quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Material ficou mais barato, mas vai mais depressa para o lixo"

(Jornal i, 13-06-2012)


Comentário: Quem está nas escolas (principalmente, alunos e professores) conhece bem a qualidade dos materiais que se vendem nas escolas desde o ano passado. Os alunos já não compram... Os professores também não... E é ver o material exposto à espera que algum incauto o queira. E eu falo por mim. Quando antes quase todo o material de escritório (à exceção dos tinteiros e das resmas de papel) era adquirido na escola, agora são as grandes superfícies comerciais a lucrar.

O argumento é financeiro, no entanto, tenho a certeza que no meio de tanta dúbia qualidade, no final, é o estado português que fica a perder. Quando antes as "romarias" eram feitas em fila de espera na papelaria da escola, agora é vê-los a comprar material de escritório, aos fins de semana, num qualquer hipermercado. Bem, pelo menos aqueles que o podem fazer... Outros lá terão mesmo de gerir aquilo que existe na escola.

5 comentários:

  1. Na minha escola há caneta s a 0,04 euros . Uma pechincha... nem todas escrevem. Por vezes escrevem e deixam logo de escrever...
    Grace

    ResponderEliminar
  2. Eu compro-as a 10 cêntimos de gel, mas duram pouquíssimo.
    Para esta gente, só conta o preço. Uma esferográfica que dure um dia e custe 10 cêntimos é muito mais barata do que uma de um euro que dure um mês.
    Não sabem mais do que isto.
    Já para não falar do consumo de recursos resultantes de todos os dias se atirarem mais objetos para o lixo.
    Pirro de Élis

    ResponderEliminar
  3. A escola deve ser munida de uma papelaria independente, de uma empresa credível, através de concurso externo.
    Além disso os escalões deveriam acabar pois as borlas são de espantar !

    ResponderEliminar
  4. É caso para dizer, "e a burra sou eu?"
    Acreditem que é preciso fazerem-me muitas coisas más para eu insultar alguém, mas os nossos governantes têm muita burrice.

    ResponderEliminar
  5. Quando se realizar uma encomenda a uma papelaria (quando existe a possibilidade de comprar sem ser pelas compras públicas)

    1º Pergunta - É pelas compras públicas ? (é que o papel é outro e o preço também).

    Assistente Tecnico da Administração Escolar

    ResponderEliminar