segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projecto de Resolução do ECD - Proposta do BE.

Mais uma vez agradeço aos colegas que fazem o favor de me colocar aqui os links para as iniciativas dos partidos na Assembleia da República. Desta vez, a autoria é do Bloco de Esquerda. Deixo-vos com os pontos essenciais dessa proposta:

1. Revogação imediata de todos os artigos que consagram a divisão e a impossibilidade de progressão na carreira, constantes no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico e Secundário, Decreto-Lei 15/2007 de 19 de Janeiro, no prazo máximo de 45 dias a partir da aprovação de presente projecto de resolução;

2. Revisão do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico e Secundário no sentido de atender a uma visão global da carreira mais equilibrada, ponderando os efeitos do modelo de avaliação credível a definir até final do presente ano lectivo.

No essencial, o BE apresenta uma proposta similar ao do PCP (ler aqui): A revisão do ECD é o ponto essencial destas propostas. A eliminação da divisão da carreira e um novo modelo de avaliação do desempenho são os elementos a modificar e vão ao encontro das principais reinvindicações dos professores. Espero que não se esqueçam também dos critérios de elaboração dos horários de docentes, que devem ser alterados para não se repetirem os atropelos que se têm registado nas escolas (leiam aqui e acolá).

7 comentários:

  1. Não tens q agradecer...estamos cá para partilhar!Só espero que o PSD e o pp tb se cheguem à frente...

    ResponderEliminar
  2. Fechem as escolas, os portugueses não precisam de educação. Está previsto na estratégia comunitária que Portugal se transforme num zoo europeu...

    ResponderEliminar
  3. O BE tem um problema de substância gravíssimo: falta de quadros! Falta de alguém que perceba da poda. Vamos ver: algumas Escolas, as que já têm pronto o processo de avaliação, já iniciaram o reposicionamento na Careira. Ora bem... quer então o Bloco dizer que quem está contra terá de pagar essa massa toda e ficar à espera da última moda?

    ResponderEliminar
  4. Falem do que sabem, sejam honestos

    ResponderEliminar
  5. acabem de vez com a divisão da carreira.
    acabem de vez com tantos chefes na escola.
    acabem de vez com tanta despeza com cargos.
    deixem a escola organizar-se.
    os professores são uma classe.
    poupem o nosso dinheiro....

    ResponderEliminar
  6. Anónimo. Achas que o PSD irá nessa cantiga? Não te parece que o PC e o BE, embora saibam que se trata de um engano, querem iludir os auto-convencidos? Então parece-te razoável que um professor que está há meia dúzia de anos à espera de subir na Carreira vá na cantiga de suspender o ECD? Tretas!

    ResponderEliminar
  7. Ah!! Isto é uma conversa séria??

    Então deixem todos de ser carneiros. E não votem no partido único PS/PSD... tem sido o bloco central que tem arruinado o país em 3 décadas de democracia! (até 1979 não entra para o cômputo; foi um filme western, com péssima música, barbudos, quecas frustradas, e com a ajuda de umas «ervinhas libertárias» para vencer o catolicismo).

    ResponderEliminar