sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Concursos de professores 2018/2019: Aceitação e apresentação

As etapas de aceitação da colocação e consequente apresentação não serão estranhas a quem concorre, no entanto, e por saber que mesmo assim continuam a existir dúvidas, ficam alguns esclarecimentos retirados da nota informativa (aqui) que acompanhou a publicitação das listas de colocação relativas à Mobilidade Interna e Contratação Inicial para o ano escolar 2018/2019.

Assim,

ACEITAÇÃO: 

1) Os candidatos agora colocados (QA/QE, QZP e Externos) devem aceitar a colocação na aplicação informática do SIGRHE, no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis seguintes à publicitação da lista de colocação. Traduzindo: têm hoje (31 de agosto) e a próxima 2.ª feira (3 de setembro) para aceitarem a colocação obtida.

2) Consequência da não aceitação

a) Anulação da colocação obtida; 
b) Instauração de processo disciplinar aos docentes de carreira; 
c) Impossibilidade de os docentes não integrados na carreira serem colocados em exercício de funções docentes nesse ano, através dos procedimentos concursais regulados pelo Decreto – Lei n.º 132/2012, após audição escrita ao candidato a seu pedido, no prazo de 48 horas, via aplicação informática.  

APRESENTAÇÃO:

1) Os candidatos colocados no Concurso Interno e nos Concursos Externos devem apresentar-se no Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada de colocação no 1.º dia útil do mês de setembro, para início de funções.  Traduzindo: para se apresentarem, os colegas dos quadros têm a próxima 2.ª feira (3 de setembro) para se apresentarem na escola / agrupamento de escolas onde obtiveram colocação.

2) Os candidatos colocados nos Concursos de Mobilidade Interna e de Contratação Inicial devem apresentar-se no Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada onde foram colocados, no prazo de 72 horas após a respetiva colocação. Traduzindo: entre hoje e terça feira (4 de setembro) terão de se apresentar na escola de colocação.

3) Os docentes de carreira QA/QE que concorreram na 1.ª prioridade do Concurso de Mobilidade Interna e que não obtiveram colocação devem apresentar-se no 1º. dia útil do mês de setembro no último Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada onde exerceram funções para aguardar nova colocação. Traduzindo: estes colegas terão de se apresentar na próxima 2.ª feira (3 de setembro) na última escola onde exerceram funções.

4) Os docentes de carreira QZP candidatos ao concurso de Mobilidade Interna, 2.ª prioridade e não colocados, devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada onde exerceram funções docentes pela última vez, ficando a aguardar aí nova colocação. Traduzindo: tal como os colegas anteriores, também estes terão de se apresentar na próxima 2.ª feira (3 de setembro) na última escola onde exerceram funções.

5) Os docentes providos em QZP em resultado do Concurso Externo Ordinário 2018 ou do Concurso Externo Extraordinário de 2018, que não obtiveram colocação no concurso de Mobilidade Interna, devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no Agrupamento de Escolas /Escola Não Agrupada indicada como escola de validação no momento da candidatura aos referidos concursos, enquanto aguardam colocação. Traduzindo: os colegas que entraram este ano em quadro, e que não obtiverem uma colocação em Mobilidade Interna, deverão apresentar-se na próxima 2.ª feira (3 de setembro) na escola que lhes validou o concurso.

9 comentários:

  1. Bom diq! Eu este ano fui colocado na Mobilidade por Doenca numa escola perto de minha casa. Tentei Como no ano passado houve aceitacao para os colocados pela MPD pensei que este ano tb houvesse mas afinal disseram me na DGAE que nao haveria aceitacao para este ano. Terei qur fazer a aceitacao agora juntamente com os colocados da MI ou nao? A mim parece me que nao! No entanto achei melhor colocar aqui esta questao! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou na mesma situação do que o colega. Quando vou à aplicação, não aparece a possibilidade de aceitar; apenas consigo ver que o pedido foi deferido (em Estado), mas não consigo editar nenhuma aceitação.
      Acontece o mesmo consigo? e com outros MPD?

      Eliminar
    2. Boa tarde. Também estou na mesma situação. A mim também aparece deferido e não há possibilidade de aceitar. Já enviei email para a DGAE a pedir esclarecimentos. Agora aguardo resposta...

      Eliminar
    3. Em mobilidade por doença nao precisa de aceitar...A escola já esta a contar consigo desde vinte e sete de Julho.Deve fazer apresentação segunda feira na escola de MPD.

      Eliminar
    4. Se houver alguém com informação da dgae sobre este assunto, agradecia que a transcrevesse.obrigado

      Eliminar
  2. Bom dia, preciso urgentemente de alguns esclarecimentos e ajuda… Sou QZP 05 (abrange os distritos da Guarda e Castelo Branco)e concorri à mobilidade interna na 2ª prioridade a 2 grupos de recrutamento, 1ª opção Inglês e 2ª opção Português. Concorri a 86 escolas e 17 concelhos (não concorri por QZP).

    Acontece que fiquei colocada a Inglês, a 215 klms do local de residência, numa escola para a qual NÂO CONCORRI, nem por escolas, nem por concelhos, que pertence ao QZP 05 ao qual estou afecta. Como é que o sistema me colocou a Inglês numa escola para a qual não concorri, se ainda tinha uma segunda opção que era Português e que nem foi considerada? Isto é possível/legal?? Posso reclamar de alguma forma?


    Muito grata por qualquer informação/ajuda mais concreta ao Ricardo ou outro colega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Salsera. Se é QZP e está provida no grupo de Inglês (como parece ser o caso) concorre sempre, por defeito, a todos as escola do QZP a que pertence, quer insira ou não os códigos de todas as escolas desse mesmo QZP.

      Eliminar
  3. Obrigada pela resposta Helena...A questão é que o sistema nem sequer percorreu as minhas escolhas ao grupo de Português, antes de me colocar numa escola qualquer do meu QZP por defeito, situação que acho muito injusta!!Então para que serve a segunda opção com escolas descriminadas por mim se nem são consideradas????

    Muito desiludida e revoltada com todas estas regras de treta...

    ResponderEliminar
  4. Se efetivou no grupo de inglês ficará sempre nesse grupo nas escolas a que concorre mais as escolas de todo seu QZP. Só ficará em português se não houver qualquer vaga de inglês no seu QZP.

    ResponderEliminar