terça-feira, 24 de abril de 2012

Valores e princípios invertidos

"Pen" de professora desviada em escola causa polémica

Comentário: A história parece ser simples de contar, se bem que o desfecho é complicado de aceitar. Assim, e segundo o artigo em questão, os alunos de uma turma do 11.º ano da Escola Secundária de Oliveira do Hospital terão conseguido arranjar uma forma de furtar a pendrive de uma colega, na qual constavam testes de Biologia. A situação foi detetada e punida pela direção da escola com sete dias de suspensão para os alunos que furtaram a pendrive e um dia para os cúmplices.

Posto isto, uma das encarregadas de educação terá recorrido para a DREC, tendo o castigo sido anulado por falhas processuais, ou seja, por uma mera questão de prazos.

A ser verdade o que é relatado, independentemente do ponto de vista que se queira abordar, custa-me a acreditar que uma encarregada de educação tenha este tipo de atitude perante uma situação de pré-delinquência (ou delinquência). Os valores estão definitivamente a ser invertidos...

20 comentários:

  1. le professeur portugaisabril 24, 2012 9:24 da tarde

    mais uma razão pela qual as DRE já não deviam existir...

    ResponderEliminar
  2. Rica mãe! Está a treinar o menino para a delquência?

    ResponderEliminar
  3. Objectivamente, o que existe é uma falha (propositada??) da direcção. Quem é que avalia e pune este tipo de ocorrências??

    É de facto lamentável que sejam os próprios "educadores"... que estimulem este tipo de comportamentos.

    Tempos difíceis se avizinham para a classe, a lei da selva está prestes a instalar-se, salve-se quem puder !!!

    ResponderEliminar
  4. Tudo está invertido nesta selva. É tão repugnante a decisão do recurso como a absolvição dos prevaricadores.

    ResponderEliminar
  5. Mas há pais que se aconselham com professores que são colegas dos visados... e daí colhem muitas indicações...

    Quantos recursos a determinadas notas não foram redigidos por colegas nossos?

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente este começa a ser o pão nosso de cada dia. Principalmente quem passa pelo cargo de DT, vai verificando esta inversão de valores com muita frequência.
    Não sei se a realidade é a mesma em todo o país, mas o que constato na minha região é que a maioria destes pais são mais ou menos da minha idade, eram do meu tempo de escola, têm entre 30 e 40 anos. Sou completamente a favor da liberdade e da revolução que hoje se comemora, contudo penso que esta liberdade permitiu que muita coisa fosse confundida e muitos valores fossem perdidos. Sei que nada é tão linear como parece com aquilo que escrevi, no entanto, que existe uma relação entre uma coisa e outra, não tenho dúvidas de que existe.

    ResponderEliminar
  7. É uma vergonha que nada aconteça a quem comete erros, a quem faz asneiras, a quem comete delitos... os jovens de hoje estão habituados a fazer tudo o que lhes apetece e não existirem consequências para os seus actos! Esta "educação" que se está a dar a esta geração vai ter consequências sociais muito complicadas. Ou se faz algo para mudar esta tendência ou esperam-nos tempos muito difíceis.

    ResponderEliminar
  8. Bem, tendo em conta o que se tem visto ultimamente, nem foi mau de todo. A colega poderia ter sido acusada de negligência e falta de responsabilidade com repercussões negativas na avaliação de desempenho... Até dava vontade de rir se não fosse tão triste... Está tudo doido!!!

    ResponderEliminar
  9. Isto é inadmissível...a DRegional estar do lado dos prevaricadores e contra a Direção da escola e contra os professores!!!

    ResponderEliminar
  10. Estou tentado a dizer que a mãezinha ou o paizinho são advogados...será que acertei??? provavelmente frustrados por não conseguirem praticar a sua profissão nos dias que correm...

    ResponderEliminar
  11. A Dre ão está do lado de ninguém, limita-se a cumprir a lei, o que vai sendo raro nestes dias. Resta saber se o atraso da escola não foi deliberado, o que também é possível. Quanto aos pais, que dizer? quando uma mãe é apanhada a mandar as respostas do teste à filha por sms!!!!! Os pais são o que sempre foram, há de tudo,a escola é que está diferente, e todos vocês têm de certeza o conhecimento empírico de que os pais mais complicados são professores, pq. conhecem as regras!

    ResponderEliminar
  12. Ontem, estava a ver um filme americano onde um pai foi chamado à escola da sua filha e avisado que a sua educanda tinha dado 16 faltas, o caso seguiria para o Tribunal de Menores e pai e filha teriam que ir responder.
    Espero que este novo e acertado rigor que começa a imperar em matéria de exames se estenda à urgente rectificação do estatuto do aluno, responsabilização dos encarregados de educação de forma clara e dura.
    Também a legislação relativa à instauração de processos disciplinares carece de real eficácia.
    A mãe que teve tal procedimento, considerando os factos expostos, terá a verdadeira consequência do seu acto daqui a uns aninhos, quando o carácter do seu filhinho se definir.
    Mas, se calhar, tal mãe, tal filho!

    ResponderEliminar
  13. So faltou dizer que a encarregada de educação é uma colega professora e directora de uma outra escola do mesmo concelho!!

    ResponderEliminar
  14. Se a Escola não consegue responder a esta situação, a professora devia apresentar queixa na polícia por roubo! (Se não estou enganado, a própria escola tem obrigação de comunicar estes crimes ao Ministério Público!)
    A humilhação de um julgamento será bem pior que a suspensão!

    ResponderEliminar
  15. Estes meninos a terem coberturas destas nunca serão nada! Podem vir a ser muito ricos, podem até dedicar-se à vida política, mas nunca serão nada na vida!
    Quem rouba uma pen, rouba outras coisas...

    ResponderEliminar
  16. LOOOL " a DREN limitou-se a cumprir a lei..." - "porreiro pá" - eu sugeria então que a docente seguisse as vias legais e que as mesmas cumprissem a lei: punição por roubo, invasão da propriedade, privacidade e danos morais e pessoais!

    Ser encarregado de educação neste país é ser-se mais alto...qual diretor meia leca, qual quê!!

    :S dá-me nojo a miséria em que estamos metidos.

    ResponderEliminar
  17. ... definitivamente e há muito tempo.

    ResponderEliminar
  18. Isto para mim não constitui surpresa nem admiração. Sou DT e quase todos os dias tenho problemas com EE que querem enfrentar e culpabilizar os professores. Quem não conhecia esta versão da Educação pode considerar-se um sortudo. Para mim, é o dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  19. Falta também dizer que a encarregada de educação é presidente da conselhia do PSD de oliveira do Hospital!

    ResponderEliminar
  20. grandes artistas estes políticos. Nunca contaram com o meu voto.

    ResponderEliminar