quarta-feira, 24 de abril de 2019

Mais uma "via rápida" de acesso ao ensino superior para os alunos dos cursos profissionais...


Comentário: É, no essencial, o desvirtuar do objetivo da criação dos cursos profissionais... Se consultarem o sítio virtual da ANQEP (aqui), poderão ler que "os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o (...) perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local".

Todos sabemos qual o foco governamental nesta medida, e ao ler que "deverão ser fixadas em 10% a 15% do total de vagas no concurso nacional de acesso", teremos aqui mais uma medida discriminatória em relação aos alunos dos cursos "regulares", que regra geral, obtêm classificações substancialmente inferiores àquelas obtidas nos cursos profissionais.

Sabendo desta nova "via rápida" (no essencial, uma ultrapassagem pela berma da direita) para os cursos superiores, é bom que todos nós (professores) comecemos a encarar os cursos profissionais de uma forma mais aproximada aos dos cursos "regulares", para que não sejamos intervenientes ativos nesta política de desigualdade.

2 comentários:

  1. Cada vez mais facilitismo para os alunos, sobretudo, do Ensino Profissional.
    A maioria não consegue escrever 3 linhas (por exemplo em testes fáceis…), contudo, nunca tiram negativa a Português, Matemática… Passam todos… e, agora, com a Medidas Universais, etc. se entregam um teste em branco a culpa é do professor…
    Se ao alunos (os pais…) se apercebem deste facilitismo atroz, ainda abandonam o ensino regular e passam para o ensino profissional, onde é raro algum aluno não concluir o seu curso profissional.
    Só não se sabe o que fazer aos alunos que ficam excluídos por faltas, mas de certeza que os governantes arranjarão uma solução para que mesmo esses tirem positiva… Tenho dito.
    Repito: muitos nem conseguem escrever 3 linhas numa resposta de médio desenvolvimento, mas passam com nota final de curso alta….

    ResponderEliminar
  2. Enganadinha da Silvaabril 26, 2019 1:43 da manhã

    Para todas e todos aqueles e aquelas que ainda resistem na Escola e que não se vendem...
    .
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=gaLWqy4e7ls

    ResponderEliminar