quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Desbloqueio, impossibilidade ou falta de vontade?

Governo tenta desbloquear negociações com sindicatos de professores.

Reunião final em ambiente tenso.

Ministério reúne todos os sindicatos para tentar desbloquear negociações.

Comentário: Para quem não sabe, a reunião extraordinária irá realizar-se daqui a cerca de uma hora (pelas 10h). O Ministério da Educação não anunciou até agora qualquer novidade naquilo que irá apresentar aos sindicatos, mas pelas declarações de ontem da Ministra da Educação será de esperar que nada (ou quase nada) seja introduzido nas negociações que já não conste da proposta final. Um curiosidade: Só ontem à noite, as estruturais sindicais foram informadas que iriam ser recebidas em simultâneo...

Nunca irei compreender o grau de metamorfose que levou Isabel Alçada (até aqui amplamente estimada pelos professores portugueses) a transformar-se numa Maria de Lurdes Rodrigues sorridente. Fazer declarações como ela fez, com o conteúdo que tinham e com a intenção que lhes estavam subjacentes no dia anterior a uma reunião de negociação que se pretenderia levar a "bom porto", deixou-me desiludido e a deixar de acreditar quase por completo nesta equipa ministerial. Diria mesmo que esta mudança de personalidade me faz lembrar lavagem cerebral ou lobotomia.

5 comentários:

  1. Pois é, meu caro Ricardo: este estilo "político", sob a batuta do "grande" líder, metamorfoseia, parece que de forma inevitável, até as aparentemente bem intencionadas pessoas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. http://www.publico.pt/Educação/professores-podem-ascender-ao-terceiro-escalao-sem-depender-da-abertura-de-vagas_1416687

    ResponderEliminar
  3. Os professores das escolas profissionais a contrato e efectivos estão a ser vinculados nas escolas públicas por despacho ministerial, enquanto professores dos quadros do ensino oficial colocados longe de casa continuam sem se aproximar da sua área de residência. Os professores contratados do ensino oficial há vários anos, continuam sem conseguir o vínculo alegadamente devido a dificuldades orçamentais. Como é que é possível professores do ensino privado efectivarem no ensino oficial sem concurso público? Somente com este governo de pessoas incompetentes e sem um pingo de vergonha na cara.

    Se alguém tiver dúvias sobre a veracidade desta informação, contacte a Escola Secundária da Batalha, já que esta integrou nos seus quadros todos os professores da Escola Profissional de Artes e Oficios da Batalha.

    Vamos denunciar esta situação!!

    ResponderEliminar
  4. sim,se é verdade é uma verdadeira vergonha...a não ser que nessas escolas todos ou quase todos sejam boys e girls.

    ResponderEliminar
  5. Sim, é verdade. Há professores a efectivar admnistrativamente também noutras escolas profissionais (pelo eu conheço uma no norte)

    ResponderEliminar