sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Concurso nacional de docente 2012/2013 - 2.ª ICL e Necessidades temporárias

Estamos a entrar na fase final do concurso de docentes (versão 2012/2013), como tal, convém saber o que ainda falta antes da publicitação das listas de colocação (previsivelmente a 31 de agosto). Ontem foi publicitada no sítio da DGAE uma nota informativa que importa ler e analisar, e à qual poderão aceder clicando aqui.

Assim, de 9 a 14 de agosto as escolas ainda poderão manifestar a intenção de renovação para docentes contratados ou alterar a componente letiva dos docentes de carreira de “Não” para “Sim”, na aplicação SIGRHE. Ainda neste prazo, encontra-se a decorrer em simultâneo, "a funcionalidade da Recolha de Horários para as Necessidades Temporárias", no qual:

"Após a distribuição de serviço, os(as) agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas indicam à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) as necessidades temporárias para as quais não têm docentes, para que estes possam ser colocados no final do mês de agosto, Contratação Inicial. Estas necessidades podem corresponder a horários completos ou incompletos com duração anual".

De salientar também que,

"Sendo importante rentabilizar o número de docentes de carreira (QA/QE e QZP) que ainda aguardam colocação e, constatando-se a existência de um número considerável de docentes nessas condições, nos grupos de recrutamento (GR) de Português (GR 300) e de Inglês (GR 330), importa que as necessidades do(a) agrupamento de escolas/escola não agrupada, ao nível das línguas, surjam nesses grupos. Para tal, o(a) agrupamento de escolas/escola não agrupada deve atribuir as horas de Latim (GR 310), de Francês (GR 320) e de Alemão (GR 340) a docentes já colocados no(a) agrupamento de escolas/escola não agrupada, fazendo com que as novas necessidades aconteçam, sempre que possível, nos grupos de recrutamento de Português (GR 300) ou de Inglês (GR 330)".

5 comentários:

  1. Estamos a aproximar-nos do fim do mês e o nervosismo aumenta. É com poucas esperanças e muita angústia que aguardo por esse dia. É provavelmente o fim de uma carreira (14 anos) à qual nem isso chamam.
    Boas férias para quem as puder e conseguir gozar.

    ResponderEliminar
  2. Falam dos docentes de Línguas e referem-se a Português, Inglês, Francês, Latim e Alemão... e o que acontece aos professores de Espanhol?? com vista a atribuir componente letiva àqueles grupos, deixam-se os profs de Espanhol totalmente de parte!! É indecente!

    ResponderEliminar
  3. Licas, se todos os grupos de recrutamento fossem como o de Espanhol atualmente (e por enquanto), não existiriam nem metade dos problemas atuais. Para bom entendedor meia palavra basta! Se é que me fiz entender!

    ResponderEliminar
  4. LC
    Eu sei e entendo o que quer dizer, no entanto, sendo docente do 350, não posso deixar de lamentar a omissão do meu grupo e o facto de estarmos a ser altamente prejudicados em função de outros grupos... e agora digo eu: para bom entendedor, meia palavra basta!!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Terei lido bem..."Estas necessidades podem corresponder a horários completos ou incompletos com duração anual"...quer isto dizer que os horários incompletos podem ser reconduzidos?!?!??! Agora estou baralhada....alguém me ajuda?

    ResponderEliminar