(07-09-2012, capa do "SOL")
Comentário: O cruzamento das expressões "vinculação extraordinária de professores contratados" e "há professores a mais" poderá resultar numa estratégia híbrida, para a qual reconheço ter imaginação limitada. Já me passaram pela cabeça algumas possibilidades, mas em todas elas o MEC fica sempre a ganhar... Deve ser do cansaço.
Se continuar a haver o aumento de alunos por turma, há mesmo professores a mais... não sei é como os poucos colocados conseguirão ensinar tanto aluno...
ResponderEliminarMas claro que faz todo o sentido "toda a gente" vincular agora... nem que seja ao desemprego!!! :(
Esta foto está demais.... o artista parece um daqueles que se faz explodir.... parece.... que pena:)
ResponderEliminarmeu director acabou de o afirmar...na reunião plenária de há pouco..."n quero ser mauzinho ms cuidadinho...tomem muito cuidado...a mobilidade... a redução de natalidade...quem não cumpre substitui-se..."
ResponderEliminarAlgo me diz que vai haver a tal vinculação mas só em certos grupos como Espanhol, Informática e Educ. Especial e depois de se ter tudo cheio vai-se dar total autonomia às escolas para escolherem os professores que faltam. Se tiverem com atenção notam que as vagas que se poderam ocupar na maior parte estão... nas TEIP. Que maravilha...
ResponderEliminareh pá, desculpem lá, mas não posso deixar passar, mas com professores a escreverem com ERROS ortográficos (não são gralhas!) é que eu não posso: estiverem não é a mesma coisa que "tiverem" e puderem não é a mesma coisa que "poderem", tenham paciência!
ResponderEliminar"Eh pá" (um pouco de calão nunca fez mal a ninguém...)
ResponderEliminarAgradeço a sua atenção pronta e rápida. Acrescento também que me enganei no tempo verbal, pois deveria ter utilizado o tempo futuro (poderão).
Espero que assim a senhora consiga dormir melhor...
Bem...o comentário da sô tôra,por aqui é muito mais interessante do que a noticia Nuno Crato...Poderia transformar isto na arte de bem escrever...mas depois ainda corria o risco de começar uma frase com letra pequena...ou deverei dizer minúscula...peço desculpa...
ResponderEliminarOu a vinculação é para calar os professores ou é simplesmente para atirá-los para a mobilidade especial e posteriormente para o despedimento.
ResponderEliminarHá uma coisa que me faz confusão: porque é que licenciados sem profissionalização, depreendo que assim seja porque têm tempo de serviço 0 antes e após (mas corrijam-me se estiver enganada), com médias baixas, concorrem ao ensino? Não serão estes que estão a mais? Falo pelo meu grupo, o 300.
ResponderEliminar
ResponderEliminarNão vincularão mais contratados do que o número equivalente às colocações em horário completo por grupo de recrutamento.
Mas mesmo para esse pequeno número, é imperioso fazê-la quanto antes.
Se há professores a mais, como vão vincular professores contratados? deve ser piada e aínda somos gozados. Este fulano goza os professores à farta. Daí ser uma classe tão engraçada.
ResponderEliminarJá não consigo sequer olhar para a cara do sr ministro... é meio caminho andado para não comprar o SOL...
ResponderEliminarSr. Nuno Crato também estamos ao nível dos países ricos em ordenados e assessores dos ministros.
ResponderEliminarEste ministro é muito mais perigoso que a Lurdes Rodrigues. O seu cinismo chega ao ponto de umas vezes prometer a vinculação e outras afirmar que há excesso de professores. O seu desplante é tanto que se esquece de dizer que está a contribuir para esse "excesso", pois manda fechar escolas, elimina disciplinas, agrupa escolas, aumenta o número de alunos por turma, etc.
ResponderEliminarTudo isto já se sabia. Temos um ministro da educação fascista que nunca o escondeu mas mesmo assim quando foi para ministro muitos se alegraram e sorriram. Para mim o que mais me choca na notícia é o facto de ele dizer abertamente que não espera contestação na rua, conhece bem a classe (des)docente este génio! Pela avaliação (injusta) tudo sai à rua (estivemos todos de parabéns), pelo maior assassinato feito à educação tudo fica calado e quieto!! Não consigo perceber porquê!! Ah esperem, dividir para reinar, cá está, o tipo é um génio! MEXAM-SE PROFESSORES! VAMOS PARA A RUA JÁ!
ResponderEliminarMas alguém, no seu perfeito juízo, acredita numa vinculação extraordinária de professores??? Era bom. Eu anseio por isso há 17 anos! Mas não, não acredito mesmo! Mas há aí qualquer coisa estranha!
ResponderEliminarE a haver teria que ser seguida a lista de graduação, haver novamente manifestação de preferências e não com diz o tt: vincular quem ficou colocado com horário completo. Por que houve muita gente que colocaria preferências diferentes caso fosse para vinculação, certo?
"Deve ser do cansaço." é uma frase com direitos de autor.
ResponderEliminarO que acho melhor mesmo é ele dizer que não acredita q haja contestações...
ResponderEliminarEstou com ele! Nós podemos ser tramados e roubados e enxovalhados e ficar desempregados que nada fazemos... Como se diz no norte somos uns morcões!
Um colega da minha escola afirmou, com toda razão, que somos a única profissão que trabalha ao minuto. Como os intervalos não contam no nosso horário propôs a seguinte resposta a esta situação: os professores saírem da escola nos intervalos (fumadores e não fumadores)! Estou de acordo.
ResponderEliminarQuem saiu de DACL, e que não foi reordenado na segunda prioridade, será recoloado.
ResponderEliminarEsperar para ver... Esperar pelas cenas dos próximos capítulos, até ao final de 2012, altura em que este homem já terá solucionado a tal vinculação extraordinária. Como de resto afirmou.
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarAlguém sabe qual é a data das primeira Bolsa de Recrutamento?!
Cumprimentos.
Não completei ainda uma dezena de anos de serviço - reparar no pormenor «dezena» o cratinho está atento - e acredito que vou continuar a exercer esta profissão que tanto gosto nos próximos anos porque os portugueses, mais cedo dos que muitos imaginam, vão reduzir os deputados ou... msm extingui-los!
ResponderEliminarO princípio da GRADUAÇÂO devia ser aplicado aquando da realização do hipotético concurso extraordinário que irá acontecer para os professores contratados. Os professores do quadro que têm mais graduação deviam ser opositores ao concurso de forma a candidatarem-se a vagas de escolas mais perto da sua residência. Estou farto de estar há muitos anos com o coração nas mãos se vou ter ou não Destacamento de aproximação à residência. Bem, se tivermos em conta as últimas declarações do MEC que vai haver cada vez menos professores a serem colocados, pergunto como pode ainda haver neste ano civil um Concurso Extraordinário para afetação a uma escola para os professores contratados com mais de dez anos de serviço e em Fevereiro de 2013 haver outro concurso também para afetação a uma escola? Somos uns bonecos na mão do MEC e da FNE e estou em crêr que ambos quando estão à porta fechada devem rir à fartazana da nossa triste figurinha. Somos uma cambada de palonços à espera da BOA NOVA. ACORDEM que destes dois não vem nada de BOM:
ResponderEliminarRead more: http://www.arlindovsky.net/2012/09/a-tal-boa-noticia/#ixzz25mWgqK2q
Se houver vinculação ???? ao menos que haja justiça. Pois se um professor com 10 anos de serviço e teve a sorte em ser reconduzido vincula e outro com 18 anos de serviço, mas não teve essa sorte nem sequer ter colocação, não poder vincular ???. É uma tremenda injustiça. Que haja igualdade... a haver que seja em concurso nacional
ResponderEliminarPara o último anónimo:
ResponderEliminarConcordo totalmente com o que diz!!! Houve tanta gente com 18 / 20 anos de serviço sem colocação! Não podem estar a vincular apenas pelas reconduções. Seria de uma injustiça tremenda!
Vinculem os que fazem falta ao sistema!
ResponderEliminarNão há professores a mais, há é políticos competentes e sérios a menos! Por isso, este país ( será que ainda existe?) se afunda cada vez mais!
ResponderEliminarLi a entrevista e Crato, em termos de número de professores, apenas refere que temos um rácio professor/aluno ao nível dos países mais ricos do mundo. A este nível, há que perguntar: o homem disse alguma mentira???
ResponderEliminarO problema estará mais ao nível da desorganização que existe no sistema educativo de Portugal ao nível da afectação dos recursos humanos disponíveis. Basta recordar a questão das mobilidades, das reduções por antiguidade e dos milhares de horários-zero!!!
Nas Universidades públicas , para não falar nas privadas ; existem sim professores a mais e quando saiem de lá , com cerca de 5.000 euros de reforma . A mais , porque o contributo que tem dado ao desenvolvimento e Portugal e nem sequer como treinadores de bancada servem , tristeza de haver tantos Catedráticos por m2 em Portugal e terem deixado novamente chegar esta coisa ao fundo . O contributo deles é Nulo !
ResponderEliminarFechem as Universidades !
Não interessa sairem bons alunos no 12º ano e depois tirarem lá o passaporte pago a peso de ouro para irem tocar viola na porta das Igrejas .
Chega de treta !
Estou preocupada! Se ainda vão aumentar mais as turmas, vou ter de pedir ampliação da sala, ou começo a fazer dois turnos????
ResponderEliminarAcho piada porque o Ministério é da Educação (também envolve o Ensino Superior) e da Ciência e o Sr. Ministro só fala de professores a mais nas escolas públicas... E as Universidades? E na Ciência não há gastos supérfluos?
ResponderEliminarVAMOS PARA RUA!
NUNO CRATO E A VERDADE.
ResponderEliminarHá professores a mais. -POIS HÁ, HÁ COISA DUNS DIAS JULHO 2012, NÃO HAVIA DE REPENTE POR MAGIA, EM SETEMBRO 2012, JÁ HÁ A MAIS.
PORQUE É QUE NAO DIZ A VERDADE AO POVO?MENTIROSO.
FECHAMOS TURMAS, FECHAMOS CURSOS, FECHAMOS ESCOLAS E OS ALUNOS QUE QUISEREM APRENDER ALGUMA COISA ENFIAMO-LOS NUM SALA COM 30 ALUNOS ONDE SÓ CABEM 25.
E O PROF QUE SE DESENRASQUE,OS ALUNOS APRENDEM INFORMÁTICA SÃO 3 SÓ PARA CADA COMPUTADOR, ETC.
AUMENTAM OS HORARIOS DOS PROFESSORES, FAZENDO COM QUE ELES JA NAO PREPAREM AULAS, É A BALDA TOTAL..O CAOS.DEPOIS OS OUTROS NAO CONSEGUEM TRABALHAR CLARO, VÃO APRA O DESEMPREGO SÓ PARA POUPAR UNS MISERÁVEIS TOSTÕES..
IMAGINE-SE NUMA EMPRESA COM 100 TRABALHADORES, SE UM COMEÇAR A FAZER O TURNO DO DIA E O TURNO DA NOITE, 50 % JÁ PODE IR PARA A RUA, AGORA FECHA-SE UMA FÁBRICA E VÃO MAIS, DEPOIS EM VEZ DE PRODUZIR 3 POR HORA PASSA A PRODUZIR 6.
É NORMAL HAVER MUITA GENTE NO DESEMPREGO CLARO, EU PERGUNTO É SE AQUELE SISTEMA SE VAI AGUENTAR POR MUITO TEMPO.
SE AGUENTAR A QUALIDADE DO PRODUTO (APRENDIZAGEM DOS ALUNOS) É QUE VAI SOFRER E MUITO.
DEPOIS ADMIREM-SE
NUNO CRATO E A VERDADE.
ResponderEliminarSomos um apis rico o racio prof aluno é..."
Pois, mentiros.
MA EM PARTE TEM RAZÃO9, SOMOS UM PAIS RICO, CONSELHEIRO DE ESTADO COM 29 ANOS , UM URSO GANHA SÓ 250.000 POR MÊS, COM CARTÕES, CARRO, MOTORISTA,,,,..
E EXISTE AMIS UMAS CENTENA DE AMIGOS DO CRATO NESTA SITUAÇÃO.
QUANTO É QUE GANHA O PRESIDENTE DA CIXA GERAL DE DEPÓSITOS, O QUE É QUE ELE FEZ OU FAZ PARA NAO ESTAR A DAR CABO DESSE BANCO P
UBLICO?
QUANTO É QUE GANHA O PRESIDENTE DO METRO, DOS CTT, DA TAP, E OS DO CONSELÇHEIRO DE ADMINISRTAÇÃO. SABEM QUANTO É QUYE ESTA MEIA DUZIA GASTA DE MILHOES AO ESTADO? PARA NÃO FALR DAS OUTRA CENTENAS EM OUTRAS EMPRESAS SEMIPUBLICAS FANTASMA, PARALGARVE, PARPUBLICA, PARQUE ESCOLAR .
SOLUÇÃO: MAIS AUMENTO DE IMPOSTOS, ODINHEIRO N
AO CHEGA PARA OS PRIMOS MAÇÓNICO.
Estou preocupada! Se ainda vão aumentar mais as turmas, vou ter de pedir ampliação da sala, ou começo a fazer dois turnos????
ResponderEliminar----Olha, os alunos que eu tenho na sala não cabem lá é uma confusão ninguém aprende nada, como é que se consegue ensinar se estão 3 numa "carteira".
mas o Nuno carato tambem nao que saber disso para nada, ele quer lá saber se os alunos aprendem ou nao, os filhos deles vão para colegios privados.
POVO PARVO
Crato Filho da puta, vigarista de merda, tu e os teus amigos politico-maçónico, escória da sociedade, ladroes sem escrupulos, hipócritas, vão levar o paìs à falência.
ResponderEliminarora não...ganha bem
ResponderEliminaros outros profs como ele esperam pelo ordenado do c.emprego e os filhos desses estão na publica e esperam á porta que os pais cheguem para comer...enquanto vai havendo.
deviam ter vergonha.
Os professores só serão ouvidos quando tomarem medidas de protesto que causem impacto real na sociedade. Os camionistas bloqueiam o trânsito e esganam a economia, mas logo são ouvidos e aplacados. Os professores, infelizmente, têm de começar a fazer greve de zelo aquando da atribuíção de notas, greve durante os exames e a recusarem-se ao préstimo de funções de secretariado como a realização de matrículas. Quando doer vão-se queixar de nós por prejudicar-mos os seus filhos, mas os nossos já o são há muito.
ResponderEliminargreve de zelo
ResponderEliminaro MEU FILHO JA NAO ME CONHECE, EU PERGUNTO SE JA NAO CONHECE O PAI ELE, ELE POE A CABEÇA DE LADO, A MAE DIZ QUE É DEVIDO À AUSÊNCIA.
DEPOIS PASSA UM POUCO DE TEMPO E ELE LÁ BRINCA COMIGO, TENTO EXPLICAR-LHE QUE O PAI ESTÁ FORA PORQUE É OBRIGADO NAO PORQUE QUER. ELE AINDA NO CONSEGUE PERCEBER ISSO.
Caros professores, talvez esteja na hora de usar a bomba atómica!! Ir para a escola entreter criancinhas é o que já nos mandam fazer na escola. Na minha escola desapareceu a figura das aulas de substitruição, agora vamos ficar armazenados na biblioteca à espera que algum colega falte. Se tal acontecer, Temos que entreter as criancinhas, não com atividades relacionadas com as disciplinas, mas com brincadeiras, tipo auxiliar no recreio. Ficamos a ver as crianças a brincar no pátio da escola.
ResponderEliminarSabem o que é a bomba atómica em que todos pensamos mas ninguem tem coragem de dizer? Estar na sala de aula com os alunos e não dar qualquer matéria, dia após dia. Isto sim alertaria os pais. Talvez apareça por aí alguns colegas muito preocupados com a imagem do professor, com a ética, tudo treta!! A nossa imagem nunca esteve tão desgastada e ridicularizada pelos pais e comentadores. Só assim mostraríamos a nossa força!! De que estamos á espera!! Deste modo também não nos vinham ao bolso, ao contrário das greves normais que só servem para encher os cofres do estado. Pensem nesta hipótese, é o última arma que temos!!
Uma forma de luta era estar nas escolas, nas aulas e não lecionar ou lá o que isso seja (pois com tanto aluno a sufocar numa sala pequena), mas esses eram postos na "rua" e estariam milhares de professores "famintos" à espreita de oportunidade. Este é o retrato de um pais miserável, onde vale tudo, mesmo perder a "dignidade" por um pedaço de pão. E estes Filhos de Ninguém, pois sou uma pessoa educada, sabem disso e jogam com isso. Os politicos profissionais são assim, tipo máfia.
ResponderEliminarJosé
E os sindicatos onde estão? Silênciooo....
ResponderEliminarCulpem quem votou neste governo...o anterior era mau....mas este é 30 vezes pior...já andavam de unhas afiadas antes de ser eleitos....só não viu quem é burro...e estou a ver que a população realmente está a ficar muito burrinha...é por isso que querem degradar a educação ao máximo...para não haver pessoas que saibam pensar....é mais fácil conduzir o rebanho.
ResponderEliminarSei que não é a minha linguagem habitual, muito menos neste espaço... sei que os nossos principais Escritores dos finais do Séc. XIX e do Séc. XX a usaram sempre que era necessário expressar os sentimentos mais profundos da NAÇÃO... pois bem o que eu tenho a dizer é apenas e só:
ResponderEliminarPUTA QUE OS PARIU!!! QUANDO LHES VAMOS FINALMENTE AOS CORNOS??!!!...
Esse Sr. Crato fala assim porque tem o emprego para si e para a sua familia garantido. O que diz já outros o disseram, o assunto está em cartilhas ultra-liberais, obviamente escritos por autores mais estudiosos que esta figura. O que interessa é quem vai pagar no futuro o que este individuo está a fazer... CRATO ESTÁS A MAIS!
ResponderEliminar