segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O "palhacito" da turma...


Comentário: As filmagens (vejam os vídeos abaixo) ocorrem numa sala da Escola Secundária Miguel Torga, em Sintra (onde já leccionei há alguns anos atrás). Comentários possíveis? Imensos... Poucos os que aqui podem ser escritos. É por situações como esta que importa identificar, logo no início do primeiro período (ou quando a turma nos for entregue), o "líder" da turma (neste caso, será mais o "palhacito" da turma) e tomar medidas no sentido de controlar e/ou corrigir o comportamento exibicionista. E quando falo em medidas, reparem que não as especifiquei...

Mais uma daquelas situações que, infelizmente se vão tornando vulgares, e que resultam da remoção de quase todo o poder que os professores tinham na escola pública. Alguns dirão que é mais uma excepção... Quem é professor, sabe que estas situações cada vez mais são recorrentes e que a tomada de posição perante as mesmas, por vezes, implica sérios problemas, não para os alunos "prevaricadores", mas para os professores. É que alguns destes "meninos e meninas" são filhos de pais complicados, têm situações económicas difíceis, têm alguma disfunção mental, algum problema que entretanto ocorreu em casa (apenas para enumerar algumas "desculpas"), e quando são sujeitos a alguma medida "disciplinar" servem-se (ou os seus encarregados de educação) das mesmas para desculpar ou justificar a falta de educação. Depois, é só terem a cumplicidade da direcção e no final... até é o professor que tem de se "encolher".




Actualização (15:43): Os vídeos foram removidos, no entanto, poderão visualizar alguns excertos dos mesmos, neste artigo da RTP.

23 comentários:

  1. realmente existem Profs que não conseguem ter mão nos alunos, o burro do aluno faz o que quer, a roubar tempo precioso a que quer estar atento, acresce o facto da professor parecer um "roboto" surdo, provavelmente tirou Muito bom na ADD.

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  2. Serpico:esse seu tipo de comentário é próprio do professor que se espelha neste tipo de alunos.As pessoas,neste caso a professora, tenta sobreviver, porque não tem apoio de ninguém, ainda está sujeita à violência dos colegas como voçê.

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  3. Acrescento ao comentário do anónimo: se calhar o Serpico também não tem mão nos seus alunos. Ilustro com um episódio que me aconteceu há pouco tempo. Tinha uma turma terrível a qual tive alguma dificuldade em "domar". Queixava-me a colegas do quadro que eram também docentes dessa turma que diziam que me faltava era nervo, que com eles se portavam às mil maravilhas. O azar deles era que a escola estava em obras e as aulas eram dadas em contentores. Foi até eu dar uma aula a outra turma quando alguns deles estavam com a turma terrível. Só lhes faltava chorar lá dentro. Ainda penso que são grandes actores.

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  4. Eu já dei aulas a alunos assim.É horrível.Eu considero-me dura e mesmo assim eles abusavam.
    Alunos CEF que nada querem estudar.Para mim se não querem estudar que vão trabalhar.O pior é que alunos desses parece que metem medo até aos directores.Fazem o que querem e no fim passam todos.

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  5. Infelizmente, tudo me leva a acreditar que neste país, possivelmente será a colega que sairá prejudicada de toda esta situação!
    Não se defende a autoridade dos professores e, enquanto assim for, os professores cuja função é ensinar, serão simplesmente "julgados" por não conseguirem fazer aquilo que não lhes compete, ou seja, transmitir uma educação básica, primária, a qual competia aos encarregados de educação terem-no feito. Aqui julgam-se os professores, mas não se julgam os pais.
    Já tive turma complicadas e em que tive bastantes dificuldades em lidar com as mesmas, pois fiquem a saber que nunca senti qualquer apoio dos colegas mais velhos. Antes pelo contrário, vangloriavam-se dizendo (conforme já li por aqui)que com eles nada acontecia e tudo corria às mil maravilhas (é óbvio que não).

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  6. Os vídeos foram retirados.
    Não consigo ver.

    Jake

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  7. Para serpico: Um comentário que reflecte aquilo que alguns colegas pensarão da professora em questão e de situação similares... Espero que nunca seja sujeito a uma situação destas. Mesmo.

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  8. É triste, de lamentar...
    Eu também já tive uma turma muito complicada, em que a própria direção não dava nenhum apoio ao professor, felizmente consegui terminar o ano letivo em bem acabando por conseguir domar o " pallhacinho" mas acreditem que houve muitos dias que só me apetecia desistir!
    É muito complicado...
    O que me dá a volta ao estômago é mesmo a falta de educação, de respeito...
    No meu tempo não era nada assim...

    Só posso dizer uma coisa aos colegas que têm situações destas,força, muita força e não desistam!
    Bom trabalho!

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  9. para Serpico:
    vai à merda.
    ( ando sem pachorra para os broncos iluminados).
    Jake

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  10. Não consegui ver os filmes, no entanto consigo imaginar muito do que se passa por Portugal. Infelizmente este é cada vez mais o prato do dia. Já não temos isto só no caso das situações exemplificadas pelo Ricardo:

    «É que alguns destes "meninos e meninas" são filhos de pais complicados, têm situações económicas difíceis, têm alguma disfunção mental, algum problema que entretanto ocorreu em casa (apenas para enumerar algumas "desculpas")»

    como há uns dias falava aqui com alguém que me dizia que está a dar aulas na capital e que para além de turmas muito boas, tem uma assim muito especial, como esta, e é formada por filhos dos políticos, médicos... Ou seja, aqueles que futuramente ocuparão cargos políticos e de chefia no nosso país.
    Relativamente a comentários como o de Serpico, não vou dizer nada para não parecer mal educada.
    Infelizmente sei que muitos destes professores estão completamente sós. Temos de lutar para dar a conhecer estas situações, para que sejamos ouvidos e para que venham a ser criadas condições para um ensino de qualidade.
    Força!

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  11. Triste comentário, o do Serpico.
    Este ano sou director de turma de um CEF. Sempre fui um professor duro e disciplinador, mas este ano está a ser impossível.
    Vou dizer algo que pode chocar alguns colegas: só consegui domar alguns dos alunos humilhando-os e fazendo-os chorar em frente aos colegas. No entanto, há 2 que ainda não consegui domar.
    A mim vão-me respeitando minimamente porque sou o DT e sabem que tenho algum (pouco) poder. Mas alguns dos outros professores estão a desesperar. A de português falta constantemente, a de TIC já meteu baixa. Mas o caso mais grave é o de matemática... deve ser o que tem tido mais problemas, mas é homem. E como homem que é, está perante o dilema de não poder mostrar fraqueza perante os colegas e isso preocupa-me porque penso que ele está a chegar a um limite preocupante.

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  12. CEF's, Cursos Profissionais é quase sempre um circo...

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  13. Mas desde quando é que nós fomos formados para "domar"?? Isto é de loucos, não se está a fazer nada para dar autoridade ao saber, ao conhecimento... quem não está interessado em aprender simplemsnte seja expulso, não somos "domadores" de alunos!!! Os paizinhos que lhes dêm educação a irreverência destes alunos tem que ficar nos intervalos, nos fins-de-semana!! se querem disciplina, a formação prisinal não seria de por de parte!Inconcebível!!

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  14. A Escola Pública podia ter uma maior qualidade no seu ensino se fossem aplicadas as seguintes medidas (e havia mais):
    1º- As turmas não terem mais de 22 alunos (basta comparar uma turma do 5ºano à quinze anos atrás com as dos 5ºanos de hoje (não sabem estar sentados, são insolentes e passam a vida na conversa);
    2º-Os alunos reprovarem de ano quando ultrapassam o limite de faltas injustificadas;
    3º- Expulsão de alunos delinquentes das escolas (alunos que agridam violentamente professores, funcionários e alunos- tanto fisicamente como psicologicamente). A família ser responsabilizada e por exemplo cortar nos subsídios.
    Como professor, posso informar que na minha escola EB 2,3,a indisciplina aumentou bastante este ano letivo (associo à crise económica que estamos a viver).

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  15. Dei aulas nessa escola há cerca de 3 anos, no primeiro ano em que dei aulas e em que tive de substituir uma colega no 3º período. Há turmas muito difíceis nessa escola, tanto no regular como nos currículos alternativos. Tive uma turma do CEF com 13 rapazes que juntos davam um bom gang, com a fórmula que o primeiro colega que comentou enunciou o mais certo era qualquer professor ser agredido, nas aulas teóricas é impossível ter uma aula normal com esse tipo de alunos, acreditem que a dureza não é solução em turmas como essa.

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  16. É extremamente duro trabalhar com alunos deste calibre, nós esgotamos as estratégias com eles e vimos a nossa dignidade posta em causa. Eu considero-me um professor "duro" e tento sempre agarrar os alunos de modo a demonstrar que para além de professor posso ser um bom amigo que eles podem possuir, mas este tipo de comportamento é deploravel e de certeza que vai passar ao lado do BURRO do CRATO, é a prova mais que vista que com o aumento das aulas de Matemática e língua Portuguesa só vai trazer mais comportamentos destes ao de cima, não é que eu tenha algo contra essas disciplinas, mas não me parece que seja a implementação mais correta.

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  17. Acredito que terá de haver uma reviravolta na educação! Se assim não for não sei onde é que vamos parar!!! Sou professora do 1º ciclo e digo muitas vezes que nos pagam para ensinar e é aquilo que cada vez fazemos menos na sala de aula. Passamos o tempo a resolver conflitos...Cada vez há mais falta de educação e menos respeito pelo outro. As crianças estão cada vez menos responsáveis....Esta situação terá de mudar ou o sistema educativo entrará em colapso! E pensar que ainda irei "apanhar" os filhos dos alunos que agora tenho!!!!

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  18. como querem que os alunos se comportem como deveriam, se os exemplos que eles têm são péssimos?
    para mim, a escolaridade obrigatória é um erro.
    quem não quer estudar simplesmente não devia estar na escola.
    o sistema devia encaminhar "alunos" que não querem estar sentados numa sala para formas de ensino práticas desde muito cedo, nada de CEFs que não servem para nada de útil.

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  19. Ensino prático sem componente teórica? Lamento, mas desde que me lembro considero-o impossível!

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  20. Assumo que o meu comentário foi abusivo, como é evidente, existem alunos que são impossíveis de domar, nem com chicote. De qualquer forma a turma (quase toda) foi conivente com a Acão do aluno, como tal, todos deviam de ser castigados. abraço

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  21. infelizmente também eu já tive turmas bastantes complicadas, principalmente quando fui substituir colegas. Então nas turmas do secundário, testaram-me mesmo até ao limite (neste caso não abonou a meu favor o ser nova e aparentar ser mais nova ainda)... Com alguns "palhacitos", a postura rígida que adoptei funcionou, com outros funcionaram as constantes chamadas de atenção e outros recursos (EE e DT) e tive um caso específico que me lembra este palhacito das filmagens, que apenas funcionou como parece acontecer aqui: depois de tanta tentativa, fingi desistir, deixei mesmo de ligar, concentrei todas as minhas forças para não olhar (tendo mesmo mudado o aluno para o fundo da turma) e alertei alguns colegas da turma para o ignorarem. o facto é que a pouco e pouco os colegas foram-se desligando dele até que passou a fazer as palhaçadas sozinho e acabou o ano mais ou menos ;) mas eu sobrevivi. cheguei ao fim desgastada, arrasada e quase sem força, mas sobrevivi... é triste...

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  22. Está aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hdlRrpAkjU8

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