sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Necessidades Permanentes de Professores Contratados (II)


 Temos a menor taxa de escolarização a nível do ensino secundário e 3º ciclo, temos dos maiores níveis de insucesso escolar, temos das maiores taxas de abandono escolar, temos a mais baixa  despesa pública em educação em percentagem do Produto Interno Bruto, da união Europeia, temos dos maiores níveis de precarização da profissão docente. Segundo dados do Pordata temos agora mais alunos na escola.

Esta é a realidade da educação em Portugal. Não vale a pena tentar camuflar estes factos. Há muito que fazer e percorrer para temos uma escola pública que se possa orgulhar de ter resultados à altura de um país civilizado e Europeu. A Finlândia durante um século investiu de forma massiva e contínua na educação para agora ter os frutos desse investimento.

As Necessidades do sistema educativo devem ser vistas deste ponto de vista, elas são muitas, faltam respostas educativas. Existe uma urgência que é por demais evidente, vincular todos os docentes que têm estado ao serviço da escola pública, ano após ano. Pela escola pública e por uma maior e melhor escolarização dos Portugueses, por uma questão de justiça.

12 comentários:

  1. Temos também um ministro que é um pantomineiro.

    ResponderEliminar
  2. E o que acontece aqueles que já têm vários anos de serviço e viram-se este ano sem colocação.
    Será justo efectivar os que ficaram colocados...e os que têm mais de 10 anos de serviço e não ficaram colocados... o que fazer aqueles que por exemplo tem mais anos de serviço do que a sua própria idade?...Resumindo hoje os que falaram no dia das colocações e que ficaram colocados estão agora (borrifando)com os colegas que estão infelizmente no desemprego.

    ResponderEliminar
  3. MAS,A JUSTIÇA DEVE COMEÇAR NA ESCOLA E,VIMOS PELAS OFERTAS ESCOLA,A FALTA DE RESPEITO PARA COM OS MAIS GRADUADOS,MAIS VELHOS,MAIS TEMPO DE SERVIÇO.MELHOR AVALIAÇAO

    ResponderEliminar
  4. QUANDO NÃO SE INVESTE NA EDUCAÇÃO DE UM PAIS, QUAL SERÁ O NOSSO FUTURO. SÓ SE OLHA PARA O NÚMERO DOS EUROS. PIOR QUE ESTA EDUCAÇÃO SÓ EM ÁFRICA, COM TODOD O RESPEITO.

    ResponderEliminar
  5. Excelente trabalho Álvaro.
    Temos de divulgar estes dados, as pessoas (algumas) ouvem o ministro e ajuizam de forma errada. A comunicação social precisa de se fazer eco destes dados para que todos conheçam a verdade sobre a educação.

    Em movimento pela Excelência, pela União, pela Vinculação!

    ResponderEliminar
  6. É pena o Ministro não ler blogues. Assim não tem interesse dizer que ele é um filho da puta.

    ResponderEliminar
  7. HOJE VIVEMOS NA ERA INJUSTIÇAS...SALVE-SE QUEM PUDER
    RENOVAÇOES ,OE,CARGOS...LISTAS GRADUAÇÃO SÃO FLOREADOS.

    ResponderEliminar
  8. "Podemos tentar evitar de fazer escolhas através de não fazermos nada, mas mesmo isso é uma decisão."

    ResponderEliminar
  9. Quando o problema da educação for só visto do ponto de vista contabilistico, não ha solução.

    Eu não estou contra os "cortes", até compreendia que fechassem as escolas todas.

    Mas que os cortes fossem em todos os setores da sociedade e para todos. O problema ficava resolvido, começavamos todos do zero, assim não há solução o país está perdido.

    Enquanto haver acessoress e "gestores" "públicos" com 29 anos de idade (devem ter uma experiência do caneco)a ganhar 250.000 euros por mês o pais não tem futuro.

    Sabem a quantos professores chega para pagar esse ordenado.? É só fazer as contas. A 250.000 professores, um ordenado SÓ!

    NÃO HA-DE O PAIS ESTAR MAL, MAS COMO O CRATO NAO LÊ BLOGS ESSE HIPÓCRITA E COBRA ESGUIA, NÃO SABE QUE A VIA DA VERDADE SERIA MUITO MAIS HONROSA E TERIA MUITOS MAIS RESULTADOS E PROVEITOS.ELE NAO SERÁ PROPRIAMENTE O CULPADO PORQUE MANDO-NO FAZER ISSO, MAS É CULPADO PELA SUA CONIVÊNCIA.

    E SE NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O SISTEMA SAIA, NINGUEM O OBRIGA A LÁ ESTAR.SE NÃO SAIR IRÁ CONTINUAR A JUNTAR MAU KARMA.

    AGORA PERCEBEM O QUE É JUNTAR MAU KARMA, LIXAR A VIDA A 250.000 PROFESSORES E AINDA SE RIEM.

    E COMO SE NÃO BASTASSE, ESSES ORDENADOS DE 250.000 EXISTEM AOS MOLHOS,SÃO PARA OS "ESCOLHIDOS", NAO INTERESSA COMPETÊNCIA, A ESCOLHA É QUE INTERESSA. SÓ NA TAP DEVEM SER PARA AI UNS 10 , PARA NAO FALAR NO ORDENADO DE 400.000 SE CALHAR RESOLVIA O PROBLEMA DO PAIS, NAO SEI, DIGO EU.

    PARECE ANGOLA, ENTE E CORPOS PELO CHAO SEM DINHEIRO PARA BEBEREM UMA GASOSA, ENQUANTO OUTROS SE PASSEIAM EM BMW DE 100.000 EUROS.

    AINDA DIZEM QUE O DIABO NAO EXISTE, ELE TEM TRABALHADORES E TRABALHAM TODOS OS DIAS PARA ELE, ALIAS ATÉ VÃO ÁS SUAS REUNIÕIES.EM TROCA COLECTA AS SUAS ALMAS, POR ISSO NÃO SE INVEJEM DISSO.

    ResponderEliminar
  10. OS PROFESSOES JÁ NÃO FAZEM FALTA-

    O CIDADÃO JÁ NÃO TEM O DIREITO A TER UMA EDUCAÇÃO CONDIGNA.

    OS PROFESSOES JÁ NÃO FAZEM FALTA-
    O CIDADÃO JÁ NÃO TEM DIREITO A SER UM MELHOR SER HUMANO.
    ISSO AGORA, ESTÁ RESERVADO APENAS PARA "OS ESCOLHIDOS".

    QUANTO AO POVO, DA-SE-LHE UM CANUDO EM PAPEL E ELE VAI CONTENTE PARA CASA, ONDE ESPERARÁ PELO SUBSIDIO DE DESEMPREGO PORQUE NA ESCOLA NÃO APRENDEU NADA.

    ResponderEliminar
  11. Já que o ME não lê blogs, há que servir-lhe a verdade de outra(s) forma(s)...

    ResponderEliminar
  12. Sei que não é a minha linguagem habitual, muito menos neste espaço... sei que os nossos principais Escritores dos finais do Séc. XIX e do Séc. XX a usaram sempre que era necessário expressar os sentimentos mais profundos da NAÇÃO... pois bem o que eu tenho a dizer é apenas e só:

    PUTA QUE OS PARIU!!! QUANDO LHES VAMOS FINALMENTE AOS CORNOS??!!!...

    ResponderEliminar