domingo, 6 de novembro de 2011

Think outside the box...

Aos colegas que me solicitaram que o "Advogado do Diabo" deixasse de poder colaborar neste blogue, segue a resposta em tópicos, para ser mais fácil assimilar:

a) Ao contrário de algumas pessoas que conheço, eu não tenho amigos para me dizerem ou escreverem aquilo que eu gosto de ouvir ou ler. Embora tenha alguns amigos que partilham das minhas opiniões (pelo menos da maioria delas), existem outros (como o Advogado do Diabo) que discordam com alguma frequência. Respeito essa diferença de opinião, tal como respeito todas as diferenças de opinião que não redundem em insultos pessoais ou na crítica vazia de quem tem "dor de cotovelo" (e por vezes aparecem comentadores anónimos com muitas dores... de dentes).

b) Embora o Advogado do Diabo tenha uma forma de escrever mais contundente, mais provocadora, não me parece que seja insultuosa para alguém. Aliás, nunca li nada que o Advogado do Diabo tivesse escrito que pudesse ser classificado como insultuoso. O que ele gosta de fazer é espicaçar as mentes adormecidas de alguns colegas... Se resultar, maravilha. A letargia é algo negativo.

c) Julgo que as intervenções do Advogado do Diabo, ao contrário daquilo que um ou outro comentador referiu, serão extremamente válidas e úteis, não só porque nos dão uma outra possibilidade de raciocínio e abordagem acerca de um determinado problema, mas também porque permitirão discutir temas de uma forma mais descomprometida, mais aberta e (sobretudo) menos consensual.

d) Não me peçam para intervir no sentido de "pôr na ordem" na casa, pois se o convite foi feito é porque existe confiança, e não serão ameaças que me farão pensar duas vezes. Aliás, sou um pouco averso a ameaças e tendo a reagir de uma forma tipicamente contrária àquilo que é esperado.

e) A participação do Advogado do Diabo irá manter-se até quando ele quiser. Mesmo que discordando de algumas coisas que ele escreve (por vezes, mais do modo que do conteúdo) ou possa vir a escrever, tem um raciocínio ao qual reconheço lógica e competência. Pensem comigo... Se escrevesse da mesma maneira que eu, tivesse a mesma opinião que eu, a mesma forma de pensar, acham que o ia convidar? Para quê? Para o ambiente "calmo" e "ponderado" (por vezes, até demasiado) já cá estou eu. Eh eh eh...

Apenas para terminar... Sei que sou corporativista, mas continuo a considerar que pensar (ou pelo menos, ler quem pensa) um pouco "outside the box", nunca fez mal a ninguém... Quanto a mim, irei manter-me igual a mim próprio (o que quer que isso queira dizer).

33 comentários:

  1. Eu não acho nada que devas retirar os comentários nem opiniões do Advogado do Diabo. Pois apesar de não concordar com ele, não quer dizer que tenha de ser banido.Pois discutindo diferentes pontos de vista e debatendo é que podemos crescer e evoluir. Nem todaa gente tem de concordar com tudo. Seria uma monotonia! Confesso que gostei de debater esse assunto que ele colocou e fiquei muito espantada com a existência de colegas muito pré-históricos.
    Carla Antunes

    ResponderEliminar
  2. Ao ler, concordo com o conteúdo do Ricardo e do Advogado do Diabo.
    Não sei o porquê que demonstram este espanto. Até ao momento daquilo que li do Advogado, tem toda a razão.
    Há várias formas de dizer os conteúdos, mas quando não é bem interpretado de uma forma tem de ser de outra.
    Concordo com a ação do Ricardo em não retirar os post do Advogado.

    David

    ResponderEliminar
  3. sinceramente esses pedidos são uma...parvoíce, vá...não tem outro adjectivo...há pessoas que não lidam bem com as ironias ou quando as pessoas chamam as coisas pelos nomes...depois há aqueles, que cada vez é mais frequente encontrar, que não vêm mais nada para além daquela ideia e opinião que têm formada e não há espaço a mais nada

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, mas afinal o que pensas sobre este assunto?

    ResponderEliminar
  5. Eu achei o tema "quente". Quero dar os parabéns ao autor do Proflusos de escrever ao fim de semana... (coisa rara).

    Faço aqui uma crítica a muitos profs (quadro, contratados,...) que só olham para o seu próprio interesse....

    Eu dei a minha opinião e ponto final...

    ResponderEliminar
  6. Posso não concordar com o referido post mas concordo que não deve haver pressões. Sejamos sérios. A diferença é bem-vinda.

    ResponderEliminar
  7. Han?
    Pediram para tirar o trauliteiro do Advogado do Diabo daqui?
    A sério??
    Eu, que o acho tão, tão, tão.. sei lá, considero que isso era deixar o Proflusos com as flores mas sem as abelhinhas e as moscas polinizadoras!
    E houve gente a escrever a pedir isso?
    A sério? Importas-te de repetir, Ricardo?
    ( ai o calibre da densidade intelectual que para aí anda. Mas pronto, não faz mal que muitos até Excelentes são).

    Jake aka jk

    ResponderEliminar
  8. O professor do 1º Ciclo, Francisco Cuevas SUICIDOU-SE, no Sábado.

    Sendo professor de QE do Agrupamento de Escolas de Sabrosa, foi o ano passado obrigado a concorrer a DACL, porque o diretor lhe disse que não tinha perfil para continuar naquele agrupamento. Tão baixo deitou a moral e autoconceito do professor que este optou pela carreira Administrativa. Mas as setas injetadas pelos órgãos de gestão da escola, levaram-no a um único recurso – suicídio- porque não se achava Alguém, nem as sucessivas depressões melhoraram com esta avaliação de QUEM PENSA QUE PODE MEXER COM OS SENTIMENTOS DAS PESSOAS E PÔR E DISPOR DELAS COMO BEM ENTENDEM….

    Está para autópsia no CHTMAD e a esposa na unidade de Psiquiatria.

    Vamos todos divulgar este e outros casos de mau uso e gestão do poder. Responsabilizar quem mata com ações e palavras e apelar aqueles que também já sentiram isso, de recorrer aos tribunais e divulgarem sem medos, as instancias superiores, aquilo que passam num sítio onde deveria existir bem-estar, alegria e vontade de estar, trabalhar….

    DIVULGUEM E NÃO TENHAM RECEIOS,NEM ACEITEM AMEAÇAS,DAQUELES QUE SÃO PROFESSORES,MAS QUE PENSAM QUE AS CADEIRAS DO PODER SÃO ETERNAS….

    PASSSEM A MENSAGEM. Todos faremos a diferença, para sermos devidamente e legalmente respeitados, como pessoas.

    EXIJAM JUSTIÇA!

    ResponderEliminar
  9. Retirar o poder aos directores seria mto bom!
    Eles tornar-se-ia novamente "colegas" e não chefes prepotentes. Estou sensibilizada com a noticia acima transcrita!
    Antónia Mendes

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto do "espicassar" do Advogado.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 9:33 pm

    Quando é que isso aconteceu?
    Quando é que esse senhor se suicidou?

    Jake

    ResponderEliminar
  12. Ok Ricardo,se gostas de diferentes formas de pensar porquê eliminas certos comentários (e não são meus)?

    ResponderEliminar
  13. Essa história de suicidio está a dar comigo em doida.Devido á merda da situação criada com os falsos horários temporários e após uma dúzia de anos a trabalhar,deixarem-me na rua por causa de um disparate desses...acreditem que é verdade...não penso em outra coisa e tenho-me refugiado imenso em blogs destes para sentir que não estou sózinha, mas o que é certo é que a saída talvez seja essa...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 1:26:eu também estou na mesma situação que tu;às vezes também me ocorrem pensamentos mórbidos.
    Sabes uma coisa?Estamos com muito tempo para olhar para nós,alguma solidão também...porque não nos entendem...
    Estamos também com demasiado tempo para pensar...
    .Mas força, varre esses maus pensamentos da tua cabeça.Não te deixes ir abaixo...Ninguém,, nem nada, neste mundo merece a nossa destruição.tira partido desta situação injusta pela qual estamos a passar e pensa que estás com um tempinho para descansar.(esta parte tu talvez entendas,outros de certeza que não;estes que se lixem)
    -Força,vá, olha para a frente,vamos conseguir.
    Um abraço,
    Lurdes

    ResponderEliminar
  15. Em 1º apresento as minhas condulências à familia do nosso colega Francisco.

    Em 2º tenho a sorte de ter aínda mãe com uma pequena reforma, a minha irmã que embora esteja muito doente é aínda trabalhadora e o meu pequeno subsídio de desemprego tudo junto dá para pagar as contas, os medicamentos e o restante dá para comer. Se estivesse só talvés!!! são muitos os momentos que essas ideias assolam, mas tenho a responsabilidade a meu cargo. Sei que existem outros empregos, cafés, explicações, tomar conta de crianças ou sei lá.
    Mas após 14 anos abituada a comandar um batalhão ver-me reduzida a simplesmente nada, o que hei-de pensar em termos futuros. Choro no silêncio, sem incomodar pois não sei o que fazer, Tenho muitas saudades do meu trabalho, dos meus Alunos dos preparar para exame nacional. Tenho muitas SAUDADES da minha vida. Lamento, estar a viver nesta situação.420

    ResponderEliminar
  16. O suicídio não é saída, nem sequer uma fuga. Magoa sempre os que ficam vivos, e é puro desperdício para quem o comete. Existem outros caminhos, outros rumos de vida, quando se chega a essa situação, mudar é melhorar tudo.
    Ao senhor director dessa escola, desejo-lhe sorte igual, com muitos pesadelos de culpa pelo meio. Um dia não será mais director caro Excolega. Para se criarem directores era preciso que o Ministério prepara-se e seleccionasse bem quem nomeia. Dar poder a quem o não sabe exercer é o que dá.

    ResponderEliminar
  17. Para Carla Antunes: Fico feliz por saber que partilhamos da mesma opinião. Também apreciei bastante o debate, se bem que considere que tenham existido alguns exageros desnecessários.

    ResponderEliminar
  18. Para David: O conteúdo já havia sido abordado aqui neste blogue, mas reconheço que desta vez o nível de discussão me surpreendeu. Posso concluir que a intervenção do "Advogado" foi positiva, não só pelo número de comentários, mas pelo dirimir de opiniões.

    ResponderEliminar
  19. Para Vítor: Vi-me forçado a intervir a um domingo, pois recebi emails que me incomodaram um pouco.

    ResponderEliminar
  20. Para Jake aka jk: E foi mais de um pedido... Algumas pessoas sentiram-se profundamente incomodadas. Obviamente que os emails enviados tiveram origem naqueles serviços de emails instantâneos. Hoje já não existem...

    ResponderEliminar
  21. Para Miguel: Gosto de formas diferentes de pensar e também aprecio quem lê o que escrevo com um mínimo de atenção. Relê a alínea a) deste post e terás a tua resposta.

    Mais acrescento que, em 5 anos de actividade blogger terei apagado cerca de 20 a 30 comentários (motivos: palavreado obsceno e críticas ou insultos à minha pessoa e não ao conteúdo do post). É muito? Talvez, se pensarmos nos 18461 comentários registados até à hora em que escrevo este comentário.

    Só mais um pequeno pormenor: dos comentários apagados, 90% vieram da mesma pessoa. Interessante, não é?

    ResponderEliminar
  22. Estamos todos muito habituados ao género de post's do Ricardo. Eu reconheço que não sou capaz, mas uma vez que o Advogado do Diabo até parece ser bastante polémico nas suas ideias, porquê não cria ele um próprio blogue, põe aqui uma hiperligação e depois só leva com ele quem quer.
    Com o devido respeito, é apenas uma mera sugestão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Para Anónima, Lurdes e 420:

    Minhas senhoras, ou meus senhores, ou mix,
    então, o que é isso..?
    Eu conheço a depressão. Tive uma há uns anos, pós-parto e não desejo a ninguém a morbidez da coisa.
    Só para vos dizer que sei o que é estar no fundo do poço.
    E que ficam memórias, sequelas, sensações que não passam.

    Mas não posso deixar passar os vossos comentários sem vos dirigir uma palavra de ânimo e de alento.
    Vão ao médico. Cuidem de vocês. Lutem contra isso. Uma coisa de cada vez. Mesmo que fiquem colocadas, ela já aí está e não vai passar assim, sem ajuda e sem assistência.
    Agora, a prioridade é cada um ou uma de vocês.
    Mas tratem disso e depressa, ok?
    Um abraço,
    Jake

    ResponderEliminar
  24. Para Miguel: Compreendo a dificuldade em aceitar um colaborador neste blogue com uma forma de encarar as situações, diferente daquela a que estás habituado. No entanto, recordo que estas intervenções já não são de hoje ou de ontem (desde 2010 que publico opiniões do Advogado do Diabo).

    Miguel, tenta ler as intervenções do Advogado do Diabo de uma forma construtiva. Se discordares... Comenta, argumenta, discute. No final, creio que todos os que lerem os comentários, poderão crescer um pouco mais (eu incluído, obviamente).

    Para além disso, acredito que nem todos os posts serão provocatórios. Vão aparecer informações úteis, até porque o Advogado do Diabo é uma pessoa com bons contactos. Eh eh.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Para Ricardo: Até podes ter razão no que dizes, a diferença é que o advogado pôs em causa as opções pessoais de cada um e piquei-me. É só mesmo por isso que tenho dificuldade em o aceitar (confesso). Não o conheço pessoalmente ou alguém que o conheça, por isso não lhe tenho algum ressentimento enquanto cidadão, mas sim enquanto aponta o dedo às nossas decisões.
    Cada um deita-se na cama k faz!

    Saudações e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
  26. Li a notícia do trágico fim do colega.Também eu já senti a depressão,de não ter tempo para mim,familia e ser mãe e esposa,pelas ordens emanadas dos "masters" de competência e detentores do posso, quero,mando,executem.Sibto-me na escola um robot comandado a belo prazer pela chamada varinha mágica da "autonomia das escolas".Estou de tal forma triste que até já pensei tomar uma atitude de acabar com a vida.É triste ter de ser subserviente e comandada por quem não conhece os comandos humanitários de saber ser e estar.
    Pazà alma do colega.
    Susana

    ResponderEliminar
  27. Estive a folhear este blog.O caso do professor que se suicidou merecia ser tópico.Eu já ouvi falar desse agrupamento.Penso que optam por ter contratados e quem eles bem querem e mandam concorrer os dos QA.Aquilo deve ser uma grande confusão!Pobre do colega que nem à falta de subsidio de natal chegou e deixou quem devia estar no lugar dele, a assistir ao filme macabro do enterro.Que pouca vergonha de país!Quando acabam os socratinas?
    Emanuel Fonseca

    ResponderEliminar
  28. Emanuel, sou professor,mas tu não deves ser!Ainda não percebeste que estas coisas são o prato do dia?Eh,pá,decerto estes "tipos" tipo diretor, um dia apanham o reverso da medalha.Até lá ganham mais umas coroas e sentem-se monarquicos na salinha, com o distico na porta de "diretor".Paz ciência,que deveria ser Paz burrice.
    António Vaz Garret

    ResponderEliminar
  29. Tenho umas frases a dizer.não acho bem k divulguem o nome do sr.director assim e tão feio,tão baixo nivel.ninguém tem culpa kando as pessoas se suicidam.é a própria doença das pessoas e eles acham k já não estão a fazer nda neste mundo.tive muita pena do prof cuevas,era uma pessoa k eu cnhecia e tinha um grande carinho por ele mas também fico triste pelas pessoas falarem mal do sr.director.são pessoas muito más.não façam isso.pedimos agora k deus lhe perdoe por o levar a essa tentativa e k deus de muita força á esposa e filho para sobreviverem.não é fácil para a familia.

    ResponderEliminar
  30. É engraçado, mas não vi esta notícia escrita em nenhum jornal...Fica para refletir!

    ResponderEliminar
  31. Então anonimo!Querias que a noticia aparecesse nas Páginas do sol?Não te apercebes que os diretores são precisos,para criarem a cadeia alimentar dos incompetentes de cadeira estofada a caxemira e viatura topo de gama!
    Que faz a IGE,A DGRHE,A PREVEDORIA DA JUSTIÇA?Investiga?nada x nada!

    ResponderEliminar
  32. Anónimos idiotas...

    Com medo de mostrar a cara para comentar informações confidenciais de familias destroçadas para justificar o mau-estar no trabalho

    NÃO ADMITO FALTAS DE RESPEITO PELO MEU PAI OUVIRAM?!?!!?

    Comentem o que quiserem, mas o trabalho e paz do meu pai NÃO!!!

    David Cuevas
    davidjfcuevas@gmail.com

    ResponderEliminar