Comentário: Na realidade não estamos preparados para gerir situações de indisciplina em ambiente de sala de aula... A formação nesta área pode ser relevante (se for bem organizada, gerida e com formadores capazes), no entanto, parece-me que a experiência profissional também é extremamente importante. A capacidade de evoluirmos e de (até determinado ponto) nos adaptarmos à nova realidade de jovens que temos à nossa frente, também me parece interessante.
Acredito (até porque ocasionalmente me deparo com esta realidade nas escolas onde vou sendo colocado) que os professores que não admitem absolutamente nada em sala de aula (como por exemplo, algum tipo de comentário em tom de voz super reduzido ou de pedido de material para a mesa de trás) são algo em extinção e se ainda não se extinguiram são problemáticos (porque desgastam os diretores de turma e a direção do agrupamento com participações disciplinares que acabam por perder efeito). No final, acabam por ceder à pressão e (eventualmente) à medicação.
Temos mesmo de nos adaptar, sob pena de perdermos a (pouca) sanidade mental que vamos conseguindo manter. E a gestão da indisciplina é um daqueles temas que mais nos afeta.
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