira, 29 de agosto de 2017

Luta por Concursos de Professores mais Justos

Resultante da iniciativa de um conjunto significativo de professores que, perante a subtração dos horários incompletos na mobilidade interna,  resolveram arregaçar as mangas, esta missiva será enviada ao Ministro da Educação.


Informo ainda que está agendada uma manifestação amanhã, dia 30 de agosto, às 17 horas na DGEST do Porto, na Rua António Carneiro, 98.

Quem quiser ir acompanhado o desenrolar da situação pode juntar-se ao grupo Luta por Concursos de Professores mais Justos no facebook.

Aqui fica o ofício a ser entregue:

Exmo. Senhor
Ministro da Educação

C.C:
Secretária de Estado Adjunta e da Educação
Diretora Geral da DGAE
Delegado Regional do Norte da DGEstE

A publicação das listas definitivas de mobilidade interna pelo Ministério de Educação a 25 de agosto tem gerado surpresa, consternação e revolta.
Os docentes do quadro apresentaram-se a concurso e manifestaram as suas preferências tendo em conta as regras de colocação aplicadas em anos anteriores. Sem qualquer aviso prévio que fizesse prever uma diferente aplicação da legislação, a DGAE alterou o critério de atribuição de horários, disponibilizando apenas horários completos, apesar de as escolas terem enviado todas as necessidades anuais (horários completos e incompletos).
A aplicação deste critério levou a uma enorme redução do número de horários a concurso nesta fase e à consequente colocação de professores a centenas de kms da sua residência, enquanto muitos outros, menos graduados, não tendo sido colocados agora sê-lo-ão a posteriori nos horários remanescentes, que não foram agora a concurso. Muitos desses horários serão decerto em escolas mais próximas das áreas de residência dos professores que agora foram colocados, o que consubstancia, na prática, o desrespeito pela graduação profissional e um grave prejuízo para a vida pessoal destes docentes, com implicações negativas na sua atividade profissional.
Ora, se isto não é ilegal, é com toda a certeza profundamente injusto e não dignifica em nada o Estado de Direito a que julgamos pertencer.
Por tudo isto, vimos, por este meio, solicitar a Vossas Excelências a rápida retirada das listas definitivas do concurso de mobilidade interna divulgadas na última sexta-feira, dia 25 de Agosto. Estas poderão então ser então devidamente retificadas, tendo em conta horários completos e incompletos, tal como era expectável por altura da manifestação de preferências.
A substituição das listas agora divulgadas por outras devidamente corrigidas não trará qualquer prejuízo aos professores agora colocados, já que todos terão uma colocação igual ou mais favorável de acordo com as suas preferências. Só assim será reparada a injustiça que esta opção do ME acabou por originar.
Tal substituição nem sequer obrigará, ao contrário do que poderia pensar-se, a idêntico procedimento com as listas de contratação inicial, que se poderiam manter integralmente, uma vez que aquelas colocações só puderam ter lugar por nenhum docente de quadro ter manifestado preferências por aquelas escolas/agrupamentos de escola e horários.

Atenciosamente, 

Porto, 28 de agosto de 2017
Em representação dos professores lesados por esta colocação,
Rosário Gestosa
Marta Alves
Mariana Lopes
Erica Georgete
Marta Silva
Susana Monteiro
Gisela Cardoso
Ana Luísa Resende

8 comentários:

  1. Olá colegas. Alguém sabe qual é a posição da FNE sobre este assunto? Nem uma palavra...o silêncio será de ouro?

    ResponderEliminar
  2. Sabem se há iniciativas semelhantes noutras regiões do país?... Tudo o que está no manifesto é absolutamente correto... Infelizmente, os dirigentes políticos adoram "inovar" em vez de melhorar o que possa estar menos bem vindo de trás... Menos medidas novas e mais medidas boas seria o ideal.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o conteúdo, contudo, se esta for a versão final do documento a entregar, será melhor rever o último parágrafo, que está num "português" sofrível. Não haverá uma confusão entre "puderam" e "poderão" ?

    ResponderEliminar
  4. Afirmar no comunicado que uma nova lista de colocação para Mi não iria alterar a lista de colocação da Ci,não me parece que esteja correto.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    Peço imensa desculpa se vou ofender alguém, mas isso não faz sentido nenhum. Como assim, as listas de contratação inicial poderiam manter-se integralmente? Teriam sim de ser alteradas, pois a MI a ser outra, as vagas para contratação seriam outras.
    Bom ano letivo para todos!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde.
    Quero agradecer em meu nome pessoal e, estou certa, de todos os outros que como eu foram injustiçados
    No meu caso pessoal, estou "desterrada de casa" uma média de 460 km, ao fim de ter estado de "castigo como contratada", durante 21 anos (não se esqueçam que estamos a falar do estado como sendo uma Pessoa de Bem, já que obriga as firmas a integrarem nos seus quadros, os funcionários quando perfazem 3 anos de trabalho nessa mesma firma, e esse mesmo estado "dá-se ao luxo" de ser o primeiro a não cumprir a lei (o Bom exemplo vem de cima!)... não vou maçar quem lê este "desabafo" que mais não é que Um Grito de Guerra, enumerando os prejuízos familiares, económicos (no meu caso quase pago para trabalhar, mas há colegas em situações bem piores), de saúde, entre outras. O que venho aqui sugerir é: agradecer e que se ajude quem começou esta uta- LUTA POR CONCURSOS de professores MAIS JUSTOS, da forma que for necessária, contribuindo monetariamente ou de outra forma, o que importa aqui é que não nos deixemos "vergar", uma vez que já todos concluímos que os sindicatos estão muito sossegados, talvez porque valores maiores se "alevantem", como me fui muito silenciosamente sugerido por um membro sindical...

    ResponderEliminar